Roland XP-50 como controlador

    Autor Mensagem
    FeiuraF4
    Veterano
    # mar/11


    Olá a todos do fórum CifraClub, antes de tudo gostaria de dizer que sou fã incondicional dos fóruns e seus membros, que sempre me ajudaram em muitas dúvidas, mesmo que tenha sido de maneira anônima. Bem, esta é minha primeira participação nos fóruns e sei que vou deixar muita gente chateada com meu tópico, pois parece uma pergunta clichê por aqui, mas na verdade antes de criar o tópico já pesquisei de toda maneira e não encontrei nada, por isso estou tentando este recurso. Tenho uma proposta muito boa pra pegar um Roland XP-50 em negociação com o meu controlador CME UF6, só que eu já me tornei um viciado em samples e VSTs, então gostaria de saber: Alguém aqui já usou um XP-50 como controlador MIDI? O que achou? Desde já agradeço por toda colaboração! Abraços!

    DuduXP
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    FeiuraF4
    Bem vindo ao forum, eu por muito tempo tentei usar um XP80 pra controlar Vst´s e nunca consegui por causa do after touch polifonico, e outros parametros midi que ele possui que eu nunca consegui regular, por exemplo: voce aperta as teclas tudo ok, ele responde normalmente, voce solta a tecla, o problema começa, ele entende que voce apertou, voce pisa no pedal de sustain ele entende que voce apertou as teclas, voce solta a mesma coisas acontece, o XP80 tem mais 4 entradas de pedal alem da entrada de pedal sustain, cada entrada de pedal executa sua função mas a de sustain não, e eu quebrei a cabeça durante um ano tentando configurar e nunca consegui, postei minha duvida aqui no forum e ninguém conseguiu me ajudar, e vem o pior, hoje eu não tenho mais o XP80, porém tenho um XP30, e só pra desencargo de consciencia, pois o defeito poderia estar no meu antigo XP80, o XP30 se comporta da mesma forma, então conclui que pra VST´s a série XP não serve, a não ser que voce consiga descobrir o parametro midi que faz ele se comportar assim, pois controlando modulos ele age naturalmente.
    Enfim esta é minha experiencia com a série XP como controladores, espero ter ajudado um pouco, mas talvez apareça alguém que saiba melhor que eu sobre configurações midi, o que não é muito dificil, rsrs.
    Um Abrass

    FeiuraF4
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Agradeço DuduXP! Sua experiência não foi das mais agradáveis hein!? Contudo é muito provável que haja a configuração do parâmetro de sustain. Gostaria que mais membros me falassem de suas experiências ainda. Mesmo assim agradeço DuduXP! Vlw!

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Por via de regra bons aparelhos como os XP (excluindo-se, claro, o XP10) não dão bons controladores a não ser que já tenham sido desenvolvidos para desempenhar esse tipo de tarefa, isso se deve ao fato de que demandam uma super programação para serem como são e ela normalmente n é compatível com a programação normal.

    FeiuraF4
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Agradeço Maestro Mittmann! Vi que é um pouco mais entendido nesse campo; poderia me dizer se pelo menos para elaboração de gravações de sequências MIDI em softwares específicos pra este tipo de projetos, a série XP se sai bem!?

    R Palma
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    FeiuraF4

    Caro amigo, uso um XP50 juntamente com softwares sequenciadores desde a época da Opcode (que ligava na saída da impressora dos antigos PCs) e do Cakewalk 3 ponto alguma coisa.

    Ainda hoje uso o velhinho com uma interface midi USB e o Sonar 4 e Sonar 8. Prá gravar em midi, é excelente: nenhuma latência, e os controles (bend, after touch, sustain, etc, etc) são transmitidos/recebidos em tempo real.

    Mas acredito que qualquer teclado MIDI com um sequencer externo (Sonar, Cubase, etc) seja da mesma forma.

    Só não gostei muito do sequencer interno do XP, e por uma única razão: nunca usei??? hehe

    No mais, excelente equipo.

    Mas, se for prá usar EXCLUSIVAMENTE como controlador de VSTi, creio q o ideal seja um equipamento dedicado a isso, ou seja, como o próprio nome sugere, um CONTROLADOR. Tem vários por aí, especialmente da MAudio com preços razoáveis.

    Abs!

    FeiuraF4
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    R Palma

    Obrigado pela colaboração meu caro! Bem, eu estou com uma oferta (na verdade considero uma grande oferta, tipo, irrecusável) em mãos e como falei anteriormente estou viciado em samples e VSTs!! hehehe Não posso mais deixá-los! Mas eles serão mais importantes pra mim em minhas pesquisas, gravações e sequências, então posso entender que terei um bom aparelho em mãos para isso, considerando sua resposta a este tópico. Hoje já toco com um controlador, mas deverei pegar um XP-50, por isso a minha dúvida! Gostaria ainda que mais membros falassem de suas experiências com esta linha como controladores!

    R Palma
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom, vc não pediu, mas mesmoa ssim eu vou falar.

    Eu tenho uma relação de amor com o XP. Foi o primeiro teclado F*DA q eu tive, na época (97) era quase lançamento. Daí vendi em 99 com uma baita dor no coração, junto com uma groovebox MC 303, mas como a situação melhorou, comprei de volta (não o mesmo aparelho) em 2005.

    Bom, a facilidade de programação dele é de ficar abestado, especialmente para apresentações ao vivo. Como controlador, como disse, perfeito, salvo pelas eventuais programações midi q vc vai ter q fazer dependendo do software q vc usar pra rodar VSTi. Eu usava o Sonar mesmo, mas não é nem de longe a melhor recomendação. Falam muito no Forte, mas nunca usei.

    Finalizando, minha experiência com VSTi ao vivo foi uma das piores, e por decisão minha, nunca mais usei. E outra: vc comprando o XP prá usar de controlador, ainda leva os timbres da linha XP de graça..fora os órgãos (medonhos, pior q Casio), o resto é bem bacana.

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland XP-50 como controlador