Como Tocar Música De Ouvido? - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN


Esse assunto é rodado nesse fórum, rodado entre os músicos, principalmente os aspirantes, e eu gostaria de saber qual método vcs utilizaram, que deu certo, para conseguir tocar determinada melodia, só ouvindo, sem partitura, sem nada. Ouvir a nota e já cravar qual é. Eu tenho certa dificuldade nesse ponto, e gostaria de trabalhar isso, pois acho muito importante. Embora eu toque diversas escalas, leia partituras, saiba os principais acordes, não consigo tirar nada de ouvido.

Existem outros tópicos aqui tentando abordar esse assunto, mas a maioria já fechados ou insatisfatórios, e sem um foco no teclado (embora esse assunto também diga respeito aos demais instrumentos). Peço o auxílio de vcs !

TrebleH
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

Eu sou tecladista autodidata brother... só toco de ouvido.. nunca tive aula...

Kra... desde pequeno ... (antes mesmo de pegar um instrumento) eu já identificava algumas notas... pois minha família mtas pessoas cantavam... dai eu já era acostumado a ouvir o Do Re Mi Fa Sol Lá Si da voz deles... desde então nunk deixei de treinar....

A vantagem do ouvido é q dá pra dsenvolver em qq instrumento... pq vc vai ter mais noção... vai pegar música sozinho e NUNCA vai esquecer depois q aprender...!!

Kra... n tem outra solução ... n tem tecnica... ta tipo na mente sacou?.. tu tem q treinar bastante... começa a comparar as notas do teclado com sua voz... aplicando isso na melodia fera... vc vai conseguir... mas tu vai ter q ter paciência...

Espero ter ajudado!!!

PianoGlauco
Veterano
# mai/10
· votar


Exato! Mas existem softwares que permitem treino como por exemplo os listados abaixo.

Eu nasci com oo chamado ouvido absoluto, mas usei-o mal, pois fiquei negligente com a leitura...

http://www.baixaki.com.br/busca/ouvido.htm

ashleybruno
Veterano
# mai/10
· votar


quanto mais vc tocar diversos timbres musicais