Etudes - Chopin

    Autor Mensagem
    Buhbor
    Veterano
    # dez/10


    Ola amigos,
    Eu estava procurando algum material pra estudar e me deparei com os etudes de Chopin.
    Nivel de dificuldade bem alto (são bem rapidinhos), mas eu tava pensando em encarar mesmo que estudasse numa velocidade mais baixa pra ir melhorando a técnica aos poucos.

    Alguem conhece essas obras de Chopin?
    São 27 Etudes no total.

    Alguns exemplos pra quem não conhece:
    Etude Opus10 N.1

    Etude Opus10 N.12



    E ai, vocês acham válido estudar obras desse nível ou seria melhor estudar algo que eu conseguisse tocar de fato em menos tempo? Digo, algo que esteja um pouco mais próximo de meu nível?

    Ouvi certa vez que que você so evolui quando se força a fazer coisas que ainda não tem capacidade de fazer!
    =D

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    qdo eu estudei violão clássico, o meu professor me orientou a tocar peças de vários autores e níveis, mesmo em velocidades muito menores, pois com o passar do tempo a tecnica vai aumentando, vc naturalmente ganha mais velocidade e perfeição.
    Só não pode acostumar a tocar como tartaruga.

    Buhbor
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    _BLACKMORE_

    A ideia é justamente essa. =]

    Gravei esse videozinho ai pra mostrar +ou- o nível que eu to.
    O vídeo ta toscão(rs) mas da pra ter uma noção se ja da ou não pra eu encarar esses Etudes ai nem que sejam bem mais lentos.

    Moonlight Sonata mvt. 3

    E ai, vocês acham o q!?

    abraço

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Buhbor
    Rapaz,eu tirei o op 10 no 12 e posso dizer que melhorou muito minha mão esquerda... eu cheguei a tocar na velocidade certa, mas acabava errando. Eu diria pelo video que dá sim. O primeiro embora pareça um pouco mais fácil é satânico (tem que ter a mão relativamente maior que a média, sem contar que os arpejos são bem complicadinhos). A sonata de Beethoven é mais fácil, mas ainda assim é também um bom treino. Mas uma pergunta: porque vc toca isso no teclado com teclas leves??
    Os estudos de Chopin não cabem em 61 teclas... rsrs. =)
    É isso ai... dentro do op 10 tem alguns bem mais dificeis e talvez menos impressionantes. Eu indicaria pra começar o no 12.

    Valeu!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cuidado com a execução, dedilhado tem que ser impecavel, porque em baixa velocidade, qualquer dedo serve, mas com a velocidade aumentando, se não tiver com o dedilhado correto voce trava, e o vício já foi adiquirido

    A escala de dificuldades dos seus estudos, tem que ser gradual, para poder executar da maneira certa, no tempo certo de maneira mais rápida, porque pode ficar maçante o estudo de uma obra muito alem do nivel atual

    Mas é opinião

    Tem uns estudos legais do Cramer, do Czerny, que abrem um bom caminho para os anos finais do piano

    Buhbor
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    silvG8
    porque vc toca isso no teclado com teclas leves??
    Os estudos de Chopin não cabem em 61 teclas... rsrs. =)


    Na verdade o teclado tem teclas semi pesadas. É um Juno Stage.
    Tem teclas de sintetizador mas são um pouquinho mais pesadas que a média. E são 76 teclas tambem.
    Não da pra tocar todos os estudos mas da pra tocar boa parte. E o que não da eu improviso... ehehe

    Eu realmente queria tocar isso com 88 teclas pesadas. Mas no momento não da pra ter 2 teclados e eu tenho um certo bloqueio em ter um único teclado com 88 teclas. Deve ser horrivel pra sair com ele. Mas eu to pensando seriamente nisso até pq eu não estou saindo mto pra tocar, estou so estudando mesmo. Ai talvez valha a pena. Quem sabe se aparecer alguma troca ou algum comprador pro Juno Stage eu faça isso. Mas por enquanto ele vai quebrando meu galho pq tem uns pianos mto bons.
    Obrigado pela opinião amigo, acho que vou seguir seu conselho e começar pelo no.12.

    Edson Caetano
    Voce chegou a ver o meu vídeo?
    Acho o q?

    abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vi sim, e achei que voce está em um nivel superior ao meu hehe

    Comecei com o Erudito sério a pouco tempo, antes era só popular e Harmonia

    Acredito que tenha capacidade sim de encarar os Etudes sim, já que pelo que eu vi seu nível já é praticamente de um aluno do final de curso de Piano

    Citei o dedilhado correto, porque fiquei um tempão preso a um preludio de Bach do livro Duas Vozes, e o impedimento no aumento de velocidade era o dedilhado que estava incorreto

    Bons estudos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Etudes - Chopin