transpose no sp 76

    Autor Mensagem
    dam ribeiro
    Veterano
    # set/10


    Caras, blz, toco em uma banda de rock, e tocamos em um semiton pra baixo, e tem algumas músicas lentas que precisam de um piano legal.Como faço para usar a função tune no sp76, tem como eu tocar em um semiton a baixo?

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Marcos Martini
    · votar


    Editado por: storrecilha (Enviado: 5/set/08 17:19)

    1º Ligue
    2º clique no botão PLAY
    3º e clique 6 vezes no botão ROW SELECT
    4º ira aparecer um (0)
    5º clique no botão YES ou NO para transpor...


    Veja tbm:

    Transpose no SP76
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/193719/
    Kurzweil SP 76 x JV 1010
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/67543/

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Dizia um proverbio Chinês que:
    Transpose no teclado É = à vocalista fraco.


    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Marcos Martini
    Dizia um proverbio Chinês que:
    Transpose no teclado É = à vocalista fraco.


    Não gosto de usar, mas admito, que nos casos em que eu toco muito bem uma música em um determinado tom, e o cara pede pra trocar o tom, ah meu amigo, eu apelo pro transpose para a execução não ficar meia boca. Infelizmente minha velocidade em Sol Maior, não é a mesma em Fá #.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Transpose no teclado é igual tecladista fraco. Salvo em raríssimos casos.
    Falo por mim mesmo q as vezes sofro por não usa-lo ou me dou por vencido e uso

    gustavocp
    Veterano
    # set/10 · Editado por: gustavocp
    · votar


    Sei lá...
    Transpose é um assunto bem polêmico.
    Me digam uma coisa...
    No final, sinceramente, com umas inversões de acordes fica realmente a mesma coisa a música com ou sem transpose?

    Existe alguma mudança no som quando se usa transpose?
    Ou, realmente fazendo as inversões de acordes corretas a coisa fica igual?

    Valeu...

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Acho q vc ñ pode é ficar dependente desse recurso. Se aparece uma troca de tom de última ora em uma música díficil beleza vc usa. Mas já vi tecladista usando isso o tempo todo, cara isso é preguiça de estudar e que tem preguiça de estudar ñ pode ser músico.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    gustavocp
    Existe alguma mudança no som quando se usa transpose?

    Ah sim... O som fica mais grave ou mais agudo.
    :-D

    Agora ñ sendo lógico, meu Psr 520 mudava um pouco o som quando eu usava o transpose pra mais de um tom (isso o que eu conseguia perceber)

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Usar o transpose no teclado seria a mesma coisa que você trocar a afinação de todas as cordas da guitarra ¬_¬

    Não sou contra, mas nunca transpus uma música por causa do tom numa apresentação. Já usei o transpose pra me auxiliar a tirar música de ouvido (tirar dúvida do tom da música).

    Eu só seria contra o cara que tocasse com uma mão no teclado e outra no transpose (sem nem mecher a mão para trocar o acorde). Fora isso não vejo nenhum mal.

    ferretti
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Uso todos os recursos ..o maximo que puder...pq naum o Transpose..só naum uso em La,Re ,La e Sol...e eu tenho notado que todos que tocam Pianissimo..só tocam em dó pra poder correr as maos nas teclas sem atropelar as notas que ficam nas teclas pretas..

    Pensei que fosse só eu e mais umas duzias que tocam tbm tansportado..

    Domingo tinha uma convençao de uns 200 pastores numa igreja dirigida por um Pastor amigo meu e levei meu Karma..mas quem iria tocar era uma banda da igreja séde de outra cidade..e o tecladista era o Maestro Ismael de Sao Paulo SP que tem um estudio..

    Como o meu Karma ja estava instalado ..ele nem pegou o seu teclado Fantom X8..e começou a tocar e pra minha surpresa..ja perguntou ..onde é o transpose desse teclado...e ja colocou o 2 referente ao Ré..e começou a tocar e cantar com mais 2 caras do Grupo ..vocal incrivel os 3 juntos...

    Ai eu perguntei..vc tbm toca em transpose?..ele disse que sim..em mtas musicas..

    Aposto que aqui a maioria toca Tansportado e se gaba que toca sem Tanspose..Arf!

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Felipe Felix
    Usar o transpose no teclado seria a mesma coisa que você trocar a afinação de todas as cordas da guitarra ¬_¬

    Tá mais pra usar aquele prendedor das cordas... é até comum nas apresentações ao vivo

    ferretti

    Aposto que aqui a maioria toca Tansportado e se gaba que toca sem Tanspose..Arf!


    Não é se gabar, "mas eu sonho com o dia em que teclas pretas e brancas serão utilizadas de maneira igual, sem preconceito, sem necessidade de transpose"

    Carlos Luther King Junior

    ah falo sério, queria conseguir executar todas as músicas com igual destreza em qqr tom, enquanto não consigo, acabo utilizando o transpose nas emergencias.

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    Bom, eu domino bem os campos harmônicos:

    C - D - E - F - G e A.

    Com o B e Gb/F# ainda apanho um pouco, agora as tretas são: Eb/D#, Ab/G#, e Bb/A#. Ai eu apelo, hehehe!!!


    EDIT: Por incrível que pareça, eu gosto de "fritar" muito mais em A, E, D e G do que C. :| !!!

    EDIT 2: Galera, existem dois tópico idênticos?! Num tá errado essa parada naum!?

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Gugu tecladista
    · votar


    Usar o transpose no teclado seria a mesma coisa que você trocar a afinação de todas as cordas da guitarra

    Errado pq quando vc troca a afinação das cordas da guitarra Há uma alteração no timbre.

    Tá mais pra usar aquele prendedor das cordas... é até comum nas apresentações ao vivo

    Este também altera o timbre alem de possibilitar fazer arranjo de corda solta no meio da guitarra

    Mas também é usado para facilitar a troca de tonalidade ou seja mais preguiça
    No teclado ñ tem alteração nenhuma de timbre só altura

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    dgsoul
    Bom, eu domino bem os campos harmônicos:

    Ah com treino me garanto em qqr tom, agora de bate pronto.

    G - D - E - C - A

    Me dão trabalho:

    F - Db - Ab - Eb - Bb

    Odeio:

    B - F#

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gugu tecladista
    Errado pq quando vc troca a afinação das cordas da guitarra Há uma alteração no timbre.

    Ein....????

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A minha dificuldade é principalmente Ab/G#

    Enarmonia também atrapalha. tenho q estudar bastante

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    "mas eu sonho com o dia em que teclas pretas e brancas serão utilizadas de maneira igual, sem preconceito, sem necessidade de transpose"

    Preconceito contra as teclas pretas? Essa é novidade.


    O teclado eletrônico é o único instrumento de teclas que nos permite tocar glissando em qualquer tom, acho que seria um desperdício perdermos essa oportunidade para parecermos mais com pianistas clássicos (que nem sabem tocar glissando).

    Obs.: Se alguém tiver o link de alguma música no piano em que o cara toca glissando em outro tom além de Dó, podem postar.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Quando vc muda a afinação da guitarra ou violão, ex mais comum é abaixar meio tom todas notas( 1 corda Eb 2 Bb 3Gb etc), por vc deixar as cordas mais froxas tem uma leve alteração na caracteristica do timbre. O fato de vc precisar fazer a nota do por ex um pouco mais afrente no braço do violão vai mudar o som ñ a nota. ou seja do na afinação normal tem um timbre e na outra afinação tem outro levemente diferente. Deu pra entender mais ou menos?

    Abraços

    Buhbor
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Eu nunca usei isso em nenhuma musica... nem pra estudar nem pra nada!

    Aprendi a usar isso no meu teclado esses dias por curiosidade.

    Ao inves de ficar usando transposer acho que o tecladista tem que estudar os campos harmonicos de todos os tons... isso nos faz crescer como musicos!

    Eu sou totalmente contra usar transposer... humildemente falando!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ao inves de ficar usando transposer acho que o tecladista tem que estudar os campos harmonicos de todos os tons... isso nos faz crescer como musicos!

    Concordo 100%

    Buhbor
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Pois é... eu sempre dedico um tempo pra estudar tb as escalas diatônicas de todos os tons. Ai se precisar de alguma outra escala em algum tom, estudo focado nessa musica... mas a base ta garantida!

    dam ribeiro
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dam ribeiro
    · votar


    tente tocar músicas em Eb, se vc conseguir, viro seu fã, sem ofensas.é porque tocamos todas as músicas 1 semi tom a baixo pra ficar mais pesado.rock. silas-oliver.blogspot.com, vai lá.
    Eu só uso tranpose quando toco na banda, em outros lugares não preciso, mesmo que uma música ou outra seja em bemol ou sustenido, pois também estudo um pouco.O dilema é tocar todas as músicas em bemol, como é o caso da banda.

    dam ribeiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gostaria de agradecer a todos.Só pra esclarecer, o vocalista não é fraco, é que decidimos gravar todas as músicas 1 semi tom á baixo.Todos da banda o fazem.O problema é tocar todas as músicas em Eb...Então, prefiro usar transpose.Uso um Jv 80 e um juno D.O JV 80 até que é muito bom, mas tem músicas que precisam de um piano mais pesado, por isso a pergunta sobre o SP.Valeu pela dica marcos. Se quiserem ouvir o som da banda, é só clicar:
    http://silas-oliver.blogspot.com/2010/06/silas-oliver-perfil.html

    Buhbor
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    dam ribeiro
    Cara... pra tocar no susto assim vc pode ter um pouco de dificuldade... afinal teclado não eh como guitarra...
    Mas tenho certeza que consigo. Eu toco varias musicas em Eb. O segredo é treinar bastante. Quando tiver dificil, treinar primeiro numa velocidade reduzida. A tonalidade da musica jamais devera ser uma limitação pra um tecladista!

    E se eu consigo... tenho certeza que vc tambem consegue!

    Basta ter dedicação e disciplina.

    Buhbor
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Buhbor
    · votar


    dam ribeiro
    Ou vi a musica, acredito que deva ser Totalmente Seu o nome... O vocalista realmente é bom!

    Mais um tecladista do forum que toca pra Deus... Bem vindo ao clube...rsrsrsrsrs

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Marcos Martini
    · votar


    Todos

    Fiz um tópico para cada um dizer o q acha de transpor tons de musica afim de fikar mais confortavel para cantar.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/241917/p0#7020656

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    dam ribeiro

    Cara também gostei da música e dos pianos
    Mas se as músicas são da sua banda e vc tem tempo pra ensaiar acredito humildemente q vc ñ devia ficar usando transpose e sim até aproveitar a oportunidade de se aprofundar nessas tonalidades, já q sua banda toca um semitom abaixo.

    Aki no ministério onde toco ñ consigo fazer os caras tocarem em tons sustenidos ou bemois e se o negocio aperta eles inventão essa: "toca ai só no piano q fica mais bonito". Ai eu ralo sozinho

    Buhbor
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tava aqui pensando.. no ministerio que eu toco... os tons mais usados são Bb e Eb...

    Gugu tecladista

    Ainda bem que la não tem essa não... o tom que ficar legal todo mundo toca... so os violões que se pegam um pouco pq as vezes tem solos que eles usam algumas cordas soltas... ai quando muda o tom eles se batem um pouquinho... mas fora isso é tranquilo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transpose no sp 76