Qual o melhor para banda de forró

Autor Mensagem
pssfilho
Veterano
# mar/11


Fala pessoal. Bom o meu problema é o seguinte. Atualmente to tocando numa banda de forró que está começando, porem ainda não conseguimos sanfoneiro, nem metais, então to tendo que me virar para fazer tudo no teclado e ai queria obter uma indicação com um bom custo beneficio. Ja andei olhando o Juno DI e o Korg X50.
Queria saber se estou no caminho certo, se estes seriam boas opções e se sim qual entre eles me atenderia melhor.
Desde de já agradeço pela ajuda de todos!

Mr Madruga
Veterano
# mar/11
· votar


Sai capeta, morre diabo!

Ta preconceitos a parte...
Mas, você já deu uma olhada nos arranjadores?
Geralmente quem toca esse estilo, tem um desses.

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho

Banda de forró é pra tocar com a série Yamaha PSR.

De preferência o PSR B-20, que tem "sons brasileiros", como sanfona, viola caipira e reco-reco.

Mr Madruga
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho
É mesmo, o PSR B-20 é um excelente teclado para este estilo.

Gus79
PSR B-20, nem fala vai que o cara faz sucesso com esses timbres, inventam uma nova moda forró retrô, ixe, melhor nem dar idéia.

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


não conseguimos sanfoneiro, nem metais

eu sou um cara que nunca gostei de sanfona da korg, nem de metais da roland

---------------------------
Mas, você já deu uma olhada nos arranjadores?
De preferência o PSR B-20
É mesmo, o PSR B-20 é um excelente teclado para este estilo.

só lembrando que o pssfilho vai tocar em banda, um B-20 é praticamente um PSR 195 abrasileirado, vai passar vergonha com ele em uma banda que se proprõe a contratar um sanfoneiro e uma metaleira, se entende que vai além de uma bandinha pra tocar em um churras

se "eu" for usar mais timbres de sanfona em uma banda dessa e ter um teclado só compraria um roland pela sanfona e me virava com os metais que tem nele

pssfilho
Veterano
# mar/11
· votar


Cara é realmente triste criar um post de duvida num forum respeitado como este e ver este tipo de preconceito. O forró é um ritmo tradicionalmente brasileiro que tem e teve muitos artista respeitados e de boa qualidade. Não toco forró de plastico como muitos chamam por ai, toco forró tradicional como Dominguinhos, Alceu Valença e outros. Quanto aos PSRs tenho um 550 pois foi a unica coisa que o dinheiro deu no momento, mais agora gostaria de um synth. Será que com os synths de hoje não conseguiria um acordeon decente????

pssfilho
Veterano
# mar/11
· votar


Valeu pela dica Fernando não tinha visto o seu post. Então talvez o Juno DI me ajude?

J.Dionatan
Veterano
# mar/11 · Editado por: J.Dionatan
· votar


Legal para você seria um Synth aonde pudesse combinar acordeon (tem uns sampleados ótimos por aí), metais, e talvez efeitos de percussão usando os modos splits do teclado. Desta forma recomendaria a série Juno da Roland (Di, G ou Stage) ou quem sabe até os antigos Workstations da korg como o N364 por exemplo (mas já é difícil achar usado em boas condições).

Mas está no caminho certo, tocar Forró de verdade exige boa técnica e paixão pelo que se faz. Infelizmente muitas pessoas andam "tocando for all" de qualquer forma e denigrindo um estilo genuinamente nacional e que tem que ser valorizado e respeitado.

Quisera eu conseguir extrair um som de sanfona de meu teclado como a mesma intensidade que bons tecladistas conseguem e que a gente vê por aí.

pssfilho
Veterano
# mar/11
· votar


Com certeza Dionatan, eu bem sei. To tendo que virar aqui para conseguir ao menos chegar perto. Valeu pela dica, vou ver o que consigo, pq a diferença de preço do Di para o G é grande.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho

Não liga pra esses preconceituosos. Independente do estilo que você toca, se é forró tradicional ou "forró de plástico", você não pediu opinião em relação ao estilo de música, mas opinião em relação ao teclado que deveria usar. Quem não pode ajudar, fica postando bobagem pra ver se chama a atenção de alguém. Apenas lamentável.

Mas é aquela máxima da web: Don't feed the trolls. just it. Quanto mais se alimenta discussões deste tipo, mais o troll se sente importante.

fim do off-topic.

Quanto ao synth, fica com o Juno-Gi, ou vai atrás de um MO-6 usado. O MM6 tem um timbre "mimoso" de acordeon, o "Modern Arp", então o do MO6 é no mínimo melhor.

Mas se você puder testar os teclados citados neste tópico, você decidirá melhor. Lembre que a música brasileira utiliza vários tipos de instrumentos "sanfonados" e a referência auditiva que alguns tem podem não ser a referência da sanfona usada no forró, mas da "gaita" do vanerão, a botoneira, por exemplo.

tecladoprofusao
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho
Comcordo com vc... Tem uns q não respeitam. Forró (forró MESMO, como vc falou) é um dos estilos que admiro e gotaria de poder misturar nas músicas da minha banda, como a Eletrocactus faz com ritmos nordestinos e blues.

Mas, quanto ao teclado, o MO6 tem acordeões bons e uns metais que me surpreenderam. O N364 é uma máquina em metais, acordeões e percussão, e ainda tem o modo Combi pra incrementar hehe... Outro mais simples, porém com edição profunda, é o S03. dá pra tirar bons sons dele com um pouco de dedicação. O QS6 ou QS6.1 tem um som bem encorpado, mas creio que precise de editar uns sons. Os presets de metais dele costuamam não agradar tanto. Pessoalmente, não acho os presets de metais do MM6 a melhor coisa do mundo, mas já ouvi um editado numa gravação e fiquei boquiaberto.

Espero ter ajudado. =)

Mr Madruga
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mr Madruga
· votar


pssfilho
Mas eu postei sem zuar, conheço um tecladista de forró ia montar uma banda de pagode, eu aconselhei um Juno-Di pra ele, mas ele quis um PSR-550b porque o Juno-Di não dava pra fazer o que ele precisava.

Jonathas Lacerda
Ow cara você disse que estou desrespeitando um estilo musical, mas você está desrespeitando a lei que é mais importante.

Nos principios da Democracia diz que:

Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

Não se pode interferir minha liberdade de expressão cara.

pssfilho
Veterano
# mar/11
· votar


Bom muito obrigado pela ajuda de todos. Vou tentar dar uma olhada em um MO6, mais o Juno Di por enquanto ta na frente por causa do custo. Se eu relamente não me engraçar por ele ai não vai ter jeito vou ter que esperar mais para pegar uma maquina melhor, ou então me jogar no cheque especial hehehe!

Mr Madruga
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho
Juno-Di é um bom synth, tem o PS60 também que por ser um Korg acho que tem melhores metais, se não sair muito do orçamento.

pssfilho
Veterano
# mar/11 · Editado por: pssfilho
· votar


Vixe acabei de achar um Korg N364 por R$ 2.200. O que acham ta no preço, seria um bom custo-beneficio? E ta aqui em salvador BA. Tambem dei uma olhada no Korg PS60 aparentemente gostei, mais vou na loja da uma olhada pessoalmente. Minha preocupação com os Korgs seria os acordeons.

Marcos Martini
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho
Vixe acabei de achar um Korg N364 por R$ 2.200.

Está caro, no maximo na minha região o kara paga R$2000,00.

Todos os meus amigos do Forró usam KORG.
é X3, N364, Le61, Le76 e W01/fd todos tiram gaitas e metais muito bons.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/11
· votar


Mr Madruga

Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

Você tem o direito de expressar sua opinião quando e onde quiser de forma pública. Este é um fórum privado e você tem que seguir as regras gerais dele:

2. Respondendo tópicos

2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum, seja com usuários, artistas, marcas, etc.

Preconceito musical é agressão.

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.

Você respondeu com piadinha e sem nenhum respeito para quem postou o tópico. Desvirtuou e não enriqueceu a discussão.

E não vou discutir direito e constituição com você porque não é o objetivo deste tópico.

Mr Madruga
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mr Madruga
· votar


Jonathas Lacerda
Essa constituição é muito grande e por isso muito fácil de ser burlada, você disse que não ia dar atenção, mas até criou um post só pra mim e aquilo não foi um preconceito, e mesmo se fosse, já vi vários preconceitos aqui no fórum e outros sites também.
Eu percebi que havia um tópico que ninguém queria responder, aí postei uma resposta até que útil para o usuário junto com o meu ponto de vista sobre o estilo.

Disse que ele poderia ir com um arranjador, porque geralmente as bandas de forró os caras usam muitos ritmos, mas se não for o caso indiquei o Korg PS60 por causa dos metais e por ele ser um forte concorrente do Juno-Di.

Cara, eu não postei nada demais, pare de fazer tempestade em copo d'água em questões de forró, porém, sempre tive a impressão que quem toca forró nunca tocou um metal sinfonico que é a paixão da maioria dos tecladistas experientes, e quem toca Dream Theater muitas vezes não consegue tocar um forró que é um ritmo nordestino, você interpretou de uma maneira muito maliciosa, mas sem mais discussões. Oks?

Shadad
Veterano
# mar/11 · Editado por: Shadad
· votar


pssfilho

Cara, o teclado mais indicado para tocar forró moderno seria um que leia samples. Principalmente pela necessidade de metais e sanfonas decentes.

Juno G, Triton Le ou TR são os teclados que tem essa característica e estão mais em conta. Dá para achar usados com preços legais.

Há, e se você assistir DVDs de bandas de forró atuais perceberá que estão usando muitos Fantoms e Motifs. Dificilmente você verá um Korg.

Mr Madruga

sempre tive a impressão que quem toca forró nunca tocou um metal sinfonico que é a paixão da maioria dos tecladistas experientes

Impressão errada, meu caro. Gostaria que você me explicasse porque o estilo que você denomina Metal Sinfônico é a paixão da maioria dos tecladistas experientes. Talvez seja a paixão da maioria dos tecladistas experientes que você conhece.

*Off-topic [On]*

Eu nunca consegui entender o poder de sedução que um macho careca com uma barbicha e outro que toca "Metal Gospel" e sai correndo com o teclado de uma ponta a outra do palco conseguem exercer sobre algumas pessoas.

A música é um universo, onde há muito mais do que velocidade, arrogância e performances no palco. Mas existem pessoas que preferem ficar trancadas no seu mundo.

Jovens...
tsc tsc tsc tsc tsc...

Existe uma palavra que é sinônimo de preconceito: Ignorância!

*Off-topic [Off]*

Mr Madruga
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mr Madruga
· votar


Shadad
DT é reconhecido mundialmente, por já ter ganhado muitos premios, agora não vo não, quero não, posso não , pirou-me a cabeça e o coração feito bola de sabão, Parangolé que é um pecado curtir as musicas deles
Eu entendo que antigamente tinha ritmos brasileiros com qualidade eu até gosto de ouvir algumas MPB de vez em quando, mas hoje quiseram inventar muita modinha e colocaram duplo-sentido nas músicas, tem que ser proibida coisas desse tipo, totalmente sem sentido e ética, falta de respeito com a sociedade, isso só denigre a imagem do país.
Como uma letra dessas vai ser reconhecida mundialmente?
Se você ainda duvida que a maioria dos tecladistas preferem o rock do que os forrós de hoje então de uma olhada neste tópico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/11369/
Porque você não postou o seu Rebolation lá?
Chega disso!

J.Dionatan
Veterano
# mar/11
· votar


pssfilho
Vixe acabei de achar um Korg N364 por R$ 2.200.


Confere de perto a questão do famoso display sem iluminação, estado de conservação e se lhe agradar basta uma pechincha básica e boa.

Com certeza irá atender sua necessidade, e se realmente comprar ou escolher outro volta e posta para a gente.

Shadad
Veterano
# mar/11
· votar


Mr Madruga

de uma olhada neste tópico...

Engraçado, no tópico que você postou menos de uma dúzia de membros se manifestaram com estilos parecidos com o seu Metal Sinfônico. Uma dúzia! Num fórum com milhares de membros! isso sem falar nos tecladistas que não freqüentam esse fórum. Não sou muito bom de matemática, mas acho que 12 não é o número que representa a maioria dos tecladistas. Ainda acho que as suas contas estão erradas.

A discussão fica ainda mais legal quando postamos tópicos que nos convém. Veja só:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/58961/

Essa lista está muito mais eclética. Até o careca com barbicha apareceu. Meus ídolos/influências: Mccoy Tyner, Herbie Hancock, Keith Jarrett, Chick Korea, Thelonious Monk, Rafael Vernet, Paulo Calazans... estão todos lá. Acho que só faltou o Michel Camilo e o Luiz Avellar mesmo.

Porque você não postou o seu Rebolation lá?

Em momento algum eu disse que Forrós Antigos, Forrós Modernos ou essas músicas com duplo sentido e que incitam o rebolado das nádegas são superiores a quaisquer outras músicas de outros estilos. E também não sou adepto do rebolado.

Eu disse que a música é um universo maior do que muita gente pensa. Por exemplo, tem cara que toca 30 notas por segundo, mas não consegue fazer um improviso que preste em uma seqüência com 10 acordes diferentes, mesmo se a turnaround for executada em um andamento lento. E se esses mesmos caras forem proibidos de usar pentatônica então... E mesmo sabendo das suas limitaçãos esses caras se acham os phodas, superiores... sequer sabem o que é um montuno.

Afirmo com toda certeza: pessoas que usam antolhos e fazem comentários insinuosos gabando-se da sua preferência musical não vivem da música. Em geral, são amadores, brincam de banda... Não conhecem a realidade que a maioria dos profissionais da área vive. Você já parou pra pensar em quantas bocas de filhos de músicos o Rebolation-tion-tion alimenta? Ou você vai me dizer que os músicos que estão tocando essas músicas do rebolado o estão fazendo por incompetência e por não ter capacidade/nível técnico para conseguir trabalhos melhores? Quantos músicos você conhece que vivem do que ganham tocando as músicas do DT?

Saiba que existem músicos excelentes tocando/compondo/produzindo músicas nesses "estilos pobres" e vivendo unicamente disso. Conheço vários. A oferta só existe porque há demanda.
Eu não me enquadro na categoria excelente, mas toco qualquer coisa desde que eu volte para casa com pelo menos uma nota de R$100,00 no bolso. Por dinheiro eu toco até xangô. E não cuspo nos pratos onde como.

O criador do tópico está querendo um teclado pra tocar numa banda. Talvez até para complementar a sua renda. Ele nem chegou a dizer se o Forró que iria tocar seria o Forró bom ou o Forró ruim, mas você não conteve o seu preconceito e o despejou aqui junto com as suas primeiras palavras. E ainda indicou um teclado arranjador para o cara tocar forró com uma banda. Com certeza você não conhece forró. até porque se você conhecesse não seria preconceito, seria pós-conceito.

Cara, você foi infeliz em praticamente todos os comentários que fez nesse tópico.

Chega disso!

Peace out!

viktor 999
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mar/11

Qual o melhor para banda de forró
nenhuma forró não presta.

viktor 999
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mar/11

não existe forró bom ou ruim e tudo um merda só o que fala que esse tipo de musica ridícula e boa não sabe nem o que e musica direito, mas infelizmente e esse tipo de coisa que o povo de hoje gosta..

Shadad
Veterano
# mar/11
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Viva o português bem "dizido"!

Mr Madruga
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mr Madruga
· votar


Não adianta, não vai entrar forró da minha cabeça, por isso mesmo eu só quero ser músico como um hobby, pra tocar só o que gosto, toco em uma banda de Soul, mas forró, nunca gostei, e nem vou gostar, já fui obrigado a tocar alguns forrós na igreja, saiu horrível, não me sinto bem com esse estilo, e quando ele vem acompanhado de palavras obscenas e sou obrigado a ouvir isso na rua, no ônibus, isso me decepciona cada vez mais.

E quanto ao assunto do tópico...
É tudo uma questão de teste, eu iria com um Korg PS60, mas pode ser um M50, TR61, ou se a grana tiver curta, um Juno-Di ou um N364 que já fez muito sucesso.

EveraldoJundiai
Veterano
# mar/11
· votar


Mr Madruga

Sai capeta, morre diabo!

Não adianta, não vai entrar forró da minha cabeça, por isso mesmo eu só quero ser músico como um hobby

Vocé é uma pessoa normal. Possui gosto e opinião própria como eu também possuo e cada um aqui possui. Mas não devemos esculachar as pessoas só porque tem gostos e estilos musicais diferentes dos nossos.

Existem muitos gêneros musicais que necessitam boa técnica para serem executados e escutados com sonoridade agradável, e o forró é um deles.

Só porque o estilo musical não é um enlatado norteamericano (Rock, Pop, Jazz, etc, etc), não significa que seja inferior.

Sou evangélico, toco em igreja e o Forró não faz parte do meu repertório, mas como tecladistas podemos cooperar uns com os outros. Já aprendí muito com as experiências de tecladistas de banda de Forró comentadas aqui.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/11 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


não adianta discutir com moleque. Eu desisto.

Qual o melhor teclado pra metal? Qualquer um feito de metal, que suporte óleo em sua superfície, para aguentar a "fritação".

Ainda bem que o Dominguinhos tá ai pra provar que forró é coisa boa e da mais alta qualidade musical. Se tem alguém que conhece sanfona e timbres de sanfona (que é o tema deste tópico) é o Dominguinhos. Aliás, temos o Oswaldinho do Accordeon que leva a bandeira da música nordestina.

Tem o Zé Filho pra provar que a mistura da Guitarra com a música nordestina dá certo:

Quando se tornar gente grande no metal, como o Angra se tornou, ai você vai perceber que mesmo metaleiros podem RESPEITAR, e muito mais que isso, absorver a musicalidade da cultura brasileira.

Quem usa tapa-olho e só olha pra frente é cavalo e burro de carga, que fazem atividades repetitivas. Tal como a fritação que muitas vezes confundida com virtuosismo de verdade.

E pra quem curtiu o Zé Filho, tem mais:
http://www.youtube.com/watch?v=9kaXI2B4tKk&feature=mfu_in_order&list=U L

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


o povo daqui tá precisando ouvir:

feira de mangaio
asa branca
numa sala de reboco
17 e 700
canto da ema
sebastiana
isto aqui tá bom de mais
só quero um xodo

essa lista é pra começar, é tão igual a mandar que nunca ouviu Led Zeppelin ouvir "stairway to heaven"

como todo estilo tem dois lados, forró não deixa de ter o seu
tem o lado de luiz gonzaga, dominguinhos, jackson do pandeiro, sivuca...
e tem o lado calcinha preta, lairton dos teclados, frank aguiar...

da mesma forma que quando se fala "rock" alguem pensa em DT outro pensa em "restart"
quando alguem fala "pop" alguem pensa em skank e jota quest" outro pensa em "fiuk"


------------------------------------

então é foda ler algo do tipo:
e tudo um merda só... Sai capeta, morre diabo!....

rebolation
agora não vo não, quero não
bola de sabão
Parangolé

que é não tem nada de forró nisso aqui

nessa falar que é tudo ruim leva tanto crédito quanto gringo que vem pro pais achando que a capital do brasil e buenos aires e que metade da amazonia é de plantação de café

Shadad
Veterano
# mar/11 · Editado por: Shadad
· votar


não adianta discutir com moleque. Eu desisto.[2]

Porém, espero que ele cresça.

Eu mesmo já usei antolhos. Felizmente consegui olhar em outras direções após um tempo, mas aprendi da pior forma possível.

Se tem alguém que conhece sanfona e timbres de sanfona (que é o tema deste tópico) é o Dominguinhos. Aliás, temos o Oswaldinho do Accordeon que leva a bandeira da música nordestina.

Também temos o Valdonis! O cara é tampa de furico!

O Dominguinhos usa muitos elementos jazzísticos no forró quando ele quer. Acho phodástico.

Viva a farinha e o jabá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor para banda de forró