Usar Cabo Usb-Usb, Midi-Usb ou Midi-Midi - Eis a questão

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


JhonJr
cara, uma ajudinha eu dou, mas se te falta referência básica, como te falei, só lendo os tópicos sticks pra ajudar.
Parei por aqui.

Por simples que seja:
se você espetar um teclado USB em seu PC, ele toca música?
- é a mesma coisa o controlador MIDI. Ele é um 'teclado de PC'. Não funciona nada sem software específico. Se você apertar os botões dele, o PC sempre vai entender como comando, como o teclado, o joystick, etc.

Sem interface própria você gera outra coisa: latência nos softwares.

pronto. Daqui pra frente, boa sorte com o aprendizado.

rickmattar
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman
Eu não entendi muito bem o que você quis passar, vamos ver se entendi mais ou menos.
- você diz que é preciso uma interface que ligará o midi do sinth ou teclado por meio de da midi e essa interface o transforma em USB que por sua vez abaixa a latência?
mas e os teclados Casio e outros que estão vindo só com midi USB, pois não sei se você, mas as placas de som modernas não estão vindo mais com midi-midi ou conector de joystic.
Para mim a baixa latência se consegue com processador bom (Quad Core + placa mãe que suporta mais de 8Gb de Ram, com 8Gb e 4 núcleo de processamento, a latência é quase mínima, isso usando windows 7 x64.

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


rickmattar
Baixa latência não se consegue com Pc turbinado.

PC turbinado você aumenta o número possível de VSTs.
Disco rápido aumenta o número consecutivo de tracks tocando ao mesmo tempo.

Latência por si só quem define é o driver ASIO de uma boa interface - coisa que placa de som onboard não tem. Temos o ASIO4All que é um driver genérico, mas ele não garante baixa latência para todos, nem é melhor do que nenhum driver ASIO nativo.

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


O Asio4all não é mesmo, nem de longe melhor do que os drivers nativos das placas como o WDM da Presonus para 7 64, ou mesmo sua versão Asio, quer ter baixa latencia, basta adquirir o equipamento específico para tal, concordo assim com o T-Rodman

Porque se fosse processador e Ram eu ia ficar um bom tempo sem latencia com meu I7 e 8gb de Ram, e por incrivel que pareça, tem situações em que encontro Latencia sim, aí podemos ir ao seguinte passo:

Placa Genérica, meu todo poderoso Note Vaio de 10k vem com uma simples placa Realtek HD, um absurdo para a categoria, mas, ele foi feito para entretenimento, jogos, e não audio profissional, então não posso reclamar

Se rodar VSTs pura e simplesmente, vai dar latencia, então a solução, para quem tem Placa genérica:

Usar Driver Genérico, que no nosso caso é o ASIO4ALL, com este driver + minha placa Realtek, consigo latencias mínimas, ou seja, imperceptiveis

Quero trabalhar com o máximo de qualidade, com a latencia o mais baixa possível, aí tenho que parar de ser preguiçoso, ligar minha Audiobox e, aí sim, obter Latencia se não Zero, muito perto disso

Já que o tópico voltou, posso comentar tambem

Não Notei diferença nenhuma instalando o controlador via Midi-Midi, como Midi-Usb

O que nos importa é o seguinte, o controlador via USb, foge das limitações impostas por conexoes midi, ou seja, USB é padrão universal, qualquer computadore tem pelo menos 4 delas, ou seja, dá para conectar um monte de acessórios que o windows reconhece como controlador

Já via Midi- vai precisar desta conexão, que não se encontra por Default, ou seja, vai precisar de placa especifica, e que sempre na maioria das vezes vem com apenas um Midi In e um Midi OUt, vai precisar suar mais para ligar tudo em cascata e não vai ser independente, vai compartilhar tudo

Tem um acessório da Roland que é um Hub Midi, interessante para quem tem muita coisa Midi mas sem USB (os aparelhos mais antigos, os novos é que estão deixando a té de incluir a conexão padrão e mantendo apenas o USb ou Firewire

A terceira opção é o Cabinho Midi-USB, válido somente se não tiver outro jeito, nada como tentar dar vida nova a aquele equipamento mais antigo não é mesmo

Mas é isso aí pessoal até mais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar Cabo Usb-Usb, Midi-Usb ou Midi-Midi - Eis a questão