【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

Autor Mensagem
ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/222938/

Dá uma olhada nesse tópico tem um post onde eu fiz exatamente a sua pergunta...

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Ainda fiquei na dúvida

Eu uso apenas um cabo na saída l e queria saber se os 2 sinais estão la ou se tem como configurar para ele fazer isso.

Digo isso pois nos meus teclados e módulos antigos tinha a opção de se ligar 1 cabo e o propio kei mandava os 2 sinais para lá. No xp80 ñ sei se funciona assim

ThiagoMafra


Sobre como ligar as duas saídas, di, cabo balanceado etc entendi tudo, mas ainda ficou essa dúvida por que aonde eu toco ligar o teclado em 2 canais é praticmente impossível, os mesários te comem vivo se vc pedir.

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista

Nesses post fala-se isso:

Mas eu vou ocupar dois canais da mesa???
É!

Por isso os técnicos de som odeiam os tecladistas.
Imagine 3 teclados...
Seriam 6 canais da mesa.
(E ainda tem mais se você cantar e tocar escaleta. hehehe)
Cada par de canais deve estar com a mesma regulagem, mundando apenas o PAN.


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/222938/#6478067

Sobre o XP-80

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/222938/p1#6480927

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Valeu kara

Fiz uns teste e descobri q usando só um canal o som ñ sai 100% legal e ainda tem uns timbres q vem regulado pra sair somente de um lado ou seja som completo mesmo Só na saída fone ou ligando os 2 cabos. acho q vou comprar um cabo Y.

ThiagoMafra
Thallyz


Obrigado mesmo Caras vcs me ajudaram muito

Thallyz
Veterano
# set/10
· votar


Felipe_MP

Seria bom se vc usasse um Di para cada CANAL de seus teclados.
Como vc tem as saídas L/Mono R nos dois, vc precisará de 4 Di 100 para usar. Na mesa vai ter que ter 4 canais à sua disposição.

Thallyz
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista

É isso aí, no caso do Yamaha P95 vc tem que usar o cabo Y pra mandar um sinal pra cada cabo pra dois DI's.

Felipe_MP
Veterano
# set/10
· votar


Thallyz
4 canais à sua disposição.

Os caras vão ficar doidos, e pior sou eu que tenho que comprar 4 Di?????

Com relação aos cabos??? uso os mono balanceados ou já que uso Di100 não precisa que o cabo seja balanceado????

marcusVinicius
Veterano
# set/10
· votar


Uma coisa interessante... sempre usei um cabo único P10/P10 na saída L/mono do teclado. Depois de ler e estudar aqui no fórum decidi começar a utilizar as duas saídas, pra ter sinal estéreo, dois canais na mesa e tals.

Não existe cabo duplo P10/P10!! Não existe. Procurei, fui às lojas, perguntei, liguei para os caras que fazem cabos... nada.

Acabei comprando um par de cabos iguais (P10/P10) e uni eles com fita... seria útil se houvesse um cabo prontinho já.

Um vendedor me recomendou comprar cabo de medusa e montar os plugues nas pontas. Até não é má idéia, mas é gambiarra.

Alguém já achou um cabo assim?

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Thallyz


Valeu mas o meu caso é um xp 80

do-bandolim
Veterano
# set/10 · Editado por: do-bandolim
· votar


marcosVinicius, eu também uso dois cabos. Achei ótima sua idéia de 2 em 1, realmente seria muito útil mesmo. Acho que as empresas não pensam muito nos tecladistas.

claudenir
Veterano
# set/10
· votar


Thallyz

Valeu pela dica. O P-95 é meu.

Floyd N Roses
Veterano
# dez/10
· votar


OPAA...só marcando aqui!!! ;D



ÓTIMO TÓPICO!!! o///

magoja
Veterano
# mar/11
· votar


Olá pessoal, tenho um problema ainda ñ solucionado dentro de meus conhecimentos que sao mínimos diga-se de passagem e conto com a colaboraçao de todos que puderem me ajudar...... é o seguinte: há alguns dias compramos um multicabo de uns 20 metros, e o teclado motif xf7 começou a ter problema de ruído no som ( somente o teclado), em qualquer canal da mesa ou do multicabo dá o ruído, testei outro teclado um korg e ñ deu o tal ruído, como o teclado tem apenas 3 meses de uso esta na garantia, mais eu com meu pouco conhecimento acredito ñ ser o teclado, pois se levar o teclado até a mesa e ligar direto sem passar pelo multicabo ñ tem ruído algum........... mais o técnico que vendeu o multicabo acusa o teclado de problema e tem q mandar p assistencia tecnica, coisa que ñ pretendo fazer até ter certeza que realmente o problema é no teclado. ñ uso nada na saida do teclado P10 direto no multicabo, o que eu fiz foi aterrar o terceiro pino de energia do teclado que diminuil o ruido, mais ñ resolveu ainda assim tem ruído, " conto com ajuda de vcs p solucionar esse problema "

viktor 999
Veterano
# fev/12
· votar


Thallyz
no yamaha P95 Como vc indicaria que eu fizesse ???tenho um Direct Box ativo Behringer Ultra-Di DI100 , que cabos eu teria que usar me explica tudo sou leigo em questão de cabos e amplificação....valeu

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


viktor 999

Para ligar na mesa de som?

Um cabo stereo > DI100> cabo XRL stereo > mesa de som, e seja feliz ;)

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
O P95 não tem saída de linha convencional, apenas saída para fone de ouvido, agora explica para o viktor ...

Mas discordo da sua explicação... usar cabo stereo??
É um cabo MONO P10 na conexão L/Mono > Di > Cabo XLR balanceado, se quiser o teclado em stereo, adiciona um cabo MONO P10 na conecão R > + mais um Di > XLR balanceado

Eu por exemplo que uso sets com mais de um teclado, seriam muitos cabos, DIs a mais, resolvi comprando um mixer para as ligaçoes normais de todos os equipamentos, e do meu Mixer, aí sim DI > Mixer PA

camiloaquino
Veterano
# fev/12
· votar


Achei que teclados top como Motif, Kronos, Fantom...já tinham as saídas balanceadas. Isso não é verdade, então? Preciso de um Direct box se escuto ruídos nos graves das minhas caixas CM30 quando ligo o volume mais alto?

fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


no yamaha P95 Como vc indicaria que eu fizesse ???tenho um Direct Box ativo Behringer Ultra-Di DI100
O P95 não tem saída de linha convencional, apenas saída para fone de ouvido

se quer ligar em stereo
um cabo em Y com uma ponta com o p2 stereo que abre para 2 P2 mono > dois Di um para cada canal > dois cabos XLR > dois canais da mesa

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


O P95 não tem saída de linha convenciona

Puts, eu li PSR.

se quiser o teclado em stereo, adiciona um cabo MONO P10 na conecão R > + mais um Di > XLR balanceado

E o L vem de onde?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Alex guitar man
adiciona
São dois cabos Mono P10 um para o L, que normalmente é L/Mono se tiver caixas de som assim, e um para o R

Meu Set completo usa 12 Canais, por isso uso o mixer e só depois do mixer os DI para o PA

camiloaquino
Os tops como nosso K, tem as saídas balanceadas sim, mas e os cabos que estamos usando ?? os que eu tenho Tecniforte linha RAI, ecelente cabo, mas não é balanceado

Este link é fantástico para tirar as dúvidas que nos pairam

Tem que se considerar, que para tocar em casa, normalmente pequenas distancia (abaixo de 3 metros) são necessárias para chegar até a fonte sonora, DIs podem não servir para nada já que o ruído já é muito pequeno ou inexistente

pomtwo
Veterano
# fev/12
· votar


lembrando so uma coisa .... as mesas de som com canais estereo vem com saidas desbalanceadas , usar saida balanceada somente em canal mono , ai nao tem como usar sinal estereo o que vc vai fazer eh usar dois canais a toa ...

geralmente teclado nao tem muito sinal de ruido , por que ele tem processador digital que ja elimina quase todos os ruido (teclados de boa qualidade claro ) o que fazer eh usar um cabo de qualidade , com conectores de qualidade ainda maior e nao distanciar tanto o sinal da fonte ( mixer/mesa ) pra nao ter uma certa perda de sinal

lembrando , usar sinal balanceado somente em mono , nao tem balanceado estereo ... mas se sua mesa tem canal estereo mete dois cabos la um no l e outro no r e veja seu som variando de grave na esquerda para agudo na direita ... eh muito bom tocar em estereo ..

Thallyz
Veterano
# fev/12
· votar


viktor 999

O Yamaha P95 só tem saída "phones", que é uma saída stereo.
Como dito anteriormente, vc terá que fazer o cabo "Y" e um canal por DI, ou seja, dois direct box, um para cada canal.

pomtwo
lembrando so uma coisa .... as mesas de som com canais estereo vem com saidas desbalanceadas , usar saida balanceada somente em canal mono , ai nao tem como usar sinal estereo o que vc vai fazer eh usar dois canais a toa ...

geralmente teclado nao tem muito sinal de ruido , por que ele tem processador digital que ja elimina quase todos os ruido (teclados de boa qualidade claro ) o que fazer eh usar um cabo de qualidade , com conectores de qualidade ainda maior e nao distanciar tanto o sinal da fonte ( mixer/mesa ) pra nao ter uma certa perda de sinal

lembrando , usar sinal balanceado somente em mono , nao tem balanceado estereo ... mas se sua mesa tem canal estereo mete dois cabos la um no l e outro no r e veja seu som variando de grave na esquerda para agudo na direita ... eh muito bom tocar em estereo ..


é por aí o caminho...

Edson Caetano

Meu Set completo usa 12 Canais, por isso uso o mixer e só depois do mixer os DI para o PA

Para que tem um set que precise assim, está corretíssimo.
Eu acho que o KORGMAN faz isso também, além do SIDINHO LEAL. (sidinho, confirme por favor).

viktor 999
Veterano
# fev/12
· votar


Thallyz
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216912182-cabo-microfone-xlr-ca non-balanceado-1-metro-c-nota-fiscal-_JM
cabo XLR seria um desse tipo???

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


viktor 999
Sim cabo XLR é exatamente esse, conhecido tambem por cabo Canon, cabo de Microfone

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Uma explicação legal de como funciona os cabos balanceados:

http://www.audioreporter.com.br/dicas/cabos-balanceados-ou-nao-qual-a- diferenca/

Thallyz
Veterano
# fev/12
· votar


Gugu tecladista

Se o xp 80 tiver a saída L/MONO, quando vc plugar apenas um cabo em seu key, é nessa saída que deve colocar, pois os sinais são misturados e enviados apenas por ela. No entanto, se em seu key tiver algum timbre ESTEREO, ele não será sentido por vc ou pelo público pois não há a divisão de canais.

pomtwo
Veterano
# fev/12 · Editado por: pomtwo
· votar


Meu Set completo usa 12 Canais, por isso uso o mixer e só depois do mixer os DI para o PA

desculpa Edson Caetano

tenho algumas duvidas ... vc usa 12 canais ? o que vc usa em seu set completo ? e por que usar o DI intermediando entre mixer pessoal e PA ?

DI so serve pra tranformar impedancia , ou seja se vc quer usar seu teclado no canal balanceado (canal mic) entao vc usa o DI pra ele tranformar o sinal do teclado na imperdancia do canal balanceado somente isso ... pois se vc colocar o teclado no canal mic do mixer pessoal sem um DI vc estara estragando seu canal e o DI intermediador nao ta servindo de nada pra proteçao do seu mixer ... o DI intermediador de mixer e PA que tambem sera um outro mixer so servira , caso voce queira usar o sinal master do mixer pessoal em um canal mic do mixer PA ... caso use o canal line , nao precisa amigo , basta usar um cabo da saida master output a um canal line do mixer do PA ...

agora quanto ao lance de usar 12 canais a nao ser que vc tenha 12 equipamentos diferentes , por que nao adianta vc plugar um cabo no l num canal mono e girar o PAN pra direita e outro no r com PAN pra esquerda que isso nao eh estereo , pra isso tem canais estereo que ja divide seu som automaticamente ... e tem mais o PAN pra direita/esquerda num canal mono fica .. tudo em mono na caixa da esquerda e tudo em mono na direita

lembrando estereo nao tem simulaçao ou eh ou nao eh ... ou vc usar um mixer com muitos canais estereo (o que eh dificil) ou entao usa varios mixers nao use canal mono com PAN pra direita ou pra esquerda que eh disperdicio de cabo e de canal ...

viktor 999
Veterano
# fev/12
· votar


Thallyz
Edson Caetano
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216414691-di20-direct-box-behri nger-ultra-di-di-20-di-20-_JM#questionText
olha esse direct box duplo será que serve???e barato será que e bom???

djdalton
Veterano
# mar/12
· votar


ola amigos eu preciso de uma resposta urgente...
eu tenhu um mixer djm 400 pioneer e comprei um direct box para melhorar a qualidade do som e quero fazer um esquema assim : do mixer sai rca R/L e na outra ponta do cabo 1 P10 ESTEREO que entra no direct box, do direct box sai XLR e vai para a mesa de som ...
da certo esse esquema de fazer estereo ? o som fica estereo ou mono ? como é ?
abraços

bassro
Veterano
# mar/12
· votar


Thallyz
kra eu tenho um di400p quando uso ele com um cabo splaflex ele rouba muito sinal mais quando uso ele com um cabo santo angelo desses que se manda fazer nas lojas ele nao rouba, serias que isso seria a diferença entre ts e trs?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box