Como Tocar Música De Ouvido? - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN


Esse assunto é rodado nesse fórum, rodado entre os músicos, principalmente os aspirantes, e eu gostaria de saber qual método vcs utilizaram, que deu certo, para conseguir tocar determinada melodia, só ouvindo, sem partitura, sem nada. Ouvir a nota e já cravar qual é. Eu tenho certa dificuldade nesse ponto, e gostaria de trabalhar isso, pois acho muito importante. Embora eu toque diversas escalas, leia partituras, saiba os principais acordes, não consigo tirar nada de ouvido.

Existem outros tópicos aqui tentando abordar esse assunto, mas a maioria já fechados ou insatisfatórios, e sem um foco no teclado (embora esse assunto também diga respeito aos demais instrumentos). Peço o auxílio de vcs !

TrebleH
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

Eu sou tecladista autodidata brother... só toco de ouvido.. nunca tive aula...

Kra... desde pequeno ... (antes mesmo de pegar um instrumento) eu já identificava algumas notas... pois minha família mtas pessoas cantavam... dai eu já era acostumado a ouvir o Do Re Mi Fa Sol Lá Si da voz deles... desde então nunk deixei de treinar....

A vantagem do ouvido é q dá pra dsenvolver em qq instrumento... pq vc vai ter mais noção... vai pegar música sozinho e NUNCA vai esquecer depois q aprender...!!

Kra... n tem outra solução ... n tem tecnica... ta tipo na mente sacou?.. tu tem q treinar bastante... começa a comparar as notas do teclado com sua voz... aplicando isso na melodia fera... vc vai conseguir... mas tu vai ter q ter paciência...

Espero ter ajudado!!!

PianoGlauco
Veterano
# mai/10
· votar


Exato! Mas existem softwares que permitem treino como por exemplo os listados abaixo.

Eu nasci com oo chamado ouvido absoluto, mas usei-o mal, pois fiquei negligente com a leitura...

http://www.baixaki.com.br/busca/ouvido.htm

ashleybruno
Veterano
# mai/10
· votar


quanto mais vc tocar diversos timbres musicais
mais seu ouvido vai se acostumar com os determinados tipos de sons..
Vc tem q teinar muito (MUITO MESMO)
essas coisas não é da noite pro dia..
desenvolve-se com as experiencias musicais ok!
então deixe esse computador agora e vá treinar!!!
falow irmão!

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Estava tocando House of The Rising Sun, do vídeo que eu postei lá na parada de vídeos (!!!). Po, mas se eu tocar com trimbres diferentes sempre, isso não poderia ser contraproduzente? Eu toco sempre com timbre de órgão, e mesmo assim, meu ouvido ainda está bem ruim.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


eu não consigo entender como tirar música de ouvido sem usar o ouvido, exemplo ... usando cifras ou partituras ... entendo que tirar uma música de ouvido é usar a audição para descobrir as notas, o tom da música e suas possíveis variações sonoras e entender o que foi feito e cravar a melhor sonoridade possível, em alguns casos identificando inclusive a região do acorde tocado.
Depois que eu aprendi as notas maiores, menores e com sétima foi o suficiente para que eu pudesse aprender a tirar as músicas que eu gostava.
Sofria mesmo era com solos e riffs ... nuss ... mas sempre no ouvido.

TrebleH
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

A questão da timbragem... vai mto do seu gosto e da sua noção kra... por exemplo... uma pessoa teria o bom senso de entender q tocar Für Elise em piano seria milhões de vezes melhor do q com strings por exemplo... sacou?...

Tipo essa idéia de escolher o timbre certo vai pela sua noção musical.. tem músicas q será melhor orgão.. outras rhodes... outras pad's... por ai vai...

Vlw!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Tipo essa idéia de escolher o timbre certo vai pela sua noção musical..
acrescento que ouvir e comparar é o melhor caminho, e principalmente .. se vc estiver satisfeito com a sonoridade está bom.

Thi_tecladista
Veterano
# mai/10 · Editado por: Thi_tecladista
· votar


Uma coisa que dá certo pra mim é ter uma música associada a cada tom. Então se eu escuto, por exemplo, uma música em Am, eu lembro da Zephr Song, do Red Rot; se eu escuto uma em C, eu lembro de Será, da Legião Urbana, e por aí vai. Desta forma, eu venço a parte que pra mim é a mais difícil ao tirar músicas de ouvido, que é pegar o tom.

Depois disso fica fácil, pois se você já toca há algum tempo, as principais cadências harmônicas ficam bem óbvias. Quando você ouvir uma música cuja cadência seja E, C#m, A, B, você vai se ligar que isso é o mesmo que G, Em, C, D, só que em outro tom.

Outra coisa que é legal é tentar tirar bossas novas, pois, se você saca as cadências harmônicas dessas músicas, você aumenta muito o conjunto de acordes que seu ouvido reconhece, mesmo os mais complexos.

Tente também tocar a mesma música em vários tons, pois assim você acostumará seus dedos às várias escalas e também seu ouvido não vai ficar viciado sempre nos mesmos tons.

Mais uma coisinha: evite usar cifras da internet se você tem tempo de tirar de ouvido a música que você precisa tocar. Depois que você fizer sua própria cifra, confira na internet se o que você fez está certo. E digo mais: confie no seu ouvido e desconfie das cifras da internet, pois muitas tem erros graves. No começo, isso requer paciência, pois talvez você demore mais do que pretendia para tirar a música. Com a prática, você pode se tornar capaz de tirar a música em poucos minutos.

TrebleH
Veterano
# mai/10
· votar


Thi_tecladista

Boa estratégia... eu lembro agora q tbm comecei usando aquela música do nirvana... polly.... começa em mi.... eu sempre afinava violão e comparava notas a partir dela....

vale a pena tbm...

vlw!

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


Esse lance de associar o tom com uma música na memória dá certo :)

Uma dica mesmo pra tirar melodias é estudar intervalos.

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


PianoGlauco


Eu nasci com oo chamado ouvido absoluto, mas usei-o mal, pois fiquei negligente com a leitura...

humilde esse sujeito (LEVA NA ESPORTIVA)

ThiagoMafra
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

Já estudou solfejo? Como vc estudava?

TrebleH
NUNCA vai esquecer depois q aprender
o lugar onde vc guarda isso na memória geralmente é difrente do lugar onde fica a habilidade de andar de bicicleta.

n tem tecnica... ta tipo na mente sacou?
discordo completamente
Für Elise em piano seria milhões de vezes melhor do q com strings
já ouvi com uma orquestra tocando e ficou FODA!!

TrebleH
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra

Todas as músicas q tirei de ouvido eu lembro... !!!!
geralmente o pessoal das bandas q já toquei e toco qd estão sem cifra ou partitura simplesmente choram. kkkkkkkkkkkkkk

Eu não.. pq a música está na minha kbça.. (ta... humilde.. )mas sério... aprender é diferente de decorar... e vc concerteza entendeu o q disse!!!

Qual seu argumento pra frase discordo completamente?

e por ultimo... !!
VC já viu um teclado fazer mais som q uma orquestra inteira???

lógico q se for bem montado uma pessoa toca Für elise até com ... sei la.. qq instrumento... mas to falando de teclado... e coisas "normais"....

To aki pra aprender heim??? kkkkkkkkkk

vlw!

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10 · Editado por: Gonzalez_keyboard
· votar


TrebleH
Eu sei que sua pergunta não foi direcionada a mim, na parte em discordar completamente de que não existe técnica pra tocar de ouvido e que fica na mente.Más como eu também discordo, vou dar meus motivos, pois acredito que estudo e técnica tenham tudo haver com tirar musica de ouvido.

As melhores maneiras de se tirar musicas de ouvido na minha opinião, são: treinar escalas, tocar campos harmonicos em todos os tons pra ir "gravando" as tonalidades, depois disso, treinar as principais progressões diatonicas (dentro do campo harmonico), sempre que ouvir uma musica e encontrar a tonalidade, procurar encaixar os acordes do campo harmonico, isso pra musicas simples.

Pra musicas mais complexas, treinar as progressoes harmonicas que usam acordes dos campo harmonicos menores, estudar analise harmonica funcional ajuda pois assim você começa a descobrir como os,acordes "interagem" entre si, aprendendo a intender as harmonias é mais facil transpor os tons.

Também é importante perceber que determinados "estilos" musicais, tem cadencias e progressões que são muito particulares, Ex IIm-V7-IM7 no jazz, IIm-IIIm-VIm no Reggae,I7-IV7 no Blues etc.., não que todos as musicas destes estilos terão necessariamente estas cadencias e progressões porém ajudam muito.

Estudar triades, tétrades e tensões (depende do nivélque você toca) em todos os tons, com todas as alterações possiveis, prestando bastante atençao nos sons que cada acidente gera em um acorde para que você possa identificar um acorde com 7 maior, ou com 7 9b 13b com facilidade.

Tudo isso fará com que seu ouvido assimile melhor as candencias, progressões e acordes.

Tocar de ouvido muitas vezes é dom, porém este dom precisa ser lapidado, e mesmo quem não possui o dom consegue com esforço e treino bons resultados.

Agora falando na parte melódica, solfejo é bom, e tb é muito bom associar intervalos a musicas que você conheça, por exemplo intervalo de 4j lembra o hino nacional, intervalo de 3M lembra "eu sei que vou te amar" eassim por diante. treinar intervalos, pra quem quiser ser mais mala, começar também a treinar o ouvido pra destinguir os intervalos de acordes, e acordes invertidos, porque muitas linhas melódicas são baseadas em arpejos.

E como outros amigos ja disseram, evitar cifras, associar musicas a tonalidades, tudo isso ajuda, o principal é não se esquecer que na musica nada acontece de mão bejada,tudo depende de dedicação.

FaLKeyboards
Veterano
# jun/10
· votar


O treino é a melhor solução...

Há 10 anos atrás, quando começei a aprender violão (autodidata), recordo de ficar até quatro horas seguidas por dia treinando! Isso me ajudou muito a treinar ouvido... Sempre fui responsável por trazer as cifras dos grupos e ministérios que já participei.

Outra coisa: evite cifras da internet; Nunca tiro uma música pela cifra da internet; o máximo é dar uma conferida, pra ver se tem alguma coisa diferente, uma dissonância.... Mas a base não é difícil!

Você vai se acostumando com os campos harmônicos, as combinações de acordes... Há 10 anos atrás, nãos e tinha acesso à internet como hoje.... Creio que era bom pra aprender, a nao ter preguiça de estudar! Abraços

FaLKeyboards
Veterano
# jun/10 · Editado por: FaLKeyboards
· votar


Dedique tambem uma parte do seu dia para o instrumento.... O fator é: treinar, trenar e treinar!

FaLKeyboards
Veterano
# jun/10 · Editado por: FaLKeyboards
· votar


Acostume-se tambem a escutar de tudo um pouco.... é bom

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


Dedique tambem uma parte do seu dia para o instrumento.... O fator é: treinar, trenar e treinar!

Disse tudo velho, Treinar, treinar e treinar, musica é assimilação, quanto mais proximo você é de seu instrumento, melhor você o conhece, e isso se adiquire no dia a dia

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10
· votar


TrebleH
Cara, o que vc chama de tocar de ouvido? Tirar a harmonia, a progressão harmônica ?
E não vai nessa de nunca vou esquecer não pq existe uma parada chamada ato falho, branco na hora H...
Qual seu argumento pra frase discordo completamente?
Sei q quase todo mundo aqui deve ter ouvido falar do método de Frederico nascimento, mas eu pergunto: alguém aqui se deu ao trabalho de ler o prefácio? Até aonde eu entendo o solfejo existe para que vc seja capaz de pegar um partitura de uma música que nunca viu e sair 'cantando' o que está escrito ali, sem usar instrumento nenhum, é claro. Acho q isso seria ter um bom ouvido certo?
VC já viu um teclado fazer mais som q uma orquestra inteira???
Só pra descontrair...
http://www.youtube.com/watch?v=A77Mrg--Ax4
Gonzalez_keyboard
Concordo com tudo q vc falou até pq nem sempre se tira o acorde 'de ouvido', mas as vezes se deduz o q vai rolar pelo conhecimento de harmonia. Só não concordo com uma coisa: evitar cifras. Acho q as vezes elas ajudam a padronizar a coisa até no lugar de uma partitura, de pendendo da situação.

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra
Oque eu quis dizer com evitar cifra, é mais pra treinar tirar de "ouvido"quando se esta em casa pegano aquela musiquinha que vc curte, não necessariamente não usar cifra em um ensaio ou ao vivo, eu acho que não soube me expressar.Concordo que as cifras padronizam as coisas, eu não deixo de usar cifras na minha banda por exemplo,mesmo quando sei as musicas de cor e salteado.

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


Eu não tenho muita paciência de tirar cifra, mas quando tento, o jeito mais fácil que eu acho para tirar por aproximação de som, é pelo baixo da música.

TrebleH
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra

BRother...!! tu tem razão em algo q disse... tem o ato falho... o branco da hora h.... concordo... fui inclusive descuidado ao dizer "nunca" esquece...

soh q... eu posso te garantir pelos dias de música q tenho... não só eu mais meu pai que tocou mais de 40 anos de ouvido sem nunca ter feito aula... quando a música é tirada de ouvido é igual uma frase que vc APRENDE e não esquece "de jeito nenhum".... simplesmente pq vc aprende..

Nem sei quantas vezes já vi kras de alguma banda gelarem por falta de cifra... é mto melhor se a música estiver na sua kbça... e para um melhor desenvolvimento de arranjos e harmonia se vc tiver tirado isso...!!!

eu sei q cifra.. partitura... tablatura são mto úteis... mas... nunca... mais que o ouvido... (se vc souber usá-lo).. acho q foi isso q eu quis dizer....

Vlw!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/10
· votar


/offtopic


TrebleH
Vc já viu um teclado fazer mais som q uma orquestra inteira???

Assista isso e responda você mesmo.


TrebleH
Veterano
# jun/10
· votar


Für Elise em piano seria milhões de vezes melhor do q com strings

essa foi minha fala relacionada a melhor timbragem p uma música!
dai o ThiagoMafra disse:

já ouvi com uma orquestra tocando e ficou FODA!!

Eu disse strings de TECLADO... não uma orquestra inteira...
mas em resposta a frase dele eu disse:

VC já viu um teclado fazer mais som q uma orquestra inteira???

Levando em consideração o acústico de um som de verdade p/ um artificial... levando em conta até as imperfeições do som acústico... é igual o caso de PIANO ACÙSTICO e PIANO DE TECLADO... não é q o som de um teclado não acompanhe o som de um Piano... mais nunca será perfeito igual ao piano... justamente por causa do acústico... !!! (minha opinião)

Agora... concerteza... tem teclados FPD's ne... tipo esse.. (é um WERSI????)... o Ketron Audya com suas 192 vozes de polifonia (acho q é isso mesmo)... e outros tantos teclados q são mto foda de som....

Mas... na minha opnião... nunca chegaria aos pés de uma orquestra inteira... (Tipo um Yanni da vida) sacou??

Obrigado pelo vídeo... mto foda...!! inclusive me prova q existem sons quase realistas ao acústico...

Ufa... rsrsrs vlw... Vivendo e aprendendo ne?... xD

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


TrebleH

Esse teclado é um Electone da Yamaha...

http://electone.jp/

TrebleH
Veterano
# jun/10
· votar


Jonathas Lacerda

Vlw...
violento esse teclado nuss... (se é q é um teclado mesmo ne?)
agora!!!
o marquinha ruim essa yamaha viu.. nossa..>!!

Faz torneira... Televisão.. computador.. video game... celular... microondas... Moto... sabão... camisa.. bone... Teclado.. mouse... etc etc etc....

Eh fodah viu....!! rsrsrs!

PianoGlauco
Veterano
# jun/10
· votar


Piano On Grace

Não falei para me gabar, perdoe-me se vc assim entendeu, TODOS nascemos com o ouvido absoluto, mas comecei a me empolgar com a facilidade de tirar de ouvido e hj sou um véio de 37 anos (comecei aos 11) e não estou satisfeito com meu desempenho. Demoro demais pra ler uma partitura! É horrrível. Mas estou na batalha... quem sabe um dia eu chegue onde quero...

Abraço

OBS: Associar a um tom é perfeito! Tente associar com o Do-RE-mI, facilita demais.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Levando em consideração o acústico de um som de verdade p/ um artificial... levando em conta até as imperfeições do som acústico... é igual o caso de PIANO ACÙSTICO e PIANO DE TECLADO... não é q o som de um teclado não acompanhe o som de um Piano... mais nunca será perfeito igual ao piano... justamente por causa do acústico... !!! (minha opinião)

Quanto a essa opinião já é assinada e carimbado por mim. Quem já teve a oportunidade, como eu, de sentar numa sala, vc e um cauda inteira, abrir o tampo e sentir o som da criança provavelmente vai ter a mesma opinião q essa aí.

Agora pense comigo. O cara que criou o Rhodes provavelmente pensou num piano acústico. Quem é melhor é uma questão de gosto. Mas um rhodes(original) não deve deixar nada a desejar contra um acústico (nunca sequer encostei em um rhodes original). Da mesma forma determinados strings de alguns teclados por aí não superam uma orquestra inteira mas dão um som fodástico. E olha q eu tb já assisti orquestra no municipal aqui no Rio. Só de ouvir a orquestra afinando eu já queria bater palma. Foda!!!

Jonathas Lacerda
Show esse vídeo. é por isso q eu sou teu fã. Pena q eu cismo não sei pq q vc e o Jeferson Fernandes são a mesma pessoa...


Faz torneira... Televisão.. computador.. video game... celular... microondas... Moto... sabão... camisa.. bone... Teclado.. mouse... etc etc etc....

Eh fodah viu....!! rsrsrs!


Ri pacas!

SamplerMan
Veterano
# set/10
· votar


eu tenho duas tecnicas legais pra isso

1- pegar a base no cifraclub e o resto eu desenrolo fácil é só cantar a parte que voce quer pegar tipo: pam pam paaaaaaam aí ce vai no teclado e de acordo com o tom que você achou acha essas 3 notas, o resto vem automaticamente... pelo menos comigo é assim

2- se nao tiver base pegue a melodia inteira depois disso veja quais notas do telcado você tá tocando voce automaticamente verá a escala se formar na sua frente, se voce souber teoria, saberá que isso vai te reduzir apenas à alguns acordes por exemplo a melodia da música é SI-Ré-Mi-Sol-Fásus-Mi-Ré-Si isso automaticamente te reduz a alguns acordes como por exemplo Bm-G-D-A-..... vários mas muito menos que toda a extensão de acordes do teclado... entao fica mais facil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Tocar Música De Ouvido? - Tópico Definitivo