MIDI para leigos - Como utilizar o recurso?

    Autor Mensagem
    murilocd2010
    Veterano
    # jul/10


    Caros profetas cifranianos;

    Tenho 24 anos, não entendo nada sobre MIDI, toco teclado de ouvido informalmente, não entendo nada de partitura, e por ai vai.

    Tenho um idoso CTK - 530 da cassio, que tem entrada e saída midi. O teclado é veinho, mas tem o som muito bom para meu uso.

    Seguinte, fiquei sabendo que com o tal de cabo midi posso ligar o teclado no computador. A pergunta é, meu teclado não tem entrada de disquete, quem dirá cartão de memória.. nada!

    Através de meu teclado, ligado ao computador pelo cabo midi, eu conseguiria tocar novos ritmos e sons contidos no pc, como se estivessem em meu teclado?

    Tipo, achei um som de piano ...., baixo ele em um software no pc, e através do teclado eu executo ele no computador... Isso é possível?

    Se sim, qual é o programa, onde encontralo, como conseguir os ritmos os sons.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Oi Murilo! Um tutorialzinho básico, eu sou novo aqui no fórum, mas com certeza você vai achar mais informações na busca aqui.

    Sim, com um cabo midi você poderá ligar o teclado no computador ou em outro teclado ou em um módulo.

    O padrão é um plug DIM de 5 pinos (MIDI foi inventado em 83, em 84, não havia nem computador pessoal direito naquela época ;) )

    Pra ligar no seu computador, existem adaptadores que você pode comprar para ligar na entrada usb do seu computador.

    O que você quer saber sobre instrumentos virtuais rodando no computador chama vsti, dá uma procurada nos tópicos aqui do fórum que vc acha bastante coisa, inclusive alguns vst free e de boa qualidade!

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Através de meu teclado, ligado ao computador pelo cabo midi, eu conseguiria tocar novos ritmos e sons contidos no pc, como se estivessem em meu teclado?
    Não exatamente como se estivessem em seu teclado, muitas pessoas temum conceito errado de midi, pensando que o teclado "pucha" o som, na verdade,o som estará sempre no PC, maisa grosso modo a resposta para essa pergunta é sim.


    Tipo, achei um som de piano ...., baixo ele em um software no pc, e através do teclado eu executo ele no computador... Isso é possível?

    É possivél sim, é como se o computador fosse um gerador de timbres, seu teclado servirá apenas para enviar os comandos de notas musicais, ou se tiver controles como slider e knobs, tb serviram para controlar parametros dos softwares.

    Se sim, qual é o programa, onde encontralo, como conseguir os ritmos os sons.
    Na busca aqui do forum ou até na net você encontrará isso digitando vsti, como o waltercruz ja disse.Mas só para te dar um exemplo procure nos sites de busca por Akoustik Piano, ou The Grand, ambos para pianos.

    A questão midi ainda tem conceitos mais complexos, apenas respondi suas perguntas e dei uma explicação bem basica a respeito do assunto.

    jeff_raphael
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    opa
    tem mais um leigo no assunto aki!
    tem diversos softwares para rodar VSTI (nem sei se a expressão é essa)
    qual o "mais" fácil? tipo não muito pesado, que roda mais plugins e por aew vai...

    Valeu!

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    murilocd2010

    Você não precisa entender de MIDI para usar esse recurso, podes simplesmente pensar em entradas e saidas como se fosse Audio mas na medida que começares a usar vais entendendo aos poucos.
    Por outro lado pode encontrar no Google um PDF que explica o protocolo MIDI em 15 minutos de leitura.

    Stalingrado
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    murilocd2010
    Se você prestar atenção, muitos tecladistas utilizam notebook aliado ao teclado. Por que? Justamente pela qualidade e pela variedade que o MIDI proporciona.
    Com o recurso MIDI, é possível utilizar "timbres" diretamente do seu computador. Hoje existe um grande mercado de VSTs, VSTis. Pesquise sobre isso, principalmente VSTis. A grosso modo, são instrumentos virtuais. Você pode controlar esses instrumentos com o seu teclado. Pense na infinidade de timbres? Podes controlar uma bateria, um baixo, pode simular um Hammond, um Korg Wavestation...
    Enfim, pesquise. Você não vai se arrepender!

    murilocd2010
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pessoal muito obrigado!

    Nossa, já comecei a pesquisar! As dicas de vocês deram um norte fantástico a este "sem noção" aqui!

    Muito obrigado, vou continuar fuçando pelo site!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MIDI para leigos - Como utilizar o recurso?