Roland finalmente Contra-ataca

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mar/11
· votar


arilevita
Eu ainda acho que não se deve falar muito sobre uma coisa que ainda não está sendo vendida aqui. Pelas especificações eu diria sim que o Kronos é uma máquina muito mais avançada até do que o próprio Oasys, mas a gente tem que sentar a bunda numa cadeira e mexer pra ter certeza. Eu não gosto de avaliar nada pela imaginação e especificações.

Atualmente estou mudando meu G8 por um V-Synth GT e tive que procurar muita coisa, ouvir e ver muita coisa e pegar opinião com muita gente pra fazer isso (o V-Synth GT não está a mostra em NENHUMA loja).

O Fantom-G é uma máquina MUITO boa... eu diria que prefiro ele do que o Motif XF (novo querido da parada) ou do que um M3.

E quanto ao lançamento, a Roland sempre deixa pra lançar equipamentos depois que a Yamaha e a Korg já o fizeram, com certeza pra não lançar algo que seja inferior e nem mesmo superior, mas que fique na mesma média (se for superior será significativamente mais caro, todas as empresas tem "know how" pra criar coisas que a gente duvidaria ser possível!).

A idéia de todas as tecnologias em um só encarece MUITO o produto! Embora seja legal imaginar isso, é bem improvável!! Com certeza a edição analógica do Kronos é pior do que o do Radias. É mais interessante do ponto de vista comercial manter vários produtos... como se pode perceber aqui no fórum, 90% dos tecladistas sofrem de GAS!

É isso!
Valeu!

Artref
Veterano
# mar/11 · Editado por: Artref
· votar


Mas NO MEU CASO ESPECÍFICO, talvez pq eu não entenda profundamente dessas doideiras de síntese, modelagem, FM, algorítmo, sampleamento, "x" inserts de efeitos, bla,bla, bla, é q eu seja um pouco arredio em trocar de equipo. Sei q pode ser (e é) uma baita idiotice da minha parte, mas as vezes me perco nesse mar de informações que se tornou a tecnologia dos teclados.

Entendo, mas mesmo que a parafernália técnica não seja a sua, a qualidade superior e o resultado da evolução você nota com seus ouvidos, sem mencionar os recursos mais simples que certamente você pode aplicar no seu trabalho.

Cara, imagina o tempo que o cidadão tem que ter só prá experimentar cada uma das inúmeras coisas q o equipamento oferece. Pow, na boa, mas eu preciso de um key que me ofereça o máximo de praticidade prá eu escolher os timbres, determinar as sequências de troca em uma música, colocar ele embaixo do braço e subir no palco. Pode até ser meio "folga" da minha parte, mas enfim...

Tempo você precisa mesmo, mas não é esse infinito que falam. Quanto mais você mexe, mais você fica prático e mais conhece o teclado, ficando mais rápido na exploração. No começo você não acha nada...mas aí com um tempinho você entende a pelo menos achar as coisas no synth, entende a "linguagem" da fábrica, a maneira que eles se organizam. Pegou isso, pra explorar o resto é fácil. Um pouquinho de inglês também ajuda, leitura de manual é fundamental, enfim.

Um bom processo que eu vejo é se organizar e destrinchar o teclado um pouco por dia. Sei lá, uma horinha diária. Cara, essa pequena hora não tira ninguém da rotina e faz milagres, sem falar que é algo extremamente prazeroso (ou deveria ser, haha). Você pode seguir pelo manual, no seu próprio ritmo; você pega um tópico, vai lendo e fazendo, sem pressa, aprendendo e desfrutando. Depois de alguns meses, ou até mesmo anos, você vai conhecer o seu teclado de uma maneira absurda, e vai sempre ter uns "insights" do tipo "po, acho que aquele efeito de inserção "Exciter" daria mais potência ao meu solo daquela música tal". E com isso seu trabalho vai ficando cada vez melhor.

Outro fator é que as fábricas seguem sempre a mesma linha. Se você explorou um teclado a fundo, no próximo da mesma empresa tenha certeza de que pelo menos uns 70% você já domina. Eu fucei no Extreme que meu pai tinha por anos; quando peguei meu m3, já sabia fazer quase tudo. Até mesmo se você comprar de outra marca, tem muita coisa em comum, você aplica muito. Todos funcionam de maneira semelhante, apenas respeitando as funcionalidades e a organização de cada fábrica. Sempre vai ter efeito de inserção, efeito master, envelopes, combinação de timbres, equalização, etc. Aprendeu isso uma vez, acabou, usa em todos.

Enfim, só estou tentando te mostrar que existe um universo de possibilidades além do simplesmente pegar o teclado, escolher o timbre e botar embaixo do braço. Um universo muito belo e rico, inclusive. O M50 que você tá cogitando tem muuuita possibilidade.

Vou te dar um exemplo prático. Introdução da música "Corazon espinado", Carlos Santana. (talvez você até toque). É um piano tocado em duas oitavas, e tem um organ. Alguém pode pensar em tocar o piano em duas oitavas, com as duas mãos, o que é bem legal, divertido e etc, requer mão esquerda funcional (rs), a pessoa se sente bem fazendo isso. Só que o organ é ignorado. Um outro jeito seria tocar o piano em uma oitava só, na mão esquerda, e o organ na mão direita. Perde-se uma oitava do piano mas toca-se os dois timbres. Ou invertendo, piano na direita, organ na esquerda, enfim.

Mas o que um programador experiente pode fazer? Simplesmente monta uma combinação e coloca dois timbres de piano, cada um numa oitava. Toca isso com a mão esquerda e o organ, em split, é tocado com a mão direita. Com isso, ele fez tudo que tem na música e de quebra usa um teclado só. Aí, nesse exemplo, quem tá rendendo mais e fazendo um melhor trabalho? rs. O cara pode ser um puta pianista, tocando tudo em duas oitavas e esquecendo o organ, mas o pianista que me desculpe: o cara que toca o piano com uma mão só e o organ com a outra, em split, usando recursos do teclado, pra mim é muito melhor. Mesmo que ele não tenha a técnica do pianista.

Esse tipo de coisa que você ganha programando.

EDIT: Viajei no tópico, mas tudo bem. Se for um Júpiter mesmo da Roland, eu acabei de broxar...rs

camiloaquino
Veterano
# mar/11
· votar


Artref
Viajou não....tb concordo com vc.....
Uma dúvida....será q o Jupter 80 vai ser workstation ou apenas Synth?

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


Acredito que seja um synth como o Jupiter 8 foi, MAS no site da Roland aparece vários instrumentos, daí a possibilidade de ser um workstation


esta é a dúvida, agora nos resta esperar até o dia 6



Abraços

Rick Santos

Levy_Carvalho
Veterano
# mar/11
· votar


de onde tiraram esse nome???
jupter 80????

silvG8
Veterano
# mar/11
· votar


Levy_Carvalho
Olha a página anterior! O cara botou o endereço lá das patentes depois que eu comentei sobre isso...

Vem do Jupiter 8 o nome... vamos ver se faz jus ao bicho!

Valeu!

andrecstudio
Veterano
# mar/11
· votar


Se for o que o amigo falou, é um sintetizador. Por que no site tá falando isso....

Buhbor
Veterano
# mar/11
· votar


arilevita

Quanto ódio em seu coração amigo...rs

Marcos Martini
Veterano
# mar/11
· votar


silvG8
Vem do Jupiter 8 o nome... vamos ver se faz jus ao bicho!

Como é de costume da "Roland" fazer teclado com estilo Vintage.
Certamente o Júpiter 80 terá bem a cara de teclado antigo.

Rick Santos
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rick Santos
· votar


Será que não será como os JUNOs:


JUNO 6
JUNO 60
JUNO 106
JUNO Di
(Sei que existem mais JUNOS)

Agora será:

Jupiter 8
Jupiter 80
Jupiter 108

E por último:

Jupiter Di





Foi mal galera, viajei...

Mas acho que isso tem bem a cara da Roland.



Abraços

Rick Santos

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


Rick Santos
Então temos que ficar felizes pois o Juno só se descaracterizou (ficou ruim), a partir do Juno D, então no Jupter 80 ainda teremos uma evolução boa, pois o Juno 60 e 0 106 eram animais, rsrs.

arilevita
Veterano
# mar/11 · Editado por: arilevita
· votar


Buhbor
Quanto ódio em seu coração amigo...rs
Nada de ódio, nada de rogar praga, nada de vidência : pura constatação. hehehe.

Traço um paralelo da minha experiência profissional com empresas que agem como a Roland.
Só para reforçar o que eu digo : a única grande fabricante que tem especialista aqui no FCC (que considero um dos mais importantes no Brasil) é a Korg com o nosso querido Korgman (Áureo Galli), respondendo com a MAIOR paciência dúvidas e dando dicas.
Alguém viu algum Rolandman ou Yamahaman por aí?

Eu não.

arilevita
Veterano
# mar/11 · Editado por: arilevita
· votar


Aliás, caso seja possível, gostaria de fazer uma pergunta para os moderadores: quantos participantes temos aqui e particularmente no setor de teclados ?

ThiagoMafra
Veterano
# mar/11 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Se ela quiser fazer frente, terá que lançar um synth com todas as tecnologias dos seus outros teclados condensados num só. Ponto final.

exatamente o que eu acho! Se a roland quer impressionar tem que juntar a linha V num teclado só e tudo isso com poder de gravar e editar. E aposto nisso aí. Ou melhor, espero que seja isso.

Detalhe importante: o nome do vídeo é metamorfose de uma lenda.


E só pra constar: citaram um "Roland Zeus", na mitologia Zeus cortou o pau de seu pai cronos tomando assim o seu trono.

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


E só pra constar: citaram um "Roland Zeus", na mitologia Zeus cortou o pau de seu pai cronos tomando assim o seu trono.



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Dessa eu não sabia!!!

tecladoprofusao
Veterano
# mar/11
· votar


ThiagoMafra
E só pra constar: citaram um "Roland Zeus", na mitologia Zeus cortou o pau de seu pai cronos tomando assim o seu trono.

kkkkkkkk... Boa!
Mas tá valendo: "Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus." (Wikipedia)
Vamos ver se a briga vai ser como promete (eu duvido um pouco)...

andrecstudio
Veterano
# mar/11
· votar


A Nord tambem está em contagem regressiva. Hehehe
nord.com

andrecstudio
Veterano
# mar/11
· votar


Poderia ser um Nord Electro 3 Rack.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/11 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


tecladoprofusao

Pode crer eu tinha esquecido que Jupiter é Zeus pros romanos. E eu acho q vai vir alguma coisa além do v-piano nessa máquina por causa das frases do vídeo q dão a idéia de reforma, ou como eu disse, Metamorfose.

Qto a nord, eu até concordo que Nord electro Rack é um bom paltpite, principalmente depois que eles foram contra o mercado lançando o wave/stage/C2/nord piano=Nord Stage 2. Mas já faz um tempo, antes de lançaram o Stage 2 eu achava que falatava um Up no Stage (mas não acreditava q els iriam fazer o que fizeram, por questões comerciais, não empacar as vendas do nord Piano e lançamentos recentes) e depois um up ou substituto pro wave que na minha opinião seria um modular G3 juntando os samples ao G2. Mesmo que levasse outro nome, mas q o conceito fosse de um G3.

camiloaquino
Veterano
# mar/11
· votar


Nos foruns americanos já estão falando em tela touchscreen de grande interface......sera? Nessa parece que quem vai se dar mal vai ser a Yamaha? Será?

arilevita
Veterano
# mar/11 · Editado por: arilevita
· votar


camiloaquino
Eu tenho muito medo de monitores enormes em teclado.Se um pequeno visor LCD custa entre R$ 400-800, quando custará um monitor de 11" touchscreen ? Vide a quantidade de Korg Trinity com o problema e sem conserto devido ao alto custo.

sirmcca
Veterano
# mar/11
· votar


sinceramente...eu nao acho que um visor gigante com touch seja necessário...
como o amigo arilevita disse...o custo disto é muito alto
se der problema tambem fica dificil consertar

cesio137
Veterano
# mar/11 · Editado por: cesio137
· votar


Já que a maioria dos synths são "made in China", está na hora de começar utilizar tecnologia chinesa tb! :D
Existem equipamentos chineses com sistema de touch em celulares, tablets etc a preço de banana. Vide DealExtreme.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/11
· votar


Já vi em fóruns gringos alguém falando de ser sem botões. Tudo Touch em uma tela com formato extendido! :S

Será que isso pega? Melhor começar a focar em Apps para iPads logo! :D

Por sinal a unica que tá nessa é a KORG como sempre a frente de tudo! Vide iMS-20 e iELECTRIBE!



Se não for um V-Piano + V-Synth GT + ARX + SRX + V-Combo não vai chegar perto do KRONOS e essa fábrica de vitrola com teclas chamada Roland vai pro espaço de vez! \o/ \o/ \o/

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


ThyagoAmaral
" essa fábrica de vitrola com teclas chamada Roland"
SAhhuashuasuhashusahu - rolei de rir. :D

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/11
· votar


cesio137
Synth-BR mode ON

Levy_Carvalho
Veterano
# mar/11
· votar


" essa fábrica de vitrola com teclas chamada Roland"

putz!!

coisa de loko mesmo!!
hehehehe!!

apaixonados por teclado
Veterano
# mar/11
· votar


Se não for um V-Piano + V-Synth GT + ARX + SRX + V-Combo não vai chegar perto do KRONOS e essa fábrica de vitrola com teclas chamada Roland vai pro espaço de vez!

também não é assim...
claro que esse no lançamento da roland não seja melhor que o Kronos da Korg...além do mais esse korg não é nenhum deus, nem no nome, e também a roland não é boba de colocar tudo isso em um só teclado...mais que seria bom seria rs...

eu tenho impressão que se realmente for um roland Jupiter 80 ele vira como se fosse o antigo Juno-D que veio substituir os antigos Junos que por sinal não é um teclado bom ( falo do Juno D, não sei os antigos Junos).

Darlan Felix
Veterano
# mar/11 · Editado por: Darlan Felix
· votar


Esperando...
rs

apaixonados por teclado
Veterano
# mar/11
· votar


a nord também não tá ficando pra tras!
nord stage ...
tão querendo lançar o Nord stage 2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland finalmente Contra-ataca