Notebook, agora será que vai?

Autor Mensagem
SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
É, vou fazer isso...

Agora estou precisando de algumas dicas nos VSTs cara, alguns estão com pouca latência, outros maiores, o Brainspawn Forte, não consegui entrar na parte dele que configura isso. Tb não consigo eu mesmo procurar o VST, ele mesmo acha sozinho, mas tem alguns que ele não achou, outros que as vezes não sai som... Se tiver MSN, me add aí pra me tirar o resto dessas duvidas rafaelferio arroba hotmail.com valeu!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio
o Brainspawn Forte, não consegui entrar na parte dele que configura isso.

Se plugares a UCA, o Brainspawn Forte configura a latência automaticamente para a mínima, se instalar o driver específico da UCA melhora mais ainda, pelo que eu soube é 3ms a latência mínima que a UCA dá.

Tb não consigo eu mesmo procurar o VST, ele mesmo acha sozinho, mas tem alguns que ele não achou,

Achar você mesmo não dá, o que você pode fazer é adicionar na lista do Forte aquelas pastas onde estão os VST que ele não acha no início, você pode adicionar quantas pastas quiser, daí ele acha tudo na boa.
Baixa essa imagem jpg que fiz para ajudar um amigo meu em dúvidas semelhantes, nessa figura você pode ver o menu Plugin Option, é só abrir esse menu e adicionar as pastas dos seus VSTs.
Eu tenho msn mas não uso muito não, mesmo assim vou adicionar!
Abraço!

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
Opa, já consegui hj a tarde na hora do jogo do Brasil e Holanda e tb na hora do jogo do Uruguai e Gana, eu fui fuçando e peguei mais um pouco as manhas! Valeu as dicas!
Só uma coisa, pra trocar de VST dentro do Forte, o ideal é por canal midi? Eu ainda não achei a função pra mudar o canal midi de cada um dos VSTs....
Outra, vc conhece algum VST, pago ou não, que seja tipo como um teclado? Que tenha vários timbres desde pianos, organs, metais... Tudo num só e que possa combinar? Pois , tem mta música que uso piano com strings, piano com pad, etc... Os pianos são ótimos, mas hj pra conseguir com um strings legalzinho tive que ligar o FM8 e o PianoTeq pra ter esse efeito...

Por ultimo, ja viram o VST OP-X? É o VST do OBERHEIM, consagrado pelo Van Halen na Jump, eu to com ele, mas a polifionia é MTO baixa, tentei achar nele pra aumentar lá e não consegui, Jump não da pra tocar por causa da polifonia dele! Se alguém souber, fico grato :P

R Palma
Veterano
# jul/10
· votar


Jonathas Lacerda

1.) Um processador 1,66GHz Intel Atom e 4Gb de RAM aguenta bem o tranco? Tipo, mandar ver ao vivo? (esse processador está vindo nas novas safras de netbooks).

Acho que não. Mesmo os novos Atom Dual Core não tem desempenho decente para aplicações de audio.

2.) Nesses novos netbooks, é possível trocar só o processador?

Acredito que os processadores Atom são soldados diretamente na placa-mãe, impossibilitando sua troca. Além do mais, mesmo que fosse possível trocar, você estaria trocando um Atom por outro Atom, visto que a pinagem dele é diferente da pinagem do Core 2 Duo e Pentium


Imaginei mesmo. Quanto ao processador, tem o problema do tamanho tbm (os Atom parece q são menores).

Já tinha visto num outro tópico q, pelo menos atualmente, NET + VSTi ainda não é uma ocmbinação perfeita. Uma pena, pq tem um tablet nessa configuração q passei, com Win7, q seria perfeito prá mim.

Abs!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Só uma coisa, pra trocar de VST dentro do Forte, o ideal é por canal midi? Eu ainda não achei a função pra mudar o canal midi de cada um dos VSTs....

No forte tudo se faz por meio das "scenes" que vão dentro das "songs" que vão dentro dos "setlists" e etc, parece muito no começo mas depois que você pega o jeito só vai, eu não troco de som no forte trocando o canal no controlador pois o UMX dificulta essa troca, por outro lado eu programo cada cena de modo que eu troco os timbres com dois dos 8 botões do UMX pois toda a "aranha" dos canais é programada antes no forte, a combinação UMX+Forte é perfeita e apesar de falarem mal (e com razão) da dificuldade de trocar de canal pelo UMX esse problema desaparece quando se programa tudo previamente no Forte, fica muito prático mesmo.

Eu sugiro que você faça o seguinte; dá uma olhada na comunidade do Brainspawn Forte no orkut, muitos outros já passaram por esse início e pediram ajuda por lá (inclusive eu hehe) e um dos membros da comunidade postou no youtube uns 3 videos que resolvem as primeiras dificuldades.

Outra, vc conhece algum VST, pago ou não, que seja tipo como um teclado? Que tenha vários timbres desde pianos, organs, metais... Tudo num só e que possa combinar?

Quem poderia te dar uma dica sobre isso é o Mauro Lacerda mas eu sei desse aqui mas também não é uma maravilha mas eu sugiro que você programe seu "rack" no forte com varios VSTs e depois vá trocando de cenas como se fosse em um teclado, fica muito prático e permite layers, splits e tudo o mais.

Ahh... para strings vintage tem esse outro
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/234237/

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
Vou procurar as vídeo aulas no YouTube... No Orkut não achei a comunidade não, depois se vc puder passar o link, agradeço!
Valeu as dicas aí esta semana estarei postando algumas reviews aí dos dois controllers... O UMX é meio chatinho mesmo pra trocar canal MIDI... Já o UF7 é bem mais fácil, vamos ver o que vou aprontar, novamente, grato pelas dicas...

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio

A comunidade
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36007198

O cara dos videos
http://www.youtube.com/user/mcestudio#p/u

Tem mais de três videos do Forte no canal dele, eu recomendei esses videos para todos que me pediram ajuda, já eu tirei minhas dúvidas no fórum da comunidade do orkut mesmo mas todo o pessoal que assistiu os videos conseguiu aproveitar o material.
Boa sorte e posta alguma coisa aí e se você achar complicado configurar tudo com o UMX podes me mandar um email que te faço um passo-a-passo hehe
clebervazgarcia arroba gmail ponto com

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


bom ... com a curiosidade ... fiz um esquemas aqui ...

tenho um notebook dual core, 1,6GHz com 1,5GB de RAM e uma HD de 160GB, placa onboard Realtek e rodando um Vista 32bits.
o cabo MIDI<>USB é um MIDIsport M-Audio e o controlador estou usando o meu TX-5 mesmo.
Intalei o Reaper, o Asio4all e alguns plugins ... fiz os ajustes da Asio e a latência está em cerca de 10ms, o que é suficiente para não perceber diferença quando toco nas teclas e ouvir o som.
Me parece que o som está tranquilo, sem clips, sem cortes com o MinimoogVA, os MrRay e o Safwan Matni General.

Levando em conta que meu PC está um tanto "enfadado" ... alguém é capaz de me dizer pq consigo algo satisfatório sem ter gasto 1 centavo com isso? E pq tantos colegas passam por verdadeiros perrengues?


abrax!

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


_BLACKMORE_
Fala mestre, tranquilo? Olha, eu levava meu Desktop há 3, 4 anos pra show, com 1GB de Memória, HD de 80GB só... E nunca deu problema, só que era uma Audigy ZS Platinum Pro que usava com placa de som. Vc corre sim o risco dele dar algum pepino, MAS, como tá usando programas relativamente leves, como Mr. Ray e Minimoog, e não deu latência nem travamento, é provável que ele aguente o tranco. O problema é que vc sabe, computador (nem teclado, fala a verdade :P) são 100% confiáveis, ainda mais se vc usa internet, joga, e faz diversas outras aplicações nele. Eu te aconselharia a substituir o VISTA pelo XP pelo fato de ser mais leve. Além disso, se possível, faça como eu e o Cleber Vaz, compre uma UCA 202, 200 ou 222, pq aí vc tá bem mais tranquilo. Só que como vc disse que não quer gastar nada no momento, acho que da sim pra vc ir quebrando o galho...

Cleber Vaz
Acredita que não consegui ninguém e nenhum lugar, nem no Mercado Livre, um PLUG MACHO de RCA com saída FÊMEA P10 (ou seja, o JACK normal mesmo...) Onde tu comprou o seu?

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


SaintFerio

Eu te aconselharia a substituir o VISTA pelo XP pelo fato de ser mais leve
pois é ... eu já troquei para o vista pq com ele a latência ficou pela metade !!!

compre uma UCA 202, 200 ou 222, pq aí vc tá bem mais tranquilo. Só que como vc disse que não quer gastar nada no momento
bom .. não é que não quero gastar ... eu fiz tudo isso e não gastei ... caso seja interessante quem sabe eu compre ... meu espanto é pq gastei nada e fiz o que eu queria ... sacou?


abrax!

edit:

segue um som de rhodes do MrRay ...

http://www.4shared.com/audio/KMa0XyUh/rodhes.html

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


_BLACKMORE_
... alguém é capaz de me dizer pq consigo algo satisfatório sem ter gasto 1 centavo com isso? E pq tantos colegas passam por verdadeiros perrengues?

É porque esse pessoal quer ter latências inferiores a 3ms, no meu antigo desktop (Athlon 1.6GHz e 512MB de ram) eu tinha latência 11,8ms com placa Sound Blaster e cabo midi para porta de joystick da Sound Blaster, ou seja, o setup teoricamente era pra ser ruim mas funcionava beleza até com B4, Kontakt e etc

SaintFerio
Acredita que não consegui ninguém e nenhum lugar, nem no Mercado Livre, um PLUG MACHO de RCA com saída FÊMEA P10 (ou seja, o JACK normal mesmo...) Onde tu comprou o seu?


Mas esse eu nunca ví também, no meu adaptador o macho é P10 e a fêmea que é RCA, tanto que no outro post eu escreví RCA -> P10 ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz

É porque esse pessoal quer ter latências inferiores a 3ms
humm ... entendi ... ouviu minha gravina? o que achou?

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


_BLACKMORE_
humm ... entendi ...

É por aí mesmo mas eu só plugo a UCA200 no notebook e deixo assim mesmo (sem o driver original da Behringer) e isso já me dá 5,1ms enquanto que o driver original supostamente garante os 3ms mas pelo que sei uma latência menor do que 3ms só é necessária para E-Drums pois para os teclados já dá pra fazer a festa com um pouco menos de 10ms.

ouviu minha gravina? o que achou?

Ouví agorinha, ficou bom.
O MrRay eu testei rapidinho, não cheguei a me aprofundar mas pelo que me pareceu sua gravina está bem fiel à qualidade do MrRay.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz

fiquei interessado em uma interface desta viu ... vou procurar .. se valer a pena mês que vem compro uma. ... nem q depois eu venda ..

pelo que sei uma latência menor do que 3ms só é necessária para E-Drums

acho q não precisa de tudo isso viu ... meu irmão roda com cerca de 8ms e não tem problemas ...

Antes de formatar o meu PC eu havia feito um puuuuta ajuste nele e bixo ... ficou igualzinho rides on the storm do doors ... coisa linda viu ... acho que até vou fazer o donate para os caras que desenvolveram este software, e quando ouço essas maravilhas me lembro de quando eu me matava para tentar rodar um soundfont no reason !!! hahaha

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


quando ouço essas maravilhas me lembro de quando eu me matava para tentar rodar um soundfont no reason !!! hahaha


Pois é, lembro de quando decobrí esses SoundFonts no sf2midi.com e achei uma maravilha, tempos depois começou a chover FREE VST na web e descobrí que a maioria era feita com o SynthEdit e fui atrás desse programa, bixo... da pra fazer facilmente um instrumento VST melhor que a maioria desses FREE que se encontra por aí, estive pensando em fazer um instrumento desses pra postar no tópico oficial de VST gratis para o pessoal se ligar na barbada, só preciso de uma idéia, pode ser synth ou alguma coisa com sampler, tipo Rhodes ou strings por exemplo, alguma sugestão?

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
Fala chefe, td tranquilo? Cara, consegui fazer praticamente tudo que eu queria. Aprendi a trabalhar com as scenes lá e tal tá perfeito... Eu só senti uma coisa, o UMX eu guardei ele, não to usando por enquanto, vi que o cara explica nos vídeos como configurar pra erguer o volume de cada timbre num slide do UF7... Ele explica meio correndo, mas eu tentei lá, não deu certo. Vc por acaso saberia configurar essa parte? E pra isso funcionar, ai eu teria que deixar todos os plugins abertos, sem estar no MUTE né? Aí eu aumentaria ou diminuiria o volume de cada um separadamente pelos slides... Como vc faz no UMX? Grato aí de novo a atenção!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio

não sei se é isso q vc quer ... mas eu fiz um esquema aqui no tokai que me ajudou a melhorar o processamento com o note.
Em um arquivo do Reaper eu coloquei 5 VSTi, cada um em um canal MIDI de 1 a 5.
Dae no Tokai eu simplesmente escolho em que canal MIDI vou mandar a msg, simples simples.
Com isso o Reaper processa sinal nos VST apenas qdo o canal MIDI está igual.
Para conseguir aumentar o volume de cada slide no seu UF7, acredito que você tenha que atribuir o canal MIDI em cada slide e no seu "host" atribuir um instrumento a cada canal MIDI.
Será isso?

abrax!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio
E pra isso funcionar, ai eu teria que deixar todos os plugins abertos, sem estar no MUTE né? Aí eu aumentaria ou diminuiria o volume de cada um separadamente pelos slides... Como vc faz no UMX?

Eu não faço esse caminho, meus plugins ficam todos abertos sim (sem mute) mas em cada cena eu programo quem responde e quem não responde às "MIDI Notes" e assim, em cada cena que troco, o fader do UMX controla o volume do plugin que eu tenha programado na cena em questão, o barato do Forte é que foi projetado para usar ao vivo e por isso toda a complexidade fica na programação, na hora de tocar eu só pressiono um botão e sai o som que eu quiser, sem precisar mexer em faders, inclusive você pode conectar os dois controladores ao mesmo tempo e rotear cada um para o plugin de seu interesse, você chegou a mexer em "transpose" e etc?

SaintFerio
Veterano
# jul/10 · Editado por: SaintFerio
· votar


_BLACKMORE_
Sim, é mais ou menos isso mesmo que eu tava tentando fazer... Aprendi hj, agora uso os faders pra aumentar o volume do canal midi de cada VST que coloquei...

Cleber Vaz
Pelo que entendi vc está fazendo como eu fiz num teste hj a tarde, deixei 5 plugins abertos, canal midi 1 piano, 2 hammond, 3 strings, 4 synth e 5 brass. Deixei todos os slides (se fosse no UMX seriam os faders) no máximo, aí todos saem ao mesmo tempo, sem latência ou ruído ou travamento, aí baixei todos, deixei só o piano alto blz, deixei piano com strings tb, blz! Era isso que eu precisava...
Não cheguei a usar dois controladores ao mesmo tempo, acho que vou vender o UMX pq não vou usá-lo, já que o UF7 me atendeu bem...

Vc falou sobre o transpose... Eu vi que em alguns VSTs ele não se aplica cara... Não sei se é o canal midi ou o que... Mas vc mesmo, se não me engano em um post anterior disse que tem alguns plugins que já trocam o transpose automaticamente... Imagino que se tivesse um assim pra trocar e deixar o tempo todo na tonalidade que eu quisesse, seria perfeito! Heheh tu conhece algum?

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio
Pelo que entendi vc está fazendo como eu fiz num teste hj a tarde, deixei 5 plugins abertos, canal midi 1 piano, 2 hammond, 3 strings, 4 synth e 5 brass.

Na verdade não é assim que faço, perguntei pelo transpose pois onde programamo o transpose é no mesmo lugar onde organizo os canais.
O Forte tem um esquema de matriz de canais midi onde eu controlo todos os plugins pelo mesmo canal 1, por exemplo, só que para cada cena eu programo qual plugin vai aceitar notas pelo canal 1 e qual não vai aceitar, se quero um split de B4 e MrRay eu programo ambos no mesmo canal mas cada um respondendo só às notas que interessam ao split, já se for fazer camadas é mais simples ainda pois ambos os plugins respondem ao mesmo canal em todas as notas.
Esse seu esquema de cada plugin em um canal não me serve muito porque preciso de trocas rápidas pois faço uso de mais de um plugin em uma mesma música, geralmente, e por isso mesmo que eu fizesse esse esquema de faders para cada canal ainda seria lento demais pro meu caso se tivesse que baixar o volume de um plugin e levantar de outro, do meu jeito aqui é só um botão e pronto :)

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
Novamente, de madrugada em casa, descobri o que precisava sobre o transpose! Heheh Já está tudo configurado meio tom abaixo, instrumento por instrumento, no canal certo!

Agora acho que tirei todas as dúvidas, posso ir ensaiar este fim de semana sem problemas! Comprei tb um cabo RCA de 5 metros estéreo e dois plugs RCA/P10 que acho que devem dar certo.

Só uma coisinha, vc disse que precisa trocar rapidamente sem atraso os timbres... Aqui eu apertando espaço no teclado do notebook (ou agora, como descobri tb como configurar pra mudar pelo + OU - do UF7) ele não da atraso nenhum comigo não, nas scenes...

Bom, por enquanto é isso, grato a vc Cleber e a todo mundo que há pouco mais de um mês aí vem respondendo minhas perguntas aí e e ajudando!

Qualquer dúvida eu posto aqui de novo!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio
Aqui eu apertando espaço no teclado do notebook (ou agora, como descobri tb como configurar pra mudar pelo + OU - do UF7) ele não da atraso nenhum comigo não, nas scenes...

Sim, espaço para avançar e Ctrl+Espaço para voltar. Eu me referia ao tempo de baixar o volume de um plugin e levantar o volume de outro, isso sim já é demorado demais para mim mas tanto pelo teclado do notebook quanto pelos botões do UMX eu faço as trocas de cenas de forma instantânea.
Boa sorte nessa "nova fase" e qualquer coisa estamos aí!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


ocupando o espaço no tópico do amigo ...

Depois de cerca de 40 dias utilizando o note fraquim fraquim para o padrão descrito pelo pessoal, ontem pela manhã eu tive um pequeno problema de qualidade sonora utilizando o VSTi Mr Ray 73. O que foi necessário reiniciar o reaper para que o problema não acontecesse mais, então eu pude renderizar o som e partir para o som da matinê !! :)
No meu caso, como eu não posso no momento gastar muito, será que uma interface daquelas UCA2XX da Behringer é um bom recurso para ter mais confiaça em utilizar os VSTi?
Agradeço aos amigos foristas que puderem ajudar.

abrax!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


será que uma interface daquelas UCA2XX da Behringer é um bom recurso para ter mais confiaça em utilizar os VSTi?

Não entendi qual foi o problema do Reaper e nem uso esse programa mas, como já foi dito em outros tópicos, a UCA2XX é uma ótima opção sim pois é a "solução" mais economicamente viável porém não significa que o Reaper não vai "travar".
Eu uso a UCA200 que veio de brinde no UMX61, um OS modificado (XP 32 Peladão) e o Brainspawn Forte que, dependendo do plugin em uso, até já deu tilt do tipo "fecha e abre de novo que resolve" mas só enquanto programava pois se simplesmente abrir e tocar não trava nem "clica" nem nada de errado; já testei durante várias horas seguidas sem galho.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz

Não entendi qual foi o problema do Reaper
como minha placa de som é das mais xexelentas e interna no notebook ... eu imagino que seja este o motivo, por isso q perguntei da UCA.

SaintFerio
Veterano
# jul/10
· votar


_BLACKMORE_
Olha, não fui pra show ainda com o Notebook, mas nos ensaios, tb to usando uma UCA 200 deu pau uma vez só, isso pq liguei errado e antes do ensaio começar eu táva jogando no notebook e não reiniciei xD :p Sim eu uso o notebook pra outras coisas tb, mas quando vou usá-lo pra tocar fecho todos os programas, atalhos da barra de tarefas tb... Fiz isso com o jogo mais pra teste pra ver se dava algum problema mesmo e deu.

Tb tenho um pequeno problema em relação a conexões, TODA vez que eu vou tocar tenho que ligar o Notebook já plugado no cabo MIDI/USB já ligado no Controlador, senão depois de ligado, não da mto certo não...

Se fosse vc, compraria a UCA vc acha até por 100 reais cara, e ela faz bem o trabalho, lembrando que a saída dela é RCA, por isso vai ter que arrumar um conector que converta pra P10 OU P2 que seja, pra vc usar onde vai precisar, OK?

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


vamos aguardar .. fiz uma enorme despesa agora ..

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


SaintFerio
_BLACKMORE_

Só pra constar que já usei o notebook com 3 controladores ao mesmo tempo e com a UCA200 sem problemas durante horas!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz

e quantas vezes sem problemas? não estou condenando ... mas eu estava super feliz por não precisar gastar nada pois meu equipo relatado lá em cima está me atendendo muito bem ... o "problema" aconteceu apenas 1 vez ... mas foi o suficiente para chatear um poquim ...

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


_BLACKMORE_
mas foi o suficiente para chatear um poquim ...

Essas coisas são assim mesmo, por aqui só tive problemas quando tocava e programava ao mesmo tempo, principalmente com o KORG Legacy mas enquando estava só tocando nunca deu pau.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook, agora será que vai?