Futuro dos Sintetizadores

Autor Mensagem
RafaelPiccolo
Veterano
# nov/10


Atualmente estou investindo em teclado controlador + note c/ VST's (p/ tudo, tanto em casa quanto ao vivo), e eu acho que isso aí realmente é uma tendência, não tem como fugir...

Se voltarmos poucos anos, os computadores, principalmente notebooks, não tinham o poder de fogo que tem hoje. Era muito mais arriscado usar um note ao vivo, hj já é diferente... os notes estão ficando cada vez mais poderosos e os preços despencando. Aliás, outro dia vi um celular da HTC com processador de 1Ghz e 512 MB de RAM... ou seja, falta pouco p/ não precisar nem do note, logo logo vamos poder instalar VST's em nossos celulares (o Joardan Rudess por exemplo já usa iPod ao vivo p/ fazer uma graça)!

Outra coisa, quando vc compra um Phantom ou um Oasys por exemplo, vc tem um belo synth, top de linha, maravilha. Mas ainda assim vai ter algumas limitações, afinal, cada um tem seus pontos fortes e fracos. A idéia de ter um hardware fixo e trocar apenas o software é simplesmente fantástica, financeiramente inclusive, é muito mais barato.

Acho que num futuro próximo, a Korg, Roland, Yamaha e afins, vão diversificar mais a linha de controladores e começar a desenvolver mais synths virtuais, para competir com Omnisphere, FM8, etc...

O que acham disso?

MAB Keyboard
Veterano
# nov/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


RafaelPiccolo

As empresas fabricantes de teclados não tem interesse nesse negócio, pois não é lucrativo para elas.

É mais prudente acreditar que eles irão potencializar cada vez mais os equipamentos com memória para armazenamento cada vez maiores, bem como possibilitar uma leitura mais vasta de bibliotecas de sample.

A Yamaha já deu o primeiro passo com a implementação das memórias flash no Motif XF. Agora é esperar pra ver a briga entre a concorrência.

Casper
Veterano
# nov/10
· votar


Caro RafaelPiccolo:

Sintetizador que roda VSTi é um caminho sem volta, ao meu ver.

Mas sempre existirá sintetizador analógico, sempre.

RafaelPiccolo
Veterano
# nov/10 · Editado por: RafaelPiccolo
· votar


As empresas fabricantes de teclados não tem interesse nesse negócio, pois não é lucrativo para elas.

MAB Keyboard, está certo, mas é isso que eu quiz dizer... esse é o cenário atual... pouco a pouco isso está mudando... hoje vc encontra mais músicos utilizando VST's do que encontrava a 2, 3, 4, 5 anos atraz... é uma tendência crescente.

Por mais que as empresas não queiram, quem manda é o consumidor.... se o povo vai parando de comprar um workstation p/ comprar controlador com VST.... as vendas vão caindo.... eles podem espernear o quanto quiserem.... quem não acompanha o curso da coisa, fica p/ traz.

Você está certo, certeza que eles vão tentar segurar isso aí, só que não podem segurar muito... As grandes e tradicionais marcas... se tentarem remar contra a maré vão ser jantadas por empresas novas que aparecerão para atender ao gosto (e bolso, rs) do músico atual.

fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


Futuro dos Sintetizadores

um controlador ligado em um IPAD

Darlan Felix
Veterano
# nov/10
· votar


Futuro dos Sintetizadores

um controlador ligado em um IPAD


É verdade... também acredito !

Acredito que todos terão um sintetizador comum de baixo custo, ligado a um not, ipad, iphone etc... Apenas usando VSTs.

Assim como acredito que no futuro, ninguém trabalhará em suas empresas e sim em casa...
Que por sinal, foi o tema do enem hehehe.

Edson Caetano
Veterano
# nov/10
· votar


E porque não um Teclado com um computador embutido, nada de cabos, apenas uma máquina dedicada a rodar o que a gente quiser, com uma bela interface de audio interna rodando uma daw qualquer, de quebra acaba sendo um gravador multipista e rack de efeitos para outros instrumentos, inclusive voz

É sonho ... Nem tanto, já vejo teclados com muitos recursos assim

Veja o Juno Gi, que é um teclado de 3,5k, mas conta com recursos fantásticos para a sua categoria, tem uma interface de audio, conta com recursos de gravação multi pista, tem uma pedaleira de guitarra embutida, Usb, Memory Card, Midi, edição completa pelo Computador e mais de 1300 timbres

Para os caras pegarem uma placa, jogar um processador poderoso, enfiar uma tela bacana tá bem perto de acontecer sim

Agora eu pergunto hehe
quem já conseguiu mexer em todos os recursos instalados em seu computador, eu provavelmente ainda não escutei nem 20% de todos os timbre de vst que eu tenho, e olha que estou falando apenas dos presets, imagina o quanto ainda da para configurar

A gente está muito ávido por novidades e esquecendo muitas vezes da técnica e do talento

brunoamaral
Veterano
# nov/10 · Editado por: brunoamaral
· votar


Edson Caetano

E porque não um Teclado com um computador embutido, nada de cabos, apenas uma máquina dedicada a rodar o que a gente quiser, com uma bela interface de audio interna rodando uma daw qualquer, de quebra acaba sendo um gravador multipista e rack de efeitos para outros instrumentos, inclusive voz

Para os caras pegarem uma placa, jogar um processador poderoso, enfiar uma tela bacana tá bem perto de acontecer sim

Já aconteceu há anos, pesquisa sobre os Open Labs, aqui no fórum mesmo você vai encontrar alguma coisa.

[EDIT] http://www.openlabs.com/

Brunoxzw
Veterano
# nov/10 · Editado por: Brunoxzw
· votar


Parece até que vocês falam de um futuro muito longe...


http://createdigitalmusic.com/files/storiespre2k6/nekog2_1.jpg


Equipado com o Intel® Core™ i5 processador e usando um touchscreen de 15 ", 61 teclas pretas e brancas, built-in teclado QWERTY e Windows 7 ™ OS, o Gen6 Neko XXL é uma classe inteiramente nova de instrumento multimídia. Neko XXL é projetado especificamente com jogabilidade teclado e funcionalidade de estúdio máximo.

Incluímos mais de 200 de classe mundial instrumentos virtuais e efeitos, com milhares de presets, com ilimitada capacidade virtualmente para terceiro plug-ins e aplicativos.

All-in-One Solution
Ao contrário de todos os outros dedicados instrumentos musicais eletrônicos e estações de trabalho, Neko XXL otimizada do Windows 7 ™ OS suporta nativamente praticamente qualquer aplicativo de música ou plug-in desenvolvido para PC. Partir Pro Tools ™ para Nuendo ™, Native Instruments ™ ™ Komplete para Spectrasonics ™ Omnisphere ™ , Neko XXL faz tudo com facilidade.
Neko XXL é equipado com o novo Bump ™ MP integrada tambor módulo, projetado para permitir ao usuário criar batidas e acionar qualquer som loop, ou a amostra em tempo real. Reforçada com uma versão especial do Guru Open Labs ™ da FXpansion ™, as principais características do MP Bump incluir: (16 mais 1) atribuíveis almofadas totalmente, repita a nota, fader nível fixo, controles de transporte, modo cromático, segurar, ajustar a almofada, múltiplas predefinidas e oito motores groove com 24 padrões por motor. Isso também permite que até 512 seqüências passo por padrão.
Neko XXL também é equipado com o novo Open Labs Mix / Editar controlador:. Mixer A seção é composta de vários controles totalmente atribuíveis, incluindo (8) encoders (8), botões luminosos (8), faders, (X4), bancos (total de 128 canais) e fader de volume (1) mestre. A seção de edição é composto por múltiplos, controla totalmente atribuíveis, incluindo: (8) codificadores (1), display LCD (para encoders), (4) e botões (4) os bancos (total de 32 parâmetros de controle).
Exclusivo para Neko XXL é redesenhada, totalmente mapeáveis Alpha Painel II ™, que permite ao usuário controlar qualquer parâmetro que o desejo pela configuração dos atalhos e funções especiais para agilizar o fluxo de trabalho e maior produtividade. Também estão incluídos os dois pré-amplificadores de potência Phantom, além da oito I / Os.


Neko XXL tem o relevante e atraente, incluindo sons mais: Open Labs O Mestre da Série Biblioteca ™ produzidas por multi-platinado produtor Sr. Porter (Porter Denaun).

Tocar Plug-ins
é um conceito totalmente novo no instrumento virtual de hospedagem. Escrito a partir da base da Open Labs, Riff ™ abrange mais de seis anos de performances ao vivo e de estúdio de produção de conhecimento se reuniram a partir de alguns dos melhores artistas do mundo, engenheiros, compositores e produtores.
Simplesmente falando, Riff ™ é um multi-efeitos e rack instrumento multi-músicos e sound designers. Também é um VST host que funciona como um aplicativo independente.

Suas características avançadas incluem: Live Controles ™, que permite ao usuário criar qualquer número de controles virtuais em tempo real que podem ser mapeados para vários efeitos e outros parâmetros. inteligência avançada permite que qualquer número de controladores virtual para manipular qualquer número de outros controladores virtuais, oferecendo automação para instrumentos virtuais e efeitos. Rewire permite para este aplicativo host poderoso para ser usado em qualquer programa DAW.

Riff que permite ao usuário transmitir o ASIO ou VST sinal de entrada através de cadeias de efeitos VST individuais para que você possa usar o seu instrumento Open Labs como um processador multi-efeitos em tempo real.

Ele permite que um usuário a tocar instrumentos VST várias ao mesmo tempo. Você pode camada de vários instrumentos para criar sons complexos. Ou, os utilizadores podem tocar instrumentos em diferentes canais MIDI: Ele transforma o computador em um gerador multi-timbral de som.
Open Labs Riff ™ é o novo padrão em VST hospedagem. Split camada, ea corrente VSTs em qualquer configuração que você desejar. Sua estação de produção nunca soou tão bem.

Cada som próprio
MimiK ™ software de clonagem teclado clone os sons de qualquer teclado midi equipado ou módulo de som de hardware. Coloque todos os seus teclados em seu Neko.

Suporte Superior
Open Labs instrumentos estão equipados com FireWire, USB, PCI Express e uma porta Ethernet, permitindo o acesso à Internet através de uma conexão de banda larga. Open Labs suporte técnico pode entrar no seu sistema, e nossos técnicos on-line pode visualizar e diagnosticar qualquer problema - enquanto você ainda está em seu próprio estúdio.

Características

Mais de 15 mil sons de alta qualidade
polegadas touch screen-15 para as mãos no controle de qualquer parâmetro de software e dois botões touch pad
Mix Edit painel com 8 financiáveis (32) e 8 faders programáveis rotativo encoders.Bump MP 4x4 sensíveis à velocidade da interface drum pad
61 teclas semi-pesadas, teclado com ação synth-após-touch
Alpha 2 para o painel de controles personalizados DAW
Integral I / O capaz de até 24bit/96kHz áudio com 8 entradas / 8 saídas, incluindo duas com phantom power para microfone pré-amplificadores com entradas de instrumento, S / PDIF I / O e MIDI I / O
Intel ® Core ™ i5, 4 GB de RAM, disco rígido de 2 TB, CD de dupla camada / DVD
6 portas USB 2.0 (2 external/2internal), 1 Firewire 1394, uma porta DVI do vídeo, uma porta Ethernet, Internet pronta
teclado QWERTY
Um ano do Open Labs Platinum Support Services, que incluem: uma hora "Conheça a sua máquina" sessão, suporte a desktop remoto via Internet, além de suporte por telefone e e-mail, e peças completo / cobertura da garantia de trabalho


Dimensões Neko XXL: 46 "(W) X 20" (D) x 7 "(H) Peso (configuração básica) 46 kg.

brunoamaral
Veterano
# nov/10
· votar


Brunoxzw

Foi exatamente o que eu indiquei no post anterior.

Edson Caetano
Veterano
# nov/10
· votar


Opa Bruno, Não tinha visto este produto ainda, caramba, tem tudo que eu descrevi, animal

Este é um exemplo de futuro do Sintetizador

Baratinho o Top de linha 6999,99 dolares + 60% de imposto x 1,8 cambio do dia = um brinquedo de pelo menos 20000,00 reais sem contar com o lucro do importador, que vai jogar a criança para uns 30k ou mais

Gostaria de dar um test drive nisso aí

Felipe Felix
Veterano
# nov/10 · Editado por: Felipe Felix
· votar


Edson Caetano

E porque não um Teclado com um computador embutido, nada de cabos, apenas uma máquina dedicada a rodar o que a gente quiser, com uma bela interface de audio interna rodando uma daw qualquer, de quebra acaba sendo um gravador multipista e rack de efeitos para outros instrumentos, inclusive voz

Na verdade você descreveu o OASYS, que por sinal deixou de ser fabricado. ¬¬


Não acredito que será o fim dos sintetizadores. É muito mais lucro para as empresas fazerem você comprar um SET, com vários teclados e módulos.

E acredite, eles vão investir pesado em publicidade para voĉe não aderir a onda dos VSTs.

EDIT:
OU eles vão fazer teclados "descartáveis" e fazer você querer trocar de equipamento todo ano.

expedifer
Veterano
# nov/10 · Editado por: expedifer
· votar


Pra mim não adianta integrar o mais avançado sistema que há num computador e se esquecer dos timbres/som (único motivo da existência de um sintetizador). Lembremos que hoje a tecnologia VST, a mais avançada que existe hoje em termos de qualidade de som (timbres sampleados) e que a tendência é melhorar e invadir cada vez mais o mercado de teclados, já está incorporada pelo menos num sintetizador: o Motif XF (super memória flash e toca VST via cubase).

Pra mim, o sitentizador do futuro é esse mesmo (Motif XF) que poderá melhorar em termos de memória, incluir samples de fábrica (isso lhe faltou pra superar bem o XS) e funções como no V-Piano e no mercado aparecer samples de TODOS os instrumentos que há num sintetizador (e chega de timbres/patch). Poderão a Korg e Roland lançar os seus não?

Um belíssimo sintetizador do ano 2015, poderia ser um Motif YF ou s100 ou Rd900 ou Fantom XYZ ou M4 com TODOS seus timbres (uns 1200), em vez patch, tudo sampleado. Seria a coisa mais fantástica que há desde a invenção do piano ou da roda (a do piano de cauda..rsrsrs), no mundo acústico.

Mas acredito que nem em 2015, ou 2020 ou..sei lá. Ocorre que o problema é memória interna: se uma boa amostra de samples do Steinway tem por volta dos 250Mb, imagine isso pra 1200 timbres (daria uns 300 Gb e isso não existe internamente nem em nenhum supernotebook, chegando no máximo a 8gb no mercado). Além de custar uns U$ 500 o Gb (falo de memória flash que não apaga como do Motif XF, ver abaixo), daria uns U$ 150.000 só de memória fora o trabalho de gravar tudo isso.

Ou seja, o sintetizador do futuro seria sem nenhum patch mas com milhares de timbres sampleados (variaria nos mesmo instrumentos mas de várias marcas em cada tipo como Steinway, C7, bosendorfer, e assim por diante pros outros instrumentos)

http://www.yamahasynth.com/products/synthesizers/motif_xf/#specificati on-anchor

http://www.kvraudio.com/get/4662.html

http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/synth/motifxf_extensio n_en_om_a0.pdf

Felipe Felix
Veterano
# nov/10
· votar


brunoamaral
Brunoxzw


Essa coisa parece legal, mas se essa tela "saltasse" seria muito mais fácil de visualizar e poderia ser usa do como computador mesmo.

Vi algumas fotos dele e vi que tem em umas com teclado QWERTY a direita e em outras fotos a direita do intrumento. Essa coisa existe mesmo ou é portótipo por enquanto, alguém me explica?

MAB Keyboard
Veterano
# nov/10
· votar


Edson Caetano

Eu acho que essa é a linha de raciocínio correta, na verdade será a contra proposta das empresas de teclados frente a essa enxurrada de Notebooks e VSTs.

Gugu tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


o problema ñ é a qualidade dos works, eles podem melhorar, ñ melhoram por quê não querem.
A questão é o investimento, o oasys é ótimo mas muito caro controlador + note vc consegue alta qualidade com bem menos grana.
Só q ainda existe a questão ao vivo e o note e bem menos prático e dá muito problema já vi uma banda de forro quase perder a gravação de um dvd por que n note falhou e eles tiveram que tirar muita música q estava prevista da gravação

tiagoalvez2010
Veterano
# nov/10
· votar


Olha o preço do Open Labs na Teclacenter

http://teclacenter.com.br/produtos.asp

tiagoalvez2010
Veterano
# nov/10 · Editado por: tiagoalvez2010
· votar


desculpe, deu erro no pc aki

RafaelPiccolo
Veterano
# nov/10 · Editado por: RafaelPiccolo
· votar


Edson Caetano
A gente está muito ávido por novidades e esquecendo muitas vezes da técnica e do talento

Isso é uma grande verdade, andei pensando nisso nesses últimos tempos inclusive, hj me vejo muito mais preocupado com os timbres e possibilidades do que com tocar mesmo, huahuahuahuha... mas não consigo evitar.... coisa feia....

Mas o que eu queria mesmo era ver a Korg e a Roland lançando produtos p/ concorrer com o Omnisphere.... aí seria lindo!!!

brunoamaral
Veterano
# nov/10
· votar


expedifer

O Nord Electro 3, embora não ofereça tudo isso que você citou, para mim supre bem a necessidade que você expôs: de fábrica já vem um puta simulador de órgãos, pianos e eps. sampleados com altíssima qualidade, mais um espaço para você carregar samples que, como no XF, não apagam. No meu caso, a cada show tenho a possibilidade de escolher os samples que vou usar (não demora 5min ligá-lo no notebook e montar o "set" da noite, na hora que ligar o teclado novamente todos os timbres estarão ali, carregadinhos), que podem ser de qualquer marca, ou sampleados por vc mesmo, desde que convertidos no editor próprio. Isso é a saída atual para a impossibilidade que você citou de memórias "gigantes", que seriam inviáveis economicamente. Se você for uma pessoa organizada, já dá até pra ter os diferentes sets separados por pasta no note: set para pop/rock, set para progressivo, set para instrumental, pra forró, pagode, axé... (esses últimos eu não tenho não, hehehe). No dia do show, antes de sair de casa, você escolhe o teclado que quer levar.

Levy_Carvalho
Veterano
# nov/10
· votar


(daria uns 300 Gb e isso não existe internamente nem em nenhum supernotebook, chegando no máximo a 8gb no mercado).

lembrando que memoria é só pra leitura, se existisse um equipamento hoje que tivesse capacidade de armazenamento compatível, eu não vejo problemas não!!

a memoria vai ler e mandar pro processador!!
assim como os computadores lêem os 300gb na hora de de ler os samplers, os workstations da vida conseguiriam tb!!
só precisa de um lugar de armazenamento, como um hd ou algo parecido!!

Levy_Carvalho
Veterano
# nov/10
· votar


lembrando tb que hoje, se o computador tiver capacidade, já pode ter 128Gb de ram!

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


brunoamaral
O Nord é uma maravilha. Mas falo do mesmo sistema de timbres de qualquer teclado, prontos nas memorias Waveform ROM, sem necessidade de carregamento (o XF é RAM Flash mas já é boa e constante). Tal qual já existem (com samples) no s90SX, RD700GX, V-Piano, CP1, etc. São pouquissimas amostras (samples) mas já é o começo. E nada de HD onde demora pra carregar, não estão os 1200 timbres completos na mão na hora, como patches comuns e dá sempre erro de leitura num carregamento, do contrário já existiria isso em todo bom sintetizador. Mas perceba que falo de 1200 timbres PRONTOS internamente, de fábrica e não esse absurdo trabalho de se carregar, "spliticionar" nas teclas ( o maior trabalho), editar a quantidade certa e distribuir (cada kit vem diferente e deve-se separar/editar, memorizar pra não perder a configuração, etc, etc). Esse trabalho todo é desgastante e o usuário não merece isso quando compra um teclado (e paga caro), além de poder carregar um kit só por vez e editar(não há cokmo vc carregar vários ao mesmo tempo cada pras 76 teclas e muito menos fazer partes multi-timbrais e muito menos tocar doi ou tres ao mesmo tempo, nem no teu Nord). Além de ser caríssimo comprar todos esses samples, se achar e ficar armazenando fora e ter que ficar carregando os "trocentos" Mb a cada sample. Eu pra ficar nisso, caio fora. É DISSO que falo sobre um teclado do futuro (poupar esse trabalho, ter samples todos com rapidíssimo acesso como qualquer patches, pra quem não entendeu). Esse teclado não existe, isso hoje é impossível e vai demorar muuuuuito pra acontecer.

obs: a maior encrenca que se pode ter hoje é um teclado com HD: vive pifando, nos trancos que se carrega o teclado por ai, pondo a agulha fora do lugar. É formatação sem parar, só pra Pc de mesa mesmo, ate notebook dá problema).

RafaelPiccolo
Veterano
# nov/10 · Editado por: RafaelPiccolo
· votar


Felipe Felix
OU eles vão fazer teclados "descartáveis" e fazer você querer trocar de equipamento todo ano.

Não acredito muito nisso... A Roland por exemplo é referência absoluta, produtos top de linha, duvido que comecem a fazer produtos vagabundos.... agora se por acaso fizerem isso, pior p/ eles. Hoje a Roland é toda poderosa porque nós pagamos fortunas por seus produtos.... se um dia fizerem um teclado controlador vagabundo, o cara vai lá e compra um teclado da CME ou M-Audio por exemplo, ou de uma empresa nova que vai surgir para se aproveitar da situação. Isso aí não vai acontecer não.....
É aquilo que eu falei no outro post, quem sustenta o mercado é quem compra, as grandes empresas tem que fazer aquilo que o consumidor quer.... se não fizerem, outra empresa faz.

Gus79
Veterano
# nov/10 · Editado por: Gus79
· votar


Eu tenho certeza que o mercado vai em quatro direções, que são as que existem hoje:

1. Os synths tops, com tudo isso que vocês colocaram, rodando milhares de VSTs e tal. Mas serão synths de estúdio, por causa do peso, da complexidade e da suscetibilidade a falhas (vai que dá tela azul durante o show).

2. Os synths mid-level, que não serão muito diferentes dos mid-levels de hoje em dia. Aumentarão o poder de processamento, terão uma ou outra função a mais ou a menos, mas serão mais ou menos o que a gente tem por aí.

3. Os sintetizadores puros, baratos ou caros, que não serão nem um pouco diferentes do que temos hoje. Serão as máquinas de fazer som. Sem sampler, sequencer ou o escambau. Da mesma forma que o Yamaha DX-7 ainda é considerado um puta teclado depois de 27 anos, e o XP-30 depois de 15 anos, os sintetizadores puros serão sempre do mesmo tipo. Esses foram, são e serão hardware. Nada dessa frescura de vst, nada desse risco de rodar programas externamente. Só o teclado, o tecladista e o amplificador. Como deve ser.

4. Os arranjadores entry-level, que serão para músicos amadores e iniciantes, bem baratinhos, do jeito que já é hoje com os Casio CKT e os Yamaha PSR.

Então vamos responder: qual o futuro dos sintetizadores?

Serem sintetizadores. Do jeito que são hoje.

(Seria muito estranho alguém perguntar: qual o futuro do violão, qual o futuro do piano, etc).

Brunoxzw
Veterano
# nov/10
· votar


Gus79

O fórum serve para expressar opiniões...
Respeito a sua...
Mas na minha concepção você está com uma visão muito baixa...
Os computadores de hoje, já não são como os de antigamente.
E a tendência é só continuar a evoluir. Em pouco tempo (5 a 10 anos) teremos máquinas incríveis que irão rodar muita coisa sem nenhum tipo de erro ou travamento.
Falo porque uso Notebook ao-vivo, sem interface de áudio com um yamaha PSR e-403 (pence nessa *****). E nunca deu pau ou coisa do tipo. Acho que pc que dá pau hoje em dia, na maioria das vezes se deve mais ao dono do equipamento que não sabe avaliar corretamente o desempenho da máquina.

E acho que VST's já é uma tendência mundial. Em poucos anos teclados mid-level estarão rodando VSt's. E acredito que as grandes fabricantes de teclados em pouco tempo irão aderir a febre. E também fabricar muito mais teclados controladores.
Estamos em um mundo em que tudo se moderniza e evolui.
Não adianta ficarmos presos ao passado.

Gus79
Veterano
# nov/10
· votar


O fórum serve para expressar opiniões...
Respeito a sua...
Mas na minha concepção você está com uma visão muito baixa...
(...)
Estamos em um mundo em que tudo se moderniza e evolui.
Não adianta ficarmos presos ao passado.


Vá dizer isso para um violinista que toca um Stradivarius de 300 anos e que custa um milhão de reais (e não é para ficar pendurado na parede). Ele tem uma visão "muito baixa"?

Um instrumento bom é um instrumento bom, em qualquer época. Não faz sentido "evoluir", por exemplo, um piano Steinway. Como não faz sentido "evoluir" um Yamaha DX7. Eles são o que são.

Não é à toa que você vê no show da Madonna um tecladista tocando, entre outros synths, um DX7II, por exemplo - assim como vários outros músicos de primeira têm instrumentos mais antigos, como Moogs, Hammonds, Korgs, Rolands, Yamahas e outras marcas, instrumentos dos anos 60 aos 90.

Com certeza, você poderia ensinar a eles a ter uma visão mais "alta". Eles não devem saber o que você sabe sobre os VSTs, né não?

O que você não percebe é que um Hammond ou um Moog dos anos 70, um Roland D-50, um Korg M1, um DX7, entre outros, são instrumentos como um violino, um piano, um violão, uma harpa.

Falar que é "modernizar" e "evoluir" substituir um violino por um VST de violino, um piano por um VST de piano, um violão ou uma harpa por respectivos VSTs... eu nem sei o que eu acho disso, de tão absurdo.

Substituir um sintetizador consagrado (ou mesmo um subestimado) por um VST é o mesmo sacrilégio.

Não é questão de ficar preso ao passado: é questão de entender que no passado há muita coisa excelente e insubstituível.

Afinal, o mundo não tem a sua idade: o mundo tem mais que 18 anos.

Felipe Felix
Veterano
# nov/10
· votar


Cara, Sintetizadores de verdade não tem a "tela azul da morte"

RafaelPiccolo
Veterano
# nov/10 · Editado por: RafaelPiccolo
· votar


É, p/ mim as opções de teclado controlador de hoje são uma bela porcaria... pow o maior controlador da linha atual da Roland tem 61 teclas, e não tem variedade nenhuma lá de modelos... é aquilo ou aquilo. Acho que vai começar a ter mais opções...

Agora, hoje por exemplo, se eu quiser um Motif, tenho que comprar o teclado inteiro.... por que eu não posso comprar só o software do Motif e usar o teclado que eu já tenho em casa? Foi isso que eu quiz dizer com o tópico.... olha o Korg Legacy por exemplo... tá certo, são synths antigos, mas eu acho que vão começar a lançar produtos novos nesse esquema aí. A Roland já tem inclusive, aqueles do Cakewalk (Rapture, Dimension Pro, z3ta+, etc)

MAB Keyboard
Veterano
# nov/10
· votar


Acredito que VSTs e Sintetizadores são coisas que irão caminhar juntos. Até porque os VSTs existem para simular os instrumentos reais e os próprios sintetizadores.

Por acaso o B4 serve para simular que instrumento? R: O Hammond.

Interessante né, então, por acaso o B4 pode simular melhor o som do Hammond do que o próprio Hammond? Se assim fosse não haveria sentido dizer que o B4 é um simulador de Hammond, e sim que o Hammond é que simula o B4.

Só para pensar um pouco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Futuro dos Sintetizadores