piano digital - ajuda para comprar

Autor Mensagem
maz
Veterano
# set/10


Estou para comprar um piano digital.
Não tenho, mas pretendo gastar uns 4 mil. rs
Para mim, o mais importante são as teclas (com peso de piano). Quero praticamente para tocar piano erudito e um jazz (mas com som de piano mesmo), por isso os outros timbres não são importantes.
Pensei no p-155 da yamaha. Queria o todo preto, mas não achei em lugar nenhum, só encontrei o com a madeira vermelha em cima.
Tb teria o CP-33, que acho que seria um pouco mais barato, mas acho que pararam de fabricá-lo.
Tinha pensado no Korg SP-250, mas vi muita gente que falou mal do timbre de piano dele.
Infelizmente, não pude testar nenhum deles aqui, pois as lojas da minha cidade só têm os mais baratos para testar.
Por último, pergunto para quem já experimentou, se há realmente muito diferença no mecanismo GHS para o GH, que compense este custar o dobro daquele.
Para quem ajudar, valeu!!!

Artref
Veterano
# set/10
· votar


O P-155 é uma ótima opção, porém todo preto vai ser impossível achar aqui. CP-33 é o que tenho, bom também, porém pra estudar em casa faz falta os auto-falantes, é mais para palco. SP-250 eu gosto das teclas mas não curto o som.

Quanto aos mecanismos, pra mim faz muita diferença sim.

maz
Veterano
# set/10
· votar


pq vai ser impossível de achar? eles não importam o p155b?

Rick Santos
Veterano
# set/10
· votar


CP 33 na cabeça!!!!! gosto muito da sonoridade dos pianos da Yamaha

Yusuke Urameshi
Veterano
# set/10
· votar


maz

Vá de Roland RD 300 !!

Henrique Leal
Veterano
# set/10
· votar


Tenho um Casio Privia, e, fazendo um breve "review" pessoal, pelo menos pra estudo tem me ajudado muito, mas na época em que fui adquirir achei por um preço baratíssimo (1500) por isso não tive duvida. Até que tem um timbre legalzinho (ajustando-se o brilho do som), a única coisa que não gostei muito foi o fato de que a dinâmica dele só tem 4 estágios (5 com pedal): pp(c/ pedal), p, mf, f, e ff. Pra estudar acho ele bom, até que se possa comprar um piano acústico (meu objetivo).

Mas ouvi falar que o CP33 é um dos melhores pra esse preço qeu você quer.

Não cheguei a testá-lo, mas só ouço bons comentários. Quanto aos alto-falantes, compre uns bons fones de ouvido (de uns 30~40 reais já são razoavelvelmente bons dependendo da marca).


Agora, falando de timbre, eu ia de Roland, na minha opinião, os melhores timbres de piano. Difícil é que os modelos já "bons", devem estar fora desta faixa de preço que você terá.

maz
Veterano
# set/10
· votar


Falei com o pessoal da Milsons e disseram que não fabricam mais o CP-33. Só estão vendendo os que já estão nas lojas.
Alguém confirma essa informação?

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


Well, o CP33 já está bem velhinho, né!!!


Mas no site da Yamaha ele ainda está lá apesar dos novos lançamentos CP5 e CP50.

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


teclas melhores cp33 mais brato 3500
Timbre melhor rd300gx mais caro 4300

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul

Não creio que o CP50 substituirá o CP33. A disparidade de preços é enorme.

F.L.E
Veterano
# set/10
· votar


Um bom piano digital se for só pra estudar em casa fique com o Yamaha P-85 ou o P-95, o melhor custo X benefício para estudo ou ensaios, tocar em casa ou em lugares pequenos, ele tem peso nas teclas e o sistema sensitivo dele é perfeito até agora o melhor na faixa de preço. Digo isso porque eu tenho um P85 e testei ele ao lado de um piano de cauda da Fritz Dobert, em relação ao mecanismo das teclas em peso, tamanho e sensibilidade ficou igual ao piano de cauda, só o som, que claro, ficou inferior, ficou um pouco estridente nos agudos, mas estamos falando de um piano que custa R$ 1.900,00. Pelo preço é um ótimo piano para essa finalidade.

maz
Veterano
# set/10
· votar


As teclas do p-95 eu achei até que boas (embora não as tenha testado efetivamente, só sentido elas), mas um pouco leves de mais. Pelo menos os pianos acusticos que toquei eram mais pesadas.
Também não sei quanto à repetição rápida de notas se elas chegariam a falhar (não queria me decepcionar com isso, pois embora não seja um monstro no piano, também não sou iniciante e toco algumas peças que necessitam desse recurso).
O fato é que olhando no site da yamaha dos EUA, eles afirmam que o mecanismo GHS é para iniciantes, enquanto que o GH é indicado para todos os níveis. (embora não saiba qual a diferença entre elas).
Alguém sabe se o GH é mais pesado que o GHS???

brunoamaral
Veterano
# set/10
· votar


Essa questão do peso das teclas de piano é muito relativa. Por exemplo: tenho um piano M. Schwartzmann em casa, até pelo valor afetivo, foi nele que comecei a aprender aos 5 anos. Meu PC3x tem as teclas mais pesadas que ele, e mais leves que outros pianos em que toquei. Ou seja, o peso das teclas dos pianos acústicos varia demais, conforme a marca/modelo. Não tem essa de quanto mais pesado melhor. O que interessa mesmo é a resposta, a sensação do martelo batendo e voltando. O peso ideal é aquele que te deixa mais à vontade pra tocar, ou seja, o gosto pessoal. Se o que facilita sua performance são as teclas de synth, por exemplo, use-as. Jamais alguém poderá dizer "essas são as melhores teclas para quem quer simulação de piano", porque os pianos não têm uma uniformidade de peso que permita dizer qual é a ideal. Seja por costume (uso contínuo) ou por qualquer outro motivo, cada um achará um peso com o qual se adapta melhor. Resumindo: teste e veja qual te agrada, e simplesmente ignore as opiniões pessoais de terceiros, pois o que pode ser bom para eles pode não ter nada a ver com o que você espera. (para não ser muito radical, podemos até opinar sobre qualidade, mas não sobre superioridade entre as que são "aceitáveis")

maz
Veterano
# set/10
· votar


concordo que a frase "Quanto mais pesado melhor" não é verdade.
A maior parte do meu aprendizado de piano foi num essenfelder bem velho (mas eu adorava este piano). De vez em quando tocava no fritz dobert novinho que não gostava tanto quanto o essenfelder, pois apesar de ser um ótimo piano (eu adoraria tê-lo), as teclas eram duras demais e o som um pouco abafado.
Simplesmente estava acostumado com um pouco mais de peso nas teclas, por isso perguntei se o GH era mais pesado (já que não tem nenhum piano com esse mecanismo na minha cidade para testar).
Para vc, brunoamaral
quais são as aceitáveis, como vc mesmo diz??

brunoamaral
Veterano
# set/10
· votar


Das que já testei, as melhores (pra mim) são da Kawai (MP 9000). Mas gostei muito de S90es, CP33 e PC3x.Dos mais simples, gostei muito também do P60. CME UF8 tb. Sei lá, se o problema é só tecla, a primeira q vc gostar e praticar com ela vc vai se adaptar. de certa forma, pode ser mais treino que gosto.

macaco veio
Veterano
# set/10
· votar


segundo me informaram o GHS o peso e igual em todas a teclas e o GH é mais pesado nas graves e vai ficando mais leve nas agudas. Para repetiçao rapida dizem que o GH3 tem tres sensores especialmente pra fazer isso. Onde eu dou aula tem um yamaha novo desses YDP qualquer coisa (a yamaha inventa tanta letra e numero que nao da pra guardar) todo bonito com madeirinhas de verdade a vista mas acho que é GHS porque a acao é uma coisa so. O som nao chega nem perto de um acustico mesmo. Uma aluna minha tem um da korg que tem um som muito melhor.

F.L.E
Veterano
# set/10
· votar


Tá aí outra coisa que é relativa, o som de piano, tem piano que dá até dor de ouvido de estridente e tem piano que parece que está cheio de feltro nas cordas, não tem um som padrão porque cada um gosta de um tipo de som, agora sinceramente é quase imperceptível esse negócio de GHS e GH isso é mais publicidade do que realidade eu toquei nos dois tipos para testar, já a roland no RD700GX tem um tal de PHA II com Ivory Feel e Escapament, essas coisas não tem padrão isso é tudo com o gosto de que vai tocar. Agora custoXbenefício o P-85 (para estudo) é imbatível.

macaco veio
Veterano
# set/10
· votar


F.L.E
concordo com voce que cada piano soa diferente. Olhei hoje o piano da escola é um Yamaha YPG635 GHS. custa quase 900 dolares. O som e´de dar dó. Ate que nas teclas bem agudas soa como piano mesmo, mas no meio e nas graves parece piano com uma corda so pra cada nota (um piano mesmo tem de duas a tres cordas). soa tudo igual no ataque e na sustentação da pouca diferença. Se ficar repetindo rapido numa nota so num rola velocidade mesmo não. Apesar de eu nao ser um grande pianista, aqui onde moro piano acustico é mato, eu ja ganhei uns tres e nao quiz pegar pois nao tenho onde por. Tem sempre alguem querendo desfazer de algum trombolho, como sou professor to sempre tocando em algum aqui e ali, consigo diferenciar bem. Alias esse piano Yamaha que falei quando poe no pre set de orgao soa bonito paca. Como orgão é 10.

korgman
Veterano
# out/10 · Editado por: korgman
· votar


Caro Mars,

Se me permite relevar esta coincidencia estudei toda a minha infancia e adolescencia em um Essenfelder de minha professora e em meu jasinsky alemão. E o que aconteceu décadas depois disso é que todo o piano que programo para tocar em um teclado acaba soando como o Essenfelder ou como o Jasinsky, ou uma mistura dos dois, é hilário mas é verdade.

Por esta nossa conicidencia lúdica penso que seria muito interessante vc testar o Piano digital Korg SP-250, pois o som dele possui patches bem nestas linhas, e claro!! as teclas com mecanismo RH3 o mecanismo mais completo que um piano digital pode ter até agora, pois ajudam na emulação correta deste timbre.

Se vc curte tocar piano com dinamica real de piano, sabe que um mecanismo com teclas pesadas mas que apenas possui o mesmo peso em toda a região do teclado não propicia esta sensação. Por isso a Korg criou o sistema RH3, um sistema de contrapesos variáveis balanceados o mais próximo do piano acustico, sistema também implantado no novíssimo piano stage Korg SV-1

Para relevar e ratificar o que digo informo que criei um vídeo em duas partes que explica tudo a respeito do SP-250 inclusive seu mecanismo, como agregar dois sons e também como é rapido a montagem do suporte que vem junto com o instrumento na caixa, com certeza seria interessante vc assistir estes dois vídeos:

Korg SP-250 1\2 - http://www.youtube.com/korgmann#p/c/678540C23FEC86D2/3/lMpkYmlTUJ4

Korg SP-250 2\2 - http://www.youtube.com/korgmann#p/c/678540C23FEC86D2/4/Yo0gTe20tTY

Informo que o som destes dois vídeos é de baixa resolução então não serve como referencia sonora o ideal é testar o Korg Sp-250 em um revendedor Korg de sua preferencia e deixar o teu ouvido dar o parecer sonoro, e para tuas mãos o parecer dinamico.

Caso more na cidade de São Paulo ou proximo a ela, vc pode vir testar o Korg SP-250 o tempo que desejar aqui na sala de suporte korg onde trabalho. Para isso entre em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br , será um prazer recebê-lo.

Espero ter ajudado.

Valeu

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann

Brabozu
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal, gostaria de receber a opinião de vocês.

Sou pianista em nível intermediário-avançado e preciso de um piano digital para estudar em casa e - eventualmente - levar para alguma apresentação (ou seja, prefiro bons timbres de piano e piano elétrico, que uso várias vezes também, quando toco jazz, mpb...).

Estou bastante interessado no Yamaha P-155 e, inclusive já testei um. Porém ele está muito caro para mim (em média R$4.000). Além do mais, andei vendo esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7AqUXaIl634 onde o maluco simplesmente debulha o pobre PX-300 hehehe.

Vendo esse vídeo atentei pra uma coisa que o P-155 da Yamaha não tem: bateria e possibilidade de acompanhamento automático.

Enfim, queria a opinião de vocês (se possível, falem também dos Privia). Eu, particularmente me apaixonei pela mecânica GH do P-155 e pelos timbres dele (principalmente o piano e o Rhodes). Mas, quando ver, existem alternativas melhores e mais em conta.

Agradeço antecipadamente! E peço desculpas se não fui sucinto.

P.S: testei um Sp2x da Kurzweil também. Ótimo teclado, ótimos timbres o único porém é que não possui alto falantes e eu - particularmente - achei a ação das teclas um pouco "estranha", sei lá... pareceu "fofa", deve ser porque estou habituado a pianos acústicos mesmo.
Testei também um P-95 mas, apesar da mecânica ser boa para estudo (GHS) a GH me convenceu mais. .

korgman
Veterano
# out/10 · Editado por: korgman
· votar


Brabozu

Olá amigo, aproveite que postou suas dúvisas aqui e de uma boa lida em todos os posts deste tópico, a galera aqui já falou muito sobre pianos digitais de bom custo benefício, tem boas dicas em cada um destes posts.

abraços

adhams
Veterano
# out/10
· votar


vou ser curto e grosso!!!

GEM PRP 800 ou ROLAND FP4!!!O GEM TEM ALTOS BEM ALTOS E TIMBRES TOPS E O FP NUNCA TESTEI, MAS DIZEM Q É ANIMAL TAMBÉM. O GEM DEVE SER DIFÍCIL DE ACHAR...

maz
Veterano
# nov/10
· votar


Pessoal, somente agora acabei comprando meu piano.
Tinha decidido pelo P-155, mas como estava em falta, acabei levando um Clavinova CLP330 (que possui o mecanismo GH3), já que vou deixá-lo só em casa mesmo e estava mais em conta.
De todo modo, agradeço o pessoal que ajudou.
Abraços

dgsoul
Veterano
# nov/10 · Editado por: dgsoul
· votar


Só pra aproveitar a carona, alguém sabe se o CP33 tem um som de Rhodes e Wurlt legal!?

Ou melhor, aguém conhece um Piano Digital com bons sons vintages (Rhodes, Wurlt, CP80 entre outros) e com um Preço acessivel (entre 3 e 4K!?).


Lógicamente que não encontrarei nada a nível de SV1 e Electro 3, mas pelo menos algum instrumento que esteja no caminho e que dê pra usar no palco...

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Aproveitando esse tópico, uma pergunta sobre o Sp 250.

Se for pra estudar piano nele, pelo fato do mesmo ter apenas um pedal (sustain) não estaria faltando os outros dois???

Korgman e afins, me tirem essa dúvida por favor. . .

Dá pra comprar e adaptar os três pedais nele???

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Up. . .

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Up 2 ...

Darlan Felix
Veterano
# fev/11
· votar


Thallyz

Não sei te responder, mas acredito que não dê para adaptar.
O P95 é uma saída boa, ele tem a entrada única para 3 pedais e tem um preco mais "acessível".

Artref
Veterano
# fev/11
· votar


Thallyz, olha, depende do que você está tocando, são peças que obrigatoriamente precisam dos outros pedais? Pra maioria das coisas, só o sustain vai resolver. Para algumas peças específicas precisa de sustenuto ou una corda, mas nesse caso você deveria estar estudando num piano acústico mesmo, rs.

Thallyz
Veterano
# fev/11
· votar


Artref

Valeu. . .

Minha pergunta se fez necessária pois nunca estudei piano. Também tem uma questão: quando o músico quer adquirir um instrumento tipo o KORG M50 (não é o meu caso) e quer ter apenas UM instrumento pra fazer tudo (estudar piano e ainda desfrutar do sequencer, timbres synth, arpegios etc. . .)e ainda levá-lo pra tocar ao vivo, pois seria um ótimo custoxbenefício, sabendo que tal músico não desembolsaria rios de dinheiro comprando um piano acústico e um synth/work. . .

Adendo: escrevi isso acima baseado no CusdoxBenefício de um instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a piano digital - ajuda para comprar