Como gravar arquivos Midi!

    Autor Mensagem
    Goldolenu
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Goldolenu


    Fala pessoal do cifraclub,

    Tudo beleza? Como podem ver, sou novo aqui. Tenho 15 anos, toco piano há alguns meses e possuo um Yamaha P-85 ( sim, eu sei que ele é BEM velho, mas ainda funciona bem). Há algum tempo adquiri um cabo M-Audio 1-in-1 Uno para recordar arquivos com melhor qualidade em meu computador. No entanto, não possuo conhecimentos suficientes do procedimento. Tentei procurar no proprio google e achei alguns artigos, porém não especificavam MUITO bem. Até agora tenho:

    - O Yamaha P-85
    - O cabo Uno da M-Audio

    Vi que também necessito de um programa para gravar o arquivo, como o Sonar por exemplo. Agora, possuo ainda algumas dúvidas. Vi que alguns utilizam uma certa ''interface'' onde conectam o Midi In ( se não me engano). Fui procurar alguns destas interfaces no proprio site da M-Audio e meu cabo estava entre eles. Preciso ou não dessa interface? E como faço o '' setup'' para conseguir gravar um som realmente bom em meu computador. Preciso de um bom sistema? De algum programa pra alterar um som?
    Uma explicação abrangente me ajudaria MUITO!

    Grato,
    Vinícius

    overlappingcircles
    Veterano
    # set/10 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    quer gravar em midi precisa de uma DAW (sonar, reaper, etc) e de vstis (instrumentos virtuais) procura por reaper e por vst/vsti na busca que vc encontra muita coisa aqui no forum :)
    Esse teu cabo ja faz a funcao de interface.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Usa o Linux MultiMedia Studio, é free e fácil de mecher.

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Opa pessoal,

    @overlappingcircles,
    Então, como disse antes, já tinha encontrado algumas informações mas preferi postar mesmo assim. O programa eu pretendo comprar mesmo, e esse VST não tenho a minima ideia do que seja. Como você disse ( intrumentos virtuais) acredito ser o meu P85? Só preciso aprender a conectar e tal.

    @Felipe Felix
    Eu possuo um Windows XP aqui em casa, apenas 8(

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Goldolenu
    Eu possuo um Windows XP aqui em casa, apenas 8(

    Linux MultiMedia Studio para Windows :D !!!
    http://www.baixaki.com.br/download/linux-multimedia-studio-para-window s.htm

    Quanto aos VTis, seriam timbres no seu próprio computador, mas dá uma procurada no tópico de VSTs que tem muita gente explicando direitinho o que é e como funciona.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    e de vstis (instrumentos virtuais)
    se pensa eu ouvir as músicas no teclado só precisa do sonar (ou algo do tipo), mas vai sempre precisar do teclado ligado no pc pra ouvir o que está gravado

    se pensa em fazer arranjos com outros timbres que não tem no seu teclado então você precisa dos vsts de acordo com o estilo que vai seguir
    tem vst de piano, orgão, moog, com instrumentos acusticos, de teclados antigos famosos...
    tem software como o sonar (falo sonar porque só conheço esse) que já vem com algum VST de brinde, então serve pra entender e depois você vê qual o mais interessante

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Opa,

    Para windows XP? Que maravilha!
    Vou procurar sobre VSTS! Queria ligar o teclado ao computador e gravar minhas composições em um arquivo no computador, com o timbre até melhorado, se possível. Não queria alterar o timbre para synths ou algo, apenas dar uma melhorada no som do Piano, que não considero ser ruim. Então é só do programa que preciso mesmo? Tem no manual aqui uma sessão de como ligar o Teclado ao Midi!
    Poxa, valeu mesmo pessoal, se quiserem comentar algo a mais ou deixarem mais links, ficarei agradecido.

    Vini

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bem, consegui o download do programa que me recomendaram e achei meu cabo. Diz no manual que não há a necessidade da instalação do programa para o Windows XP, tentarei sem, pois. Contudo, na imagem, ele demonstra o Midi In sendo encaixado naquelas interfaces que citei acima. E agora? Conectar no próprio P85 e testar?

    Vini

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Goldolenu
    · votar


    Bem, liguei os cabos. Só a luz do Midi Out não se encontra acesa 8( Baixei um programa para teste de Midi, o Midi-Ox e não está funcionando. Alguma ideia do erro?

    OBS: Não instalei nenhum programa do cabo pois o mesmo altera meu sistema do windows e dá um pau legal. Última vez que fui instalar resultou na formatação do meu PC , tanto que o manual especifica que não necessita de instalações para Windows XP

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ¬¬ Acabei de ler em um fórum que deu o mesmo erro. Para programas de gravação, o cabo requere a instalação de seu programa. Até aí tudo bem, já que eu possuo seu CD. Mas o windows desse computador é falso ( FAIL) e se eu fizer qualquer update ( que é necessário para a instalão do drive) ele é bloqueado instantaneamente. Meu Deus.... Era o que faltava.

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Goldolenu
    · votar


    Bem, não tenho a mínima ideia do que fazer nem com gravar com o LMMS. 8( Estou extremamente irritado. No LMMS, para escolher o Midi Out , não aparece o teclado. Quando uso um outro programa para testar se existe algum Midi, ele não confere. Quando insiro o USB, ligo o computador e depois o teclado, ele procura no sistema algum programa para a instalação do M-audio. Eu perdi o CD mas acabei baixando o driver da internet , só que ele não adianta para nada. Eu o instalo e fica lá só a pasta...
    Pensei que tivesse um .exe ou algo que reconhecesse o Midi mas nada...
    E AGORA? 8(

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Goldolenu
    · votar


    Alguém tem alguma ideia? haha que desespero! Já tentei instalar o driver do Cabo por cd, baixando da internet o arquivo e o Midi Out ainda não pisca. Quando comprei o cabo, pensei que no programa viesse algum .exe que, ao ser iniciado, localizaria o cabo. Quando conecto o USB ele pega mas pede para a instalação de algum programa. O CD não se encontra aqui nesta casa, então eu acabo cancelando a instalação e instalo pelo programa que baixei do proprio site, mas mesmo assim ele não reconhece...
    Edit: Liguei o teclado como especificado no manual, no programa citado acima, ele não falou nada de não existir algo conectado, só que o midi out ainda não aparecia e não conseguia selecioná-lo entre os devices do LMMS. Deve ser problema entre cabo e teclado...

    Edit2: Acabei de achar um post reclamando de incompatibilidade entre Yamaha p85 e o cabo... Por que essas coisas só ocorrem comigo? haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar arquivos Midi!