Dúvida sobre downloads de arquivos midi.

    Autor Mensagem
    kkaw
    Veterano
    # nov/10


    Porque alguns arquivos midi, como os encontrados em: http://www.umnovoencontromusical.com/musicas_antigas-A-L.htm
    não pode ser baixados?
    Alguém sabe alguma forma de se resolver isso?

    expedifer
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    Oi. Há duas situações:

    -No windows se abre automaticamente o WMP. Não faz mal. Ao se completar, vc pode depois no seu comando, o salvar, dependendo da versão. (ou baixe o programa "Dap" no google que te faz o download direto)

    -No Firefox, este é mais completo e te dá a opção de download ou o reproduzir/tocar no WMP.

    Mas cuidado: se tratam a maioria de midivoice, de baixa qualidade (som de vitrola, é melhor baixar mp3), que não se toca em teclados, só no WMP, que eu saiba. Caso queira midis "de verdade", taqui outros sites:
    www.midinet.com.br
    http://psrstyles-br.4shared.com/

    kkaw
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw, expedifer!
    Nos arquivos que baixei, ficaram aparecendo em uns a palavra EM e em outros a palavra UNEM antes do .mid (DorivalCaymmi-Marina-UNEM.mid). Acredito que a palavra seja caracteristica de algum programa que bloqueia para dawnload).
    Entra no site e dá uma olhada (clica no link aí à cima). Quanto à qualidade, não tenho idéia, mas seria bom se conseguíssemos abrir pelo menos um para verificar.

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sobre essa sigla, basta ver as iniciais do nome do site.

    kkaw
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kkaw
    · votar


    É, realmente a sigla deve ser o nome do site, nem tinha observado isso, mas já descobri pq o arquivo .MID não abre no Sonar... na verdade ele não é mid... é um outro formato. Tem voz gravado neles. Provavelmente o dono do site salva como .mid por motivos de direitos autorais...

    Edinho dos Teclados
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Da internet se baixa qualquer porcaria, desde que esteja disponibilizada, inclusive um tal de "virus"...
    Se inadivertidamente podemos baixar tais porcarias, não entendo o porque do caro amigo desejar baixar o que não está disponível, sai dessa meu amigo.
    MIDI (interface music digital instrument) é uma linguage de leitura de dados que foi criada com a finalidade de disciplinar os criadores de timbres musicais no que conserne esses dados digitalizados.
    Só que os diversos frabricantes de teclados tem a sua própria extenão de arquivo midi, por exemplo a Yamaha trabalha com a extenção sty, e a Própria Yamarra já tem aparelhos outro tipo de MIDI cuja extenão não é sty.
    Quando os criadores se sentaram no início dos anos 80, ao que me parece, tiveram a intenção de disciplinar a coisa, assim criaram a GM, que significa General Midi, um banco de dados que identifica digitalmente os divérsos timbres de instrumentos, exetamente com o intuito de que ao transformarmos de Yamaha para Roland podessemos considir uma guitarra mute por exemplo, sem contar que tecnicamente os frabricantes de instrumntos tivessem que respeitar certos padrões de peças, inclusive o famoso "cabo midi" que serve pra ligar um instrumento a outro ou a um computador, hoje vantajosamente vem sendo substituido pelo "cabo USB".
    Conclusivamente, eu vejo que tá na hora deles voltar a se sentarem, repensarem na coisa e ditarem novos padões para serem respeitados.
    Inclusive, se falam muito em direitos autorais, mas em verdade eles só criam embaraços para desrespeitar os direitos de nós consumidores, que no caso de nós músicos, em vez de darmos nosso tempo a fim de criar padrões estéticos musicais, estamos preso a uma série de dor de cabeça a fim de dicifrar o emaranhado de impecílios por eles criados.

    kkaw
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Obrigado, Edinho dos Teclados, por suas colocações. Realmente vc tem razão e concordo com você.
    O meu interesse nos arquivos midis, resulta da idéia de criar styles específicos para determinadas músicas a partir do arranjo original, quando disponíveis no arquivo midi. Pra mim que não sou tecladista, apenas úm pesquisador, é um pouco difícil tocar uma música mantendo semelhança com o arranjo original, sem dispor de um style adequado. Estive observando, não somente na net, como no próprio teclado, que em vários styles disponíveis o arranjo é muito deficiente. Os ritmos, como Pagode, por exemplo, não trazem as batidas da percussão, as levadas do cavaco nem os baixos do violão, como são observáveis em algumas midis e isso faz como se o style fosse um samba lento, um "sambinha" ou algo do gênero. Se existe algum style de qualidade disponível pra baixar em algum lugar, sinceramente ainda não tive a sorte de encontrar. Como já citei em outros tópicos, tive um teclado Roland e me surprendi com a qualidade de alguns dos styles de Ray Coniff e Roberto Carlos cujos aranjos eram idênticos a gravação original durante toda a execução. Já vi também num barzinho, um músico tocando um teclado Yamaha com styles bem idênticos às gravações originais, mas ele não quis me passar cópias. Por isso, resolvi eu mesmo criar styles das músicas que eu gosto de tocar.
    Abçs!

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kkaw
    cujos aranjos eram idênticos a gravação original durante toda a execução

    Nem podemos cobrar ritmos com qualidade (riqueza) do som original de um CD. Eu monto ritmos e isso na prática nunca que conseguiria. Vejamos porque:

    -CD tem infindáveis intrumentos (a princípio se toca quanto quiser) na gravação.

    -Ritmos, na maioria dos teclados, tem apenas 6 pistas, sendo duas de bateria/percussão. Desconte o baixo, impossível de se retirar em 99% das músicas, ai ficamos na verdade só com 3 pistas pra fazer tudo, ou seja, apenas 3 timbres pro resto.

    -O que vc faz com 3 instrumentos apenas numa boa e "rica" música de instrumentação, arranjo e acompanhamentos? De RICA (riqueza, qualidades), NADA! Pode ficar boa/aceitável, mas rica em insrumentos é impossível

    -sobra os Korgs (novos) que tem 8 pistas, ou 5 pra pôr esses instrumento. Melhora um pouco, mas ainda assim não dão nenhuma riqueza.

    -aqui falamos e sublinhamos acima: RITMOS e não midis que tem 16 pistas, que e ai melhoram muuuuuuito, pois se pode mudar todos os 16 timbres no meio da música ou em algum trecho, um ou outro.

    -Já nos ritmos é IMPOSSÍVEL mudar os instrumentos (os poucos) originais pois são os mesmos constantemente enquanto se toca, sobrando apenas as 4 variações pra mudar um ou outro timbre e arranjo mas continuando nessa pobreza de 3 pistas/timbres só (viradas não contam)

    Ou seja, continuaremos com essas pobrezas por muito tempo, a não ser que se faça arranjador muito mais pistas e variações, a niveis de midis, mas mesmo assim ficaria tão dificil tocar, variar, programar, montar, etc, pois a vantagem de se tocar um ritmo é justamente a facilidade de se tocar (complicação fica pra um midi que pode simular uma orquestra completa e sem erros), onde eu mesmo cairia fora de um teclado destes (imagine ter que acionar em 12 variações, uma a cada 30 segundos pra enriquecer o som e lembrar em cada uma qual instrumentos e arranjos há, dentre digamos, de 12 pistas). Falo isso pois faço programação de ritmos (relembrando). Continuemos então com essa pobreza e facilidade.

    kkaw
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Legal suas explicações, expedifer, pois não entendo praticamente nada sobre esse assunto. Tenho alguns styles, tanto para Roland (.stl) como para Yamaha (.sty) onde são usadas todas as trilhas e não faço ideia como foram construidos.
    Deixe seu e-mail para que eu possa enviá-los pra vc dar uma olhada.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    baixar aqui foi só clicar com o direito >> salvar como >>> e blz

    1- não é arquivo midi, é wav.... mas com extensão de mid

    é um wave de baixa resolução... por que?

    lembro quando sala de bate papo era novidade e em algumas delas tipo "uol" tem lá em baixo: "permitir musíca midi"

    porque somente midi?
    mp3 nem se ouvia comentar muito, banda larga era coisa de poucos e você enfiar um mp3 em um site daquele com linha discada travava todo mundo

    mas um espertinho descobriu que quem toca o midi é o media player e pra ele não interessa a extensão ele ve o tipo de arquivo e toca
    se você trocar qualquer extenção de algum WAV por MID e fizer um teste vai ver que o media player toca da mesma forma

    então nessa você jogava música WAV nos sites de bate papo, a baixa resolução deve ser pra não travar todo mundo

    kkaw
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ...é isso mesmo, fernando tecladista, lembro disso. Acabei encontrando outros sites que fazem a mesma coisa...
    Vlw pelas dicas.

    kkaw
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: kkaw
    · votar


    A dúvida que me levou a criar esse tópico, foi pq andei procurando na net um style ou mesmo uma midi que tivesse um ritmo de pagode, mas com cuíca, cavaco, pandeiro, surdo etc para a partir dela, montar um style (já que os que tenho de pagode são péssimos). Encontrei vários, mas cada um pior que o outro. Tentei adaptá-los pra tocar algumas músicas da Alcione (Pandeiro É Meu Nome) e do Bezerra da Silva ( A semente, Malandragem Da Um Tempo), por exemplo, mas ficaram um desastre... rsrsrs! Nenhum deles tem swing. São "duros" e sem graça. Tentei montar eu mesmo, mas não domino todos esses instrumentos, não consegui bom resultado. Se eu não me engano, há algum tempo atrás, no site do CC, havia uma coluna onde podíamos encontrar as midis das músicas pesquisadas, mas procurei lá e não encontrei. Alguém aí tem ou sabe onde conseguir algum style pronto ou uma midi boa de pagode (ou de samba que dê pra editar o tempo e transformar em pagode)?

    sara7rj
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Porque alguns arquivos midi, como os encontrados em: http://www.umnovoencontromusical.com/musicas_antigas-A-L.htm
    Este site é meu, vc pode sim baixar as midis do site, basta clicar com o botão direito do mouse, sobre o títulos da música e escolher: "salvar destino como"
    não pode ser baixados? Pode sim.
    Alguém sabe alguma forma de se resolver isso?

    Porque alguns arquivos midi, como os encontrados em: http://www.umnovoencontromusical.com/musicas_antigas-A-L.htm
    não pode ser baixados? Eles pode sim, serem baixados.
    Alguém sabe alguma forma de se resolver isso?


    sara7rj
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Eu sou a dona do site www.umnovoencontromusical.com/menu_principal.htm
    As sigas UNEM e EM se referem à abreveatura do nome do site Um Nove Encontro Musical e Encontro Musical, anteriormente como era chamado.
    Voce pode sim, baixar as midis do site, basta clicar com o botão direito do mouse, sobre o títulos da música e escolher: "salvar destino como"
    Obrigada por acessar meu site!
    Com carinho,
    Sara

    sara7rj
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Quis dizer Siglas, abreviatura do nome do site (UNEM e EM Encontro Musical, como ele se chamava antes)

    johnxx3
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: johnxx3
    · votar


    sara7rj
    Eu sou a dona do site www.umnovoencontromusical.com/menu_principal.htm

    Excelente site e excelentes midis, pelo menos, o mais completo nestes dias aqui, pois no passado haviam outros grandes mas sumiram (midinet, midifree, etc). Espero que o teu dure e cresça mais ainda, pois tem muitos tipos/classes de musicas.

    Mas uma observação: no teu site tem muito do péssimo MIDIVOICE, hoje abandonado pois um MP3 da de 100X0, lembrando de ser técnica antiga pois na época teclados nao tocava mp3 como hoje, nem wav, etc, INUTEIS hoje esses pseudo-midis. Aconselho a eliminar eles do site, pior ainda com cantos, vozes, nada a ver com instrumentos do qual foi feito/inventado o midi. Isso além do tamanho de Mb contra alguns Kb do midi.

    donking
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Tem como abrir esses MIDIS em algum programa e remover a voz e algum instrumento (piano, por ex.)? Qual seria o melhor programa?

    johnxx3
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    donking

    O WMP toca os midi comum se nao exigir qualidade, fora qualquer teclado. Qualquer editor ou player de midi os toca, procure aqui ou no google encontrará dezenas, mas sobre remover a voz, esqueça pois nao possuem pistas de midi. É um arquivo que "engana" o teclado simulando midi, mas nada de midi. Midi real é composto por ate 16 pistas, cada uma entrando só instrumentos. Mas vai saber nesse mundo de tecnologia (depois que inventaram os DAW, tudo é possivel (veja os ultimos do Sonar, Ableton, Reason, Cubase , pois nao sei se abrem o midivoice mas trabalham com audio...vai saber)

    donking
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: donking
    · votar


    johnxx3

    Hummm...
    Mas para os verdadeiros midis então, você indica algum programa para remover instrumentos e aquele "pi ri ri pi ri ri" que toca no lugar da voz? É que não queria ficar instalando/desinstalando programas na base do tentativa e erro! Valeu pela ajuda!

    makumbator
    Moderador
    # jul/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    donking

    Qualquer programa de edição midi faz isso. Há literalmente milhares deles.

    Aqui um grátis:

    https://download.cnet.com/Free-Midi-Player/3000-2139_4-76171919.html

    donking
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    makumbator

    Sim, entendo que existem vários, mas as perguntas eram para saber qual seria o melhor (ou o mais fácil talvez) programa para mexer, porque eu nunca tentei editar um arquivo midi.

    Grato pela sua indicação!

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    donking

    Não posso te indicar um especificamente fácil, pois eu edito midi em DAW (que é obviamente muito mais complexo que esses programas específicos, e seria um total overkill no seu caso). Mas o bom é que esses programinhas para tocar midi são pequenos e fáceis de instalar. O jeito é você ir testando alguns (e ver se se adapta com a "filosofia" de cada um).

    Um bom tocador simples de midi precisa poder mutar canais específicos do midi, mudar andamento, alterar tom, mexer nos volumes do canal e do master, pan e efeitos midi.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    Não me recordo o nome do player, mas eu tinha um instalado no meu pc que era excelente pra executar arquivos midis. O som dos instrumentos eram melhores, e você podia ajustar o volume de qualquer canal da midi. Por exemplo, se quer apagar o canal que faz a melodia da voz, basta zerar o volume.

    Quando eu queria fazer algum reparo, usava o Guitar Pro pra importar a midi e converter em tablatura. Funcionava na maioria das vezes. Dividia a bateria em dois canais, porque eu curtia separar os pratos das outras peças, assim eu poderia aplicar efeitos (phaser, por exemplo) nos pratos sem borrar os tambores.

    Naquela época eu tinha tempo e paciência pra isso rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre downloads de arquivos midi.