Tocando acordeon no teclado

    Autor Mensagem
    thalesrts
    Veterano
    # out/10


    E ae pessoal, se puderem dao uma olhada nesse vídeo do Djavan on de o tecladista manda muito bem uma sanfona só q no teclado...

    http://www.youtube.com/watch?v=fOktth5o8ng&feature=related

    Eu queria saber c vcs podem dar umas dicas pra tocar dessa forma, tipo, se usa as duas maos... se usa a esquerda só fazendo oitavas e o acorde na direita, ou senem usa um aocrde, usa-se tonica/quinta/tonica.. esses lances básicos. Não estou querendo perguntar sobre teoria, e sim sobre adaptacao de um instrumento em outro. Agradeco a colaboração.
    Valeu.

    SaintFerio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Nem achei tão legal esse acordeon... Eu tb to precisando pegar um pouco mais as manhas detocar sanfona, to pegando uns Sertanejo Universitário, os mais simples, vai de boa, mas tem uns "vanerão" que to tirando que não tenho a pegada ainda de sanfoneiro hehe! O problema é que sanfona é um instrumento MUITO mais complexo do que parece ser, tem o baixo dela, o folley (nem sei se é assim que se escreve) e tudo isso misturado hehe complica... Mas o conselho, é treinar, ouvir bastante...

    Marcos Martini
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Marcos Martini
    · votar


    Tocando acordeon no teclado

    Sanfona é um instrumento MUITO mais complexo do que parece ser, tem o baixo dela, o folley (nem sei se é assim que se escreve) e tudo isso misturado hehe complica... (2)

    Por ser complexo, Dá para dizer cada música pede um desbobramento diferente.

    Apenas gostaria de colocar uma particularidade minha:

    Quando tenho que Tocar acordeon no teclado sempre mexo no "Attack" deixando 1 ou 2 valores negativos.
    Isso pq tem notas q estão no meio do abrir e fechar do Fóle, Então esta notas soam no instrumentos acustico como se fosse um attack negativo.

    Marcos Martini
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Marcos Martini
    · votar


    thalesrts
    nesse vídeo do Djavan on de o tecladista manda muito bem uma sanfona só q no teclado...


    Ke teclado são estes?

    O de baixo me parece um Kurzweil de 88 teclas (PC1).
    O de cima um Yamaha DX-11

    Ambos sem a escrita de marca e modelo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/10
    · votar


    thalesrts
    de inicio alguns lances que peguei de sanfona, muitas vezes foi pegando algum ritmo de teclado bom e mutando batera, baixo... diminuindo tempo e ouvindo só a sanfona, já fiz isso também com midi file

    ----------------
    o folley (nem sei se é assim que se escreve)

    é fole

    winder
    Veterano
    # out/10
    · votar


    diminuindo tempo e ouvindo só a sanfona

    já fiz isso também, porém logo após tive que tocar numa sanfona de verdade, ai tive que me vira pra pega as manhas, uhahuauauh, tocava vários estilos, mais pro final do show agnt fazia a parte de sertanejo, ai fazia uma parte das musicas na sanfona de verdade, :)

    thalesrts
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Entao pessoal, o q vcs dizem estao tudo correto!! rsrrsrs. eu tbm faco a maioria das coisas q ja foi dito aki. Eu tive um rolando chamado Em-Jr, quem ja teve sabe q ele manda bem de ritmos brasileiros, eu peguei bastante coisa dele, porém, acordeon como foi dito mais acima, é muito complexo, por exemplo, se vc are e fecha o folle rapidao numa sanfona mesmo, fica da hora, mas no teclado nao tem esse recurso, uma tatica é pressionar as teclas duas vezes, tipo como se fosse para abrir e fechr, porém, eu digo, quem fizer isso ta muuuuitoooo ferrado, vai ter q fazer rapidao, pra tocar um baiao, ou vainera, ou algo semelhante, eu por exemplo fazendo isso, ou seja pressionado o dobro de tecla para compensar, rapaz nao consigo nem ficar 1 minuto fazendo isso, seria na minha opiniao, algo absurdo, rsrsrsrsrsrs, kem tiver outra tatica pra tentar burlar esse lance nos avise!, Vlw...

    thalesrts
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Putz esqueci de falar, muitos ja até sabem, mas pra quem tiver sintetizador uma boa dica é duplicar o timbre da sanfona e colocar um tom abaixo, ou acima dependendo do q kerem fazer, criem um timbre com dois timbres da mesma sanfona e coloquem em oitavas diferentes, e toquem, pelo menos na minha opinião fica bem melhor, eu fazia isso qndo eu tinha um juno-d.
    Abraços.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O som da sanfona no teclado fica uma imitação barata. Não gosto.

    caioscattini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    thalesrts
    A mehor sanfona em teclado que já toquei foi um sample da Scandalli que uso no Kontakt!
    Que perfeição! As primeiras oitavas são de baixo de sanfona mesmo, ou seja, basta apertar uma tecla por vez para fazer o baixo (ou mais de uma se quiser fazer acordes graves)
    As velocidades são perfeitas! Para simular o fole, basta acionar o pedal de expressão, que no meu caso configurei no meu teclado para alterar attack. (se eu solto o pedal, o attack diminui como se eu abrisse o fole depois de pressionar a tecla - uso até o valor +6)

    Os samples são gratuitos basta buscar no ForShared.

    jajah160
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    ola amigos! tenho um psr 85, portanto bem antigo! tenho visto algo como adicionar timbres em teclado no meu caso queria acordeon pois o nativo do teclado é uma piada, seria possivel fazer isso? e como fazer? att.

    mauropsouza
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    usa o computador ou modulo, ou então o ipad - iphone.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando acordeon no teclado