Samples ou sons sintetizados: quem ganhará esta parada?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/10


    Olá amigos, estou abrindo este post para trocar idéias, debatermos sobre os softwares que reproduzem sons.
    Hoje (2010) estamos praticamente na era de ouro dos samples, na minha opinião.
    Encontramos samples para praticamente qualquer instrumento, com sons gravados de instrumentos reais.
    O problema é que os samples pesam muito, são gigas e gigas e mais gigas... ufa.... e consomem muita memória.
    Já os sons sintetizados eram, até a pouco tempo, muito ruins, muito longe do som real de um instrumento.
    Com o avanço dos processadores, acho que isso poderá se reverter.
    A vantagem de softwares com sons sintetizados é que, em comparação aos samples, pesarão quase nada. E exigirão um bom processador, coisa que hoje em dia basta comprar um sorvete seco que vem de brinde um bom.
    O novo piano da Roland (V-Piano) é um grande avanço. O som é sintetizado, mas muito bom, me arrisco a dizer que chega a uns 90% de um som de piano de verdade.
    Acho que em breve teremos softwares para PC/Mac, que reproduzirão sons sintetizados com um fidelidade impressionante, sem qeue para isso você precise comprar HDs de 2TB para armazenar tanta informação, como os samples acabam exigindo.

    dtplayer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu acho que o som sintetizado tem mais futuro por um único motivo: versatilidade. O uso de samples é muito legal, mas é muito limitado, serve só pra quem quer sons dedicados. No meu caso, por exemplo, prefiro ter a possibilidade de usar e abusar da síntese pra ter os timbres que quero do que trabalhar só com samples e me limitar a uma variedade pequena de timbres. Tendo em vista que existem hoje muitos softwares de modelagem física excelentes no mercado (por exemplo os VSTs), creio que esse tipo de abordagem tem mais futuro pela maior facilidade e leveza no uso.

    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    realmente Dtplayer.
    Mais um ponto para os sons sintetizados.

    expedifer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Jedi Master

    Só que vc esquece que todo timbre (som sintetizado de UM INSTRUMENTO, a princípio) parte da gravação desse instrumento, é claro, excluso sons próprios de sintetização tais como alguns leads, sons eletrônicos puros, de vento, choques, quedas, etc e outros milhões de sons nada a ver com alguns instrumento. Mas já que va fala de instrumentos, quando disse PIANO, um timbre sintetizado NUNCA poderá igualar e muito menos ultrapassar a qualidade de um instrumento real.

    O mais que se pode chegar perto (nem o igualar ainda) são gravações wav (samples) desse instrumento. Falo em nem igualar pois não existe microfone perfeito, e nem alguma colocação/posicionamento boa desse microfone para tal gravação. Na verdade, nem se sabe qual a posição correta para se ouvir, digamos, de um piano de cauda. Uns acham que é de frente a suas teclas, outros a 3m outros de frente a cauda, outros ao pôr o microfone dentro do piano, outros a 3m da cauda, etc, etc. É ai que está a questão: se trata de som TRIDIMENSIONAL, coisa que nenhum microfone ou equipamento conseguiria reproduzir ou imitar, muito menos gravar.

    Dai a NUNCA, mas nunca mesmo, algum sample ou sintetizaçaão chegar perto de um real som de um piano sendo tocado. Principalmente na resonância da caixa/madeira que faz um piano, coisa indetectável por qualquer microfone. Só mesmo ouvidos e a pele na sensação dessa resonancia (vibração) que completa a qualidade do som. Coisa que só o sabe quem tocou num piano acústico. O resto é brinquedo perto dele e se tenta imitar com samples e demais teclados.

    E por último, todo som sintetizado de um instrumento parte a princípio de um verdadeiro som gravado como o de um piano (samples), onde tenta-se nesse processador, conforme seu espectro, frequencias e demais potencialidades eletronicas, "imitar" esse verdadeiro som de piano, tentando-se chegar ao máximo (perto) nessa qualidade. Uns processadores conseguindo alguma coisa, como os da Roland, e outros não muito como os da Korg. Mas dai a chegar na realidade, isso nunca se conseguirá.

    Eu nunca trocaria um piano (real) por samples. E muito menos samples por qual sintetese que exista. E apenas para não esquecer, o V-Piano trabalha com samples e técnicas de um Steiway D, além de sinth e são esses samples que se podem modificar tal qual controles de edição de qualquer som wav ou de qualquer timbre sintetizado. Nada de incomum nesse teclado (é um emulador de piano, da mecânica dele, o 1º do mundo) apesar de também sintetizar sons como diz no site:

    O V-Piano soa além de todas as barreiras impostas pelas tecnologias atuais de sampleamento. Seu motor sonoro - o "V-Piano" - permite trabalhar não somente com avançadas amostragens de áudio, mas também com algoritmos complexos (sinths) que recriam todos os detalhes de um piano acústico. No V-Piano, não há camadas de samplers(apenas), e sim uma transição suave entre diferentes dinâmicas(ou sinth+wav).
    http://roland.com.br/roland/produtos/543/details
    (obs: a Roland não conta mesmo o que há dentro dele e nem o que faz na verdade - segredo de estado...olha a concorrência ai....gente!!)

    Dai a simular martelos, cordas, resonancias (como damper, cross, stings, key-off, etc, coisa já encontrada num G8 ou M3) de piano (faltou a madeira e sua textura...rsrsr). Mas é revolucionário sem dúvida ao editar a espessura da corda e revestimentos bem como o toque do martelo e outros, coisa inédita no mundo, simular a mecânica dentro de um piano acústico.

    Belíssimo teclado, superior aos outros mas nunca chegará ao som real de um piano acústico. De um BOM piano acústico. Ele não é um piano: é V-piano, pra não confundir:

    http://static.roland.com.br/flash/v-piano/


    Mais comentários e detalhes "intimos" dele:

    http://roland.pt/pt/catalogo/Highlights_News/ROLAND_V-PIANO_POR_ANTONI O_EMILIANO/O9066867:B15859/

    Sobre a forma de como são usados seus samples:

    http://www.soundonsound.com/sos/may09/articles/rolandvpiano.htm

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Cleber Vaz
    · votar


    The Jedi Master

    Eu prefiro usar tanto samples como sons sintetizados pois gosto, por exemplo, do Mellotron e do Moog Modular mas por outro lado, como você disse, a síntese exige do processador e os samples da memória e nesse impasse o uso das duas opções faz com que se possa conseguir um som consistente sem ter que possuir um HD 2TB e nem tampouco 8 GB de ram.
    Antes de comprar meu notebook pesquisei a fundo qual configuração teria condições de suprir minhas necessidades para não pagar uma fortuna num equipamento de vida útil relativamente curta. Assim consigo fazer o que quero com 2GHz de processador, 80 GB de HD e 2 GB de memória, parece pouco nos padrões atuais mas tá até sobrando recursos.

    Quanto a quem ganhará a parada eu não arrisco o palpite pois acredito que ambas as tecnologias ainda andarão em paralelo por um bom tempo.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    expedifer
    um timbre sintetizado NUNCA poderá igualar e muito menos ultrapassar a qualidade de um instrumento real

    Eu até concordo só não me arriscaria a ser tão categórico...

    Agora qto ao V-Piano, ele não é só sample, pq a parte foda dele é justamente a modelagem física.

    Qto a ganhar eu concordo com dtplayer, a não ser q se desenvolva uma forma prática e mais versátil de sample. Eu já tive a oportunidade de experimentar, Ivory, Pianoteq 3 e Steinway acústico e digo o q já disse em outro tópico: o q se procura realmente não é só o som mas a experiência do acústico o q é realmente difícil de imitar. Agora, eu tb prefiro piano acústico, só q nem sempre é possível ter um, seja pelo $$$, ou pela praticidade.
    E é justamente nisso q os synths tem ganhado dos samples: praticidade e preço. Agora qto ao futuro o q eu vejo é q os processadores e os HDs estão inflando suas capacidades e isso aumenta as possibilidades dos samples já q torna mais acessíveis Ivorys e Vienas da vida. Porém, isso tb ajuda na obtenção de algoritmos mais precisos em modelagem física o q gera mais praticidade ainda para os synths. É só comparar Ivory com Pianoteq3. O Ivory ainda é melhor, mas o pianoteq não fica muito atrás não.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Quem vai ganhar... com certeza a gente os Músicos

    Que venha a tecnologia, o equipamento que para a gente hoje é muita coisa, da qui a 18 meses vai estar o dobro mais poderosa e muito mais acessivel, hds de Teras vão se tornar padrão, cpus com 8, 16, 32 gigas de ram vão aparecer adoidado

    Então com certeza tem muita coisa boa para aparecer em pouco tempo, e a sintese para mim vai chegar junto e com vantagens, os samples ficarão na minha opiniao focados a nichos de gravação, solistas

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pode ser que num futuro (talvez distante, talvez não), a síntese venha a se tornar mais fiel à execução de um instrumento acústico, ou elétrico que os samples; mas hoje em dia o sample é que ganha em fidelidade à coisa real.

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    El_Cabong

    Modelagem física pode fazer milagres.



    Já ouviu os pianos do Pianoteq? Quando ouvi uns demos fiquei pensando que eram samples, mas é só algoritmo. É realmente muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samples ou sons sintetizados: quem ganhará esta parada?