Teclado Sampler Ensoniq EPS - Impressões

    Autor Mensagem
    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: _Rattu_


    Buenas, amigos



    comprei um sampler Ensoniq EPS há uma semana e só vim entender o funcionamento dele ontem de noite. Vou deixar aqui minhas considerações para informação dos colegas.



    Construção / Teclas / Botões

    Pra um teclado de mais de mais de 20 anos, achei inacreditável a construção deste, e como ainda se mantém. Todo rígido (a caixa dele é metal), firme, dá segurança pra caramba. Os botões dão clique quando se aperta e responde muito bem. As teclas são durinhas e mais pesadas que a maioria dos sintetizadores que existem hoje por ai. Nada de ação esponjosa ou fofa. A tecla resiste um pouco pra ser apertada e demora um pouco pra voltar, teclas arredondadas, perfeitas pra fazer glissando porque elas são um pouquinho mais baixas nas bordas laterais. As rodinhas de modulação e pitch são sem brincadeira as melhores que já vi em toda a minha vida. O pitch tem uma resistência interessante e a mola não puxa ele brutalemente (ela não faz "PÁ" quando volta, é um movimento muito mais macio) e o modulação é leve, porém "fortinho", sem folga (quem tem korg com aquele joystick sabe de quem folga eu to falando) muito bom. Os jacks estão colocados de forma incomum, atrás do lado direito do teclado, são de metal e passam muita firmeza mesmo. Apesar de ser o que os gringos chamam de um sampler "High Affordable" (tradução livre bem mais barato que o comum) o teclado fisicamente é mais robusto, respeitável e confiável do que 90% dos teclados que eu já tenha pego e visto na vida, é páreo com o DX7, que na época devia custar o dobro desse Samplers.
    Ah, as teclas são sensíveis a velocidade e tem aftertouch POLIFÔNICO!


    Arquitetura de Síntese / Facilidade de uso / Sistema

    Os Ensoniq são conhecidos pela grande facilidade/intuitividade da sua arquitetura. Esse é um teclado digital com um visor monocromático preto/verde de poucos caracteres o que complicaria a coisa em outras marcas, mas acredite, a colocação de botões que combinados te levam direto pro que você quer (Load, Command, Edit /// Instrument, MIDI, Sequence, System /// ENV 1, ENV2, ENV3, LFO, Filter, Amp.... tem um botão pra cada parâmetro), ao invés de trocentos menus, torna o processo de síntese e gerenciamento dos samples a coisa digital mais fácil que eu já pude ver nesta minha vida. Sabe o que é dar um pau num Virtual Analógico como o Microkorg? Pois é, eu tenho um Microkorg e achei ele muito, mais muito mais atrapalhado para editar. Pra se ter uma noção, depois de uma semana fuçando eu edito nele sem saber de fato o que estou fazendo, não conseguiria explicar pra alguém o passo a passo, mas intuitivamente chego exatamente a onde quero e muito rápido, três cliques no máximo.
    Sistemas antigos baseados em disquetes não são muito confiáveis, isso não é novidade por aqui. Disquetes são frágeis demais, os teclados dos anos 80 que os usavam tinham sistemas muito propensos a bugs e a gravar arquivos que posteriormente se provariam corrompidos, esse aqui também é assim. Demorei um tempo para entender como contornar essa coisa toda dos arquivos corrompidos, dos disquetes zeradinho que eu fiz que não funcionavam, mas depois que dominei a coisa toda, posso prever até os bugs (você trocar de disquete sem "avisar o teclado" por exemplo) e portanto não faço nada que possa causá-los, o que me possibilita de fato CONFIAR nele. O EPS é lembrado como um teclado não muito confiável mundo afora por conta desses bugs com os discos, eu que arrisquei e comprei, diria que, conhecidas a fragilidades dos disquetes e de sistemas que os usam, ele vira seu amigo pra toda uma vida. Dominar os pontos fortes e conhecer os pontos fracos do bicho fazem com que você possa usá-lo sem nenhum medo, que é o meu caso hoje.



    Sons / Qualidade das amostras / Memória

    Se eu disser, nego aqui com seus TRs e Fantoms vai rir. Este teclado não tem HD nenhum. A memória dele é volátil (desligou sem salvar no disquete, perdeu tudo) e de fábrica, ele pode segurar 480kb, expansível até 2,1mb. Mas visto que a taxa de amostragem é baixa, 13bits (alguns chamariam "lo-fi") é o suficiente para mais de um instrumento bem sampleado (esse piano, por exemplo é dele http://www.tedfelix.com/eps/grand-88-demo.mp3 ) ou 5 mais curtinhos, que podem ser esticados no loop e depois envelopados como quiser.



    Impressões gerais:

    Um excelente teclado para quem tem paciência e gosta de fuçar. Como controlador MIDI é fodão também, devido a suas teclas excelentes com velocidade, rodas de pitch e modulação e seu aftertouch polifônico. Se procura um sampler com teclas por um valor muito abaixo do mercado (paguei R$650 com frete incluso nesse) e tem paciência para aprender e entender o bicho, vá em frente!

    brunoamaral
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    Cara, li todo o seu review e fiquei curioso com o teclado. Achei esse site aí, que talvez seja útil pra vc.

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.tedfelix.com/eps/ens oniq-eps.jpg&imgrefurl=http://www.tedfelix.com/eps/index.html&h=211&w= 640&sz=36&tbnid=z7pfQGkG2OEgHM:&tbnh=45&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Den soniq%2Beps&usg=__lZTWck024m2QY4BRuYUnwh-r3wo=&ei=F3vES4SsGYWKuAfG94iZ Dw&sa=X&oi=image_result&resnum=5&ct=image&ved=0CBsQ9QEwBA

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_
    (esse piano, por exemplo é dele http://www.tedfelix.com/eps/grand-88-demo.mp3 ) ou 5 mais curtinhos, que podem ser esticados no loop e depois envelopados como quiser.



    Apesar de este timbre ter uma certa pegada meio "elétrica" achei que é um bom timbre msm na atualidade. Editando fika bom msm.

    Kara a ensonic era uma maravilha pena q quebrou um teclado q até hj me impressiona é o TS-12.

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    Meu tópico falando sobre o TS-12

    Ensoniq TS12 impressionado !

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    parabéns

    um sampler agora também é a unica coisa que me falta
    não tenho vontade de usar PC, queria hardware o que me complica a vida
    de novidade que me interessa poderia ser um triton extreme em M3
    porem tem dois fatores que me tiram desta ideia: orçamento e a tara por cacareco velho

    um triton/m3 no meu set vai deixar o meu 01/w encostado o que perde a graça

    um semi-novo em rack é loteria, a maioria usa disco zip ou drive scsi que já são itens obsoletos, que se acha pouco por ai, nessa eu fico com um baita equipamento, mas limitado aos disquetes

    já que a ideia não é ter a filarmonica de londres inteira sampleada nota por nota, juro que ultimamente andei pensando em um w-30 ou algum outro desse nivel

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    PArabéns! Você é um dos foristas/8 mais vintage que conheci. Seus reviews e informações ajudam muito os participantes que (assim como eu) não conhecem muito sobre esses equipamentos mais datados.

    fernando tecladista
    Quando vejo o Francis (Ex Ceremonya, atual Anjos de Resgate) com seu 01/W, fico me contorcendo de vontade de pegar um desses...

    Falando em w-30, perdi a oportunidade de pegar um por 850 reais...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    tem foto não?

    abrax!

    _Rattu_
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    fernando tecladista

    Cara, me parece que o W-30 é uma puta duma máquina. Outro dia aqui tinha um tópico com sons dele no Synthmania.

    Eu to usando disquetes novos no meu EPS. Eles são meio descartáveis, eu sei, mas tratando deles com cuidado, tudo fica ótimo. Já me acostumei a aproveitar certas brechas em ensaios pra carregar os sons que preciso. Tenho sempre 3 backups pra cada disquete que faço, mesmo que nenhum deles tenha parado de funcionar até agora.




    _BLACKMORE_


    fotos do meu EPS? Do meu mesmo eu não tenho não, mas encontrei essa aqui.

    http://www.keyboardmuseum.com/pic/e/enso/eps.jpg

    _Rattu_
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Muito obrigado! Fico feliz em passar informações que se provem úteis! Disponha sempre.

    JP ASSIS-SP
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Comprei um ts12 impecavel... leia de novo... impecavel... Estou muito feliz, e sei que quem gosta de TS12 esta feliz junto comigo.. Alguém pode me fazer um tutorial simples de como faço um sampler para rodar nele? Até agora li tudo o que havia em portuguém e sei uns pitacos no ingles tbm, mas não entendi muita coisa. Em resumo pego o windows XP, instalo EDM nele e o AWAVE STUDIO e serei feliz, é mais ou menos isso? Hoje um amigo me ofereceu um cassio Privia 88 teclas novo ( uma semana de uso no TS12 é negócio?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Hoje um amigo me ofereceu um cassio Privia 88 teclas novo ( uma semana de uso no TS12 é negócio?

    depende da sua paixão por teclado antigo e de suas costas pra carregar o TS12

    TS12 como qualquer teclado antigo é pra quem gosta de mexer, garimpar sites, grupos de usuarios, ter dor de cabeça com disquetes, drivers scsi...
    eu gostaria muito de ter um TS12, mas seria pra deixar em casa, ´ra curtir o teclado
    o Privia ou qualquer outro piano digital, é pra usar o que tem ali no teclado e se contentar com o que vem

    lembrei de um amigo que tem um TS diz que não troca por nada, eu nunca tive o prazer de mexer em um
    tem esse site antigo aqui já é um começo pra procurar coisas, mas varios links já estão quebrados
    http://synthzone.com/ensoniq.htm
    além disso os grupos yahoo as vezes tem grupos ativos de usuarios e dá pra ter informações e arquivos pra baixar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado Sampler Ensoniq EPS - Impressões