Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Como afinar um piano?

Autor Mensagem
Metalier
Veterano
# dez/03

E ae galera,eu sou novo por aki no forum.....eu procurei em tudo quanto eh lugar,aki no forum tbm e naum achei;me bateu uma duvida cruel sobre como eh o processo de afinação de pianos......eu sei q aki o negocio eh teclado mas c/ certeza devem haver pianistas e se alguém puder me ajudar,muito obrigado.....

Soulface
Veterano
# dez/03
· votar

Cara, pelo q eu sei, existem pouquíssimas pessoas q sabem afinar um piano...(se eu estiver errado, me desculpem)

Metalier
Veterano
# dez/03
· votar

Eh,pq pra mim parece um bagulho mto foda,deve ser trabalhoso,sei lah......o problema eh q eu num tenhu nem ideia de como eh heehhhe mas valew

O pianista
Veterano
# dez/03
· votar

Lá vamos nós, hehe.
Vou explicar bem detalhadamente: o piano se consiste, em 3 cordas por notas, na região central, uma única corda grossa no grave por nota e 3 por nota no agudo também. considerando que o piano tem 88 teclas, 50 dessas são do médio para cima, o piano tem umas 150 "cordinhas para se afinar" (perdão esqueci o nome técnico, depois ponho aqui).

O afinador, utiliza um instumento que segura na ponta metálica que prende essas cordas e vai girando, apertando ou afrouxando, até chegar no tom exato. O trabalho, é exatamente fazer com que as 3 juntas, provoquem o timbre desejado, no tom certo.

Existem, de fato, poucos afinadores hoje em dia no Brasil, se comparado à Europa ou EUA. Mas os que tem, fazem seu trabalho com qualidade, pois exije muita habilidade. Um cara experiente, pode levar 30 minutos para afinar o piano inteiro. Um "novato", vai levar umas 5 ou 6 horas. O preço também varia de 50 a 150 reais... é bem salgado.

E pelo amor de Deus, isso vai para quem acabou de começar a tocar piano: NÃO TENTE AFINAR SEU PIANO SOZINHO, TENHA DÓ DELE!!!

Acho que é isso aí basicamente, qualquer coisa pode perguntar.

Metalier
Veterano
# dez/03
· votar

Nossa,agora sim eu intendi e nada melhor do que um pianista pra me explicar,aliás O Pianista ehheeheh brigadaum cara,abraço

O pianista
Veterano
# dez/03
· votar

Opa, disponha.

Alastico
Veterano
# mai/06
· votar

Cara...desculpa ressucitar esse topico..mas vc sabe qual eh a chave q usa pra afinar o piano...eu tava usando uma de bateria.funciona..mas eh mto dificil...
aonde posso encontrar? se alguem souber...pode me responder no email de preferencia?
alastico@hotmail.com
vlwwww

mazza
Veterano
# mai/06
· votar

Como afinar um piano?

contrate um profissional, é o mais adequado...

Alastico
a chave pra afinar piano vc vai encontrar na Casa Bevilacqua aqui em São Paulo, não aconselho a utilizar outro tipo de chave, as porcas para afinação do piano tem um encaixe especial pra essa chave, se vc reparou bem, elas são meio cônicas, se vc usar qualquer outro tipo de chave, vai acabar DANIFICANDO o seu piano, não faça isso!!!! a chave original é a única recomendada pra esse ajuste, tenha dó do seu instrumento!!!

Alastico
Veterano
# mai/06
· votar

oka...mto obrigado..irei providenciar....=)...

e desculpa por ressucitar esse topico..rs

Beto-Music
Veterano
# out/06
· votar

Cuidado com afinadores meia boca

Um afinador foi na escola de música onde estudo piano e cobrou 3000 reais para afinar 12 pianos. Muitos ficaram piores do que antes, incluindo os 2 principais de cauda. Ficou com o timbre uma porcaria, metade clássico e metade som de faro west.

Um bom afinador sobe alé,m de afinar, passar as cordas nas astes de modo que fiquem firmes, sendo a pressão bem distribuidas nesses pontos, Assim a afinação dura mais.

Cuidado ao escolher um afinador pessoal.

musiker
Veterano
# jan/08
· votar

Olá Galera,
... não achei a chave de afinação na Casa Bevilacqua mas mesmo assim improvisei algo e consegui afinar meu BECHSTEIN. Muito bom!!!
Astrosaudações,
João Marcos, Belo Horizonte

afinador
Veterano
# jan/09 · Editado por: afinador
· votar

afinador de piano
Em www.piano.kit.net existem muitas informações sobre afinação de pianos.
Também www.piano.blogger.com.br

teclamusica
Veterano
# jan/09
· votar

Chamar um Luthier seria mais fácil, porque ele entende do assunto. Mas um Luthier de confiança!!!!!!!!

joevani
Veterano
# abr/09
· votar

Um afinador de piano foi na escola de música onde estudo piano e cobrou 3000 reais para afinar 12 pianos. Muitos ficaram piores do que antes, incluindo os 2 principais de cauda. Ficou com o timbre uma porcaria, metade clássico e metade som de faro west.

Aqui no RJ capital, falando em afinação de pianos, conheço um bastante confiável, eu tenho um Kawai e ficou com o som muito bom! Quando comprei não prestei atenção e veio desregulado da loja... Talvez tenha sido o transporte. Ele tem um site em www.pianoforte.com.br.

Um grande abraço espero ter ajudado.

gustavocp
Veterano
# abr/09
· votar

Poxa, tem vários vídeos legais no youtube sobre afinação de pianos (quase todos em ingles).

PinkRose
Membro
# mar/11
· votar

Vi alguns comentários que gostaria de ressaltar o seguinte: É impossível afinar um piano em 30 minutos como se disse acima, ok? O tempo de afinação de um piano, depende muito do seu estado de conservação. Um piano deve ser afinado de 6 em 6 meses, e uma vistoria em toda a sua mecânica se faz necessária pelo menos uma vez por ano. O desgaste dos martelos, molas, provocam vários fatores que prejudicam uma perfeita afinação deste instrumento. Portanto, para se afinar um piano, leva-se em média 2 horas, quando este instrumento está em perfeito estado de conservação. Caso contrário, faz-se uma afinação e após 15 dias mais ou menos, faz-se outra para definir o padrão de afinação. E existem tb, aqueles instrumentos que não adianta nada. Não afinam de jeito nenhum, ok? É sempre aconselhável procurar um profissional da área para obter-se bons resultados, ok?

jaquegobira
Membro
# ago/11
· votar

Bom...estou um pouco atrasada, mas não posso deixar de comentar.
Trabalho com um afinador de pianos que tem experiência e competência na arte de afinar. Realmente, não se afina um piano em menos de 1 hora e quarenta minutos/ 2 horas. O aparelho usado para afinar se chama diapasão ( para afinar de ouvido e só o faz quem tem técnica). Há muitos afinadores que utilizam um aparelho eletrônico, mas pelo que ouço no meio, não fica tão boa quanto "de ouvido". O afinador que conheço tem pleno conhecimento, pois trabalha com pianos desde os 15 anos e quanto a afinação fez cursos em tradicionais empresas.
Vou deixar o blog do afinador para quem quiser dar uma olhada: www.tienespianos.blogspot.com Tem muitas informações, dicas e muitas coisas interessantes. Valeu, pessoal !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Como afinar um piano?

286.525 tópicos 7.483.812 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital