Peavey KB4, Beringer K450 e Meteoro QX200 (Impressões)

Autor Mensagem
ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


marphy

A questão do COMO VOCE ESTA USANDO depende, não só do equipo mas tb dos caras q estão atrás da mesa, pq os poucos q mexeriam pra tentar dar o ajuste q vc disse estão sempre do meu lado tocando, e não atrás da mesa... Daí a idéia do cubo pra me dar independência e qualidade. De qualquer forma to aceitando opiniões pq o meu medo é montar o set com a KB5 e na hora de juntar a banda ela não satisfazer... uma coisa já é fato pra mim: Piano acústico em PA é uma m**** pra acertar...

Por isso que eu falo que meu sonho sempre foi montar uma igreja (eita negócio bom)

Essa é parte boa... mas e a negociação interna
(leia-se estresse) pra convecer a gastar o dinheiro dessa forma?

marphy
Veterano
# set/10
· votar


ThiagoMafra

Verdade, quando voce pega um tecnico ruim da muita raiva, mais o negocio é bater de frente, se o som nao esta bom tem que brigar com o cara até ele fazer direito. Da raiva por que as vezes da vontade de falar: "Sai dai e dexa que eu mexo nessa por** !".

SHAUHSUSHAUSHUAHSU...

tmurback
Veterano
# set/10
· votar


Colegas,

Esse tópico está muito legal.

Muitas vezes discutimos aqui a diferença de "peso" entre teclados TOP vs. ENTRY/MID/VSTi, chegando sempre à conclusão de que os TOP tem muito mais "peso". Entretanto, penso que muitas vezes nos esquecemos que a qualidade dos equipamentos de som é um fator muito mais importante para o "peso" do que a grife do teclado. Recentemente, usei meu SP88X + X50 num show de rock; o guitarrista estava do meu lado, usando cubo; o cara tocava muito, mas muito alto; eu usei retorno convencional, nada de cubo; entretanto, o som estava muito bom; todos se ouviam com qualidade; os teclados tinham "peso", suas frequências mais importantes foram cuidadosamente valorizadas, confesso que fiquei surpreso; atribuo isso à qualidade dos técnicos de som e dos equipamentos utilizados. Do contrário, se os equipamentos fossem ruins, não haveria MOTIF XF que consiguisse "peso" sem ao menos distorcer o som.

Assim, creio que essa discussão acerca de PAs e cubos é fundamental, pois não adianta gastar R$10.000,00 num teclado TOP e colocá-lo pra tocar num equipamento sofrível... desses 10 conto, 7 foram jogados no lixo.

Ainda não tive a oportunidade de testar esses cubos TOP, mas confesso que depois desse show fiquei bastante tentado a abandonar os cubos e partir para PAs ativos.

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


Ei meu Deus , quanto eu bati nessa tecla e fui apedrejado .. teclado top so fica bom em equipamentos de audio ultra tops .. do contrario , investimento a toa !!!!

o cubo de teclado eh algo bem peculiar e que nego enfia a faca ..

por que isso? nao sei .. cubo de teclado nada mais eh do que um pa compacto .. ou seja um tudo em 1 ... eh uma potencia , um pequeno mixer e uma caixa acustica com falante e tweeter ...

o que daria no mesmo de um bom mixer amplificado mais uma caixa acustica muito bem construida , com falantes de boa qualidade , driver e tweeter , nao precisa de muita coisa ..

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


pomtwo
tmurback

Concordo plenamente com vcs que o teclado é um instrumento de PA. E eu quase fui por esse caminho. O que me fez voltar atrás não foi a qualidade, mas sim a praticidade. Se eu montasse um mini PA teria muito equipamento, e como eu disse quem está comprando é a igreja. Em resumo: não sou só eu que vou mexer.

Acho q o PA é o ideal, talvez até com dois monitores ou um fone de ouvido... mas pra falar ali na frente junto com a banda acho q um PA vai me estressar, não por razões técnicas ou falta de capacidade minha, mas por motivos externos. Mesmo assim não quero que o cubo me obrigue a perder tanto em qualidade...

Um amigo meu guitarrista me falou que os behringers tem um som "deles". Nào têm uma resposta que é tão transparente em relação ao teclado que foi colocado neles. Alguém tem alguma opinião sobre isso?

thiago lima
Veterano
# set/10
· votar


ThiagoMafra

Cara como ja falei tenho um KB4 la na Igreja...estranhei um pouco ..mas ja acostumei..... cara pode ir sem medo que ele fala alto no meio da banda de boa.....agente tem uma levada variada Pop Rock , soul , adoraçao.....e geralmente as guitas e a batera bem alto..... o Kb mesmo sendo 75w eu nunca deixo ele no talo.....fica o master no Vol 5 e os volumes individuais do canal em + - 6 e aumento teclado..... cara cobre facil todos....so nap da pra usar muito alto pq nao fica no moxer da banda.....mas qdo todo mundo ta sentando a mao eu aumento um pouquinho e o teclado ja aparece..... no meu caso eu tenho um Juno G...ele nao tem uma fama muito boa de ''poder'' sonoro ''densidade'' mas com o Kb ta se virando legal.......tvez as minhas reclamaçoes sejam por isso o teclado nao é top ...agora como vc tem um Nord, deve soar potente no Kb.......os Eps ficam muito bons....
Se por acaso comprar nao esquece de desligar o botao de corte de som de segurança....e experimenta ligar no canal 3 que tem controle de medios.......

Gus79
Veterano
# set/10
· votar


so lembrando que watts nao sao decibeis.

um cubo com menos watts pode sim falar mais alto que um cubo com mais watts.

marphy
Veterano
# set/10
· votar


tmurback

Falou tudu cara, nao adianta investir horrores num bom teclado e comprar um cubo que nao se equipare a ele. Um exemplo disso sou eu mesmo, tenho um Triton LE 88, apesar de muita gente nao gostar dele e dizer que ja é um teclado ultrapassado eu confesso que gastei uma boa grana nele, e, depois comprei um cubo nao tao bom (no caso o Meteoro QX200). Eu ja estava completamente ciente do que eu estava fazendo, pois afinal o cubo eu só uso nos ensaio, ele nao fica na minha casa, eu deixo ele direto na sala de ensaio (em casa eu uso fones, e em shows é sempre no PA), entao pra mim nao foi dinheiro jogado no lixo, assim em casa quando eu quero tocar com calma eu tenho uma OTÍMA qualidade tocando no meu PortaPro, nos ensaios a qualidade nao é tanta mais eu tenho uma ótima potencia pra poder chegar no volume do baixo e da batera, e, nos shows eu nao me preocupo muito (todo lugar que a gente toca sempre tem PA e retornos). Entao pra mim a compra do QX200 apesar de ele nao ser um cubo top foi uma ótima pedida.

pomtwo

Cara, cubos de teclados tem ótimos falantes e tweeter (isso quando nao tem corneta tambem, como no caso dos behringers), ai entra a mini mesa (no caso os potenciômetros de medio/grave/agudo), depois ainda tem a potencia pra alimentar isso tudu, o divisor de frequencia, a parte elétrica que tem que ser muito bem feita, sem contar que a maioria do cubo vem com uma gama de efeitos, e depois precisa montar uma estrutura resistente e bonita pra isso tudo (fora outros detalhes que eu estou esquecendo). E pra piorar como o mercado de cubos para teclados nao é muito competitivo os preços aumentam muito. Coloque tudo isso na ponta do lápis que voce vai ver que os cubos da Roland e da Behringer no fim das contas até que são baratos.

ThiagoMafra

Realmente montar um mini PA seria muito encomodo... como se ja nao bastasse o tanto de equipamentos que nós tecladistas temos que carregar (sorte de quem tem um bom hoodie). =D

tmurback
Veterano
# set/10
· votar


Colegas,

Sei que os cubos são muito mais práticos que os PAs; isso é indiscutível. O que eu estou avaliando para uma aquisição futura é o custo-benefício de uma excelente caixa de retorno ativa "versus" um bom cubo - creio que é possível comprar uma caixa que dê um excelente "peso" no som, quem sabe até melhor que o dos cubos, por um valor menor.

Alguém sabe?

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


Para quem falou que a QX200 tem grave excessivo, ao testar nas sala dfa minha casa eu tbm reparei isso, mas no sábado pude estreá-la em um logar aberto e os graves não saturaram e sim ficou um som bem encorpado e sem excesso. Não me arrependo do investimento.

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


o QX 200 eu só vi e usei uma vez um de baixo

ainda tenho aqui em casa o RX 100 que foi meu primeiro
depois arrumei outro RX 100 de baixo

nessa eu ligava os 2 mexia nos controles pra separar melhor as frequencias e isso falava muito alto

nem sabia que ainda existia os QX pra teclado, no meu tempo nem reverb tinha
um que eu gostaria de testar com tempo é o wector 300 mas fui olhar agora no site e não está lá, saiu de linha?

----------------------

minha teoria é que ampli pra teclado tem que ser de 100W ou tolerando no minimo de 80W, abaixo disso esquece, não vai ter peso, não vai aparecer no palco, o conceito é diferente de amplis de guitarra, onde tem o lance de trabalhar com saturação, guitarra trabalha mais com médios, então qualquer 40W faz um estrago

marphy
Veterano
# set/10
· votar


Keyboardman2

Certo, em um ambiente amberto os graves dissipam melhor e voce nao sente tanto aquela ressonancia maldita, mais o cubo deveria ter flexibilidade para funcionar em um ambiente fechado tambem, o que nao ocorre muito bem, pois quando voce esta em uma sala pequena mesmo voce tirando TODO o grave (ai que eu digo que os potenciometros nao funcionam muito bem) ainda sobra um pouco de grave.

fernando tecladista

O Wector 300 era o Top de linha da Meteoro para teclados, nao sei se foi descontinuado mais por ser um modelo ja bem antigo é quase certeza que sim.

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Alguém num outro tópico sugeriu usar som da jbl pra teclado então lembrei de uma parada que pesquisei a uns anos atrás... agora acho q já está até fora de linha... Sei que os preços tornam eles fora de questão, mas o que vcs acham desse esquema aqui no lugar de um cubo, pra um ambiente pra mais de 500 cabeças ?

http://www.jblpro.com/catalog/support/getfile.aspx?doctype=3&docid=820

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


quem daqui nunca viu um guitarrista com um cabeçote e um caixa 2x12" ?

as caixas geralmente sao eles mesmo que fazem , e por que nos tecladistas nao fazemos o mesmo ?

quem daqui nunca viu um cabeçote multiuso (mixer amplificado ) eh um cabeçote como os de guitarra muito pratico com efeitos , equalizador , compressor , potencia de sobra.. e mil outros atributos ... e por que nao construir uma caixinha com 2x12 " + driver + tweeter ... divosor de frequencia eh facil casa de som , fala o tipo de caixa que vc vai usar e o cara ja te da na mao .. corvin vende de balde por ai , carpete , tinta antiderrapante ... tudo isso tem com facilidade no mercado , e as fabricas de amp usam isso tambem .. quer praticidades ? lojas de ferragens vende rodinhas e puxadores a 10 conto ...

o negocio eh nos correr mais atras das coisas e fazer nossos proprios equipamentos .. nao tem tempo, leva num marcineiro ele faz o gabinete e vc faz o resto .. em meia hora vc liga toda a parafernalha eletrica e nao precisa ser um expert no assunto nao .. eh so ter um raciocionio minimo e boa ....

vamos aos calculos .. tem mixer amplificado yamaha por 1500 + caixa r$500+ falantes R$ 500 chutando alto .. da pra se ter algo de 300w rms por 2500 conto .. muito ? nao vendo em vista a praticidade , e os beneficios .. lembre-se isso eh nada mais nada menos do que um sistema de pa completo que vc pode carregar pra cima e pra baixo sem nenhum esforço ...

Gus79
Veterano
# set/10
· votar


pomtwo
Concordo com você.

Só não fiz isso (e comprei cubo Staner) pela falta de grana mesmo...

Mas um dia eu faço.

kokada
Veterano
# set/10 · Editado por: kokada
· votar


Tem alguma versão mais leve que os quase 30kg desse modelo da Meteoro? Tipo, sem chance de carregar esse treco pra lá e pra cá! rs Algo em torno dos 15kg no máximo tem? Sabem aquela marca "Leac"? É boa?

lennystone
Veterano
# fev/13
· votar


E os Alto KIck 12 e 15 hein? Ensaiei em um estúdio com caixas amplificadas dessa marca segunda passada (modelo StageDrive) e pirei!! Orgão e Pianos perfeitos!! Clavinet nem se fala!! Finalmente ouvi o SK2 em banda.
Olha o que fala o amigo aí em 4:22:
https://www.youtube.com/watch?v=XyMwCNBP-RY&feature=player_embedded

Thallyz
Veterano
# fev/13
· votar


Acabei de ver o vídeo e gostei do produto. Como vendi meu Staner KS 150 pra juntar dindin, quando for comprar um cubo novamente estarei com esses modelos em linha...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Peavey KB4, Beringer K450 e Meteoro QX200 (Impressões)