Dúvida: que notas podem ser acrescentadas nos acoirdes que formam os graus do campo harmonico?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10


    Olá,

    a minha dúvida está no link a seguir... não consegui colocar as imagens aqui no post, então subi um arquivo que pode ser acessado por este link, no qual está minha dúvida.


    http://www.4shared.com/document/_-w4wpIW/Dvida_Notas_acrescentadas.htm l

    O resumo da questão é o seguinte:

    gostaria de saber se, usando o tom de Dó Maior para exemplificar:

    Em vez da progressão ser Dm7-G7-C7M (Subdominante-Dominante-Tônica),

    Se poderia ser Dm7(9)-G7(13)-C6/9

    Ou ainda Dm6-G7(#11)-C7M(9)

    Etc

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Teria alguma coisa a ver com condução de vozes?
    Ah, para que não fique dúvida, estou me referindo a harmonia aplicada na música popular (harmonia funcional).
    Se a explicação for muito complicada para ser explicada aqui em poucas linhas, poderiam me indicar livros (pode ser em inglês) que tratem disso?
    Grato

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pode ser qlqr uma dessas opções . A melodia vai dizer qual (ou quais!) são as melhores opções ;)

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Valeu Walter!

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu dei uma olhada depois no anexo. Num ii-V-I de C, por exemplo, acho praticamente impossivel que o C seja com a quinta aumentada ;)

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    waltercruz

    Taí, boa pergunta. Quando e pq a 5 aumentada dá as caras.

    The Jedi Master

    Livros ? tem uma porrada em inglês aqui em casa. No pc é claro. Quanto às notas q vc vai ou pode acrescentar isso tem a ver com os modos. Tipo, dominante com 11#, acho muito difícil, na verdad só de passagem. Ou em modo não diatônico. Como o Walter falou tem q ver se a melodia aceita. E tem tb o lance do estilo q vc tá tocando. Isso é um lance q volta e meia alguém fala aqui no FCC que são os voicings. Como sempre eu indico os livros da hal leonard q vem com o cd com os exemplos. O link é http://www.halleonard.com/search/search.do?menuid=1003&seriesfeature=H LKSS&subsiteid=64.
    Resta ir no google e procurar. no avaxhome tem alguns. Se achar o de gospel posta aqui o link per favore. Ah se tiver grana na freenote vende.

    Abrçs.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    quando e porque.. eu não sei ;)

    Mas vejo em situações do tipo:

    (Tom de Dó Maior)

    C C(#5) F

    ou seja, como se ele tivesse no lugar de um ii-V (Gm7 C7)..


    Ou em situações totalmente diferentes.. Como em O trenzinho do caipira ou aquarela do Brasil.. onde a quinta aumentada dá alguma 'sustentação' à melodia. ;)

    É isso!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Mas vejo em situações do tipo:

    (Tom de Dó Maior)

    C C(#5) F

    ou seja, como se ele tivesse no lugar de um ii-V (Gm7 C7)..


    Aí eu já acho q ele fica meio 9b de G7...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: que notas podem ser acrescentadas nos acoirdes que formam os graus do campo harmonico?