sintetizando de A a Z

Autor Mensagem
João Gilberto
Veterano
# nov/10 · Editado por: João Gilberto
· votar


NED Synclavier

O NED Synclavier (mais conhecido simplesmente como Synclavier) é um instrumento musical electrônico criado pela marca New England Digital (NED).

O Synclavier foi o primeiro sintetizador digital portátil destinado a performance musical. Criado em 1975, pelo compositor Jon Appletom e os engenheiros Sydney Alonso e Cameron Jones, permitia armazenar trilhas para serem utilizadas interativamente durante a execução musical. O Synclavier marcou o início dos sintetizadores baseados em microprocessadores e sistemas operacionais.

Artistas como Herbie Hancock, Michael Jackson, Frank Zappa, Sting, Mark Knopler e muitos outros utilizaram o synclavier em suas músicas.

Fonte: Wikipedia e Evolução dos sistemas digitais para a música (Eloy F. Fritsch)

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


OBERHEIM

Um Importante nos nome das teclas da era antiga.
De todos os seus produtos talvez o mais popular e interessante seja justamente um simulador de órgão e não um sintetizador.
O Oberheim OB-3 é um simulador de órgãos em forma de teclado ou em forma de módulo, muito interessante seu visual lembra muito o moderníssimo "numa-Organ.".
Bem que a Tokai poderia seguir esta ideia e fazer um TX5 rack.
Não esquecendo também do "Matrix 12" Um mega synth.
E viva ao Van Halen \o/ !!!

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10
· votar


Prophet 5

Fabricado pela Sequential Circuits entre 1077 e 1984, este foi um dos primeiros synths analógicos polifônicos totalmente programável, ou seja, os synths polifônicos anteriores ou "String Machines" eram capazes de oferecer polifonia mas as várias vozes funcionavam como em um órgão passando pelo mesmo filtro e gerador de envoltória e por isso certas propriedades dos synths monofônicos só puderam ser alcançadas pelos polifônicos a partir da era do Prophet 5 pois essa máquina tem 5 vozes de polifonia com dois osciladores por voz além de não precisar usar seus osciladores como LFO's (como no caso do minimoog) e por isso propicia efeitos de modulação bastante dramáticos e ainda permite efeitos de síntese FM porém com apenas 2 "operadores", para colocar nos termos do DX7.

A lista de usuários é bem vasta, aqui vão alguns exemplos Pink Floyd, Kraftwerk, Duran Duran, No Doubt, Depeche Mode, Vince Clarke, Talking Heads, Peter Gabriel, Genesis, Gary Numan, Thomas Dolby, New Order, Prodigy, INXS, The Cars, Phil Collins, Richard Barbieri, Hall & Oates, Jean-Michel Jarre, Sneaker Pimps, Steely Dan, Kitaro, Level 42, the Eurythmics, Pet Shop Boys, Vangelis, George Duke e muitos outros...

piu-piu-BA
Veterano
# dez/10
· votar


[/b]Quadrasynth[b]

O QuadraSynth foi introduzido em 1993 pela Alesis, e foi sua primeira grande sintetizador. É uma de 64 vozes, 76 teclas de sintetizador digital que também veio em uma versão em rack: o S4 módulo de som. Tinha um de 16 MB de ROM exemplo gritante, e foi o primeiro sintetizador de oferecer a interface ADAT ótico digital. Ele também apresentava o processador multi-efeitos mesma Quadraverb 2, kits com base no módulo de bateria D4, 4 botões de controle programáveis, um slot para cartão PCMCIA, entrada de clock de 48kHz, e 4 saídas de áudio.

O QuadraSynth é, sem dúvida, um sintetizador poderoso e flexível, capaz de criar sons ricos - tanto acústicos e eletrônicos. Ele usa digital aditivo / subtrativo síntese reprodução de exemplo para criar alta qualidade de som estéreo pianos, órgãos, cordas, bateria / percussão, metais, sopros, novos e clássicos texturas synth, e muito mais.

Lançado em 1995/1996, veio o novo e melhorado QuadraSynth sintetizador Plus (foto). O Plus QuadraSynth tem mais ROM (24MB expansível até 32), os remendos programa muito mais (640) e misturas (500). A Biblioteca Geral MIDI foi adicionado, assim como uma amostra de 8MB stereo Grand Piano (também encontrado no fluxo alinhada QS7, QS8, QS6.1, QS7.1, QS8.1 e QSR modelos), e um slot de expansão PCMCIA .

tiago scott
Veterano
# dez/10 · Editado por: tiago scott
· votar


Rhodes.

Ha Ha Ha.

Privilégio do cara mais fascinado por esta pianeta no FCC !!!

Mas o que faz do Rhodes um instrumento tão especial? De onde vem a mítica que cerca esse piano elétrico? A verdade é que nem seu inventor devia imaginar o estrondoso sucesso de sua criação. Harold Rhodes, nascido em 1910, trabalhava para o exército americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rhodes foi comissionado para desenvolver um projeto de terapia ocupacional para os soldados americanos feridos. Rhodes desenvolveu então o Xylette, um piano elétrico auto-amplificado portátil que poderia ser usado nas camas dos pacientes de guerra. O Xylette curiosamente usava tubos hidraulicos da asas dos bombardeiros B-17 para gerar o tom metálico do piano. O primeiro piano de Rhodes foi um sucesso dentro do exército e mais de uma centena de milhares de pianos foram construidos.

Após esse período bélico, Harold (que era um pedagogo musical em primeira instância) desenvolveu diversos modelos que foram adotados por músicos ao redor do mundo. O Piano Bass Rhodes, um dos primeiros a ser fabricado em série, foi usado por Ray Manzarek em diversos momentos da carreira do The Doors. Os modelos SilverTop vieram em seguida e apareceram em discos lendários de Miles Davis, como Bitches Brew e In a Silent Way.

Em 1959, Leio Fender (fundador da Fender Musical Instruments Corporation, que nessa época se chamava Fender Electric Instrument Company), se associou com Harold Rhodes, e produziram instrumentos durante quinze anos. Seu primeiro produto nesse ano foi o PianoBass (baixo piano), de 32 notas (duas oitavas e meia). Por poucos anos produziu-se também uma versão de 54 teclas (quatro oitavas e meia).

Em janeiro de 1965, a empresa CBS comprou a companhia Fender por 13 milhões de dólares, e nesse ano começou a produzir-se o "Sparkletop Fender-Rhodes Electric Piano" ou Mark 0, de 73 teclas (6 oitavas). Depois nos anos sessenta saiu o Fender Rhodes Celeste, os modelos e sistemas Student/Instructor e os raros modelos Domestic. Em 1970 saiu o modelo Mark I Stage e os modelos Stage e Suitcase (palco e mala), de 88 notas (mais de 7 oitavas, como um piano acústico).

Em 1974 a marca voltou a mudar de Fender Rhodes a só "Rhodes". Continuamente o piano passou por melhoras. Os macillos começaram-se a fazer de plástico, os pedestaes mudaram de forma, pôs-se filtro embaixo dos macillos, alteraram-se os microfones, a estrutura das varetas de metal modificaram-se pára que durassem mais tempo. A fins de 1979 apareceu o modelo Mark II, com diversas melhoras, mas sempre com o mesmo mecanismo interior.

Durante um breve período também se produziu o Rhodes Mark III EK-10 (teclado electrónico) que tinha filtros e osciladores analógicos à parte dos elementos electromecánicos existentes. O efeito era como se se executasse simultaneamente um clavecín ou piano electrónico; comparado com os novos sintetizadores polifónicos que estavam começando a sair ao mercado nessa época, foi um avanço muito limitado. Venderam-se muito poucas unidades.

O último piano eléctrico Rhodes foi o Mk V, de 1984. Este Mark V foi o instrumento Rhodes mais fino. Com um corpo mais liviano, um desenho completamente novo de ação dos macillos, uma câmara de reverberacão melhorada, um aumento do golpe de 23% pára mais potência. Desenhou-se uma nova barra armónica de polímero, que reduziu o peso até mal 45 kg. Só se produziram 2000 unidades. A produção dos pianos Rhodes foi encerrada em 1984, deixando para trás uma legião de colecionadores, restauradores e entusiastas de seu som clássico.

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Solina

O mais clássico dos "String Synthesizers" ou "String Machines" dos anos 70, adotado por vários artistas como Air, The Eagles, Elton John, The Cure, Joy Division, OMD, Josh Wink, STYX, Tangerine Dream, Keane, Japan, and New Order e muitos outros mas apesar disso é recorrentemente associado com o Pink Floyd e inclusive apelidado, já nos 70's, de "Floyd's String Machine".

Hoje tanto o Solina como seus colegas de mercado já tem versão VST sendo que a versão mais completa é o GSM (GForce String Machine).

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


TS-10/12 (Ensoniq)

Lançado em 1993, este foi um sintetizador que teve muito destaque.
Ao ponto de ser o possível substituto de Korg's e Roland 's
Da para se dizer o seguinte:
Que para 1993 ele tinha o melhor Piano Acústico (coisa que na época era da Roland) e Também tinha Brass e Órgãos com quase a qualidade da korg.
Ou seja, Tinha quase tudo q os outro tinham em boa qualidade.
Até Hoje os TS-10/12 são bem aclamados.

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10
· votar


U-110

Lançado pela Roland em 1988, o U-110 foi o primeiro synth Roland totalmente baseado em amostras PCM, é rompler dos pés a cabeça e permite discretas opções de edição de parâmetros no ADSR, lançado apenas em versão rack, deu lugar ao teclado U-20 e ao módulo U-220 e hoje tem seu valor estimado em 75 dólares... além de uma má fama considerável...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


apagado

Marcos Martini
Veterano
# dez/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


V-Synth
Lançado em 2003, sem duvida é um dos melhores produtos da era moderna da Roland.
Diferente dos demais produtos da Roland tem a cor Preta.
Dizem as Boas línguas que V-Synth tem peso no som.
O V-Synth Foi e é utilizado por vários Artistas de peso, como Jordan Rudess que usava a versão em modulo ligado a um Keytar.
Curiosamente tem muitas fotos e vídeos dele usando até "3" módulos V-Synth juntos.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Wurlitzer

(sou ruim demais na lingua inglesa, quem quiser pode depois ver o artigo completo e original no wikipedia.)

O piano elétrico Wurlitzer foi um instrumento fabricado e comercializado pela empresa norte americana Rudolph Wurlitzer.
A empresa nunca chamou o instrumento de piano elétrico em vez de Electronic Piano e usando isso como uma marca para toda a produção do instrumento, contudo o termo piano eletrônico é geralmente aceito para um tipo completamente diferente de hoje em dia, o teclado.

O Wurlitzer é geralmente um instrumento de 64 notas, cujo intervalo é uma oitava acima da nota mais baixa de um piano (88 teclas) e uma oitava abaixo da nota mais alta. A produção do som em todos os modelos compreende em um pequeno pedaço de aço para cada tecla, ativados por pequenas solenóides com alimentação em 170Vcc, o pedal é semelhante ao de um piano convencional.
Alguns artistas que utilizaram wurlitzer em suas gravações:
Sheryl Crow, Vanessa Paradis, Stereophonics, Black Crowes, Faces, Beatels, Boston, Allan Parsons Project,
Algumas músicas onde pode se ouvir:

Faces - Stay with me
Beatles - Let it be
Black Crowes - Remedy
Gentle Giant - Proclamation (live in Belgium 1974)
Govtmule - Soulshine
The Guess Who - These eyes
Pink Floyd - Money
Supertramp - Dreamer

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Wurlitzer_electric_piano

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Xsynth

Empresa especializada no desenvolvimento de "libraries" para o Reason, Zebra e etc... fazem isso baseando-se nos grandes vintage mas sem emular esse ou aquele modelo clássico e sim originais com o "gostinho" dos vintage.
Os produtos disponíveis são tanto "Free" quanto "$$" e me parece que são coisa boa, digo isso pois ainda não conheço mas aceitei a sugestão do fernando tecladista e resolvi pesquisar algo com X que não fosse os XP da Roland pois desses o pessoal vai falar com certeza...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Yamaha


A Yamaha Corporation (ヤマハ株式会社 - Yamaha Kabushiki Gaisha) é uma companhia japonesa fabricante de um enorme leque de produtos em várias e distintas áreas, faz parte do keiretsu Fuyo.

A oferta de produtos comercializados inclui instrumentos musicais, circuitos integrados, veículos e electrónica de consumo.


Foi fundada em 1887 por Torakusu Yamaha como uma fabricante de pianos e órgãos , originalmente com o nome de Nippon Gakki Co., Ltd. em Hamamatsu, Shizuoka no Japão e foi incorporada em 12 de outubro de 1897. A origem da companhia como um fabricante de instrumentos musicais continua refletindo hoje no logo do grupo; um trio de garfos (diapasões) entrecruzados.[1]

Depois da Segunda Guerra Mundial, o presidente da companhia Genichi Kawakami reutilizou as máquinas produzidas durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas. A YA-1 (conhecida como Akatombo, a "libelula vermelha"), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de produção (1954), foi nomeada em honra ao seu fundador. Era uma 125cc, de cilindro único, moto urbana patenteada após a germânica DKW RT125 (a qual a firma de munições britânica BSA, também tinha copiado na era do pós-guerra e produzida com a Bantam e a Harley-Davidson como o Hummer). Em 1955, o sucesso da YA-1 resultou na fundação da Yamaha Motor Co., Ltd.

A Yamaha cresceu até se tornar a maior fabricante do mundo de instrumentos musicais (incluindo pianos, percussão, guitarras, flautas, violinos, violas, violoncelos, e vibrafones), bem como um fabricante líder de semicondutoress, Audiovisual, produtos informáticos conexos, esportivos, eletrodomésticos e móveis, metais, máquina ferramenta, e robôs industriais.

Em outubro de 1987, no seu 100º aniversário, o nome foi mudado para Yamaha Corporation.

Nos anos 70 inicia-se a produção de semi-condutores e nos anos 80 a fabricação dos sintetizadores musicais. Em 1989, a Yamaha fabricou o primeiro gravador de CD do mundo. Desde então, Yamaha comprou circuitos seqüenciais em 1988 e também uma parte significativa (51%) do concorrente Korg entre 1989 e 1993.

Em 2002, terminou com seus produtos para negócios de tiro ao alvo, que começaram em 1959. Seis arqueiros com em 5 jogos olímpicos diferentes ganharam medalhas de ouro usando seus produtos. [2]

Adquiriu fabricantes de software de áudio alemãs de Steinberg em 2004, da Pinnacle Systems

Em julho de 2007, a Yamaha adquiriu a participação minoritária da família Kemble na Yamaha-Kemble Music (UK) Ltd, o braço de vendas da Yamaha no Reino Unido de importação de instrumentos musicais e equipamentos de áudio profissional, sendo renomeado para Yamaha Music UK Ltd, no outono de 2007.[3]

Em 20 de dezembro de 2007 a Yamaha fez um acordo com o banco australiano BAWAG P.S.K. do Grupo BAWAG para comprar todas as ações de Bösendorfer[4], tentando possuir o lugar em 2008. A intenção da Yamaha é de continuar produzindo nas instalações de Bösendorfer na Austria.[5]A aquisição de Bösendorfer foi anunciada depois do NAMM Show em Los Angeles, em 28 de janeiro de 2008. Em 1 de fevereiro de 2008, Bösendorfer Klavierfabrik GmbH começa a operar com uma subsidiária da Yamaha Corp.[6]

Em 2008 completa 35 anos de Yamaha Musical no Brasil, um marco na história da multinacional japonesa.

A Yamaha Corporation também é muito conhecida pelo seu programa de música que começou nos anos 80.

Outras companhias do grupo Yamaha incluem:

Bösendorfer Klavierfabrik GmbH, Vienna, Austria.
Yamaha Motor Company
Yamaha Fine Technologies Co., Ltd.
Yamaha Livingtec Corporation
Yamaha Metanix Corporation
Yamaha Pro Audio

Alguns dos sintetizadores:

Yamaha
AN-1x
AN-200
B200
CS-1x
CS-2x
CS-6x
CS-01
CS-10
CS-15
CS-15D
CS-20m
CS-30
CS-40m
CS-5
CS-50
CS-60
CS-70m
CS-80
DJX-II / IIb
DX-1
DX-11
DX-100
DX-200
DX-21
DX-27
DX-5
DX-7
DX-7 mkII
DX-9
EX-5
EX-7
FB-01
FS1R
GX-1
KX-5
Motif (series)
QS-300
QX-3
QX-5
QY-700
RM-1x
RS-7000
RX5
RY-30
S-30
S-80
SK-10
SK-20
SK-30
SK-50D
SS-30
SU-10
SU-200
SU-700
SY-1
SY-2
SY-22
SY-35
SY-77
SY-85
SY-99
TG-33
TG-500
TQ-5
TX-7
TX-802
TX-816
TX-81Z
TX16W
W-5 / W-7
YS200
V50

fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yamaha
http://www.vintagesynth.com/

Marcos Martini
Veterano
# dez/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Z1 (Korg)

Korg Z1 é um Sintetizador analógico do estilo do "Prophecy".
Lançado em 1996 com um visual bem elaborado, Tanto que para os dias de hoje, é condizente com a moda atual.
Este é o tal de "Mosca Branca" (pelo menos em minha região).
È difícil achar "Nunca vi um ao vivo" só pela net.
Apesar de ter visto um anuncio por fonte segurar de um "Z1" por R$3000,00.

Mr Madruga
Veterano
# dez/10
· votar


E agora? Começa de novo?

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


issso .... letra A

fernando tecladista
Veterano
# dez/10
· votar


E agora? Começa de novo?


isso
mais uma rodada sem repetir nada, tem coisa boa que ficou de fora e tem letra com poucos itens que pra quem gostou da brincadeira precisa pesquisar

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10
· votar


A100 (Hammond)

Modelo alternativo dos órgãos B-3/C-3 para uso doméstico, com alto falantes embutidos e reverb, as diferenças são sutis, o móvel é menor e não tem a tampa com trava.

Hoje os A100 são os Hammond "Tone Wheels" mais procurados pois estão, na maioria dos casos, em boas condições visto que não saíram em turnê pelo mundo nem foram comprados de segunda mão nas igrejas como grande parte dos B-3/C-3.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


acrescento que é a melhor opção em tonewheels ... vc pode ouvir no you tube. (vídeos abaixo só para atiçar o gostinho de tocar em um verdadeiro tone wheel)







Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


BIROTRON

Inventado por Dave Biro, para uso pessoal em 1974 o Birotron é um instrumento que fica entre o Mellotron e os futuros samplers pois faz uso de cartuchos de 8 canais com loops de fita de modo a soar indefinidamente em contraste com os míseros 8 segundos do Mellotron e do Chamberlin.
Em Outubro de 1974, Dave Biro apresentou o instrumento para Rick Wakeman que resolveu financiar a produção em massa em 1975 através da empresa Birotronics mas, apesar das mais de mil encomendas, apenas 35 unidades foram fabricadas e mesmo tendo sido usado em álbuns, singles e turnês, hoje o Birotron é considerado o mais raro instrumento do gênero "Rock" e, em caso de venda, o preço supera qualquer Mellotron e Chamberlin.
Segundo Rick Wakeman, hoje no mundo todo existem provavelmente apenas 6 unidades e uma delas está em um museu, sendo que a última venda que se tem conhecimento teve o preço de $ 35000.

fernando tecladista
Veterano
# dez/10 · Editado por: fernando tecladista
· votar


CS-80 - yamaha

sintetizador polifonico lançado em 1977

o que me chama atenção nesse teclado
after-touch por voz e não no geral como é ainda em alguns teclados modernos
peso 91 Kg

dos usuarios não dá pra falar de CS-80 sem falar de Vangelis, está em toda obra desde as mais eletronicas antigas como as mais sinfonicas atuais
e pelo que li por ai comprou ao todo 8 unidades
a primeira teve que esperar 6 meses para entrega mais uma viagem de trem por toda a russia, comprou mais 7 para usar em show (coitado do roadie) e para peças de reposição

outros usuarios conhecidos: Jarre, Peter Gabriel, Tony Banks, Ultravox, Paul McCartney e os mais recentes que eu não tinha ideia: Keane e Coldplay

http://www.youtube.com/watch?v=zoEkyBX7qsg

para quem não está a fim de carregar 91kg por ai existe a versão em VST:
http://www.arturia.com/evolution/en/products/cs-80v/intro.html

dgsoul
Veterano
# dez/10 · Editado por: dgsoul
· votar


D-Beam

O "D-beam" é uma interface exclusiva (acredito eu) dos sintetizadores Roland que visa controlar vários parâmetros do intrumento através de movimentos executados com a mão. Estes movimentos são captados pelo raio infravermelho da interface. Parece ser semelhante a um Theremim mas não pode confundir! O theremim usa Radio Frequencia.

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/D-Beam

Foto - D-Beam em uso.

Video - D-beam em uso

Video: Como utilizar o D-beam como Scanner de Caixa de Supermercado

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


dgsoul
Video: Como utilizar o D-beam como Scanner de Caixa de Supermercado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muito bom

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


EMS • VCS3

Criado em 1969, o VCS3 é um sintetizador modular compacto que substitui inteligentemente os cabos e jacks presentes em um moog modular por uma "grade furada" que serve como matriz de conexão entre os módulos de modo que para conectar a saída de um módulo à entrada de outro basta colocar um "alfinete" na grade da matriz, bem mais prático que plugar um cabo em dois jacks e assim como o minimoog o VCS3 conta com três osciladores produzindo um som bastante encorpado.

Nas versões seguintes à original, a carcaça de madeira deu lugar a uma mala plástica que pode ser vista em uso, por exemplo, nos extras do filme Pink Floyd Live in Pompeii, aliás o único sintetizador usado pelo Pink Floyd no Dark Side Of The Moon foi o EMS-VCS3.

Outros que usaram: Brian Eno, Tangerine Dream, Stereolab, Yes, Aphex Twin, Autechre, Jean-Michel Jarre, Astral Projection, Klaus Schulze, Depeche Mode, Vince Clarke, Add N to (X), The Who, Todd Rundgren, Recoil, Freddy Fresh

tiago scott
Veterano
# dez/10 · Editado por: tiago scott
· votar


FARFISA ORGANS

FARFISA é um órgão italiano que funciona a transístores de forma a simular um órgão de tubos. Esta tecnologia permitia construir um instrumento fácil de transportar e a preço de compra mais acessível.
Na verdade não há muita informação sobre a história desta empresa. Curiosamente, descobri que nem os antigos trabalhadores da firma conseguem datar os teclados ainda existentes. Gianfranco Dallu (técnico na Farfisa durante 30 anos) confirmou o seguinte: "There's NO WAY to date a Compact organ by its serial number, since the whole Compact organs series (Compact/DeLuxe/Mini and Duo) serial numbers were given randomly!".
Pelo que se pôde apurar, a Farfisa foi fundada em 1948 pelas famílias de Scandalli (Silvio Scandalli) e Soprani (Settimio & Paolo) como fábrica de acordeões a transístores.
O nome "Farfisa" é uma espécie de acrónimo de "FAbbriche Riunite De FISArmoniche" (União de fábricas de acordeões) relativa à fusão das fábricas Settimio, Soprani, Scandalli e Frontallini.
Nos anos 60, de acordo com a tendência da época, a empresa apercebe-se que os órgãos portáteis estavam a ser muito procurados. Pegaram na tecnologia usada nos acordeões e começam a fabricar órgãos por volta de 1964:

1964 – 1969 modelos Compact.
1968 – 1971 modelos Fast.
1968 – 1975 modelos Professional

Além destas séries houve também os modelos VIP, Matador e um sintetizador chamado Syntorchestra.

O teclista dos Doors usava Farfisa, motivo pelo qual não tinham baixista! O órgão tinha um som de baixo típico. Ouçam gravações dos concertos deles e tentem perceber o que quero dizer.
Um dos utilizadores mais famosos foi Richard Wright. Usou o modelo Compact Duo nos primeiros álbuns de Pink Floyd, passando mais tarde para o Hammond. No entanto, Wright volta ao Farfisa na tournée de David Gilmour de 2006 até à data do seu falecimento em 2008.
John Paul Jones dos Led Zeppelin foi outro dos famosos e que usou o modelo VIP-255 em vários temas da banda.
Tenho na ideia que na banda sonora do filme "O bom, o mau e o vilão", Ennio usou um Farfisa no tema em que "Tuco" acende uma cigarrilha na perseguição que fazia a "Blondie".
Os exemplos são aos milhares e o som varia bastante consoante o modelo.

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


GX1

O primeiro sintetizador analógico polifônico da YAMAHA, um monstro cujo peso do jogo de 3 manuais é 300 kg, os pedais pesam 87kg e, no caso de conectar o total máximo de 4 das caixas valvuladas originais de peso individual 141 kg, o peso total da criança fica em 951 kg!!!

O usuário mais popular desse instrumento foi Keith Emerson que, assim como John Paul Jones, não precisou pagar os $60.000 estipulados pela YAMAHA e nos créditos do álbum WORKS, de 1977, Keith Emerson agradece a YAMAHA pelo instrumento pois a fábrica resolveu presentear os tecladistas com mais destaque na época para que esses pudessem cuidar da "propaganda" do GX1, anos depois (segundo a lenda) um acidente de trator na residência do Keith Emerson acabou com seu GX1 e, inconsolado, Emerson entrou em contato com John Paul Jones que o vendeu o seu...porem sabe-se que Hans Zimmer comprou o GX1 de Emerson e usou-o e talvez a lenda esteja um pouco exagerada.

Recentemente, Emerson usou o Arturia Origin para emular os sons de seu antigo teclado mas, é claro, não programou pessoalmente os timbres deixando essa parte para Drew Neumann.

Outros nomes relacionados ao uso do GX1: Stevie Wonder, Rick Wright, George Fleury, Richard James (Aphex Twin), ABBA

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


N-264 korg

O teclado KORG N264 representa o melhor custo/benefício que se pode encontrar em um Music Workstation atualmente.

axo que ta no N

tirei des link
http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=1384&codi go=2357

Guizynhux
Veterano
# dez/10 · Editado por: Guizynhux
· votar


letra OOOOOO
Ouvir se ninguem ouvice nao adiantaria TOCAR ahsudahsudhausdhaushd

apesar de um grande musico morrer surdo e ainda criando
Ludwig van Beethoven
Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi-lhe diagnosticado, por volta de 1796, tinha Ludwig os seus 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões. wikipedia

fernando tecladista
Veterano
# dez/10
· votar


Guizynhux ve se teu navegador tá pra atualizar pagina toda vez que entra ou pra nunca


a proxima é

H

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


putz e que olhei na primeira pagina e la ta em "M"
DESCULPA IA MAS AXO QUE E VALIDO O COMENTARIO
ASHDUASHDUASHDUSH

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a sintetizando de A a Z