migrando para o mundo dos vst

Autor Mensagem
kazu keyboard
Veterano
# mar/11


ola amigos
como disse no titulo eu estou querendo migrar para o mundo dos vsts... estou comprando um
note q no minimo vai ser um processador intel i3 com 2gb ou 4gb de ram e um HD de 500gb...
A principio o note é para estudo da facudade q estou cursando, entao por isso estou querendo
pegar com um HD extenso, para particiona-lo em duas partes distintas do uso, musica e informatica
A experiencia q tinha com vsts era muito pouca, mas consegui conhecer o fm7 o B4, vsampler,
minimoog, entre outros, mas como meu micro ja tem uns 10 anos entao vcs imaginem né...fiquei
só no conhecimento mesmo, nunca consegui usa-los em concreto...
Meu trabalho com musica nao é profissional (e nem quero q seja, pois pra mim o q vira obrigaçao perde a graça)
mas meu sonho é montar um home estudio (nada avançado) para poder concretizar minhas ideias,
ja tenho alguns equipamentos como guitarra, pedais, synths, caixas amplificadas, cabos bons,e umas outras
parafernalhas, entao ja estou com meio caminho andado, mas falta mesa, um bom monitor, headfones, uma placa de audio,
controlador com peso nas teclas, e uma bateria eletronica (a DD65 com ezdrumer ficaria otimo),
Entao a parte de musica do note seria para isso, e mais um sonho besta, tocar nem q seja com as
teclas ruins do meu juno d um timbre de piano bom na igreja onde toco a 5 anos (quando digo bom é pleno), e tenho em minha mente o
ivory piano,
sera q vai rolar no meu note mesmo q tenha instalado alguns vsts e uma DAW na mesma partiçao?
entao é isso pessoal, só estou meio q desabafando a minha ansiedade rs...quando eu te-lo em maos
eu direi minhas experiencias nesse mesmo topico, e quem sabe algum trabalho rs...
foi exatamente por isso q criei o topico... para relatar as experiencias de um iniciante em vsts
abraços a todos...

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, to usando um note desses:

http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2022 368&linha=IN&Setor=NOTE&modelo=00



Só UMX e ele, sem placa de som externa, uso a Onboard mesmo, a latência é imperceptivel, to usando só o driver ASIO ALL, uma beleza.




Abraços

Rick Santos

dgsoul
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard
pode ir tranquilo que vai rolar suave!!!

(experiência própria).

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


ae pessoal encomendei o note
vai ser um acer i3 2,53 4Gb ram, Hd 500Gb... vai chegar logo logo...
peguei ele por 1.614 pilas

marphy
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard

Tambem to usando um notebook nada extraordinario... é um Positivo Z85: Dual Core 2,16Ghz, 2GB RAM DDR2, HD 160GB e Windows XP SP3. Tambem utilizo a placa onboard dele... uso varios vsts como o B4, Hypersonic, Symphonic Choirs, True Pianos, etc... todos eles com latencia imperceptivel, da pra usar tranquilo, e, como disse o amigo Rick Santos tambem uso o ASIO4ALL. Isso pra voce ver que não precisa um super computador para rodar vst's, é so voce saber manipulalos... Boa sorte ! Abraço.

SJMC
Veterano
# mar/11
· votar


Poxa eu tenho um macbook Pro uma excelente máquina, tenho na verdade ótimas máquinas mas, como usar elas?

Queria saber instalar esses VSTs no computador e instalando os plugins para usar no teclado.

E como usar o teclado como controlado desses VSTs?

EveraldoJundiai
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard

Parabéns pela compra, foi uma ótima aquisição e como o dgsoul já disse, vai rolar suave.

A idéia de deixar uma partição, com um Windows só pra VSTs é ótima, desta forma evita-se muita dor de cabeça com má performance.

Também uso o ASIO4ALL e não vejo a necessidade de se comprar outra placa de som se o motivo for: latência. Compre outra, apenas se a resposta de frequência de sua on-board for muito deficiente nos grave e agudos.

Em meu HD, instalei dois Windows, um para uso doméstico e outro só para VSTs. Tratei de deixar o Windows, o mais leve possivel, nesta partição não instalei modem, placa de rede, Office, antivirus e softwares não necessários, desabilitei as opções do Windows referentes a economia de energia a fim de deixa-lo mais leve. O sistema ficou bastante estável.

Obs.: Alguns VSTs não funcionam no Windows 7 (pelo menos não, no 64 Bits), assim que para evitar decepções na hora da instalação de VSTs, o XP é mais conveniente apesar la limitação do uso na quantidade de memória (3 Gb na versão 32bits).

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


EveraldoJundiai
o rapaz q trabalha comigo esta dizendo q o windows xp ja esta ficando complicado de ser instalado nessas maquinas novas, pois esta dificil de se achar drivers.... se eu nao conseguir fazer funfar mesmo ai eu vou pro seven... mas minha intençao é o xp...
vc acha q vai dar pau o xp com 4 gb ram?
sera q vou ter q instalar o 34 bits?
abraçaos

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


edit
oops eu quis dizer o 64 bits

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


Pessoal sobre instalar programas no Win 7 64, eu não sei as versões mais simples, mas o Seven Ultimate 64 ele cria um lugar onde voce instala todos os programas 32 bits, não sei dizer como funciona isso pois não sou técnico, porem eu nunca tive problema com nenhum tipo de vst no Windows Seven, e eu uso o Seven Ultimate 64 bits.

Oston
Veterano
# mar/11
· votar


Aproveitando para tirar uma dúvida : digamos que o cara tenha.. sei lá 4.000 pra gastar (não é o meu caso) em questão de qualidade de timbres oq seria melhor? Comprar um teclado, ou um controlador+placadesom+... ?(sem contar com o note)

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


Oston
Isso é muito controverso, pois cada um prefere uma coisa e se da bem com um equipamento diferente, com 4mil da pra comprar um teclado bacana, mas também da pra comprar um notebook bom um controlador bom e fazer a festa, tem gente que prefere o teclado, tem gente que prefere note + controlador, eu uso os dois, as vezes juntos, as vezes separados, depende do que vou tocar, onde, quando, tem coisas que exige um piano de mais qualidade, aí uso Vst, mas pra tocar determinados estilos, voce precisa de um synth bem programado que é mais pratico, ou seja no fim das contas é voce quem vai definir o que é melhor pra voce, rsrs. Falei, falei e não falei nada. Rsrsrs.
Um Abraço.

Oston
Veterano
# mar/11
· votar


Na verdade você foi bem esclarecedor... rsrsrs. Mas não eu vou ficar com meu tecladinho por mto tempo ainda.. é só que as vezes eu sinto saudade de um piano (acho que a marca era essenfelder.. algo assim) que tinha na casa dos meus avós... e os timbres de piano do meu teclado são... pobres.

EveraldoJundiai
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard

Realmente, a maioria destes micros já não vem com drivers para o XP e tecnicamente seria um desperdício de recursos instala-lo em um i3. Mesmo assim, o XP é o sistema mais compatível com VSTs.

Apesar de você ter 4 Gb de RAM, o XP só vai reconhecer e usar 3 Gb. A versão 32 Bits não "encherga" mais do que isto. O problema é só este, mas não dá pau.

Não consegui fazer o True Pianos funcionar no Win7 Ultimate 64bits entre outros menores que tentei, mas o Boesendorfer 290 (Kompakt) funcionou.

DuduXP
Veterano
# mar/11 · Editado por: DuduXP
· votar


EveraldoJundiai
Eu tenho o True Pianos com todos os modulos, Diamond, Emerald, Saphire 1 e 2, e Amber, e funciona que é uma beleza no Windows 7 Ultimate 64, e é o piano que mais uso,principalmente o modulo Emerald, que pra mim é o melhor, uso o True Pianos principalmente por ser muito leve e ter um retorno muito satisfatório em PA´s.

EveraldoJundiai
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP

Em meu micro uso o XP. Instalei o True Pianos no micro de um amigo, era um Desktop, ele instalou normalmente, mas na hora de abrir, mostrava um código de um erro e fechava. Foi na manhã de um domingo e não tinha tempo para ficar mexendo. o Korg Legacy também dava erro, funcionou no seu também?

Você instalou o True normalmente (como se instala no XP) ou usou o recurso de compatibilidade?

É bom saber que o True Pianos funciona no Windows 7 64Bits.

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


EveraldoJundiai

Instalei normalmente, o Windows 7 64, instala os programas 32 bits automaticamente, ele cria uma pasta especifica pra programas 32 bits e joga todos na mesma pasta, o Korg legacy funciona também normalmente no meu note, todos os programas que tenho funcionam normalmente, O FM7, o B4, o Pro 53, o Lounge Lizard (pianos elétricos), o MinimoogVA, o Arpe2600VA, SuperWave P8, Mr Ray 73, uso todos eles normalmente, no Forte e alguns em Stand Alone também, eu usava o Windows XP, era muito bom, mas quando instalei o 7 ficou muito melhor.

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
bom saber amigo acho q nao vou nem testar o xp...e sim direto o 7. ja vou usar esses progrmaas q vc mencionou.
só que no meu caso tem q ser o 32 ou 64 bits?

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard

Pela configuração do seu note, o sistema de 64 bits, vai te possibilitar extrair tudo que a maquina tem para oferecer, e sobre os vsts, são 32 bits, mas o Windows 7 instala e eles funcionam mesmo ele sendo 64 bits, e só pra todos saberem, eu uso placa de audio, juntamente com um Mixer Xenyx 1202, a minha placa de audio é uma UCA simplesinha, que me atende perfeitamente e nunca me deixou na mão, nunca falhou, e me da resposta satisfatória em gravações caseiras e quando toco ao vivo, e a UCA da Behringer custa em torno de 90 reais no ML, ótimo custo X benefício. É isso aí.
Um abraço.

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
vlw cara vc esta sendo muito atencioso...
otimas dicas suas e do pessoal q esta contribuindo para o crescimento do proximo...
abrçao a todos

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
cara por enquanto eu vou iniciar com o note e um juno d...e qdo pega-lo ja vou testar ele no ensaio da banda (só nao sei ainda o q vou usar de programa), entao queria saber como eu poderia fazer a saida do note para a mesa (pela onboard por enquanto), sendo q o note é estereo e a mesa é mono, se tiver dicas com adaptadores ou cabos feitos seria muito bom, pra nao perder a qualidade do som, e outra eu nem sei se conectar o cabo mono da saida estereo da algum pepino?
mas isso é ate eu conseguir um placa com saidas destintas L e R...

DuduXP
Veterano
# mar/11 · Editado por: DuduXP
· votar


kazu keyboard
Voce pode comprar um cabo em "Y", um lado estéreo (balanceado), e o outro lado com duas saidas mono (desbalanceado), ja cabo desse tipo pronto da Hayonik pra vender, voce acha em eletronicas e lojas de equipamento de som, aí voce liga o balanceado no note e usa dois canais da mesa, pois senão voce perde metade do sinal, se eu estiver errado, me corrijam os mais entendidos por favor, apesar de que as mesas Xenyx da Behringer por exemplo recebem sinal tanto balanceado como desbalanceado em um canal, sendo assim vai depender também da mesa ou equipamento de som em que voce vai ligar o notebook.

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
vai ser uma da beringher pra ensaio...mas ela é separada os canais L e R... mas valeu a dica....uma vez eu mandei fazer esse cabo Y mas ele ficou uma droga...vou mandar fazer outro em outro lugar
abraçao

EveraldoJundiai
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP

Comprei um outro HD, e neste fim de semana vou instalar todos os vsts que tenho no Win7 64 para testar todos, antes de me desfazer do XP.

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


EveraldoJundiai
ai bao eim....
depois vc passa pra gente quais derao certo e quais derao errado

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


caraca maluco, ja comi todas as unhas, vou começar a comer os dedos de tanta ansiedade....num chega logo o note kkkkk....
vai chegar o note e nao terei mais dedo pra tocar kkkkkkk....

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard
Quando chegar não esqueça de depois que voce se cansar de testar e tocarm poste aqui as suas impressões sucessos e fracassos com os VST´s.

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
kkk...é logico amigo...e pode esperar q vc vai ser o primeiro a quem vou pedir dicas....
falando nisso DAW vc usa para os vsti, estou pensando no sonar pq é o unico q conheço e pude mecher um poco...
mas se tiver algum mais pratico seria muito melhor...
uma vez eu usei um vsthost free...e era bonzinho, mas nao lembro mais o nome...

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard
Ja pensou em usar o Reaper? Pratico, facil de programar, veja aqui, eu particularmente uso o Forte, pois o domino bem (para minhas necessidades).

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


Qual é a melhor versao do windows seven para se usar, starter, ultimate, basic, professional ou home premium
lembrando q vou usar esse windows somente para sotware voltados a musica
abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a migrando para o mundo dos vst