Iniciante - Acordes acompanhamento

    Autor Mensagem
    jgof
    Veterano
    # set/10


    Pessoal,

    Sou iniciante e estou estudando teclado através de um método adquirido em banca, sei que aqui neste fórum há pessoas com bastante experiência em teclado.
    Minha maior dúvida até o momento é a seguinte: Existe alguma regra para montagem de acordes para a mão esquerda e para a mão direita para realizar um acompanhamento de uma música cifrada, por exemplo ?
    Pergunto isto pois neste método que estou estudando os acordes na mão esquerda são feitos os chamados "acordes abertos" e os da mão direita são feitos os normais (1,3,5) ou na primeira inversão.
    Já li pela net que na mão esquerda faria o normal e na mão direita o da primeira ou segunda inversão.
    Não entendi qual seria o procedimento certo.
    É claro que esta dúvida só se aplicaria em tocar músicas cifradas no acompanhamento, assim como fazemos no violão.

    Quem puder me ajudar, agradeço muito.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não existe jeito certo, existe o que você acha mais legal para o seu acompanhamento... isso é muito subjetivo, varia de método para método, varia de acordo com o gosto pessoal, e blabla..

    Mas deixe eu te dar aqui uma dica valiosa sobre acordes...
    saiba TODOS, quer saber quantos são
    Apenas 12 Maiores e 12 Menores com 3 inversões cada 72 posições, esse vai ser o seu maior legado

    Serve para tudo, não tente neste momento para facilitar, viciar em algumas posições, ou algumas inversões mais simples, faça todos os acordes, todos e repita todos os dias até não lhe sobrarem mais dúvida alguma sobre os Acordes Maiores e Menores (isso só em Triades ok)

    Compre um caderno pautado e comece a montar os acordes
    Maiores (X - 3 maior - 5)
    Fundamental - 4semitons - Terça - 3 semitons - 5

    Menores (x - 3 menor - 5)
    Fundamental - 3 semitons - Terça - 4 Semitons - 5

    Se Facilitar faça todos em intervalos de Quarta
    Maiores - C, F, Bb, Eb, Ab, Db, F#, B, E, A, D, G
    Menores - Am, Dm, Gm, Cm, Fm, Bbm, D#m, G#m, C#m, F#m, Bm, Em

    A Primeira Inversao para ambos os modos é 3 - 5 - Fundamental
    A Segunda Inversao para ambos os modos é 5 - Fundamental - 3

    ps. Lembre de Enarmonia, Notas Diferentes com Sons Iguais
    tem vários acordes assim como Ab que é G#

    ps2. o principal para matar qualquer tipo de acorde ´partir da tonica, não tem dificuldade, se pede-se F#, coloque o dedo em F# e conte os intervalos da formula, se pediu Ab, ponha o dedo em cima do Ab, e assim por diante, não tem essa de acorde mais fácil e mais díficil, é tudo a mesma coisa

    Com o conhecimento já adquirido, com a capacidade de executar todos as Triades em nas 3 posições, dá para ir inventando o acompanhamento, sem adquirir vicios, e olha que mais para a frente é dificil reverter

    As duas mãos podem ser usadas para formar um unico acorde, 5, 6, 7, 8 notas, mas isso fica para a frente, tem aí pelo menos 1 mes de treino hehe

    Boa sorte e bons estudos

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pergunto isto pois neste método que estou estudando os acordes na mão esquerda são feitos os chamados "acordes abertos" e os da mão direita são feitos os normais (1,3,5) ou na primeira inversão.

    Como o nosso amigo Edson Caetano já disse, é gosto pessoal. Você vai tocando de diversas formas e vendo qual fica melhor pro tipo de musica que toca e pro seu ouvido.
    Mas, como você está iniciando, tenta acompanhar as cifras, por enquanto, fazendo o acorde completo na direita e SÓ o baixo na esquerda. Também pode tentar fazer o acorde aberto com a esquerda mais no meio do teclado e pegar a terça com a direita uma oitava acima.
    Qualquer coisa pode perguntar.

    Gus79
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Discordo. Se é pra aprender pelas cifras, tenta fazer o acorde completo na direita e também na esquerda. Assim você não sub-utiliza a esquerda, nem cria vício de só fazer o baixo na mão pior.

    Depois, com o tempo, você vai começar a fazer coisas diferentes, arpejos e tal, com acordes diferentes, vai começar a usar 4a, 7a, 7+, 9a, etc, vai começar a solar primeiro com a direita e depois com a esquerda - e depois com as duas juntas.

    Mas não comece viciando suas mãos não. Se é pra aprender um acorde, faça primeiro com a direita, depois faça com a esquerda, depois faça com as duas juntas. Mas sem essa de tocar com a direita com três dedos e com a esquerda com um dedo, que isso aí é coisa de tocador de teclado de churrascaria barata na terça-feira à noite.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Reiterando
    To com o Gus

    Já está aprendendo por métodos de banca de jornal, que na maioria das vezes são duvidosos, eu tenho vários e sei do que estou falando, portanto não tenha pressa, e aprenda o certo

    Já que é para ser autodidata, que seja semi-autodidata usando a net e o forum para te ajudar

    O segredo de qualquer instrumentos musical é a paciencia e a insistencia, devagar e sempre

    Sabe aquele ditado que diz, água mole, pedra dura, bate tanto até que fura
    É isso aí, quando perceber já esta arrepiando nos acordes, do jeito que ele vier, na inversão que quiser, e com as tensões que lhe convier

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mas não comece viciando suas mãos não. Se é pra aprender um acorde, faça primeiro com a direita, depois faça com a esquerda, depois faça com as duas juntas. Mas sem essa de tocar com a direita com três dedos e com a esquerda com um dedo, que isso aí é coisa de tocador de teclado de churrascaria barata na terça-feira à noite.


    Vou ter de discordar. Não falei para ele fazer isso pro resto da vida, ou não treinar outros métodos, falei para usar isso nas apresentações por enquanto.

    Comecei assim, mas nunca deixei de fazer exercícios para a mão esquerda também; com o tempo adquiri uma melhor habilidade em ambas as mãos e aí sim arrisquei uma apresentação com acordes nas duas mãos, solo em uma e arpeggio em outra e etc.

    O nosso colega jgof está começando com o teclado agora, então é normal de que não tenha habilidades necessárias para tocar com ambas as mão, fazendo loucuras, no presente momento. Fazendo somento o baixo também ajuda a desenvolver as noção de tamanho do teclado com a mão esquerda. Mas nunca deixe de exercitar ambas as mãos.

    jgof
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Valeu pessoal.

    Vou praticar os acordes maiores e menores com as duas mãos, em suas formas completas e em suas inversões.
    Só que tem uma coisa. Qdo fazemos o acorde completo (1-3-5) tanto na mão esquerda quanto na mão direita, ao mesmo tempo, soa um tanto "feio" não ?
    Qdo faço o acorde aberto (1-5) ou (1-5-8) na mão esquerda e não mão direita (1-3-5) ou (3-5-1) fica mais bonito, pelo menos na minha opinião...
    Poderiam me explicar também quando em uma partitura aparece um acorde (tríade), a ordem em que devemos formá-lo é a das notas escritas debaixo pra cima no pentagrama ou não tem nada a ver ? Deveríamos executá-lo na região do teclado indicado no pentagrama não importando a ordem que aparece desenhado na pauta ?
    Por exempo, em uma partitura de Jump do Van Halen, aparece o acorde do Dó Maior na pauta escrito de baixo pra cima (sol-dó-mi) seria segunda inversão ? estaria certo ? não teria de ser o da primeira inversão ? ou não tem nada a ver ?
    Poderiam citar músicas clássicas "fáceis" para iniciantes e que desenvolvam principalmente a independencia das mãos ?
    Muito obrigado a todos.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Só que tem uma coisa. Qdo fazemos o acorde completo (1-3-5) tanto na mão esquerda quanto na mão direita, ao mesmo tempo, soa um tanto "feio" não ?
    Qdo faço o acorde aberto (1-5) ou (1-5-8) na mão esquerda e não mão direita (1-3-5) ou (3-5-1) fica mais bonito, pelo menos na minha opinião...



    Dependendo da inversão, as vezes sai um pouco feio mesmo.
    Nesses casos, tenta inverter os acorde em ambas as mãos e sinta a diferença. Se ainda assim não agradar seus ouvidos, pode sim tirar a terça da mão esquerda.


    Poderiam me explicar também quando em uma partitura aparece um acorde (tríade), a ordem em que devemos formá-lo é a das notas escritas debaixo pra cima no pentagrama ou não tem nada a ver ?

    Executa como estiver escrito na partitura. Se for uma inversão, vai estar escrita na partitura na forma de inversão. Mas evita esse tipo de escrita por enquanto, procura partituras com as cifras.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante - Acordes acompanhamento