Ajuda para comprar o meu primeiro teclado

    Autor Mensagem
    Ciça RS
    Veterano
    # mai/10


    Eu estou começando a fazer aulas de teclado e agora preciso comprar um instrumento.
    Gostaria de comprar um bom instrumento na base de 600, 800 reais mais ou menos...
    Será que seria possível?
    Não quero comprar algo muito, muito simples tipo iniciante pra não ter que trocar logo... Quero comprar um que supra minhas necessidades por pelo menos uns 2 anos ou mais.
    Só que eu não entendo nada de teclado... rsrs
    Já pedi umas dicas pro meu professor mas ele fala tudo como se eu fizesse aula há anos, e eu não entendo nada!
    Ele fala de sintetizadores, arranjadores e tal e eu não entendo disso ainda, até por estou recém começando!
    Quer ir a uma loja nesse final de semana para comprar um teclado, mas não quero ser enganada por um vendedor (rsrs) que possa me empurrar qualquer coisa...
    Não quero chegar numa loja e dizer apenas: quero comprar um teclado! rsrs
    Aí quando perguntarem como eu quero não vou ter nem idéia do que pedir... rsrs
    Ouvi falar que em termos de teclado a marca Yamaha não é muito boa... Podem me indicar uma marca legal...?
    Quero saber também quais acessórios eu preciso comprar pra usar com o teclado.
    E toda e qualquer dica a mais que vcs possam me dar me ajuda muito!

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ciça RS

    Você é de Porto Alegre?
    A marca Yamaha é uma das mais tradicionais no mercado, na minha opinião é uma das que possui maior conhecimento na fabricação de instrumentos musicais.

    Se você for de Porto Alegre eu tenho um Yamaha DGX 230 pra negociar, veja se tens interesse neste teclado.

    Abraços.

    ricardopaulob
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ciça RS
    Ouvi falar que em termos de teclado a marca Yamaha não é muito boa...

    Discordo dessa afirmação... Quando tocava teclado todos os meus foram Yamaha (tem mais de 10 anos que não encosto num teclado).. Inclusive minha irmã está com um antigo teclado meu Yamaha PSR (alguma coisa) por mais de 7 anos e funciona perfeito...

    Eu recomendo fortemente Yamaha, assim como Roland, Korg..

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Oi Ciça RS...

    Vamos por partes:
    Eu estou começando a fazer aulas de teclado e agora preciso comprar um instrumento. Gostaria de comprar um bom instrumento na base de 600, 800 reais mais ou menos...
    Será que seria possível?
    Não quero comprar algo muito, muito simples tipo iniciante pra não ter que trocar logo... Quero comprar um que supra minhas necessidades por pelo menos uns 2 anos ou mais.


    Você está fazendo aulas de teclado mesmo, ou de piano? E qual estilo? Aulas de teclados com ritmos (arranjador)? Além desse ponto, você quer comprar algo não muito simples, que supra suas necessidades e quer gastar no máximo 800 reais. Existem dois modelos que podem servir bem a você: Se você for comprar a vista, pode conseguir um belo desconto no Yamaha PSR-E323. Ele custa entre 550 e 650 reais (sozinho. Algumas lojas vendem um kit com teclado, bag, estante e pedal por volta de 900 reais - não recomendo). É o teclado perfeito para iniciantes e vai te suprir nos seus estudos perfeitamente por dois anos. Ele tem sensibilidade nas teclas, entrada para pedal sustain e bons sons em sua categoria de preço (quem dera existisse PSR-E323 quando eu comecei). Se quiser gastar um pouquinho mais, por volta dos 800, 850, você pode ir de PSR-E423 (ou 413). Este tem melhores sons, USB, controles em tempo real, pitch bend. Acho que ele se encaixaria perfeitamente como um teclado não muito para iniciantes

    Só que eu não entendo nada de teclado... rsrs
    Já pedi umas dicas pro meu professor mas ele fala tudo como se eu fizesse aula há anos, e eu não entendo nada!
    Ele fala de sintetizadores, arranjadores e tal e eu não entendo disso ainda, até por estou recém começando!


    Existe um tópico (na verdade vários) que falam sobre este assunto. Como você é iniciante, dificilmente NÃO comprará um arranjador.

    Quer ir a uma loja nesse final de semana para comprar um teclado, mas não quero ser enganada por um vendedor (rsrs) que possa me empurrar qualquer coisa... Não quero chegar numa loja e dizer apenas: quero comprar um teclado! rsrs Aí quando perguntarem como eu quero não vou ter nem idéia do que pedir... rsrs Ouvi falar que em termos de teclado a marca Yamaha não é muito boa... Podem me indicar uma marca legal...?

    Se a yamaha não fosse muito boa, não tinha ninguém usando Motifs, S90XS, Tyros 3 e por aí vai. Existem teclados e teclados. Além disso, tem um problema: A yamaha é um dos poucos grandes fabricantes que se interessam pelo mercado de iniciantes. Ou seja, mesmo se ela fosse ruim, ainda assim seria melhor que os outros fabricantes de teclados para iniciantes como CSR, ARK (que na verdade são reselers OEM. Não fabricam de verdade). Bom... Como falei, existem outros modelos (da China) que estão sendo vendidos no Brasil de uns anos pra cá. CSR, ARK são marcas desconhecidas, tem sons péssimos e custam em torno de 200, 300 reais. Vai ser sua pior experiência tecladistica. Também existem modelos da CASIO para iniciantes, como o CTK-4000 e 5000, e CTK-810. São bons modelos, estão nesta faixa de preço, e frequentemente é recomendada aqui no Fórum para iniciantes. Mas nada bate o sucesso do PSR-E323 e 423. Foque nos modelos da Yamaha e CASIO, teste-os na loja (ou leve seu professor pra testar), que você fará uma boa compra.

    Quero saber também quais acessórios eu preciso comprar pra usar com o teclado. E toda e qualquer dica a mais que vcs possam me dar me ajuda muito!

    Depende. A princípio, se for tocar só em casa e na aula, a única coisa que você precisa é um pedal de sustain e uma estante. Para o pedal, recomendo o DP-2 da Roland. É barato e vai lhe servir bem. Para estante, qualquer uma em X suportará bem o pouco peso dos modelos que citei. Eles pesam por volta de 5 a 7 quilos. Se já for tocar em igreja ou algo do tipo, compre também um cabo P10-P10 pra ligá-lo no som. E a melhor dica que posso lhe dar é: Estude e se dedique muito

    Enfim... A dica do Virtu também é boa. O DGX230 tem sons melhores que os do PSR-E323 e equivalentes aos do PSR-E423, com a vantagem de ter uma oitava a mais. É um bom modelo, e provavelmente lhe servirá muito, mesmo quando você não for mais tão iniciante. Ele custa em torno de 1200 reais novo nas lojas.

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda e Ciça RS

    Pois é... eu tenho aqui comigo um DGX 230 comprado numa loja famosa de Porto Alegre, quero vender ele para comprar um P85 e faço um baita preço para ela bem abaixo dos R$ 1.200,00.

    Ainda tenho um stand da STAY Aluminium que faça um preço bacana se for tudo pago a vista, mas para isto preciso que ela entre em contato comigo.

    Fico no aguardo.

    Ciça RS
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ciça RS
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Se quiser gastar um pouquinho mais, por volta dos 800, 850, você pode ir de PSR-E423 (ou 413). Este tem melhores sons, USB, controles em tempo real, pitch bend. Acho que ele se encaixaria perfeitamente como um teclado não muito para iniciantes

    Bom, primeiramente quero te agradecer pelas precioooosas dicas!
    Agora quero tirar mais algumas dúvidas.
    Esse segundo que vc me indicou, o Yamaha PSR-E423 é sintetizador ou arranjador?
    Você disse que ele tem pitch bend... Achei que isso só tivesse nos sintetizadores, e não nos arranjadores também.
    Mas gostei desse! Achei muito interessante a sua sugestão!


    Depende. A princípio, se for tocar só em casa e na aula, a única coisa que você precisa é um pedal de sustain e uma estante. Para o pedal, recomendo o DP-2 da Roland. É barato e vai lhe servir bem. Para estante, qualquer uma em X suportará bem o pouco peso dos modelos que citei. Eles pesam por volta de 5 a 7 quilos. Se já for tocar em igreja ou algo do tipo, compre também um cabo P10-P10 pra ligá-lo no som. E a melhor dica que posso lhe dar é: Estude e se dedique muito

    Nossa, eu não sabia que era tão necessário o uso do pedal assim! Juro!!
    Mas concordo que não há comparação o uso com o pedal e sem... Com o pedal é anos luz melhor!
    Esse que vc me indicou, o DP-2 da Roland daria para usar num teclado Yamaha?
    Futuramente quero usar para tocar na igreja sim, então vou aderir a sua sugestão e já comprar também o cabo.


    E me diz mais uma coisa: eu não teria que comprar também uma fonte ou isso já acompanha?

    Ah, e sobre os seus questionamentos se estou fazendo aula de teclado ou piano, é de teclado mesmo...
    Eu já canto há algum tempo e meu professor indicou que eu aprendesse algum instrumento, pois isso ampliaria meus conhecimentos com relação a música, então eu topei!
    Tomara que dê certo né! rs


    Um abração e muuuito obrigada pela dicas!
    Deus abençoe!


    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Ciça RS

    Bom, primeiramente quero te agradecer pelas precioooosas dicas!
    Agora quero tirar mais algumas dúvidas.
    Esse segundo que vc me indicou, o Yamaha PSR-E423 é sintetizador ou arranjador?


    Ele é um arranjador. Porém tem funções de sintetizador, como controles em tempo real - 2 knobs), e edita parâmetros de som como filtro de corte, ressonância, efeitos de reverb e chorus, EG attack e release), tem arpejador, etc...

    Você disse que ele tem pitch bend... Achei que isso só tivesse nos sintetizadores, e não nos arranjadores também.
    Mas gostei desse! Achei muito interessante a sua sugestão!


    Na verdade, pitch bend é apenas mais um controle em tempo real, que em alguns teclados pode ter sua função endereçada. Assim como entrada para pedal sustain. Bom... O que você precisa saber por enquanto, é que pitch bend (e modulation) podem ser encontrados em qualquer teclado, independente de sua categoria..

    Nossa, eu não sabia que era tão necessário o uso do pedal assim! Juro!! Mas concordo que não há comparação o uso com o pedal e sem... Com o pedal é anos luz melhor! Esse que vc me indicou, o DP-2 da Roland daria para usar num teclado Yamaha?
    Futuramente quero usar para tocar na igreja sim, então vou aderir a sua sugestão e já comprar também o cabo.


    Se você concorda que "não há comparação o uso do pedal e sem... com o pedal é anos luz melhor", você intuitivamente já sabia que seu uso é realmente necessário ^^. O DP-2 é o pedal mais barato da Roland. Eu tenho um e uso com meu Yamaha MM6 (por enquanto xD )

    E me diz mais uma coisa: eu não teria que comprar também uma fonte ou isso já acompanha?

    Depende do modelo de teclado. O meu veio com fonte (110, tive que comprar um adaptador 220-110). Algumas lojas vendem o teclado com alguma fonte (não original) da Hayama, Hayonik, entre outras. As da Hayonik são boas e bem mais baratas que as originais da Yamaha.

    Um abração e muuuito obrigada pela dicas!
    Deus abençoe!


    Deus te abençoe também ^^

    ------------------------------------------------------------------------------------
    Jonathas Lacerda
    Discípulo de Aliança (e tecladista) da Fraternidade Casa de Judá
    Setup - Teclados: Yamaha MM6, M-audio 88sx, Roland SC-880 | Audio: Alesis Nanoverb (FX), CSR 2500A USB (caixa) | Pedais: Roland DP2, M-audio SP2 | Estante: Stay Aluminium 1100A/2 + base e longarinas para módulo/notebook | VSTis: HP DV6000 - Turion X2, 2Gb de Ram, HD 120Gb, Behringer UCA-222 (tá chegando)
    Contato: jonathas at live dot com

    TrebleH
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda....!!

    Eu sei q to no tópico errado... !!!

    MAs vi aki q vc tem o Yamaha MM6....

    Cara eu to num dilema Violento!!!

    Aki em MG ele ta saindo a R$ 2.000,00
    .. e eu to pensando em pegar ele ou um ROLAND Juno Di... (2.700)
    ... vc já testou o Juno Di?
    Ele é mto superior ao MM6?... o q o MM6 tem de bom e ruim ao seu ver???...

    Obrigado!!!

    TrebleH
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Esqueci... um detalhe....

    Tenho um Roland EM-50... e na compra o vendedor disse q pagaria 800 reais nele e eu voltava a diferença...

    Peço num teclado:

    Piano... Pno. elec...
    Alguns orgãos....
    Lead's.... Pad's...
    String's bacanas...!!!
    Alguns sons de Guitar bacana tbm..!!

    Meu medo é pegar o MM6 e ele n ser melhor q o EM-50... (teclas leves... problemas no PA... etc)
    Ele me atende mto mas mto bem....! tem peso no som... é mto tranquilo de mexer.. tem uma programação bacana... mas queria um piano melhor... mais opções de lead's...

    Obrigado de novo! xD

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Bom... O MM6 é um excelente teclado em sua faixa de preço, e se você pagar até 1800 nele, acho que foi bem pago. Acima disso, existem opções melhores. Paguei 1400 no meu, e na época estava no mesmo preço que o Juno-D e o S03 também da Yamaha. Escolhi o MM6 pois foi o que mais me agradou no teste. Digo isso pois testei os três num cubo da Roland (era um grande, não lembro o modelo) e o MM6 me pareceu com presets mais realistas e bonitos quando o observado eram seus patchs de fábrica, i.e., sem nenhuma alteração. Digo com toda certeza: Não me arrependo de minha compra. Amigos meus com sets melhores sempre me elogiaram pelo MM6.

    Lembre que eu testei na época o Juno-D, o original, sem ser o LE, nem o Di. Teria dúvidas em trocar meu MM6 por um Juno D Le, mas trocaria instantaneamente por um Juno Di, considerando que teria que voltar pelo menos uns 1000 reais (se as lojas daqui trabalhassem com usados, já teria feito isso). Porém tem uma questão que quero levantar: Apesar do Juno-Di ser superior ao MM6, ele continua sendo entry level e eu não pagaria quase 3 mil num juno-di quando ele custa o preço de um Juno-G. Logo, pra sair de um entry level e ir para outro, prefiro manter meu entry level e me concentrar em pegar um mid ou top e manter o MM6 para ensaios e Jams de ultima hora.

    Tenta pegar um Juno-Di, mas por no máximo 2400, no máximo mesmo.

    TrebleH
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Eu ainda sou meio capivara nisso...

    mas o fato de ele ser entry-level... altera em q em relação com um mid ou superior???

    ele perde em timbre... função... durabilidade.. o q seria?

    Vlw!

    Gus79
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    TrebleH, no campo dos arranjadores e workstation, um entry-level pode estar a milhas de distância de um top.

    Mas para quem vai tocar em banda com sintetizador, dá para fazer um som profissional com um entry-level. Um yamaha S03 ou MM6, um Alesis QS6.1, um Juno D ou teclados assim, na faixa de RS 1.300 usados ou RS 2.000 novos, tem tudo que você precisa para ficar anos com eles.

    Com um teclado desses, um BOM tecladista faz o que quiser.

    Claro que tem gente que diz que eles são uma bosta, mas desconfio seriamente que quem torce o nariz para os sintetizadores entry-level (ou os mid e tops antigos e usados) ou é profissional e ganha MUITO dinheiro com eles, ou então quer que o teclado toque mais do que o tecladista.

    Um bom tecladista tocará muito bem e fará um puta som com qualquer teclado, seja entry, mid ou top. Um tecladista mediano tocará medianamente com qualquer teclado, e um cara que não sabe tocar pode ter um teclado de RS 20.000 que só pagará mico.

    Ciça, tá começando agora? O Yamaha PSR-323 (ou o 313) ou o Yamaha PSR-423 (ou o 413) são ótimos. O PSR-413 ou 423 são + interessantes porque têm uma possibilidade (limitada) de editar o som, o que os transforma em um tipo de sintetizadores limitados, mas pelo preço é ótimo custo-benefício. Pense também em um Casio CTK- 4000, também é interessante.

    Eu já toquei em banda e me diverti muito com teclado infinitamente pior que esses ai. Dá pra aprender e se divertir bem com eles. E se um dia você sentir realmente a necessidade de trocar de teclado, é fácil vendê-los.

    Ciça RS
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ciça RS
    · votar


    Gus79

    Ciça, tá começando agora? O Yamaha PSR-323 (ou o 313) ou o Yamaha PSR-423 (ou o 413) são ótimos. O PSR-413 ou 423 são + interessantes porque têm uma possibilidade (limitada) de editar o som, o que os transforma em um tipo de sintetizadores limitados, mas pelo preço é ótimo custo-benefício. Pense também em um Casio CTK- 4000, também é interessante.

    Obrigada pelas dicas!
    O "teclado infinitamente pior" foi boa! hehehe
    Então esses não devem ser tão ruins assim... rsrs
    Estou pensando em optar pelo PSR 423... Acho que pra uma iniciante está bom né!


    Ciça RS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Obrigada amigo!
    Me ajudou muito!
    Já dei uma pesquisada e encontrei o PSR E423 com bom preço, por volta de 900,00 reais.
    Acho que vou optar por ele mesmo!

    Obrigada mais uma vez!
    Deus te abençoe!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ciça RS
    Se eu estivesse em seu lugar, eu compraria o E423 também. É a melhor opção nessa faixa de preço...

    ------------------------------------------------------------------------------------
    Jonathas Lacerda
    Discípulo de Aliança (e tecladista) da Fraternidade Casa de Judá
    Setup - Teclados: Yamaha MM6, M-audio 88sx, Roland SC-880 | Audio: Alesis Nanoverb (FX), CSR 2500A USB (caixa) | Pedais: Roland DP2, M-audio SP2 | Estante: Stay Aluminium 1100A/2 + base e longarinas para módulo/notebook | VSTis: HP DV6000 - Turion X2, 2Gb de Ram, HD 120Gb, Behringer UCA-222 (tá chegando)
    Contato: jonathas at live dot com

    JEFF_SAN
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    No duro, compra um PSR E-323, ou E-423, que são teclados que custam em média 600 a 1000 reais, estão sendo produzidos ainda, são teclados que suprem perfeitamente o que um principiante precisa e depois quando vc já estiver mais experiente pode vender ele por um preço legal e comprar um mais moderno.

    Não vai nessa onde de sintetizadores de 1400 reais pra cima não que isso ae é teclado de profissional ou de filhinho de papai. Principiante vai pegar um teclado desse não vai usar 70% das funções dele e vai gastar um dinheirão em algo que depois pode dar prejuízo. Compra um teclado comum e depois vai evoluindo com o tempo!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    ---

    TrebleH
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    JEFF_SAN

    Tava passando aki no FCC.. como de costume fui olhar as respostar aki....

    Não vai nessa onde de sintetizadores de 1400 reais pra cima não que isso ae é teclado de profissional ou de filhinho de papai. Principiante vai pegar um teclado desse não vai usar 70% das funções dele e vai gastar um dinheirão em algo que depois pode dar prejuízo. Compra um teclado comum e depois vai evoluindo com o tempo!

    Acho q vc poderia analisar um pouco o q diz!!!...
    filinho de papai???... n sei se foi uma indireta a mim.. sei la.. nem interessa tbm n... aki é um fórum musical de mto respeito ao meu ver... isso n é verdade... e ngm aki está autorizado a julgar ngm...

    Música boa se faz com instrumentos bons...!!!
    Músico bom faz música com instrumento ruim!!!....

    Concordo na tese de adquirir um PSR-E423... mas com o passar do tempo (talvez anos...) ... o teclado ficará abaixo das habilidades da pessoa.. o q fará com q ela pense.. corra atrás... e TRABALHE DURO... para adquirir algo melhor!!!... e outro... um teclado bom e mais avançado.. (não sendo um OASYS da vida kkkkkkkkkk) ajuda e mto no desenvolvimento... por n fatores!!!

    Essa é minha obs.....
    Vlw!

    JEFF_SAN
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Concordo na tese de adquirir um PSR-E423... mas com o passar do tempo (talvez anos...) ... o teclado ficará abaixo das habilidades da pessoa.. o q fará com q ela pense.. corra atrás... e TRABALHE DURO... para adquirir algo melhor!!!... e outro... um teclado bom e mais avançado.. (não sendo um OASYS da vida kkkkkkkkkk) ajuda e mto no desenvolvimento... por n fatores!!!

    Concordo plenamente! Desculpe se eu te ofendi de alguma forma, não disse nada pra te ofender, até me surpreendi.

    Simplesmente acho que pra quem está rigorosamente começando, estipular padrões tão altos de teclado pode ser um tanto desanimador, ainda mais se a pessoa não tem grana suficiente.

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pois é... algumas pessoas confundem dinheiro com talento. Gostei do comentário que o colega postou:

    Música boa se faz com instrumentos bons...!!!
    Músico bom faz música com instrumento ruim!!!....


    Existem pessoas e pessoas, algumas deles possuem talento para compreender os tempos músicais de forma mais precisa, assim temos bons profissionais de edição. Outras que conseguem arranjar os tons músicais de forma exemplar, tornando-se ótimos compositores; também existem pessoas que conseguem se adaptar na execução de uma harmonia dentro de um tempo, no qual se tornam ótimos músicos.

    Por fim, existem as pessoas normais, que conseguem ter uma habilidade minina para tocar um instrumento desejado e se aventurar no mundo da composição, que neste caso, um teclado de R$ 1.000,00 está dentro de suas necessidades.

    Cabe a cada um entender em que nível esta e o quanto quer gastar, infelizmente um bom compositor terá melhores condições de desenvolver seu talento com um equipamento mais de ponta, um bom editor vai precisar de um bom estudio e, no caso, um bom tecladista, quem sabe precisará de um equipamento mais top para se destacar dentro de um grupo seleto.

    Porém, cada um tem seu bom senso e cada um vai de atrás do que pode, nosso livre-arbitrio existe para isso e nosso bom senso existe para entender estas situações. =)

    TrebleH
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    JEFF_SAN

    rsrsrs... Sem problem brother...!!!

    acho q eu tava de tpm no dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ta de boa....

    Ow... teclado eh o q há viu... !!!

    Exortta-band
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Boa tarde a todos! Alguém já usou um DGX 230 como controlador?
    Consigo endereçar os botões no Konakt?

    Preciso mto dessa resposta! Vlw

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Consigo endereçar os botões no Konakt?

    Que botões? O que voce quer fazer?

    O seletor numérico manda mensagens de program change

    Vini.P
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Esses teclados que você citou são realmente esses valores? Eu procurei pela internet e os valores são superiores a 1200,00. Não sei se em loja física seria mais barato. Estou com 800 reais a vista, pensando nas opções citadas

    donking
    Membro Novato
    # mai/19 · Editado por: donking
    · votar


    Esses teclados que você citou são realmente esses valores?
    Vini.P
    Amigo, veja que o comentário do Jonathas é de Maio de 2010! Eram os preços na época!

    sonicsbr
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Cisa, vc canta, o que quer fazer com o teclado?

    Se é tocar um pop, bolero, outros, com bateria.. etc, com esse budget, vc vai cair nos Yamahas baratos mesmo.

    se vc quer tocar estilo piano (sem acompanhamento automático), recomendo o Go Piano da Roland, ou o Go Keys, está um pouquinho acima do que vc quer investir, mas o barato vai durar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para comprar o meu primeiro teclado