Sobre cabos de Áudio pro tecladista.

Autor Mensagem
Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11


Ae macacada, tranquilo? Acho que vcs compartilham da minha dor: Ha não mto tempo comprei meu Alesis QSR e, como uso um teclado só, normalmente fico então com 4 saídas de áudio pra trabalhar, 2 do meu teclado e pelo menos 2 do QSR, ai qdo vou tocar por ai chega o tecnico de som do lugar e me da 1 único cabo mono e eu que pensei em coisas como PAN e afins, deixei tudo configuradinho sentei na graxa! Qdo não é assim e tem uma mesa pra receber os meus cabos, a mesa fica à uma distância do inferno!!! Meus cabos tem 5 metros e nunca alcançam e cabos maiores podem dar perdas de sinal. Tenho pensado em um sub Mix como o Behringer RX1602 mas ainda assim tenho medo de cabos mto grandes, isso ou transmissor sem fio mas ai vai ser mono tb. Dêem umas idéias e sugestões ai!!!

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Opa Maestro

Eu Tambem tenho uma porrada de cabo para conectar, é mal do tecladista com muitos periféricos, uma sacola só de cabo

Não tem jeito, no meu caso resolvi o problema comprando um pequeno mixer da Behringher, ligando todos os teclados e equipamentos diretamente nela, aí para o PA apenas dois cabos, eu mandei fazer dois de 10 metros, sempre é suficiente e não noto perda de qualidade nesta metragem

(devo ter uma boa grana empatada em cabo hehe, já faz uns anos que eu vou substituindo aos poucos meus cabos vagabundos por cabos bons que em média custam 50 pila)

Mas voltando, acredito que se a distancia complicar, metragens muito maiores do que 10 metros, adquirir dois DIs deve resolver

Equipamento de som nas casas em que eu vejo aqui na minha cidade é tudo podrera, salvando por milagre um ou outro empresário que se preocupa um pouco mais com o músico, o resto sobra pra gente

marphy
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann

Mais quando a mesa fica a uma distancia muito grande da banda o certo seria o local possuir uma medusa né ? (sei la o nome disso... aquele negocio que liga um monte de cabo junto).
A ideia da mesa é bacana cara, eu tenho ideia de comprar uma pra mim mais pra frente... o bom é que voce vai ter os comandos a sua disposição pra equalizar e configurar ao seu gosto. Abraço.

Haaa... e não se esqueca dos direct boxes em... =D

Artref
Veterano
# fev/11
· votar


-Se o PA e o retorno são mono, não tem sentido ligar em estéreo, é gastar cabo à toa por um efeito que não será ouvido. Tem que sempre ver isso.

-Os técnicos que você pega são bonzinhos, porque eles não tem obrigação alguma de te dar cabo, rs.

-Um mixer resolveria seu problema; se puder comprar algo melhor que Beringher, ótimo. E você poderia usar um fone, teria sempre o retorno estéreo, mesmo que o PA seja mono. Mas 16 canais? Por que tudo isso? Efeito de mixer eu também dispensaria.

-Apesar de já não ser obrigação sua, seria interessante ter direct Box, já que você só se ferra, e os cabos correspondentes.

-É aquela história, tem que se adaptar à realidade. Eu por exemplo só uso o M3 em mono, uma pena, mas o interessante é você ter uma programação que se adapte ao que ligar. Se ligar em estéreo, ótimo, fica tudo lindo, mas se ligar em mono, tem que ficar bom também.

marphy
Veterano
# fev/11
· votar


Artref

SAHUSHUASHUAs... da uma raiva quando voce chega em algum lugar e tem aquele P.A. enorme, aquele monstro que treme o peito... dai na hora de ligar o tecnico fala que toda aquela parafernalha ta em mono. HEHEHE... mais fazer o que né... (quanto aos retornos creio que a maioria deles sejam monos, o legal seria ter um retorno de ouvido mesmo).

pomtwo
Veterano
# fev/11
· votar


creio eu que nesses lugares o P.A sempre eh estereo , mesmo vc colocando um cabo mono e o P.A sendo estereo ,vc consegue ouvir seu teclado estereo ... ate por que , vc nao ouve seu teclado so de um lado do P.A , e sim dos dois lados , so ai vc ja tem a sensaçao estereo ...

quanto a cabos , existem marcas muito boas que custam entre 100 a 150 , e com cuidado duram muitos e muitos anos ...

um mixer estereo seria legal , porem vc tem que ocupar dois canais do P.A do lugar a qual vc vai ... e tambem o mixer de la tem que ser estereo tambem .. pra te dar o pan pra cada lado do P.A... ai ja nao compensaria nada ... melhor comprar dois bons cabos grandes e conectar la direto ...

isso de perca de sinal por o cabo ser grande eh tao pouco que nao faz quase diferença .. alias na hora vc nem sente , so sente se o cabo for ruin .... mas hj ha cabos muito bons e plugs ainda melhores ja estereo que vc pode usar de forma tranquila e obter otimos resultados

Shadad
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann

Eu também sofria com esse mesmo problema.

Resolvi comprando um mixer Behringer 1204. Nele eu ligo 2 teclados e 1 vocalist, tudo em estéreo, com meus cabos e ainda sobram 2 canais. Só deixo o sinal sair da mesa por 2 cabos XLR mas quando chega nessa parte o problema passa a ser da equipe de sonorização, assim como a questão dos PAs serem mono ou estéreo. A minha parte eu já fiz.

Daí é só ligar uma saída auxiliar da mesa no amp.

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann

É o Seguinte:

Se vc ligar APENAS um cabo em L/Mono (saída do teclado) pra mesa, mixer, etc... mesmo que vc ouça dos dois lados do PA será a reprodução DE APENAS UM CANAL, pois os efeitos, sons etc... que DEVERIAM SAIR do teclado pela saída R não vão sair, POIS O SOM É GERADO NO TECLADO :>

Seja exigente e SEMPRE exija DOIS CANAIS disponíveis pra vc conectar seu instrumento.

Para maiores informações, inclusive sobre DIRECT BOX, acesse ESSE LINK para ter maior conhecimento. . .

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/11 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


Bom eu uso a muito tempo... acho que a uns 6 anos mixer no palco, o primeiro foi uma Behringer 802, depois uma 1202fx (esse fx não serve pra nada pra gente) e hoje uso uma MG10/2c da YAMAHA deixando a 1202fx em casa!

A praticidade é grande... se o PA for mono eu uso double mono, sem promblema nenhum, peço os 2 canais na mesa do mesmo jeito, se for Stereo joga o pan pra um lado e pro outro e pronto!

Sobre Mixer, os da Behringer são legais para mixar, se tentar equalizar, lasca tudo... os graves embolam na faixa de 80hz, ao contrário da YAMAHA que usa 100hz!

Resumo, se for pra deixar em Flat e apenas controlar volumes pode ir de Behringer que trabalha bem d+, se for usar pra equalizar e ajustes na equalização em tempo real, cuidado vc vai saber pq ela custa menos que uma YAMAHA ou Mackie ou outra coisa parecida! ;)

Cabos: Só uso Santo Angelo, tudo da mesma linha e tudo do mesmo tamanho sempre 3 ou 5 metros, 5 para os teclados que ficam mais longe (toco em "L") e 3 para os mais pertos... 2 para cada fonte sonora. Sempre compro aos pares! E se alguém achar que é grande o tamanho é pra esconder pela coluna da estante, fazer o caminho bonitinho tudo junto até chegar no case onde tá o mixer!

Artref
Veterano
# fev/11
· votar


Legal mesmo seria um recurso que tinha num mixer que meu pai tinha aqui, chamado "Mono Sum" - ali saía, mono, o mix da mesa toda, só precisava usar um cabo.

Quanto aos PA's monos, há várias situações onde é melhor ligar assim do que estéreo. Meu irmão é técnico de som, e em muitas ocasiões ligar em estéreo prejudica o ouvinte que fica perto de uma coluna, por exemplo. A discussão é longa, complexa e envolve opinião, mas em resumo, PA estéreo nem sempre é melhor.

mesmo vc colocando um cabo mono e o P.A sendo estereo ,vc consegue ouvir seu teclado estereo ... ate por que , vc nao ouve seu teclado so de um lado do P.A , e sim dos dois lados , so ai vc ja tem a sensaçao estereo ...

Tem sentido no que você fala, mas estéreo é diferente de "mono duplo", então você não vai ouvir o teclado estéreo, e sim o mesmo sinal dos dois lados. Dependendo do timbre do teclado, das configurações e etc, a diferença é bem evidente.

ThyagoAmaral, estranhei quando li e confirmei vendos os manuais: Nas mesas YAmaha, a frequência que o grave altera é 100Hz, achei bem estranho quando você escreveu 63Hz, que é muito baixo, já vira sub-grave. A Mackie, pelo que vi aqui, trabalha em 80 também, assim como as Beringher.

Além disso, apenas a faixa da frequência alterada não garante que a equalização seja melhor ou pior, pois a Mackie VLz trabalha em 80Hz de corte pro grave, o mesmo das Beringher, só que a Mackie equaliza muito melhor, o que pra mim reflete qualidade de componente, algoritmo e etc.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


é o resumo que tá ai

compra um mixer, eu prefiro algum com EQ do que esse Behringer RX1602 arruma um ou dois DIs e compra uns 2 cabos balanceados de 10 metros

eu nem me preocupo se é stereo ou não, muito opeador de p.a. acaba ligando o P.A. em mono, hoje talvez com as mesas digitais deve mudar esse pefil, mas mesmo assim quando a area de publico é muito grande liga se em mono

o show do rorbeto carlos no maracanã, foi ligado em mono devido ao tamanho da boca do palco, só pra ter uma ideia que não é coisa de p.a.zeiro preguiçoso esse conceito

Gugu tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


Sempre tenho dúvidas sobre como usar

Naquele tópico q o thallyz ñ tirou todas as minhas dúvidas sobre isso.
Bem pesquisando descobrir q meu teclado tem um sinal dual mono e as partes são configurados em L e R, ou seja ou eu pego cada pacth e configuro as partes para sairem iguais ou uso 2 cabos para sair tudo, já q meu teclado não tem aquela saida l+r mono

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Gugu tecladista

Qual modelo do seu teclado???

Gugu tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


XP 80

DuduXP
Veterano
# fev/11 · Editado por: DuduXP
· votar


Gugu tecladista
A saida L do XP80 é automáticamente L+R, pelo menos é o que diz no manual, o meu Tokai TX5 tem uma saida expecifica descrita como R+L. e tem a L e a R separadas.

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/11
· votar


Artref
Correto Mago! Vou editar o Post, mais mesmo assim... a YAMAHA é melhor... :P

Gugu tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


DuduXP

Obrigado pela informação, nunca tive a oportunidade de tirar a prova real disso mas baixei o manual e vou le-lo com calma

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


fernando tecladista

Tua sugestão então seria:

Teclado > Mixer > D.I.s > Cabos balanceados de 10 metros?

Se for isso apreciei mesmo a idéia até pq, poderia usar talvez um DI4000 da Behringer também q tem as saidas balanceadas frontais e tornaria a montagem mais prática, né?

Sobre o Mixer não ter EQ, acho que posso ter uma boa equalização nos módulos e assim, tomei pra mim o desafio de criar um Rack bom e portátil, tenho um de 6 espaços e gostaria de continuar com ele pq eu posso carregá-lo, é pesadão mas eu sou o que mamãe chamava de "menino grande" (gordo, mto gordo e enorme), claro que se n conseguir, vou comprar um grandão com rodinha, mas ainda vou tentar primeiro, tu acha que n vai dar?

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


usar talvez um DI4000 da Behringer

se a ideia e ter um rack fica mais pratico, espeta o cabo e pronto
a conexão traseira com o RX1602 já fica pronta

eu tinha um esquema com rack onde os cabos no mixer já ficavam plugados, era só desenrolar

numa dessa você faz as conexões de audio em 1 mim

marphy
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann

Sera que os DI's nao seria melhor antes do mixer ? Assim o sinal ja chega balanceado no mixer e segue balanceado dai em diante não é ?

Teclado > D.I.s > Mixer > Cabos balanceados de 10 metros > Outros perifericos...

Sera que nao fica melhor ?

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


marphy

Mas isso me colocaria na sinuca de conseguir um Mixer em Rack com as entradas balanceadas pq o RX1602 só tem entradas normais, além do que me faria comprar Tantos DIs qto tivessem saídas de áudio nos equipamentos ao invés desse que falei q tem 4 canais e eu ainda perderia as saídas frontais, perdendo assim praticidade.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


marphy
Maestro Mittmann

a ligação em si funciona, mas acontece isso mesmo:
comprar Tantos DIs qto tivessem saídas de áudio nos equipamentos

outro fato é que o split será pré-fader

o mixer só funcionará para seu retono, (caso use)
pelo mixer você acha que o volume de um teclado está bom, mas na frente do p.a. sairá desproporcional ao outro teclado

marphy
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann

"comprar Tantos DIs qto tivessem saídas de áudio nos equipamentos"


Isso é verdade, mais uma opção é voce comprar aquele DI stereo da Behringer (nao me recordo o modelo), dai no caso voce iria precisar de apenas um DI para cada teclado... pelo menos assim o sinal ja chega na mesa/mixer balanceado... mais a sugestao que voce deu primeiramente tambem deve funcionar (se bem que eu acho que do primeiro jeito vai haver alguma perda de sinal por conta de os DI's estarem depois da mesa). Abraço.

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


Qdo eu montar esse rack, vai ter tanta foto dele por aqui que vcs vão enjoar.
Depois de nossa conversa a idéia agora é, de cima pra baixo:

Régua de Tensão - 1U
Korg Wavestation A/D - 2U
Alesis QSR - 1U
Behringer RX1602 - 1U
Behringer DI4000 - 1U

Um rack de R$2000 bem útil, bom de "brincar", prático e eficiente.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/11 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Foge um pouco ao assunto do tópico, mas como é sobre cabos e eu não tô a fim de fazer um tópico só pra isso... Uma dica de como arrumar eles:

Pegue um velcro grosso, no comprimento necessário:
http://img217.imageshack.us/img217/2145/1002347i.jpg

Abra ele:
http://img17.imageshack.us/img17/2299/1002348e.jpg

Prenda pela lateral:
http://img691.imageshack.us/img691/9113/1002350a.jpg

Faça um tubo:
http://img691.imageshack.us/img691/9113/1002350a.jpg

E coloque em volta dos cabos a arrumar:
http://img684.imageshack.us/img684/498/1002351c.jpg
http://img535.imageshack.us/img535/6497/1002353s.jpg
http://img11.imageshack.us/img11/6374/1002354u.jpg
http://img580.imageshack.us/img580/7027/1002355h.jpg
http://img4.imageshack.us/img4/6195/1002357c.jpg

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


Qdo vivi e fui procurar solução para esse problema eu fui mais radical. Falei pra comprarem uma caixa pro teclado q desse pra resolver todo o problema e ignorei a mesa, pq o problema não é só questão de cabos. As vezes o cara acha q o teclado tem q estar do jeito q ele acha e aí ele chafurda o seu retorno... Minha sugestão é compre uma peavey e seja feliz, compre duas e o orgasmo será múltiplo( e o peso também!!!). Se o cara quiser q o som saia no PA dele, ela tem a saída pra mesa, tu manda o sinal pro cara e ele faz o que ele quiser sem chafurdar o seu retorno.

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


ThiagoMafra

Eu usava uma mesa Behringer para mandar os meus teclados para o PA, mas agora só uso mais ou menos esse esquema.

Sempre levo minha Staner KS-150 que tem 4 canais e uso para retorno. Jogo os teclados e módulos nos canais dela e uso a saída Line Out para a mesa.

É pesado pra caramba e o sinal para o operador sempre vai mono, mas eu tenho um retorno confiável e se eu perceber que a equalização tá zoada posso fazer um pequeno ajuste ali mesmo.

Maestro Mittmann
Veterano
# jun/11
· votar


ThiagoMafra
Cara, sobre usar o próprio ampli, recentemente cheguei a mesma conclusão, monta teu som e manda um cabo p cara, ai é com ele.

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


ThiagoMafra
Maestro Mittmann
Mas e eu que comecei tocar toda a semana, como levar (alem do set de teclas) mais um sistema de som extra para o teclado

Complica, a logistica 'e dificil e a paga pequena

Normalmente estou apavorando o sistema de voz, que 'e normalmente o unico disponivel, voz e keys, n'ao estouram tanto e acabam valendo para eventos pequenos

Obrigat'orio 'e ter pelo menos um DI, sendo que praticamente sempre o PA para o teclado sera mono, se Stereo 2 Dis

Maestro Mittmann
Veterano
# jun/11
· votar


Edson Caetano

Cara, se a paga n é grande, sempre vale enxugar o set o máximo que puder, por isso to negociando o QS6.1 do DuduXP, pq meu kurzweil n sai de casa se n me vierem buscar ou pagarem meu Taxi. Se tu puder colocar tudo num teclado só, leva ele e talvez um Roland KC que fica tudo azul.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre cabos de Áudio pro tecladista.