Acorde com Sexta napolitano

    Autor Mensagem
    Joninha Jazz
    Veterano
    # abr/10


    O acorde com sexta napolitano é muito intereçante! na verdade ele é um acorde disfarçado! Como assim?
    Bom vamos lá!

    1º vamos imaginar um tom: Exemplo C Maior.
    2º agora vamos pensar em uma progressão

    | ||m V |
    4/4 C7M / Dm7 G7 / C7M /

    3° Atenção! eu vou ser o mais direto possivel sem me preocupar com termos têcnicos, isso não quer dizer que eu não saiba! A minha intenção e de simplificar a matéria.

    4° A sexta napolitana simplismente vc tem que pegar o Quarto grau maior ( F7M ), transforma o quarto grau maior em menor (Fm7 ), e coloca o baixo no quinto grau aumentado do quarto grau ( Fm7/C# ).
    A progressão ficaria assim.

    | || 6° Napolitana
    4/4 C7M / Dm7 Fm7/C# / C7M /

    Ai esta o acorde com sexta Napolitana que na vaverdade, na verdade é um SubV.
    Porque na verdade o Fm7/C# é um C#7(9).

    Uma téoria minha!
    esperimente no lugar do quinto grau usar o sexto maior do quinto mantendo o baixo no quinto grau

    Ex: Tom C

    Quem é o quinto de C7M = é o G7
    Quem é o sexto maior do quinto grau= o sexto maior de G é E.
    esperimente fazer E/G no lugar de G7

    | || Acorde napolitano
    Ex: 4/4 C7M / Dm7 E/G / C7M

    mesmo ele não sendo um acorde Dominante ele soua como um!

    transporte para os outros tons!!!!!
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

    pomtwo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara realmente muito interessante e soa muito bem .. nas passagens realmente cai muito bem ... tanto subindo quanto descendo

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Uso normalmente essas duas formas, só ñ fazia idéia que isso se chamava 6.a Napolitana. E a pergunta q ñ quer calar, Onde está a sexta???

    Joninha Jazz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    caro amigo carlos Souza!

    a sexta do primeiro exemplo Fm7/C#, esta no baixo em C# que é sexta aumentada .

    E no segundo exemplo a sexta esta acima do acorde
    exemplo: E/G ( o mi é o que se sol! )

    A ideia e explorar tanto a sexta maior quanto a sexta aumentada!
    Valeu uma abraço.

    Joninha Jazz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    So para frissar.

    C# é sexta bemol de F (que é na verdade a 13ºb)
    E é sexta maior de G.

    espero ter ajudado na explicação

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ah beleza, estava pensando no tom dominante... e depois acabei pensando em C# como o tom ...

    tecladistapvh
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fm7/C# é um C#7(9) tem certeza? onde está a sétima menor?

    então:
    G#m/C# é o que?

    Sobre a sexta de fá maior
    Sexta de fá é ré e não dó.
    quinta de fá é dó

    Joninha Jazz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    meu amigo tecladistapvh!

    Eu dei mole Fm7/C# é C#7M(9) e não C#7(9)
    E a sexta de Fá realmente ré.

    E que eu escrevi rapido e postei, e eu não consegui renomear se é que pode! mas vc tá certo me desculpe vou tentar prestar mas atenção valeu!

    Loues
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Joninha Jazz
    Tá, se essa sexta napolitana aí, no tom do Dó (Cmaj7), é [C#maj9], então na verdade é praticamente a tônica subindo de um semitom, ou uma dominante substituída pelo trítono, certo?

    Agora, por favor, mata minha curiosidade - porque o nome é sexta napolitana?

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Acorde de sexta napolitana = supertônica maior = IIbM. Normalmente ocorre na primeira inversão; em harmonia tradicional é comum ser notado como II6 ou N6.

    (Na moral galera, vamos escrever essa porra direito. C e C# (primeira aumentada) <> C e Db (segunda menor), harmonicamente falando, por mais que sejam melodicamente enarmônicos).

    Agora, por favor, mata minha curiosidade - porque o nome é sexta napolitana?
    Convenção histórica. Este tipo de harmonização é associado à "escola napolitana"- importante corrente italiana de composição pelo século XVIII, da onde saíram nomes como Alessando Scarlatti, Giovanni Pergolesi, Paisiello, Cimarosa, e outros compositores de ópera. Mas também é uma prática harmônica frequente de compositores do fim do século XVII, como Corelli e Purcell.

    O acorde é conhecido como "sexta napolitana" por causa do intervalo de sexta formado entre a tônica e terça do acorde - o intervalo vêm da primeira inversão. Por exemplo, como o colega disse acima, em Dó Maior, o acorde seria Réb - Fá - Láb, na primeira inversão: Fá - Láb - Réb. O intervalo de sexta (menor) é Fá - Réb.

    A função desse acorde é geralmente preparar a entrada da Dominante, geralmente substituindo a Subdominante (acordes de IV ou II) - é como se fosse uma alteração cromática da subdominante (é só pensar, qual a diferença entre Fá - Lá - Dó pra Fá - Láb - Réb?). É bem comum em tonalidades menores - onde substitui a subdominante menor por um acorde maior, dando um contraste legal. Também serve pra modulações pra tons distantes (mesmo exemplo acima, se eu partir de Fá-Láb-Réb e cair em Fá-Láb-Dó, modulei de CM pra Fm). Também dá (e fica legal) colocar a sétima no acorde.

    Joninha Jazz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    valeu, Kem Himura!

    Joninha Jazz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Amigo Loues!

    Eu estou pensano em Db com sexta bemol de Fá, e não Nona bemol ou subV de de Dó.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aliás, eu acho fodas os acordes de 6a aumentada também. 3 tipos "famosos" - 6ª italiana, francesa e germânica. Os 3 são muito legais também.

    Loues
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Ken Himura
    Aliás, eu acho fodas os acordes de 6a aumentada também. 3 tipos "famosos" - 6ª italiana, francesa e germânica. Os 3 são muito legais também.

    Cara, tem como postar eles aqui pra nós? Se não fugir do assunto do tópico, ou desorganizar o fórum, claro... qualquer coisa deve ter algum tópico de harmonia, o ruim é que esse é um assunto muito extenso...


    Joninha Jazz
    Amigo Loues!

    Eu estou pensano em Db com sexta bemol de Fá, e não Nona bemol ou subV de de Dó.

    Ah bom, agora entendi!
    A propósito, fica bom mesmo o som do acorde, valeu por dividir o conhecimento aqui com o fórum!

    Joninha Jazz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Grande Loues!

    Estou aqui para ajudar o que posso! eu vou criar mas foruns sobre outros assuntos que agente não acha em livros e nem na internet, e quase nenhum musico profissional passa para ninguem segurando materia.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Loues
    Dá sim! Quando eu tiver um tempinho, venho aqui e coloco os 3.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Piano ON GRACE
    · votar


    Joninha Jazz
    O acorde com sexta napolitano é muito intereçante!

    Também não tem um acorde com sexta passas ao rum? (com calda de framboesa).

    Tô com medo do moderador...

    Joninha Jazz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Boa Piano on grace!!!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acorde com Sexta napolitano