Projeto Concluído: Bass Pedals USB

Autor Mensagem
Cleber Vaz
Veterano
# out/10


Pessoal, fazem meses que vinha sem tempo de terminar esse projeto e agora, finalmente, está funcionando perfeitamente mas, é claro, pode melhorar ainda com a adição de alguns outros recursos.

Como é de meu feitio, deixei o acabamento em segundo plano e o aspecto funcional em primeiro lugar, desse modo o projeto funciona perfeitamente mas não tem, nem de longe, um visual "PRO".

Pode-se notar nas fotos que os pedais, bem como o resto do material, foram retirados de móveis com mais de 20 anos.
De um GAMBITT GSR, vieram os pedais enquanto as demais partes de madeira saíram de um roupeiro velho que encontrei abandonado na rua.

http://img177.imageshack.us/img177/8360/sdc10991c.jpg

http://img830.imageshack.us/img830/8951/sdc10993f.jpg

Na imagem seguinte pode-se notar o único "botão" além das 13 teclas

http://img233.imageshack.us/img233/8022/sdc10994sx.jpg

Para não deixar ninguém pensando que projetei esse controlador, já explico do que se trata, a parte eletrônica nada mais é do que um joystick analógico USB que comprei no camelô, apenas soldei fios das chaves originais dos pedais do GAMBITT para os contatos da placa do joystick, o botão no painel é a chave ON/OFF do analógico, sem ativar esse recurso não pode-se obter as 13 chaves para os pedais.

Para comunicar esse "joystick" com o VST Host, usei dois softwares, REJOICE e MIDI YOKE sendo que no primeiro configura-se que comando cada botão do joystick deve enviar para o cabo MIDI virtual (MIDI YOKE) e desse modo tem-se um controlador MIDI USB plenamente funcional.

Caso alguém já esteja se coçando para experimentar algo assim com o B4 ou similar já adianto que funciona perfeitamente, salvo o fato de ter apenas 13 notas.

É claro que esse aparato não pode ser comparado, nem de longe, aos Bass Pedals da Roland, TOKAI e etc pois esse projeto é apenas USB e não pode se comunicar direto com um teclado ou módulo mas é uma alternativa muito econômica para quem usa VST, tem uma pedaleira velha parada em casa ou simplesmente tem recursos para fazer os pedais com madeira bruta ou outro material disponível.

Depois de me divertir bastante, pretendo adicionar dois Foot Switches para enviar CCs para o VST Host sem ter que usar as mãos para fazer transpose ou algum outro comando desejado.

marcusVinicius
Veterano
# out/10
· votar


Ficou muito massa! Parabéns velhinho!

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


Cleber Vaz

Phodastiko !!!
Muito bom msm

Na imagem seguinte pode-se notar o único "botão" além das 13 teclas


coloque um led tbm no botão

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini
coloque um led tbm no botão

Pensei mesmo em deslocar o led original para o painel mas não quis mexer mais ainda na plaquinha, mas provavelmente faça isso quando for fuçar nesse projeto novamente, por hora eu monitoro pelo notebook o status do analógico.

caioscattini
Veterano
# out/10
· votar


Cleber Vaz
Muito interessante!
Veja só Cleber: quero acionar o bumbo do preset de bateria do meu Roland com um pedal qualquewr (ao inves de usar dedos)...como no teclado não é possivel assignar o pedal para enviar a mensagem midi C1 (que é o bumbo), como você sugere que eu o faça?
Minha idéia seria a seguinte: criar 1 pedal + 2 pads simples (sem sensibilidade) e ligalos na porta ps2 te teclado de pc no meu computador;
utilizar algum software para direcionar essas teclas às mensagens midi correspondentes para serem enviadas à porta USB, onde ligarei ao teclado para quie receba as mensagens midi que eu enviar....


Será possível mestre?


Se vc dizer que 'sim' pego um teclado véio aqui e faço AGORA

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Cleber Vaz

dá pra expandir a ideia e fazer uma harp laser, no estilo do Jarre?
http://www.instablogsimages.com/images/2008/03/10/laser-harp_11560.jpg

Rick Santos
Veterano
# out/10
· votar


fernando tecladista

eu acho que daí vc quer demais, mas até que seria legal a idéia de uma harp laser

_BLACKMORE_
Veterano
# out/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Cleber Vaz

bixo ... parabéns cara !! finalmente hein!! olha .. e a falta q a internet me faz .. acredita q ainda não pude estudar aquele assunto? mas tah chegando ... logo tenho uma em mãos ...


fernando tecladista e Rick Santos

dá pra expandir a ideia e fazer uma harp laser, no estilo do Jarre?

bixo .. isso não é difícil de fazer ... inclusive já tenho um projeto que basta adaptar o laser ... um feixe de luz qqer, fiz a algum tempo para um dispositivo sem dinâmica. quer pagar o projeto? hehehe

abrax!

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


caioscattini

Porque não um joystick USB? Me parece a coisa mais fácil... você já viu as "baterias" USB para o Rockband? São joystick com pads de bateria, se você fizer os pads é só soldar no joystick, não precisa colocar o teclado velho no meio hehe

fernando tecladista
dá pra expandir a ideia e fazer uma harp laser, no estilo do Jarre?

Quem me dera fazer uma expansão dessas hehe eu nem conhecia esse negócio aí...

_BLACKMORE_
bixo ... parabéns cara !! finalmente hein!! olha .. e a falta q a internet me faz .. acredita q ainda não pude estudar aquele assunto? mas tah chegando ... logo tenho uma em mãos ...

Valeu cara, não coloquei demos pois não tem nada que esse negócio faça que um controlador normal não faça hehe demorou mas saiu, agora tô me divertindo bastante com esse troço... aquele outro assunto não tem pressa bixo, tudo a seu tempo...

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


_BLACKMORE_
dá pra expandir a ideia e fazer uma harp laser, no estilo do Jarre?

bixo .. isso não é difícil de fazer ... inclusive já tenho um projeto que basta adaptar o laser ... um feixe de luz qqer, fiz a algum tempo para um dispositivo sem dinâmica. quer pagar o projeto? hehehe


pro povo do fórum faz na faixa

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


esse REJOICE quem é o fabricante, ou você tem o link caso for free?

pelo nome aparece muita coisa nada a ver

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


fernando tecladista
dá pra expandir a ideia e fazer uma harp laser, no estilo do Jarre?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótima ideia, A Roland deve ter se inspirado nisto para fazer o treko aquele q tem em todos os roland mais novos

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


a parte eletrônica nada mais é do que um joystick analógico USB que comprei no camelô

no meu caso que sou do tempo do ATARI

esse joystick é qualquer um, desde que seja analogico com usb?
qual o total de botões que dá pra configurar para virarem teclas/pads?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


fernando tecladista

pro povo do fórum faz na faixa

hehe ... se tudo que eu precisasse ou quizesse fosse no vasco ... bixo .. eu não teria tempo para passear em fóruns .. :)
mas posso fazer um preço camarada .. dah até para personalizar ... um instrumento exótico com a sua assinatura!!

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


fernando tecladista

esse REJOICE quem é o fabricante, ou você tem o link caso for free?

É free sim, mas já tá descontinuado, ainda funciona mas parou no tempo, o fabricante não dá suporte, eu achei ele nesse site aqui.

no meu caso que sou do tempo do ATARI

Eu também hehe

esse joystick é qualquer um, desde que seja analogico com usb?
qual o total de botões que dá pra configurar para virarem teclas/pads?


Sim, qualquer um USB com as palanquinhas analógicas já serve, o mais comum de encontrar é no formato do joystick do Playstation mas esse que comprei tinha 2 botões a mais que o do Playstation.

No joystick estilo Playstation, pode-se obter 14 botões/pads mas além disso as palanquinhas podem ser adaptadas para faders, 4 para ser mais exato, assim pode-se controlar volume, Drawbars e etc mais adiante vou acrescentar pedais de expressão nesse projeto.

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


Atualizando:

Acabo de substituir o software que roteia os comandos do joystick USB para o cabo MIDI virtual (MIDI YOKE), abandonei o REJOICE e passei a usar o Fergo JoystickMIDI que é desenvolvido pelo Fergo, nosso colega de FCC.
Mais detalhes sobre o programa no tópico oficial

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/211603/p1#7368602

Incrível que quando pesquisei essa linha de programas para fazer a pedaleira não encontrei o software do Fergo que já estava em cena...antes tarde do nunca.

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


E Eu aqui procurando uma pedaleira desta... mais fácil impossível, graças aos nossos colegas de fórum, Parabens Cleber, muiiiiito booooa idéia

Agora é só ir numa sucata qualquer localizar uma pedaleira veia e botar para acionar comandos

Muito Bom

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


Edson Caetano

Vale lembrar que com o software do Fergo é possível mapear mais de um joystick ao mesmo tempo, assim podes montar uma pedaleira com 25 notas usando dois joysticks...

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


Cleber Vaz

tem como rotear os dois Joysticks do controle de game pra mandar comandos de bend e modulação?

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/11
· votar


Cleber Vaz

eu passei um mail para vc sobre o bass pedal ... vc recebeu?
entre em contato.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


lembrei que eu tinha uma pedaleira da minami

http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/118717923

que já não funcionava e acabei dando embora para aproveitarem pedaços dela

FFUUUUUU

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


fernando tecladista

Tem como rotear sim, cada joystick do controle pode enviar comandos para dois parâmetros ao mesmo tempo (vertical e horizontal), com um controle analógico USB comum você pode ficar com dois joysticks no estilo dos Roland...

lembrei que eu tinha uma pedaleira da minami que já não funcionava e acabei dando embora para aproveitarem pedaços dela

Que pena, com aquele monte de footswitches dava pra fazer aquela festa...


_BLACKMORE_

Não Recebi!
Contato estabelecido! ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/11
· votar


Cleber Vaz

vou repassar então ... abrax!

fernando tecladista
Veterano
# fev/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


tem como rotear os dois Joysticks do controle de game pra mandar comandos de bend e modulação?

Tem como rotear sim, cada joystick do controle pode enviar comandos para dois parâmetros ao mesmo tempo (vertical e horizontal), com um controle analógico USB comum você pode ficar com dois joysticks no estilo dos Roland...

então entendo que isso dá pra resolver o problema de um outro tópico (que não achei agora) onde a pessoa tem um tecladinho com midi, mas sem pitch bend e modulação

joga-se os dois no mesmo canal

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


então entendo que isso dá pra resolver o problema de um outro tópico (que não achei agora) onde a pessoa tem um tecladinho com midi, mas sem pitch bend e modulação

Não lembro desse tópico, acho que não vi, mas é isso aí mesmo que você falou!

joga-se os dois no mesmo canal

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


Cleber Vaz

achei, é um reativaram o assunto a partir daqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/233396/#7338467

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


fernando tecladista

OK, acabei de ler, como o alvo do Alexiel é VST então é só uma questão de qual Host ele usaria, no Forte eu consigo fazer um plugin como B4, por exemplo, responder a todos os controladores ao mesmo tempo, em qualquer função, já testei com 4 controladores simultaneamente, essa pedaleira aqui e mais um UMX61, o Juno-D (com cabo MIDI USB) e mais um joystick/drumpad desses que a gurizada usa para jogar Rock Band, se cruzam em qualquer canal todos sem conflito algum...

Hadesknight
Veterano
# dez/11
· votar


Cleber Vaz
Aew irmão
Gostei do se projeto
Eu tava com essa msma ideia a algum tempo
Só q n tenho tempo para fazer "/

Vc comercializa essa sua ideia?
Digo ela pronta no caso?
Fiquei interessado!

Abç!

Cleber Vaz
Veterano
# dez/11
· votar


Hadesknight
Vc comercializa essa sua ideia?
Digo ela pronta no caso?


Infelizmente não tenho condições de comercializar!

Essa ideia também não é bem minha hehe Na internet tem vários projetos de joysticks USB adaptados para DJs usarem com seus VSTs, para guitarristas controlarem o Guitar Rig entre muitas outras variações.

A única coisa que me toquei sem ver em lugar nenhum foi que ao ligar o analógico de um joystick USB o direcional digital transforma-se em mais quatro botões possibilitando assim a aplicação nessa pedaleira com 13 pedais.
Se fosse um joystick comum, não analógico, daria para no máximo arrumar 12 botões.
Montei esse projeto porque já tinha esse jogo de pedais pronto em um órgão antigo, foi só soldar o joystick ali. Construí apenas as laterais em madeira.
Tempo também está em falta para mim. Além disso se eu tivesse colocado uma foto da parte de dentro talvez não fosse te impressionar tanto hehe
A coisa é bem rudimentar apesar de plenamente funcional.
Mas se você arranjar tempo ou alguém que se disponha a te ajudar a montar pode contar comigo para tirar suas dúvidas!

Hadesknight
Veterano
# dez/11
· votar


ate que a noção eletrica eu tenho
Problema eh a praticidade da pedaleira do Orgao
Achei muito massaA
Eu tava pensando em fazer com botoes normais igual as de guitarra!
Só q vi o seu projeto
e fiquei com vontade
Só q n consigo 1 pedaleira dessas velhas =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Concluído: Bass Pedals USB