Fabricantes de teclado (sua atenção com alguns timbres)

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # nov/10


    Para quem produz arranjos em teclados, workstations, etc., nota que todos os fabricantes de teclados não dão uma boa atenção à certos timbres. Se fosse dada uma devida atenção a eles, os arranjos feitos certamente teriam uma melhor qualidade.

    Eu trabalho com um Yamaha Motif XS7 e o que eu mais noto nele são estas deficiências:
    Por exemplo:

    Chimpô de bateria: Acho que isso acontece em todos os teclados. Só existe o som de fechamento, a batida nele fechado, e a batida nele completamente aberto.
    Acho que deveria ser colocado pelo menos mais uns três samples de aberturas intermediárias.
    Caixa de bateria: geralmente vem com só 1 ou 2 layers de velocidade, mas para um timbre de caixa ficar mais real deveria ter mais layers de velocidade.
    Acho que pelo menos uns 4 layers já estaria bom.
    Pratos de bateria: Os pratos de ataque e os de condução cada um tem seu som característico, só que deveria ser colocado mais layers de velocidade, por exemplo, o prato de ataque quando tocado levemente não "chia" tanto quando tocado fortemente; e o de condução quando tocado com toda a força ele "chia" quase como um de ataque, só que com uma sonoridade diferente.
    Acho que os pratos, cada um deveria ter pelo menos uns 3 layers de velocidade de toque, para simular realmente estas diferenças de sonoridade.
    Stell Drums: Geralmente só tem um layer de velocidade, e este instrumento tem um som bem diferente quando percussionado levemente e fortemente, o som da lata se sobressai bem mais no toque forte.
    Acho que deveria ter pelo menos uns 3 layers de velocidade.

    Se você conheçe algumas outras limitações de alguns timbres de seus teclados coloque aqui.

    tiago scott
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El_Cabong

    Assim como você, também trabalho com um XS7 e construo muitos samples que utilizamos em algumas musicas nossas. Geralmente sempre utilizo os timbres de bateria dos bancos de Hip Hop e R&B. sempre mesclo, tipo chimbal do Hip Hop1, com a caixa do R&B 2 e assim por diante. Na verdade o que sinto mais deficiência no XS é que muitos timbres quando você trabalha no modo Pattern, parecem perder um pouco do brilho e detalhismo do que quando utilizamos no modo Voice. A mesma coisa acontece quando você cria uma Perform. Você já percebeu isso também ou é coisa da minha cabeça?

    DuduXP
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    deficiência no XS é que muitos timbres quando você trabalha no modo Pattern, parecem perder um pouco do brilho e detalhismo do que quando utilizamos no modo Voice. A mesma coisa acontece quando você cria uma Perform. Você já percebeu isso também ou é coisa da minha cabeça?

    Posso estar enganado mas é por causa da perda ou mistura de efeitos, dos tops atuais mais conhecidos só o PC3 e o Fantom G, misturam uma quantidade de efeitos suficiente para não mudar a caracteristica dos sons desta forma, inclusive o segredo do PC3, o qual eu admiro cada vez mais, está justamente nos efeitos, pois enquanto muita gente venera roomplers com memórias ROM gigantescas, o PC3 bate de frente com eles com apenas 64MB de memória ROM e efeitos impecáveis em grandes quantidades que dão a cara aos seus timbres, espero não ter fugido do assunto do tópico, tambem tenho um XS7 mas todos os dias fico pensando em trocá-lo por um PC3.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    tiago scott
    Eu percebi uma coisa com relação a músicas no modo song do Motif XS7.
    Os instrumentos que são colocados nos canais de 1 à 8 possuem todos os efeitos e assim soam iguais quando no modo voice.
    Já os que se colocam nos canais de 9 à 16 perdem os efeitos de inserção.
    Por exemplo:
    - uma guitarra distorcida eu sempre procuro colocá-la nos primeiros canais, pois se eu colocar nos últimos ela fica sem distorção.
    - Um piano acústico puro aí eu já posso colocá-lo nos últimos canais que não dá diferença.

    Obs.: Realmente eu gosto de quase todos os timbres do Motif XS7, são todos usáveis e bons. Só vejo algumas deficiencias nestes 4 que eu citei e mais alguns que não me lembro agora de cabeça.
    Por isso vou ver se começo a usar samples destes instrumentos que eu acho deficientes.
    Já consegui gravar alguns pratos, chimpô, e caixa.
    Quero ver se acho agora algum stell drums bom, para colocar nos reggaes

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    DuduXP

    Essa característica de fazer com que o som permaneça com os mesmos efeitos na Perform ou no Modo Song só para o Fantom G, no caso do PC3 há uma diferença quando no Modo Song.

    Obs: Agora quanto aos sons o Fantom G deixa a desejar, enquanto que o PC3 tem sem sombra de dúvida sons acima da média entre as principais categorias, Ac. Piano, EPs, Hammond, Orquetral, Strings, Lead, Etc.

    No entanto, o que falta ao PC3 é a ferramenta Sample, e infelizmente essa falta joga um balde d'água nas vendas dele. Se para você isso não faz diferença, vai em frente.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    DuduXP


    "tenho um XS7 mas todos os dias fico pensando em trocá-lo por um PC3"

    Cara eu acabei de vender meu Fantom G7, e te confesso que com o potencial sonoro que o PC3 tem deixa qualquer um tentado, mas vou comprar um M3 73, que diga-se de passagem, com a upgrade Xpanded ficou arrasador.

    Além dos novos sons incorporados, são mais três volumes de livraria, Metais & Sopros de Madeira (EX-USB-PCM01/02) 128Mb e Concert Grand Piano (EX-USB-PCM03) 128Mb que foram acrescentados.

    E o que já estava bom, agora ficou ainda melhor com o novo pacote de expansão V1 - Stereo Grand (EX-USB-PCM04) 29Mb disponibilizado gratuitamente.

    http://www.korg.co.uk/products/workstations/m3/ws_m3.asp

    caioscattini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tenho um Juno G. Percebi isso (de mudança de timbre do modo patch para o modo performance) que seria equivalente a modo voice/ modo performance de outras marcas e chequei a conclusão era o roteamento de efeitos.

    No meu teclado, no modo de roteamento de efeitos, faz muita diferença aplicar, por exemplo um reverb antes do chorus ou vice e versa. Também a mixagem do instrumento 'dry' e 'wet', ou seja, com e sem efeito.

    Faz muuuita diferença principalmente em voices do tipo synth pura (EP, Synth Lead, Strings) , ou seja, sem que sejam de modelagem física, que é o caso de piano, guitar.

    Vejam que a forma de onda é a mesma, logo a mudança de modo não deveria alterar a qualidade do patch. E sim o roteamento dos efeitos.

    DuduXP
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: DuduXP
    · votar


    MAB Keyboard

    Cara sei que não tem nada a ver com o tópico, mais voce ja considerou o fato de pegar um motif XF7, com todo o potencial que ele apresenta alem da memória ROM gigantesca e a possibilidade de flash RAM, ou também na possibilidade de aguarda o contragolpe das outras empresas dinte do lançamento do MOTIF XF, eu acho que ano que vem teremos novidades em relação as outras marcas, assim como também acho que, é muito achometro mesmo, o Fantom está com dias contados, o Fantom X ja não fazia frente, e pelo que vejo dos usuários que tem ou ja tiveram o Fantom G também não emplacou e nem vai emplacar, teve um aqui do forum acho que foi o Levy Carvalho trocou o Fantom G dele num M50 e se diz mais satisfeio. E em relação a sampler, vou dizer a verdade, quando uso, uso no notebook, não no teclado.

    viktor 999
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El_Cabong
    cara realmente se os fabricantes de teclados descem mais atenção a alguns detalhes nos timbres seria muito bom ,fazeria toda difirença

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    DuduXP

    "E em relação a sampler, vou dizer a verdade, quando uso, uso no notebook, não no teclado"

    Então estás esperando o que para trocá-lo pelo PC3?

    Não são apenas os sons que estão acima da média, mas também teclas Box semipesadas, possibilidade de usar até 16 sons simultâneos no modo Perform/comb, e não há corte nas mudanças de sons.

    Quanto ao Fantom G parece que está com os dias contados mesmo, pois está quase evidente que a Roland abandonou o projeto. Não lançam mais placas ARX, nem disponibiliza nenhuma atualização. Pelo contrário, a korg tem trabalhado para potencializar cada vez mais o M3. Primeiro com o Xpanded, e agora mais uma expansão a V1 - Stereo Grand (EX-USB-PCM04) que são os pianos do SV-1.

    Quanto ao Motif XF, pra mim as principais mudanças não houveram, pois ele continua com os cortes nas mudanças dos sons, e com os míseros 4 sons por Perform.

    Gosto muito dos sons do Motif, mas ainda não é dessa vez. Sem falar que todos os lançamentos que estão por vir daqui pra frente serão superfaturados. Pra mim o M3 por não ser um teclado atual mas atualizado, faz dele hoje o melhor custo-benefício.

    fábio_soul
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El_Cabong

    Chimpô de bateria: Acho que isso acontece em todos os teclados. Só existe o som de fechamento, a batida nele fechado, e a batida nele completamente aberto.
    Acho que deveria ser colocado pelo menos mais uns três samples de aberturas intermediárias.
    Caixa de bateria: geralmente vem com só 1 ou 2 layers de velocidade, mas para um timbre de caixa ficar mais real deveria ter mais layers de velocidade.
    Acho que pelo menos uns 4 layers já estaria bom.


    Cara, no Motif ES, em alguns samples, tem um som de chimbal com abertura intermediária... E tem pelo menos umas duas caixas com 4 layers e algumas com 3 layers.

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El_Cabong
    Cara, nos timbres que apontou, vc não conhece a Korg. Ouça e depois volte aqui.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El_Cabong

    eu entendo que é tudo uma questão de evolução somado com "mecado X procura"

    um timbre de Stell Drums "acustico" deve ser rico, mas quem usa isso? alguns, então fica lá parado no tempo (lembra até o que vem no dx7) até ter algum modismo que faça isso ir pa frente

    hoje a procura é por piano acustico, Ep e hammond... então isso já tá praticamente no talo em termos de amostras, as empresas precisam de novidades no proximo teclado
    quem falava em "piano wurlitzer" 5 anos atras? já tá começando aparecer outros timbres definidos de Ep além de rhodes, quando esgotar o wurlitzer, então vão para o CP-80, depois disso quem sabe sobra tempo pra timbre de bateria

    --------------------------------------------

    eu penso ainda na forma antiga, de quando tinha módulos dedicados pra determinado tipo de instrumento/timbre só que sai caro e pega espaço
    ter um módulo de bateria (DTX, SPD-30...)
    outro dedicado a baixos (nano bass? bass station?)
    um módulo sampler pra piano, ou um GEM Real piano Expander
    enfia tudo isso em um rack, muda alguns itens de acordo com o seu tipo de som
    cada um com seu pocessador de efeitos interno só pra ele e um canal no mixer equalizado só pra ele

    então "o resto" dá pra se pensar em usar tudo de um teclado só

    Gugu tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    e o PC 3K? ñ tem sampler? não vai chegar aki?

    O Motif XF tem grandes vantagens na questão da super memoria e carregamento de sampler
    Acredito q se dedicam muito a detalhes no teclado isso encaresse demais ele olha o caso dos Nords ou Oasys e o V-piano, ótimos nos detalhes mas extremamente caro. As empresas parece deixarem de propósito pequenos "defeitos" para melhora-lo depois, jogada de marketing.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Gugu tecladista
    As empresas parece deixarem de propósito pequenos "defeitos" para melhora-lo depois, jogada de marketing.

    Realmente é o que parece!!!

    Um instrumento (que eu vi nos vídeos demos do Motif XF) que melhorou bastante foi os timpanos de orquestra. Um som bem mais rico em detalhes !!!

    fernando tecladista
    um timbre de Stell Drums "acustico" deve ser rico, mas quem usa isso?

    É verdade !! Pouca gente usa, mas se alguém quiser fazer um autêntico Reggae Jamaicano, o "Stell Drums" não pode faltar !!!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Gugu tecladista

    "e o PC 3K? ñ tem sampler? não vai chegar aki?"

    O PC3K não é sample, apenas ele arquivos sample.

    "O Motif XF tem grandes vantagens na questão da super memoria e carregamento de sampler"

    Isso é uma vantagem, mas não é essencial. Preferiria que ele continuasse usando os pentes de memória de 512MB, mas por outro lado pudesse utilizar no mínimo 8 sons por perform, além de não dar cortes bruscos nas mudanças dos sons.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Uma coisa que seria bom é se viesse no Motif XF, ao invés de 8 controles deslizantes, viessem 10 controles deslizantes.
    Aí, poderia-se colocar em cada um, uma harmônica do timbre de Hammond (que são nove) e no controle que sobrar colocaria-se o timbre de ataque, ou o ruído de tonewhells.

    Ou seja, possbilidade de até 10 waveforms por timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fabricantes de teclado (sua atenção com alguns timbres)