Richard Clayderman & Pianos AC Dos Korg X, N e W

    Autor Mensagem
    Marcos Martini
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Marcos Martini


    Caros colegas tenho a "impressão" de que é muito parecido o Timbre do Piano utilizado por Richard Clayderman, com os Pianos AC Dos Korg X-2/3, N-5/264/364 e W01.

    Vocês tem esta impressão?

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------
    Esta impressão me é mais nitida depois de responder o tópico "Qual é o nome dessa música ?"
    Com este video:


    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RC usa nas gravações o Steinway D.

    Me Deus... dizer que um Steinway tem som parecido com piano Korg.......(humilharia menos se o comparasse com um casiotone......)

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    desses teclado de sinteses AL² salva os pianos do 01/W PRO e PRO- X


    -
    nesse outro dá pra ver a diferença do piano que vem só no PRO X (primeiro timbre) e do que vem na série toda (segundo timbre)


    -----------------------------
    o interessante é que geralmente esse timbre da AL² praticamente nenhum tecladista ama de paixão, porém muita gente que conheço que toca outros instrumentos curte muito mais esse timbre do que aquele que a gente procura
    do que mais escuto:
    esse piano é diferente, os outros teclados só tem piano de concerto, esse é mais rock'n roll
    esse piano aparece bem na banda, outros teclados somem no p.a.

    -------------------------------------
    quanto parecer ao do richard, o timbre do PRO tá mais proximo, mas não me lembra
    mas eu também tenho dessas coisas, outro dia estava ouvindo sei lá o que do raul seixas e jurava que o timbre de piano era de um PSR-500
    :)
    só que a gravação é da decada de 70

    R Santiago
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Marcos Martini

    Esse lance do piano da Korg é uma tese de mestrado/doutorado...kkkkk
    Meio mundo cai de pau nos timbres de pianos da Korg, porém não sei como explicar mas ao vivo com banda ou em gravações, ele se comporta muito bem.

    Um caso parecido a esse do Richard Clayderman é o do Piano Album do Rick Wackeman. Provavelmente ele gravou num piano Ac, certamente num Steinway. Porém a sonoridade não deve nada aos Piano AC da Korg...

    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    R Santiago


    Uma vez ví num forum estrangeiro da Korg, numa enquete, que a maioria apontava que pianos da Korg tem resonância, audição e comportamento (sons) mais parecidos (nos acústicos) aos pianos elétricos.

    Nesse ponto, nunca critiquei, pelo contrário, sempre goste e eles realmente falam mais alto num palco, mesmo sem os qualificarmos como os melhores do mercado.

    Ocorre que quase todos os timbres da Korg realmente falam alto num palco, tal qual metais, sopros, vintage, etc. Não vamos dizer que por isso sãos os melhores (excluso metais que realmente são imbatíveis).

    Nesse quesito, numa adição, apresentação num palco, ao vivo, etc, é claro que impressiona pelo seu volume e som pesado diante os demais instrumentos, dai a ser a marca mais usada no mundo em palcos: ninguém passa vergonha (que o diga o Triton, TR, M3, M50, etc)

    Mas lembremos que TODO palco sem excessão, transmite uma impressão geral do som e não a real (a qualidade, sublimidade, textura, etc, do som), face aos equipamentos, amplificação, caixas de som, mesa de som, ecos do salão, barulheira do público, etc)

    O verdadeiro som, sua qualidade só é ouvida num estúdio ou no quarto/sala do dono desse teclado. É ai que pega. Num estúdio, os pianos acústicos da Korg, pra mim (e demais galera do forum Korg), perdem ate pro casiotone CTK100.......rsrsrs....exagerei). Já os Fantom são imbatíveis (principalmente um XP80, G8, etc.....falamos de patch e não timbres sampleados onde o SV1 é uma maravilha junto com o V-Piano, CP1, etc e em menor grau os RD700GX, S90SX, CP5, etc), de perto pelo XS, etc.

    Mas que importa a qualidade se precisamos de peso num palco? Então vamos de pianos elétricos de um Korg!!! Aí nem o grito da sogra ganha ou chama mais a atenção que um Korg no palco. E convenhamos: nesse palco, a última coisa que vc repara é na qualidade, se é que os outros instrumentos e sons deixam vc reparar. Nesse aspecto (palco), ponto pra Korg.

    R Santiago
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer

    Pois é... os engenheiros da Korg descobriram a fórmula para fazer o som aparecer bem ao vivo e soar de uma forma que fique parecido com um piano Ac de peso. Lembrando que isso ao vivo.
    Realmente a primeira impressão quando vc toca em um timbre de piano Ac da Korg é a pior possível.
    Dai a enxurrada de "elogios negativos" aos pianos da Korg
    Porém regulando os efeitos dele e principalmente quando se ouve com banda ou gravação ocorre a mudança de opinião kkkkkk

    Eu toco com banda e faço algumas gravações. O importante para mim é que meu som apareça bem no palco e PA. Então a Korg cai como uma luva. Tenho um X5D que é o "fusquinha" mas ele nunca me decepcionou. Há 12 anos só alegria:)) Já é o terceiro que tenho rsss (Na verdade o primeiro era um X5) Fala muito alto e com nitidez. Como vc falou em um palco ao vivo existe uma série de condicionantes que podem prejudicar o som. Então quanto mais claro o timbre sair melhor. Talvez por isso os pianos Ac da Korg são mais percussivos. Testei um M50 e os pinaos estão muito bons. Gostaria de ouvir ao vivo.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O que vocês acham desse piano acústico a partir de 02:22?

    http://www.youtube.com/watch?v=mHtewWggiqw

    expedifer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    Fraco: tá mais pra piano elétrico.
    Já num palco..........só o ouvindo por lá pra refletir alguma coisa



    Veja a diferença num G8, que ainda não é o melhor que há e não tem nada parecido com piano elétrico como nos Korg:
    http://www.youtube.com/watch?v=zP8B9m7wydQ

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    expedifer

    Realmente os do FG, principalmente os do seguimento NY Grand, dos quais a Roland exalta mais o Manrattan Grand, tem uma característica mais clássica. Agora eu particularmente não gostei, diga-se de passagem, foi um dos principais motivos pelos quais eu me desfizesse do meu FG7, dentre outros como Hammond sem graça e falta de pegada nos sons em geral.

    expedifer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    MAB Keyboard


    Cara, nem vc, nem eu, nem ninguém é obrigado a gostar de pianos com sons clássicos, tal qual possuem timbres do G8, XP80, Kurzweils, CP1, RDG700GX, S90SX, etc, entre muitos outros timbres.

    Eu paritularmente adoro pianos fortes, com brilho, ou "barulhentos", ou com som pesado, etc, como os pianos elétricos, mesmo da Korg, yamaha ou Roland. Em todos há coisas legais.

    Mas voltando aos pianos ACÚSTICOS, como o próprio nome diz, esse termo vem da "madeira" nesse aspecto, a acústica feita por material natural (e não som artificial, sintetizado), onde a origem (pai e criador desse som) é justamente esses pianos centenários de cordas e madeiras. Ou seja, som mecânico, por acionamento de materiais resonando com o ar. Nessa via, gostando desse som ou não, temos que conseguir/obter o som mais realístico possível, o mais próximo que se possa desse instrumento acústico (e essa palavra só é utilizada em materiais que emitam som direto no ar, por resonância ou vibração do ar, como flautas, violão, vilinos, harpas, percussão, etc, som saido deles por sí só).

    Nesse quesito a Korg peca horrorosamente com pianos ("sacrilégio que a leva as trevas do diabo e sem perdão"........rrsrsrsrsr). Mas fora isso (fugindo do "acústico"), faz bonito nos palcos e diante o público moderno. Só não chame maestros e músicos classicos pra ouvir um piano acústico Korg e tudo ficará uma maravilha (ou não toque neles uma música que exiga uma real qualidade acústica).

    Resumindo: o mundo da música dá lugar, Sol e sombra pra todo mundo, ate pros casiotones CTK100 (ainda vou ter um).

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer

    "Cara, nem vc, nem eu, nem ninguém é obrigado a gostar de pianos com sons clássicos, tal qual possuem timbres do G8, XP80, Kurzweils, CP1, RDG700GX, S90SX, etc, entre muitos outros timbres."

    Mas quem lhe disse que eu não gosto dos clássicos? Só não gostei dos do Fantom G.

    Realmente a Korg deixa a desejar nesse tipo de timbre, mas comparações entre os do Fantom G e os do S90XS e CP1 jamais deveriam existir.

    A Yamaha manda e as outras obedecem.

    expedifer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    MAB Keyboard

    Desculpe cara, mas talvez vc seja o único que não goste do Fantom G e Rolands. Aqui existem "milhões" de elogios sobre os pianos dos Roland e G8. Alias, em termos de patch, os teclados da Roland são considerados "clássicos" em termos de timbres de pianos, seguidos de perto pelos yamaha e depois Kurzweil.

    Procure os "milhões" de tópicos que elogiam esses Roland e verá que talvez esteja sozinho com essa opinião.

    Marcos Martini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer
    RC usa nas gravações o Steinway D.

    Nossa a informação que tinha até agora era piano AC da Yamaha.

    fernando tecladista
    quanto parecer ao do richard, o timbre do PRO tá mais proximo, mas não me lembra
    mas eu também tenho dessas coisas, outro dia estava ouvindo sei lá o que do raul seixas e jurava que o timbre de piano era de um PSR-500
    :)
    só que a gravação é da decada de 70


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ke bom !!! Agora sei que ñ estou só !!!!

    R Santiago
    Esse lance do piano da Korg é uma tese de mestrado/doutorado...kkkkk

    Verdade !!!!

    O importante para mim é que meu som apareça bem no palco e PA.

    É o que penso!!!! tanto que deixei de comprar um Juno Di para comprar um JV-1010.(antigo mais fala alto)

    MAB Keyboard
    O que vocês acham desse piano acústico a partir de 02:22?

    Olha este piano me lembra o Ultimate grand dos FX ou o Piano W9 dos Juno D/le/Di/G.

    É bonito!!! ,Mas ñ tem kara de Piano AC.

    Marcos Martini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Todos

    Acreditem se puderem
    Ao ouvir o "RC" ou as musicas do ABBA me lembro muito dos Korg.
    Sempre que estuco estas gravações de Piano AC antigos tenho a impressão de que parece com os korg.
    Deve ser por isso que quando eu era criança me sentia o próprio "RC" quando tocava Balada pur Adeline no korg X3.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Marcos Martini
    Nossa a informação que tinha até agora era piano AC da Yamaha.

    http://img209.imageshack.us/f/rc2ch3.jpg/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/194153/#5430810

    Marcos Martini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer
    Fato !!!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer

    "Procure os "milhões" de tópicos que elogiam esses Roland e verá que talvez esteja sozinho com essa opinião."

    De forma alguma. Não fui o único que se desfez do Fantom G por não gostar dos seus pianos acústicos não, a pesar de terem outros motivos também que não merecem atenção nesse momento, e sei que tem muitos membros que compactuam com o mesmo gosto que o meu.

    Atualmente os pianos acústicos da Roland são elogiadíssimos, mas os do V-Piano, pois fora desse patamar, o mercado está dominado pela Yamaha, e não precisa ir muito longe não pra se ter algo de qualidade, basta se ter um CP33, P-155, S90ES, S70/90XS que os do Fantom G ficam muito para trás, ou tu quer me dizer que os pianos acústicos do Fantom G são melhores do que os do CP33 e P-155 por exemplo?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Richard Clayderman & Pianos AC Dos Korg X, N e W