Roland Gaia SH-01

Autor Mensagem
Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


então silvG8
esse GAIA é bom para começar a estudar sintese subtrativa? não tem uma versão em rack, mais portátil com essa facilidade de produção de timbres?

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


aee
consegui acessar seu site!!! :D
kkk

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire

O Gaia só tem três oitavas... Mais portátil do que isso poderia perder seu principal atrativo, que é a facilidade e versatilidade de criar timbres, só com botões, knobs e silders, sem nenhum menu... Um rack é sempre mais complicado de mexer do que sua versão em teclado.

Mas há muitos vsts, principalmene os free, que são ótimos para aprender síntese subtrativa, só que vai ter que se virar no mouse, ou no controlador, se tiver...

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Dei uma olhada no seu blog, vi o review do Gaia, ficou muito bom! Quanto as demos, achei legais, deferente de muitas, mostrou a capacidade do Gaia sem os efeitos, porém os pads não são bem os que eu ''procuro'', mas afinal como você disse '' é um synth para criar seus próprios timbres''.

Tears Of Fire
Mais portátil? O Gaia já é bem portátil. Acho o visual do SH-201 , mais bonito, preto com os knobs metálicos, porém ele parece ser bem espaçoso, enquanto o Gaia é bem mais portátil e, pelo que dizem, com maior poder de edição. Mais portátil que ele só um rack ou o MicroKorg.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Maestron
mano... na verdade, não preciso das teclas... vou comprar um controller para o Ipad...

Um rack é sempre mais complicado de mexer do que sua versão em teclado.
uhm... interessante... why?

Mas há muitos vsts, principalmene os free, que são ótimos para aprender síntese subtrativa, só que vai ter que se virar no mouse, ou no controlador, se tiver...
VSTi's? nããããããããããoooo!!

eu queria algo mais portátil que coubesse numa bolsa.. tipo um Bloeford... esse é bom de mexer?

Morsmordre-Di
é um synth para criar seus próprios timbres
eu concordo! o poder de edição dele me parece ser extremamente ótima
umas das coisas que eu acho que ele poderia ter é aquele medidor em diodo nos knoob's, como no Lead 3 ou os Phattys da Moog... melhora na visão dos timbres...

O Gaia já é bem portátil. Acho o visual do SH-201
não sei quanto na sintetização dos timbres... mas prefiro o som do GAIA,,,
mas realmente é mais bonitinho... e tem mais cara de robusto

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire

uhm... interessante... why?

Cara, se um engenheiro projeta um rack ou módulo com o objetivo primordial de ser portátil, qual a melhor saída? Colocar o menor número de controles possível e poucos botões com várias funções cada um... Isso economiza espaço, barateia o produto mas dificulta quem vai aprender a mexer nele. Por que o Gaia é o teclado mais fácil para aprender síntese? Simplesmente porque é um teclado em que cada botão tem uma função específica, como nos antigos analógicos.

Quanto ao som do Gaia, os presets são um pouco ruins, os prestes do Korg R3 são muito melhores para o meu gosto... Eu também sou fã de "pads", gosto muito mais de "pads" do que de "leads" e é um dos primeiros sons que testo em um teclado. O que faz a diferença a favor do Gaia são as 64 vozes de polifonia e os 3 osciladores, dá pra fazer uns pads legais, muito "cheios", de forma mais fácil e rápida do que o R3, que tem 2 osciladores e apenas 8 vozes de polifonia, mas tem uns sons matadores da Korg...

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


ah só...
os prestes do Korg R3 são muito melhores para o meu gosto...
mas eu duvido que dá para fazer um som falar "ai ai ai" como no GAIA kkk

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


mas eu duvido que dá para fazer um som falar "ai ai ai" como no GAIA
kkkkkkkkkkkkkkkkk

dá pra fazer uns pads legais, muito "cheios"
Hummm, interessante isso...

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
mas realmente é mais bonitinho... e tem mais cara de robusto
Questão de gosto é engraçado né?
kkkkkkkkkkkkk
A primeira vez que eu vi foto do SH-201 eu pensei que o teclado valesse o mesmo preço dos Nord Lead's (quatro oitavas, knobs no estilo dos analógicos...) e quando fui ver o preço meu queixo caiu. Enquanto o Gaia, quando eu vi no site da Roland, pensei que era um teclado de brinquedo, hehe, mas pelo jeito me enganei. Voltamos ao velho ditado: as aparências enganam.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Morsmordre-Di
caramba... quanto custava um Lead na época?

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire

mas eu duvido que dá para fazer um som falar "ai ai ai" como no GAIA

Hehehe... Claro que dá, o Korg R3 tem vocoder... : )

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


mas o GAIA não precisa de um microfone para falar que doi..kkkkkkkkkkkk

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Não me lembro bem, mas só fui ''conhecer'' o SH-201 quando já tinham lançado o Nord Wave, que custa por volta de 6.000 a 7.000, acho que um Lead 3 estava por volta dos 5.000 se não me engano, contra 2.000 do SH-201 (novo na época).

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


uma coisa que não entendi... descontinuaram o Lead 3 e mantiveram o 2x porque? o 3 era mais barato e melhor que o Wave?

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12 · Editado por: Morsmordre-Di
· votar


Eu não entendo muita coisa dos Nord's, só sei que são excelentes simuladores (e muito caros por sinal), mas lembro que vi um vídeo em que o cara falou que o Wave é melhor que os Lead's anteriores, se é mesmo melhor eu não sei. Quanto a descontinuarem o Lead 3 manterem o Lead 2X, eu não faço ideia.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


eu penso que a Clavia lançou o Wave como um "Lead mais potente"... por isso descontinuou o Lead 3 e não o Lead 2x.. mas só acho estranho eles retrocederem a interface...

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


Também achei isso estranho.

Morsmordre-Di
Veterano
# set/12
· votar


Galera, uma dúvida, o Gaia tem reprodutor de músicas assim como o Juno-Di? Ou só tem a função de conectar um reprodutor de áudio externo?
Pensei que a memória USB tinha a mesma função do Juno, mas ao ver o manual agora eu fiquei confuso.

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


Morsmordre-Di
Não. O Gaia não possui um reprodutor, apenas uma entrada P2 que permite conectar um dispositivo externo. Ele é bem limitado nesse aspecto.

Quanto ao USB, serve apenas para armazenar os 64 patches extra. Não tem como mudar os projetos usados no USB através do Gaia, ficando limitado aos 64 presets + 64 user + 64 ext usb.

Morsmordre-Di
Veterano
# set/12
· votar


Hummm, beleza.
Valeu.

Morsmordre-Di
Veterano
# set/12
· votar


Só mais uma dúvida meio ''tosca'' que eu não consegui encontrar aqui pelo fórum: em termos de síntese, qual seria melhor, Gaia ou JP-8000? Claro que tem aquelas questões de ''mais peso no som'', ''some nos PA's'', etc., mas isso não vem ao caso da minha pergunta, eu falo apenas de síntese. Já vi um tópico que tem a comparação entre o SH-201 e o JP-8000, mas como o Gaia é, de certa forma, melhor que o SH-201...

silvG8
Veterano
# set/12 · Editado por: silvG8
· votar


Morsmordre-Di
Cara, nunca toquei em um JP-8000, mas pelo pouco que conheço ele é mais completo. Tem mais osciladores diferentes (feedback, supersaw com seus devidos controles), arpejador (no estilo analógico, podendo simular músicas como "On The Run"), mais memória para timbres, sync (de verdade, no Gaia quando se usa sync não pode usar um filtro nele - bizarro), cross modulation, ribbon assinalável, modulation assinalável, etc.

Acho que se for olhar mais profundamente, o único problema é a menor polifonia (apenas 8 vozes) e menor número de efeitos internos (apenas chorus e delay digitais).

Dê uma pesquisada também sobre o JD-800. Os osciladores são baseados em ROM, mas o som é excelente. Hoje em dia, o equipamento que aconselho sempre é o Novation Ultranova... a sonoridade também é muito boa e você ainda ganha um pouco da síntese wavetable.

Tears Of Fire
Veterano
# set/12
· votar


pelos vídeos... o JP-8000 ganha... mas o Gaia não fica muito atras...

Morsmordre-Di
Veterano
# set/12
· votar


Tears Of Fire
Sim, pelas demos, os timbres do JP-8000 são realmente "matadores".

silvG8
Legal, pensei que pelo fato de o Gaia ter três synths em um só ele teria mais edição, mas sim, basta olhar para os dois e ver que o JP-8000 ganha pelo tanto de controles e também pelo número de presets.

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Hoje testei no showroom da Roland em SP, esse Gaia SH-01. Acho o design dele muito legal! Pra quem quer aprender síntese, é o mais indicado? Até que nível é possível produzir uns timbre legais nele? Por ex: dá pra produzir uns EPs a partir das waves preset que vem nele? Ou ele é mais voltado pra produção de timbres tipo synth, pads?

Maestron
Veterano
# fev/13
· votar


kokada

A pessoa mais indicada para te falar sobre o Gaia é o SilvG8, mas vou arriscar. Se você quer aprender síntese, realmente não existe teclado mais indicado: barato, simples, novo, três oitavas, tudo instintivo, sem menu, uma função por botão, igualzinho aos sintetizadores analógicos. Não tem poder de síntese como outros dessa categoria, mas isso favorece o preço e o faz mais indicado ainda para quem quer começar, pois o mantém simples.

Agora, se você quer um timbre de EP, ele realmente não é o mais indicado, para isso existem os romplers... Ele é feito mesmo para pads e leads, para os sons eletrônicos... Ele é melhor usado como complemento de um rompler..

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
Em complemento ao que o Maestron falou, vou tecer alguns comentários e indicar uma leitura... ok? Vamos lá!

O Gaia SH-01 é um sintetizador acessível excelente e que me trouxe muita alegria no tempo que tive um. É tudo bem visualizado através do painel e de uma forma geral muito simples de usar e aprender. No geral, faz o que se propõe sem muita dificuldade. A polifonia de 64 vozes é um dos pontos altos, e permite a criação de pads enormes com sonoridade muito singular.

O que vejo atualmente de problema nele são as limitações... em primeiro lugar a estrutura. No Gaia, todo som é composto por 3 TONES. Cada TONE possui: 1 OSC, 1 FILTRO, 1 AMP e 2 LFO (sendo um de modulação). Isso pode parecer um grande poder de edição, já que cada oscilador terá a sua própria voz, mas não é. O fato de não poder utilizar filtros de uma forma mais livre (em série ou paralelo), assim como modulações, torna o equipamento relativamente limitado... assim sendo, temos um equipamento que funciona como a união de 3 sintetizadores com um único oscilador, filtro e amplificador.

Outros pequenos problemas:
- Modulação (mod wheel) apenas possível pelo LFO
- Envelopes estáticos
- Alguns efeitos fracos

De uma forma geral, funciona muito bem como primeiro synth, mas com o tempo vai sentir falta de algo melhor.

Se eu pudesse indicar algo no valor e mais completo, seria o Novation Ultranova. Em termos de possibilidade, ele é bem superior ao Gaia. Agora o lance do som é muito singular e acredito eu que será de acordo com a sua preferência.

http://synthway.wordpress.com/2012/10/25/va-qual-escolher/

Boa sorte!

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
Um segundo adendo... o Ultranova possui wavetables, o que é um outro tipo de síntese, em adição aos tradicionais osciladores.

Quanto ao EP, no Gaia é complicado... no Ultranova é possível.

Peanut404
Membro Novato
# jan/22
· votar


Pessoal, tenho um canal no Youtube com alguns videos falando sobre o Gaia e montei um Drive para colocar diversos packs e patches, download do Roland Sound Editor (sim, consegui encontrar o programa) além de diversos outros arquivos interessantes.

Deixo aqui minha contribuição para o forum.

https://drive.google.com/drive/folders/1z5h2NbOdXK_5QrzURnTWazMu8gq3IH vg?usp=sharing

Peanut404
Membro Novato
# jan/22
· votar


Atualizando o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1Ti_lG98uq8Hlpz65i15p7uL85-LEbb G4?usp=sharing

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Gaia SH-01