Um curioso ponto de vista que eu faço questão de compartilhar com você!

Autor Mensagem
Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10 · Editado por: Piano ON GRACE


Procurei esse tópico mas não achei. Lá vai: Porque não há acidentes entre o E e o F e entre o B e o C?

Não aceito respostas como: 'é uma questão de' ou 'é por causa de' sem ir direto ao amago da pergunta.

Até por que o monje que nomeou as as 12 notas poderia ter usado nomes diferentes para todas elas. abração!

, pena, , marcha, mi, tu,, af, sol, lua,, aqui, si, senão

quer dizer, além de zoar com os acidentes, ainda entrei com 'tu' (mi#) e 'senão' (si#). Eu sei que tem gente aqui que estuda pra caramba e tem condições de responder.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Piano ON GRACE
por que tem que ser 12 notas e nao 13?

não é uma simples questão de nome.
pesquise sobre os estudos de pitágoras, com o monocórdio.

e também pesquise sobre a formação de harmonicos nas cordas.

a escala natural não é gratuita, ela possui uma relação harmonica entre as partes, que diz respeito à frequencia da nota.
significa que a frequencia da onda das notas (em Hertz) harmonicas são multiplas.

kiki
Moderador
# mai/10 · Editado por: kiki
· votar


outra coisa: não dá pra "enfiar" uma nota entre o E e F, ou entre o B e o C.

no piano pode parecer que nao tem lógica isso, mas se voce pegar um violao ou outro instrumento de cordas com escala cromatica, vai entender.

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


a escala natural não é gratuita, ela possui uma relação harmonica entre as partes

tá aqui o cromossomo que tava me faltando, brigadu

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


Será que algum dia esses nomes mudam? talvez meus bisnetos aprendam diferente. Tipo assim, a palavra vosmecie que popular virou 'vc'.

Gus79
Veterano
# mai/10
· votar


As palavras podem mudar, mas as relações harmônicas são de natureza matemática e não mudam não.

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


outra coisa: não dá pra "enfiar" uma nota entre o E e F, ou entre o B e o C.

Até dá.. mas não na nossa relação harmônica/matemática/ocidental :D

http://www.youtube.com/watch?v=YpqlwRvGeDA

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


waltercruz

Falou e disse! palmas pro mestre genial.

Keys Master
Veterano
# mai/10
· votar


Será que algum dia esses nomes mudam?
esses nomes foram criados há séculos. pq alguém se preocuparia em mudá-los?

O cristianismo foi inventado há mais de 2000 anos e ainda tem milhões de adeptos. será q vai mudar? provavelmente não.
A Estado do Rio de Janeiro tem esse nome há mais de 460 anos. será q vai mudar?

desculpe, mas seu ponto de vista não foi nem um pouco curioso.

Gus79
Veterano
# mai/10
· votar


Na verdade, o nome pelo qual conhecemos a cidade mudou sim... ;)

Há 300 anos, a cidade era conhecida como São Sebastião!

Claro, a gente sabe que era São Sebastião do Rio de Janeiro (o nome e sobrenome da nossa Cidade Maravilhosa), mas ninguém chamava de Rio de Janeiro, assim como ninguém hoje chama de São Sebastião...

Só curiosidade! ;)

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


Aliás, mudou né?

O dó não era ut?

Gus79
Veterano
# mai/10
· votar


E o cristianismo não foi inventado há mais de 2000 anos... na verdade, o cristianismo como religião autônoma surgiu por volta do ano 100, quando os cristãos pararam de frequentar as sinagogas!

Ou seja: o cristianismo, na verdade, tem cerca de 1900 anos! Um pouco menos de 2000.

E mesmo que ele tivesse sido inventado no momento em que Jesus começou a pregar, teria na verdade 1980 anos! hehehe

Então, são coisas curiosas, não é mesmo? ;)

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


waltercruz
Até dá.. mas não na nossa relação harmônica/matemática/ocidental :D
mas aí teria que mexer na escala de 12 notas, nos semitons e tal.

não dá pra fazer isso que ele sugeriu, de botar uma nota entre cda natural!

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


Gus79
E mesmo que ele tivesse sido inventado no momento em que Jesus começou a pregar, teria na verdade 1980 anos! hehehe

Na verdade seria 1967. Jesus começou a pregar com 33 anos...

Gus79
Veterano
# mai/10
· votar


Piano ON GRACE

Jesus começou a pregar com 30, morreu com 33.

E não estamos em 2000, estamos em 2010!!! ;)

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


lembrando que por erros de calculo.. Jesus nasceu mesmo em 4 ou 5 a.C.

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


não dá pra fazer isso que ele sugeriu, de botar uma nota entre cda natural!

não no nossos sistema temperado :D

Mas em outro sistema.. nem faria sentido chamar a frquencia de 440 hertz de lá.. e assim por diante :D

Dá uma olhada no link do youtube, o vídeo do Jeff Back!

Thi_tecladista
Veterano
# mai/10
· votar


Há pesquisas que afirmam que Jesus nasceu em 7 a.C. É mole? Essa diferença se deve a um erro no calendário gregoriano.

Voltando ao tópico: é possível obter sons entre mi-fa e si-do em instrumentos não-temperados, mas a diferença seria menor que 1/2 tom, o que é bem estranho aos padrões ocidentais.

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


não muito exato, mas o suficiente pra minha preguiça googleana da noite:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/musica/notasmusicais.html

ThiagoMafra
Veterano
# mai/10
· votar


Keys Master

O Piano ON GRACEnão falou de mudança de nomenclatura e sim de 'evolução fonética'. É só ver o exemplo q ele citou (que nem era vosmece primeiro e sim vossa mercê). Já os exemplos q vc citou foram péssimos... a palavra rio de janeiro não é tão díficil de sofrer alteração. É só pegar a história do nome janeiro. E falar q o cristianismo não mudou... bem isso aí já é off topic.

Piano ON GRACE
Mesmo assim, eu acho q as palavras q nomeiam as notas tem poucas chances de mudarem a sua escrita. Mas não me arrisco a prever o futuro!!!
Quanto ao lance dos acidentes acho isso interessante tb para o tecladista. Entre um tom e outro existem os comas( até aonde eu ouvi seriam nove) e aí entre no meio (4,5) e no 4º ou 5º coma existe o semitom. Seria partindo do o dó# (no 4ºcoma)E o réb (no 5ºcoma). De mi pra fá ou de si pra dó só teriam quatro ou cinco comas, ou seja não tem como enfiar um semitom ou acidente ali. Inclusive, esse coma é a diferença entre o mi# e o fá, o fáb e o mi, o si# e o dó e entre o dób e o si. Todas essas notas existem! O foda é ter ouvido pra perceber essa diferença de 1 coma!!! Perceber a diferença entre um semitom já é uma merda as vezes, quem dirá 1/9 de tom!!!

No piano a idéia é tentar anular essa diferença fazendo alguma coisa do tipo dó# = réb, colocando os dois no 4,5 coma. Por isso o piano é chamado de temperado. Bem superficialmente acho q é isso aí.

abrçs

Teccláudio
Veterano
# mai/10
· votar


OFF topic\on

"E que tal vir de ré para eu ir sem dó?"

OFF topic\OFF

Essa é velha hein.

snd
Veterano
# mai/10
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Note#History_of_note_names

virtu
Veterano
# jun/10
· votar


No meu conhecimento precário, existe uma razão lógica por trás dos tons, no qual sei lá por qual razão o meio tom ficou mais claro no MI e FA e SI com o DÓ.

Todavia, se pensarmos realmente que existe uma lógica por trás disto, é muito fácil compreender os grandes compositores, principalmente os que tinham alguma dificuldade visual ou de audição.

Eu vejo as escalas como ajustes de tonalidade frente a uma composição e por isso se originam os acordes, as harmonias, os arpejos e assim por diante. =)

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


não dá pra fazer isso que ele sugeriu, de botar uma nota entre cda natural!

Dá. Tanto que quartos e sextos de tom é coisa comum em música contemporânea. Grafado em partitura convencional e tudo mais. E há escalas com mais de 50 notas diferentes por oitava.

No meu conhecimento precário, existe uma razão lógica por trás dos tons, no qual sei lá por qual razão o meio tom ficou mais claro no MI e FA e SI com o DÓ.

A escala geratriz que acabou formando o modo dórico, e posteriormente a escala diatônica, tem este padrão (T,T,ST,T,T,T,ST) como "configuração básica", mesmo no seu sistema de origem - o indiano, que se divide basicamente em hindustani (norte) e carnático (sul), respectivamente com 22 e 28 notas diferentes por oitava. Mesmo neste sistema microtonal, o padrão se repete - exatamente porque as 7 notas principais têm um brilho próprio, que acaba "subjulgando" as outras notas, consideradas "secundárias". Até hoje o porquê disso ainda não foi bem explicado, mas o consenso entre os musicólogos é que é um fato este fenômeno.

A título de esclarecer melhor:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/211066/

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar



Aliás, mudou né?
O dó não era ut?


Mudou porque 'ut' era ruim pra solfejar.

Cleber Vaz
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


As respostas que citam Jesus, o cristianismo e o Rio de Janeiro levantam questões mais interessantes e (por que não?) "curiosas" do que essa conversa de colocar mais notas na escala...

Keys Master

desculpe, mas seu ponto de vista não foi nem um pouco curioso.

Concordo mas não me desculpo pois o título do tópico fala em ponto de vista a ser compartilhado mas a mensagem inicial é apenas uma tolice interrogativa, ao meu ver esse tópico é mais do que inútil pois essas questões de acidentes, escala e do trabalho do Pitágoras já foram discutidas em tópicos anteriores.

fernando tecladista
Veterano
# jun/10
· votar


outra coisa: não dá pra "enfiar" uma nota entre o E e F, ou entre o B e o C.


até dá o ouvido humano capta 9 intervalos entre um tom (dó-ré / sol-lá...)

se for colocar mais uma tecla entre o Mi e Fá e manter o "sistema temperado" tem que colocar outras entre o dó e dó# entre o do# e re#
em um violão seria como dividir ao meio cada casa que já existe

------------------------------
Aliás, mudou né?

O dó não era ut?

sim quem mudou foi um papa chamado "joao baptista DOni"

-----------------------------------

pra entender o o porque de ser 7 ou 12 tem que ler sobre os experimentos de pitagoras
e o porque sobre um do# e REb ser a mesma nota tem que ler sobre sistema temperado

Keys Master
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra
O Piano ON GRACE não falou de mudança de nomenclatura e sim de 'evolução fonética'.

dó-pena, ré-marcha, mi-tu, fá-af, sol-lua, lá-aqui, si-senão.
Acredito que nesse exemplo não haja uma "evolução fonética".

E falar q o cristianismo não mudou...
basicamente, o cristianismo constitui uma crença numa entidade religiosa (provavelmente inexistente, pois é mto mais provável que os homens tenham criado Deus e não o oposto, mas respeito as crenças de cada um, só expresso meu ponto de vista) e é isso que ocorre ainda hoje em dia. Ou estou desatualizado e agora não se acredita mais em Deus no cristianismo? acredito que na teoria o mesmo não tenha mudado.

Meus exemplos não foram assim tão péssimos, e não me referia à alteração da palavra "Rio de Janeiro", mas sim ao nome da cidade como um todo, que era "São Sebastião do Rio de Janeiro" e passou a ser conhecida apenas por Rio de Janeiro.

Com relação aos números, me referia à valores aproximados.

Minha intenção não é criar brigas, porém argumente após ler bem o que disserem.

O pior é tentarem defender um ponto de vista tão inútil quanto o proposto pelo criador do tópico.
Porém, tenho que admitir que aqui surgiram questões interessantes pertinentes à quantidade de notas presentes nas escalas, e aprendi coisas interessantes aqui.

Ken Himura
excelente explicação!

e Cleber Vaz
concordo plenamente com vc.

tecladista_belinha
Veterano
# jun/10
· votar


Ashasuhauhsuahush.....
o assunto era música.. passou pra nome de cidade, passou pra religião...

Quem será que vai ganhar a copa hein????

Thallyz
Veterano
# jun/10
· votar


O BRASIL SIl SIl SIl SIl SIl ! ! !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um curioso ponto de vista que eu faço questão de compartilhar com você!