Vender 3 teclados e comprar Fantom G8

    Autor Mensagem
    TerraNevadda
    Veterano
    # nov/10


    Bom, gente, to pensando em vender os meus três teclados:

    Korg TR, Korg N364 e Yamaha P70, pra comprar um Roland G8, eu toco heavy metal e piano solo (por isso a necessidade de um com 88 teclas).

    Andei vendo os timbres, e são simplesmente fenomenais. Eu imagino que a pergunta abaixo seja repetitiva mas...

    Vale a pena?

    TerraNevadda
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: TerraNevadda
    · votar


    Também tenho umas dúvidas sobre ele, caso alguém saiba responder:

    Como funciona o processo de salvar os timbres personalizados nele? Tipo as combinações que se faz no Korg, que ficam ao acesso de um botão - umas das outras. No Korg eu tenho o costume de manter de 3 a 10 combinações pra usar em uma música, cada uma atendendo às necessidades de determinada passagem ou, até mesmo, frase, isso é possível no Fantom? Ou ele é meio limitado quanto à memória e tal?

    As expansões são boas? Ou são só os timbres repetitos, com algumas variações? A maioria dos timbres que eu uso, e necessito, são orquestrais (heavy metal), pianos diferentes (com ou sem reverb, equalização, efeitos variados, etc), órgão de tubos, etc. Acharei isso no Fantom em qualidade? Os pianos eu sei que sim.

    Como um Synth, ele é bom? Gosto de editar o ADSR dos timbres individuais, principalmente de pads, ok no Fantom?

    Acho que é só isso, qualquer dia vou na Teodoro atrás dele pra testar ^^

    Valeu galera

    *edit = erro de digitação*

    Mr Madruga
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu ainda fico com pé atrás com esses teclados de touch screen...
    ...tem relatos que a tela apagou e não voltou nunca mais.

    arilevita
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraNevadda
    Dê uma pesquisada no Korg M3/88 ou Yamaha S-90ES com placa analógica. Acho mais adequado para o seu lance. Tem loja vendendo o S-90ES zerado na caixa por R$ 5400. A placa vc compra por R$ 300. Procure no Google Cheiro de Música + Yamaha S-90ES. Aliás está um belo preço, quase 2 mil mais barato do que o lançamento S-90XS e é uma puta máquina.

    silvG8
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraNevadda
    Cara, eu tenho um e acho ele simplesmente fenomenal. O pessoal costuma reclamar que "ele não fala alto no PA", mas acho que isso deve ser devido a má qualidade dos PA. As teclas são muito boas e eu não acho que nenhum dos outros (a não ser o PC3X) tem comparação em questão de som.
    Agora pra você que toca metal e tem que transportar, o G8 é um trambolho!! Eu mesmo só tirei de casa pro estúdio uma vez e deu muito trabalho, tanto que desisti de carregar outras vezes.
    Acredito que você estaria muito bem servido com o Fantom, é um teclado espetacular, embora não tenha aqueles ritmos automáticos, arpejador legal e etc, tem muita tecnologia embarcada e poder de edição fenomenal.

    Quanto as suas perguntas, o Fantom tem o Live Mode, que permite a combinação de até 8 sons (utilizando o próprio efeito de cada patch, sem ter que consertar tudo) e sem ter corte de efeitos na mudança de um som para o outro.

    As expansões até o momento são poucas e confesso que não me interesso por nenhuma delas... vamos ver o que vem ai no futuro.

    Como um synth ele é ótimo. Tem como editar tudo minuciosamente (como em todos os tops). ADRS, 2 LFO, FX e mais uma porrada de coisas. Eu tenho também o Gaia-SH01 e confesso que aprendi muita coisa com ele pra depois transferir o conhecimento para o Fantom (ter tudo na cara é muito mais fácil, mas se você já manjar de síntese o Fantom é show de bola.

    Qualquer coisa pergunta mais que eu respondo aqui.
    Valeu!

    Mr Madruga
    Rapaz, ele não é touch, é só uma tela gigante mesmo! =)

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu ñ trocaria 2 korg por um Roland msm que fosse o g8.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraNevadda

    "eu toco heavy metal"

    É melhor você pegar um 73 ou 76 teclas, e como você já está acostumado com Korg, eu sugeriria um M3 73 Xpanded. Até porque sair dos teclados da korg para pegar logo um Fantom? Hummm. Observe que tem acontecido o contrário, de um Fantom G para o M3!!! Eu mesmo estou fazendo isso. Leia...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/216604/

    "e piano solo (por isso a necessidade de um com 88 teclas)."

    Seria mais interessante você pegando um 73 ou 76 teclas, adquirir também um Yamaha CP33, que tem um bom preço, é compacto, leve e a qualidade de seus pianos é indiscutível.

    Agora se você tem que agregar as duas opções num mesmo teclado, eu indicaria o M3 88 Xpanded preferencialmente, ou um Motif XS8.

    Leve em consideração que o M3 88 Xpanded e o Motif XS8, além de possuírem um potencial sonoro superior ao Fantom G, o G8 assim como bem lembrou o SilvG8, pesa 33,6 Kg. Logo será complicado você levá-lo para show.

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Quem tá acostumado com Korg, não se acostuma fácil com Roland. Cuidado nisso. Comprar um teclado por impulso e precipitação é perder grana e ter arrependimetos. Cada marca tem seus fortes e fracos. Os metais (entre outros timbres) do TR são imbatíveis (os do Fantom são uma M.....). Já os pianos do G8 são os mais belos (e os do TR são uma M....). E por aí vai. Pense bem ou pelo menos fique com um Korg.

    marphy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraNevadda

    Ixi cara... pesquise bem... MUITO BEM antes de tomar uma decisão, apesar de ser um G8 o TR que voce tem em mãos tambem é uma otima maquina, e o N364 tambem tem timbres muitos legais. De uma pesquisada nos produtos da KORG tambem, com o preço do G8 da pra comprar muita coisa em. Boa sorte.

    Mr Madruga
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    TerraNevadda

    Acho que em termos de preço: CP33 + M361 ou Fantom G6 = Fantom G8, ou mais barato ainda, afinal qualquer workstation de 61 teclas mais o CP33 da aproximadamente o preço do Fantom G8 que é muito mais difícil de transportar e ainda você não vai abrir mão da alavanca de bend.

    KBRD
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Há alguns anos eu troquei meus três teclados pelo S90ES.
    Acho o S90ES perfeito, mas como SilvG8 falou, é foda pra transportar. Pesa 23kg e não cabe no banco de tras do carro. To cansado de trasportá-lo. Fico com com dores nas costas toda vez.

    Agora estou considerando manter o S90ES em casa, pois preciso de um de 88 teclas para tocar/estudar piano, e comprar outro de 61 teclas.
    To pensando no MOTIF XF6, mas antes quero tentar VSTs.
    Mes passado comprei um note top, uma placa Fast track PRO e neste fim de semana comprei o KOMPLETE 7 da NI. Se der certo vou comprar um controlador bem leve.

    Um abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    e deixaria um dos korgs

    dentro do que comentou o KBRD e pra ter um segundo teclado de reserva pra quando precisar ou pra ir ensaiar e não ter que levar um avião pra dentro de um estudio ou em um canto apertado da casa de alguem da banda

    pomtwo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tem horas que nao entendo o pessoal , o pessoal daqui diz que o melhor sempre eh possuir um top , e agora dizem que nao , ficar com o tr eh melhor .. eh estranho isso

    como dizem aqui top eh top . nem que ele custe 3 teclados , mas ele sempre vai ser melhor .. eu nao creio nisso , mas se o pessoal daqui diz que eh assim , entao assim que tem que ser

    TerraNevadda
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vish, quanto reply hehehe vamos lá!

    Acabei desistindo do G8 e acho que iria de G7. Motivo? 30 f*cking quilos -___-

    arilevita

    Esse da Yamaha não é menos moderno - pra não dizer mais velho - que os Fantom? Eu usaria bastante o sampler. E achei interessante a parte de gravação midi já no teclado, todas as entradas e tal.

    silvG8

    "embora não tenha aqueles ritmos automáticos, arpejador legal e etc" Que bom, não uso mesmo. hehehehe

    Sobre o Live Mode, eu vi, queria saber se tinha como salvar os patches do jeito que eu quiser, pra poder acessá-los ao vivo rapidamente, sei la, um ou dois por música, nomeados e organizados, mas imagino que sim, né?

    MAB Keyboard

    Não fui muito com a cara do M3, mas to no preconceito, preciso testá-lo.

    expedifer

    O sampler do Fantom não resolveria qualquer problema de timbres "ruins"?

    ---------------------------------------------------------------------- -------------

    Acabei desistindo de ter só um teclado de 88 teclas, bem como falaram, ficaria foda de levá-lo ao palco em todo show, transportá-lo e tal...

    Mais uma perguntinha, qual a diferença, ou o que há de "pior" nos Fantom X para fazê-los mais baratos que os G?

    Valeu pelas respostas até agora!! :D

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    qual a diferença, ou o que há de "pior" nos Fantom X para fazê-los mais baratos que os G?

    Os Fantom S e X sairam de linha e a linha G (atual) tem muito mais funções e timbres novos.

    O sampler do Fantom não resolveria qualquer problema de timbres "ruins"?

    1-não existe samples pra tudo quanto é tipo de timbre e muito menos prencher todos os timbres "inferiors" do G.
    2-Vc só conseguitrá carregar pra 88 teclas apenas 1 sample por vez
    3-cada carga e configuraão é um P.. trabalho.
    4-samples não são como timbres do teclado (como bala pronta na agulha e pronta pra usar)
    5-a memoria interna é muito pequena e FG só aceita placas ate 512Mb ainda "apagáveis" no desligamento, bem diferente do novo Motif XF que aceita ate 2Gb de memória e que nunca apaga (essa sim é que é boa, mas é caríssima).

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    TerraNevadda

    Você deveria parar e se perguntar por que o Fantom G já tem mais de quatro anos de lançamento e os membros daqui do FCC malham tanto o bichinho até hoje.

    Se você não vai com a cara do M3, ou como você mesmo diz, preconceito, então vai de Motif XS7.

    Agora se você não é exigente com os timbres que vai usar, pega um Fantom G7 e entra nessa furada.

    Desculpa os que ainda insistem em permanecem com o Fantom, mas nessa furada eu não caio mais!!!

    silvG8
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraNevadda
    Sim, tem como vc salvar Live Sets e ainda colocar no modo Favorite, em que se coloca a sequencia que vc quer dos patches. Procure alguns videos ai no youtube.
    Eu te aconselho a procurar sobre o PC3 da Kurzweil com muito carinho, o bicho tem um som que é uma coisa de doido!! Embora visualmente não tenha muito impacto, ele fala muito bem!! Acho que hoje em dia seria o único que eu pensaria em pegar. O Motif XS é aquele negócio, tem os que amam e os que detestam. Eu particularmente gostei, mas não amei. A um tempo atrás até pensei em pegar um, mas acabei desistindo.

    MAB Keyboard
    Fantom G tem mais de 4 anos de lançamento, tá doidão? (ele é de 2008)
    Pelo que vi dos seus videos, a falta de arpejador atrapalhou muito, certo?? E o M3, está correspondendo às expectativas?

    Gugu tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o M3 pode ser que vc acostume mais fácil e é um teclado fenomenal
    Mas o fantom g já testei em uma loja e achei fácil de mexer e ele tem um modo q vc combina os pacthes e mantem cada efeito separado e não corta o som quando vc muda de timbre
    O Pc 3x não tem sampler, mas nem precisa, tem timbres fenomenais e bem nivelados em questão de qualidade pesa 22kg tem 88 teclas pesadas e custa o mesmo q um g7
    Acredito que com qualquer um desses 3, já que vc é daqueles que gostam e sabem editar os timbres, vai ter uma bela máquina na mão.
    E cuidado com muitas opniões aki no FCC elas são passionais e a individualidade conta muito
    e não tenha dúvida ter um top vale sim a pena, não pela qualidade que eles tem mas pelas possibilidades na mão de um tecladista experiente

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    silvG8

    tá doidão? (ele é de 2008)

    Verdade errei por um ano. O Fantom G faz niver de três anos em janeiro de 2011. rsrsrs

    Pelo que vi dos seus videos, a falta de arpejador atrapalhou muito, certo?

    Na verdade não. Para mim os arpegiadores são um apetrecho a mais no equipamento que contribui para sequenciar e se divertir tocando sozinho.

    O que pegou mesmo pra mim foram os sons. Principalmente os pianos acústicos e órgãos que foram os que eu menos gostei, mas a minha maior decepção foi confrontar nas mesmas condições o Fantom G com um XP50 e poder ver e ouvir que há de fato algo estranho que faz com que os sons do XP tenham realmente uma pegada melhor.

    Não sei se foi seu caso, mas eu já tive dois da linha XP, um XP50 e um módulo JV1080, além de um Kurzweil Sp76, um Yamaha MO6, e um MO8, mas estes nunca me decepcionaram.

    Talvez você não perceba, pois o seu FG8 tem Hammer Action, sabemos que teclas pesadas contribuem bastante para melhorar os sons, e porque você usa seu Key em casa para produção. Logo nessas condições, sem descartar o gosto pessoal, acredito que ele lhe satisfaça por completo.

    Quanto ao M3 73, chega dia 08 de dezembro.

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    pra mim foi a mesma coisa!!
    timbres!
    os timbres do FG são muito magro!
    agora temos que saber distanciar as coisas, FG8 tem uma sonoridade melhor devido o poder da dinamica das teclas!
    o som melhora bastante!

    TerraNevadda
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma coisa que me deixa puto na Korg é que ele corta os sons na hora de mudar de timbre (na função Combi), isso atrapalha pra caramba.

    Sempre fiquei com um pé atrás quanto à Kurzweil, mas vou procurar o PC3 e ver os timbres.

    Bom, obrigado por tudo até agora, mas acho que daqui em diante é por mim mesmo rs qualquer dia vou na teodoro atrás desses teclados, e tentar testá-los. :)

    Valeu! :D

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu sou sempre da opinião que é melhor trocar 2 ou 3 teclados médios por um top.
    Trocaria sim estes três por um Fantom G8.
    Sempre gosto de praticidade. Um equipo somente que faça tudo bem feito!!! Já tive uns setup em que eu ficava quase 15 minutos montando ele (e a banda indignada me esperando)

    Agora.
    Na verdade, na verdade !!
    Eu trocaria mesmo é pelo novo Yamaha Motif XF8, tem um preço igual ao Fantom G8, Tem o excelente som de piano acústico S6 do S90XS, e o sampler dele é com memória flash de até 2GB.
    Uma nova e bem mais prática tecnologia (não é volátil)

    Acho que nesse ano a Roland também lançará um novo Fantom nesses moldes também, e assim o teu pretendido G8 se desvalorizará.

    Marcos Martini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    El_Cabong
    Eu sou sempre da opinião que é melhor trocar 2 ou 3 teclados médios por um top.

    Concordo !!!
    Mas desde que o "Top" fale no pa como Top e ñ como entry-level.

    Trocar os Korg's por Triton estudio ou extreme ou Motif XS é uma boa !!!

    Mas por FG? hum isso só se for para fins de status.

    um conhecido tem um FG7, ele diz sentir falta de seu antigo EX7 (Yamaha) nos PA's.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Marcos Martini

    "Trocar os Korg's por Triton estudio ou extreme ou Motif XS é uma boa !!!"

    Faltou o M3 88 Xpanded! Afinal, seria Korg por korg.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    Outra coisa.

    Para quem ainda não sabe, a Korg disponibilizou para os usuários do M3 mais um pacote EX PCM04 - V1 Stereo Piano, que corresponde ao piano acústico do SV-1, gratuitamente.

    Logo, além de dispor de toda potencialidade do M3, ainda poderá desfrutar do piano do SV-1 nele mesmo.

    http://karma-lab.wikidot.com/korg-m3:loading-new-exb-pcm-sample-files

    Mr Madruga
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E ai TerraNevadda o que você decidiu?

    TerraNevadda
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mr Madruga

    Ainda não sei. Preciso testá-los, o M3, o Fantom e o Motif, assim terei uma base pra escolher. Andei vendo uns vídeos na internet, mas é diferente ver em vídeo e testar, qualquer timbre ruinzinho fica perfeito quando tocado por um profissional, e sempre colocam caras fodões pra demonstrar. =p

    Desisti de pegar um 88, vai ficar tenso de levar pro palco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vender 3 teclados e comprar Fantom G8