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      【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

      Autor Mensagem
      Thallyz
      Veterano
      # mai/15 · Editado por: Thallyz
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      MSTOOL 08

      No seu caso: para ambos Keys (a depender do sistema de som)
      Saídas L/MONO de cada um para o DI. Do DI para cada canal do misturador (mesa).
      O cabo da saída do key de duas vias. Da saída do DI de três vias.
      Nesse caso NÃO mexa no knob PAN. Ele tem que estar centralizado.
      OBS: se no manual constar que as saídas são balanceadas desconsidere os cabos de duas vias e os DI's.

      Thallyz
      Veterano
      # mai/15
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      Como dito acima, dependendo da igreja que vcs tocarem não vai adiantar mandar sinais stereo porque o som não vai sair legal.
      Por isso os músicos são os primeiros a chegar né? Em qualquer evento.
      ;-)

      rodolfo1982
      Veterano
      # 18/jan/16 00:05 · Editado por: rodolfo1982
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      Thallyz
      Cara, muito obrigado por esse tópico. Assim como outros, lí ele mas gostaria de fazer umas perguntas.

      Estou querendo comprar um mixer para ligar meus dois teclados, e levar o sinal do mixer até a mesa principal (como muitos disseram que fazem).
      Assim, pretendo comprar cabos de 3m TS (não balançeados) para ligar as saídas dos teclados (L+R) no mixer (pretendo comprar o Mackie Mix8).

      Agora vem minha dúvida, sobre como levar o sinal do mixer para a mesa principal: a saída master da mesa de som que quero comprar é BAL/UNBAL, ou seja, acredito que suporte balanceado ou não.
      Neste caso, preciso do DI para levar o sinal até a mesa principal ?
      Se a saída da minha mesa já é balanceada, e eu conseguir ligar em uma entrada da mesa principal (do técnico de som) também balanceada, o DI tem alguma função ?

      Caso não, pensei em fazer o seguite: ter sempre comigo 2 cabos TRS (de 6m ) e 2 cabos TRS/XLR (6m). Assim, se a entrada estéreo da mesa principal for balanceada, eu ligo direto meu mixer nela com os 2 cabos TRS (tendo assim o sinal balanceado). Se não for, eu uso os 2 cabos TRS/XLR e peço 2 canais balanceados da mesa principal (também tendo assim o sinal balanceado).
      Isso faz sentido?

      E ainda, uma última pergunta: se eu usar sempre cabos TRS para ligar a saída main out da minha mesa na mesa principal, e as entradas da mesa principal não forem balanceadas, isso pode prejudicar o sinal ou mesmo danificar a minha mesa de som ?

      Se isso que falei funciona, imagino que, tendo meu próprio mixer com saída main out balanceada, basta eu carregar sempre comigo cabos TS para ligar os teclados na minha mesa, e cabos TRS<->TRS ou TRS<->XLR para ligar da minha mesa para a mesa principal. Assim, se a mesa do técnico de som não tiver canais balanceados, ou se tiver apenas XLR balanceados, ou se a entrada estéreo (P10 TRS) for balanceada, com essa combinação de cabos eu sempre conseguirei conectar.


      Key01 TS<->TS (x2) Mackie Mix8 \
      Key02 TS<->TS (x2) Mackie Mix8 | TRS<->(TRS ou XLR) (x2) Mesa principal

      rodolfo1982
      Veterano
      # 20/jan/16 13:08
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      Up !

      Alguém mais poderia me dar u ma dica neste caso ?
      Uma mesa analógica (mixer) com sinal MAIN OUT balanceado substituíria uma Direct Box ?

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 00:58
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      Rodolfo1982

      Quais os modelos de seus teclados?

      rodolfo1982
      Veterano
      # 21/jan/16 07:44
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      Thallyz
      Olá Thallyz, tenho hoje um Korg Kross 61 e um Piano Digital Roland FP-4. Nenhum dos dois tem saídas balanceadas.

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 13:00
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      Então a composição dos cabos seria:

      Key 01 P10 (TS) x 02 nos canais 3/4 respeitando as saídas de seu key e as entradas da mesa L/R;
      Key 02 P10 (TS) x 02 nos canais 5/6 respeitando as saídas de seu key e as entradas da mesa L/R.

      Saída da mesa:

      P10 TRS nas duas pontas x02;
      P10 TRS em uma ponta e XLR na outra x02;

      Sempre conecte nas entradas em nível de linha LINE IN na mesa, nunca MIC IN.

      O manual de sua mesa ensina a compor os plugues P10 TRS pra XLR.

      Se você conectar os cabos citados acima em uma entrada que não possua balanceamento, não haverá alteração na qualidade de seu som. Haverá captação de ruídos externos pelos motivos já explicados aqui. Não há necessidade de DI pra vc se montar assim.

      rodolfo1982
      Veterano
      # 21/jan/16 13:25 · Editado por: rodolfo1982
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      Thallyz
      Obrigado pelo retorno. Era o que eu havia imaginado.

      Sempre conecte nas entradas em nível de linha LINE IN na mesa, nunca MIC IN.
      Você se refere à conexão entre a saída MAIN OUT do meu mixer para a mesa do técnico de som ?
      Mas isto apenas quando eu usar o conector TRS, certo ? As entradas com conector XLR não são sempre identificadas como MIC ?

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 14:36 · Editado por: Thallyz
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      Entradas MIC IN são entradas de alto ganho.
      Entradas LINE IN são entradas de nível de linha, ou seja, feitas para entradas de sinais pré-amplificados, por isso não há pré-amplificação nessas entradas nas mesas sejam de quais tipos de conexão tiverem.

      Como seu teclado tem pré amplificação, SEMPRE conecte-o em entradas LINE IN.

      Porque não posso ligar meu teclado em entradas MIC IN?
      Porque o sinal de áudio JÁ SAI amplificado de seu instrumento, daí ele seria NOVAMENTE amplificado NO CANAL DE ENTRADA MIC IN da mesa pra depois ser processado no MASTER da respectiva mesa.

      Você vai QUEIMAR o circuito do canal MIC IN ou o A SAÍDA DE SEU INSTRUMENTO se no canal da mesa tiver uma chave PHANTOM power e algum inteligente aciona-lá.

      Faça o seguinte teste: ligue seu instrumento a entrada de qualquer mesa no canal MIC IN com o volume de ambos em torno de 10%.
      O som já vai sair alto e com distorção. Na medida em que vc aumenta o volume da saída de seu instrumento em algum lugar na mesa próximo da entrada do canal vai começar a esquentar.
      Isso pode variar. Em mesas menos eficientes geralmente queima direto.

      Se você chegar em algum lugar e o responsável pela mesa ligar na entrada MIC IN dizendo que dá "mais som", mande ele a pqp porque ele não tem do de seu instrumento nem da mesa que ele opera e nem deve ser o dono dela... :-)

      Você se refere à conexão entre a saída MAIN OUT do meu mixer para a mesa do técnico de som ? SIM

      Ao ligar a MAIN OUT de sua mesa ( que já é balanceada [vide pág. 12 do manual]) na entrada da mesa do técnico de som, desconsidere os conectores e vá sempre pela legenda LINE IN. Por isso vc vai ter que andar com os dois pares citos acima!

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 15:22
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      ADENDO aos colegas FCC-t:

      Minhas explicações são feitas em LINGUAGM simples porque nós tecladistas queremos mesmo é tocar né?
      Mas infelizmente temos que discutir - e digo isso com ênfase - com os mesarios principalmente nas igrejas porque o sujeito quer "cuidar do som" pelo status que dá ( sim, é mais comum que imaginam) mas não querem aprender a ser um técnico realmente.
      Uma vez quando reuni os jovens para ensina-los a operar mesa de som novinha que havia chegado na Igreja e fui explcar sobre tipos de conexões e como funcionam e sobre balanceamento de sinais e ainda sobre sinais de áudio sobraram apenas eu e o Pastor.
      Tenho um amigo que tocava nas missas e procissões da Renovação Católica e ele passou por isso também. Daí ele desistiu de tocar na Igreja e só toca nas procissões...

      rodolfo1982
      Veterano
      # 21/jan/16 16:01
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      Thallyz
      Obrigado pelo retorno.

      Mas acho que me expliquei mal... minha dúvida é sobre a interligação entre a saída do meu mixer (que terá meus dois teclados ligados) e a mesa de som principal.

      Acredito que vou usar a saída MAIN OUT do meu mixer, que é balanceada, porém TRS. Neste caso, esta saída será ligada em dois canais (caso for estéreo) da mesa de som principal. Se eu usar entradas XLR da mesa de som principal, as entradas XLR não são sempre descritas como "MIC" ? Ou existem duas entradas com conectores XLR, uma para linha e outra para mic ?

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 16:08 · Editado por: Thallyz
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      Em 99% das mesas a entrada MIC IN é com conexão XLR.
      Não se esqueça de mover o knob PAN da entrada para a posição R e L conforme as saídas de sua mesa.

      Existem mesas mais básicas que as duas entradas MIC e LINE são padrão P10 normalmente desbalanceadas.

      rodolfo1982
      Veterano
      # 21/jan/16 16:18
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      Num post do início deste tópico, está escrito isto:
      O DIRECT BOX recebe o sinal desbalanceado de seu Teclado e o envia BALANCEADO via conexão XLR. Isso porque o DIRECT BOX tem embutido em seu interior o tal AMPLIFICADOR DIFERENCIAL. E a mesa também. Ela recebe o sinal em sua entrada XLR ou TRS ( na entrada XLR geralmente está escrito MIC e na TRS está escrito LINE.

      O DirectBox é então sempre ligado na entrada XLR/MIC.

      No meu caso, a saída da minha mesa MAIN OUT balanceada com conector TRS, eu posso ligar, com um cabo TRS<->XLR, diretamente na entrada XLR da mesa principal que estiver escrito MIC ?

      Cara, desculpa a quantidade de perguntas, mas é que acho que ainda não conseguí explicar em detalhes essa minha última dúvida.

      Thallyz
      Veterano
      # 21/jan/16 16:29
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      No SEU caso SOMENTE em entradas LINE IN.

      rodolfo1982
      Veterano
      # 21/jan/16 21:10
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      Thallyz
      Ok. Então, me parece que na verdade cabos TRS<->XLR não teriam muita serventia para o meu caso, pois eu não poderia usá-los, já que não sei se alguma mesa tem entrada XLR com impedância de entrada e ganho compatível com entrada de linha.

      O DirectBox então casa as impedâncias e ganho dos instrumentos para níveis compatíveis com os de microfone, para poder utilizar as entradas XLR. Era esta parte que eu não havia entendido.

      Agora entendí melhor. Ainda assim, então, seria recomendável eu ter um DirectBox para utilizar no caso de um técnico de som cuja mesa não tenha entrada de linha balanceada, apenas entradas MIC/XLR balanceada.

      yanandrade
      Membro Novato
      # 22/jan/16 17:17 · Editado por: yanandrade
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      acabei comprando o kit (Yamaha Go44 e Monitor Behinger MS20) o cara me deu de brinde um P10>RCA pra ligar da placa para o monitor, tem duas entradas INPUT na placa, seriam dois cabos P10? (entrada R e L do sintetizador nessas duas INPUT) e uma outra pergunta: ele me falou que preciso de um cabo firewire não sei bem pra que serve, me deu uma placa firewire pra instalar no pc, diz que passam os dados mais rapidamente do que firewire>USB, não entendo kkk vou começar a mexer agora nessas coisas.
      ah e essa placa vem tudo balanceado? o monitor é ativo

      Clev
      Membro Novato
      # 21/nov/17 11:19
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      Estou em dúvida sobre a melhor forma de ligar um par de monitores Yamaha HS7 a uma interface Presonus Audiobox USB. Segundo as especificações, cada um dos monitores tem duas entradas: "XLR3-31 type (balanced), PHONE (balanced)". Já a interface PreSonus tem as saídas descritas assim:
      Type
      ¼"
      Balanced Output Impedance
      51Ω

      Ou seja, a interface só tem saídas p10. Pensei em adquirir dois cabos XLR/p10, mas um conhecido me falou que pode dar problema de impedância e sugeriu cabos p10/p10. Ocorre que, ao pesquisar cabos p10/p10, não encontro cabos mono e balanceados ao mesmo tempo e não sei se é seguro comprar cabos estéreo e balanceados, na verdade as especificações do monitor e da interface não dizem se os conectores são mono ou estéreo, dizem apenas que são balanceadas. Se eu comprar cabos estéreo, tenho receio que o plugue não encaixe nos conectores.

      Auxílo por favor ?

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