Teclas Waterfall e Teclas de Velocidade em órgão: Qual a diferença?

    Autor Mensagem
    JEFF_SAN
    Veterano
    # ago/10


    Estive reparando em um determinado órgão, o TX-5 da Tokai (simulador de Hammond), e reparei que o TX-5 DS Plus tem teclas de velocidade (iguais as da maioria dos arranjadores e sintetizadores, ex: Motif, ou qualquer Yamaha), e o TX-5 Classic tem teclas Waterfall (teclas fechadas na frente, iguais a de pianos acústicos e do próprio órgão Hammond). É a única diferença entre esses dois modelos.

    Agora a dúvida: Quais as diferenças entre esses dois tipos de teclas, no que se refere a órgão? O que se ganha ou se perde, optando por um dos dois tipos de teclas na compra do órgão? Se a execução de algumas técnicas (como glissandos, por exemplo) fica prejudicada nas teclas de velocidade...

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olha um assunto que ficou em aberto neste tópico, para ler http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/164330/

    Teclas waterfall, teclas fechadas na frente..., mas em órgão seriam arredondadas na ponta e no piano tem um degrauzinho

    E Velocity keys são as peças de plastico que colocaram nos teclados, que são bem leves, e não terem a necessidade no passado de acionarem martelos

    Se tem diferenças entre os modelos Tokai eu não sei, mas me parece que entre as teclas a diferença é estética mesmo, porem com enfase para diferença de peso na ação das teclas

    Boa leitura e veja sempre a pesquisa

    Até

    JEFF_SAN
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Edson Caetano

    Quanto ao tópico que você citou, eu li ele todo antes de criar este. Eu garimpei todos os tópicos aqui que tratavam de tipos de teclas, e cheguei a conclusão de que, para a dúvida que eu tinha, eles estavam muito vagos. Usei a pesquisa, vi que ninguém sequer falava em teclas waterfall no título dos tópicos, e resolvi criar este, que vai direto ao ponto.

    Quais as diferenças entre esses dois tipos de teclas, no que se refere a órgão?

    Se tem diferenças entre os modelos Tokai eu não sei

    vlw.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: JEFF_SAN
    · votar


    No tópico que o cavalheiro citou, tem esse exemplo, mas acho legal postar aqui tb:

    * Tecla de velocidade (sintetizadores, arranjadores, Ex: Motif, PSR´s):

    _______________________________
    --------------------------____________|
    __________________|
    vv vv ____________


    * Tecla Waterfall (Órgão Hammond)

    _____________________________
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    vv vv
    _______________________________

    Visão lateral da tecla.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ajudem ae velhos !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    aqui tem uma explicação boa sobre as teclas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/49214/#880173

    As teclas waterfall, como o próprio nome diz (waterfall=cachoeira), são aquelas teclas maciças, sem aquele vão existente nas teclas de sintetizador e sem a ranhura presente nas teclas de piano. Não tem peso, e quando são pressionadas, voltam rápido à posição de origem. Têm as bordas levemente arredondadas, lembrando uma queda d´água em 90º, sendo perfeitas para as glissandos, parte essencial da performance de quem toca hammond.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    fernando tecladista

    Vlw pela ajuda !

    Mestre Duarte
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ressuscitei este tópico só para agradecer ao amigo JEFF_SAN. Eu estava exatamente com a mesma dúvida.

    Isto é prova de que o FCC é importante e funciona. Valeu por todos os post's.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas Waterfall e Teclas de Velocidade em órgão: Qual a diferença?