Roland Gaia SH-01

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Faquir
Opa... comprei no dia 25/06 mesmo, por R$1999,00 dividido em 4x. Na verdade a Roland me deu a oportunidade de ser um dos primeiros compradores. Teve uma troca de email's e no final das contas ela repassou meu contato para uma loja da minha cidade que é revenda autorizada. O GAIA ainda não está sendo comercializado nas lojas comuns. Só no final de julho.
Eu sou de Vitória-ES e comprei por aqui mesmo.

Valeu!

overlappingcircles
Veterano
# jul/10
· votar


silvG8
manda ver ai uns samples do bichinho :) tou curioso pra caramba!!! pelas demos do site ele ta mais virado pra sonoridades mais "dance", tou certo?

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/10
· votar


Meu próximo brinquedo... hehehe... ai meu Pai... onde eu vou parar com tanto teclado??? huahauhauhua

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


overlappingcircles
Depois apareço com algum som ae. Eu tenho estado bastante ocupado brincando com ele ultimamente! =)
Mas quanto ao som, acho que tem muitas possibilidades de criar coisas legais fora do estilo dance. Os presets são realmente voltados para esse estilo, mas tem uma ou outra coisa diferentes nos próprios presets. O site coloca muitos sons dance porque é isso que faz vender o produto.
A grande diversão é criar sons novos. Eu aprendi o basicão de síntese com o Fantom-G, mas criar sons com esse bixinho é MUITO LEGAL! É fácil pra caramba e está tudo na sua cara. Show de buelas! Eu criei uns leads e pads MUITO BONS!! E com pouco tempo de uso (no segundo dia de uso)!
Bom, vou ver se coloco algumas amostras aqui.

ThyagoAmaral
Valeu cada centavo! E esse é bem portátil, espaço não é problema!!

Valeu!

Faquir
Veterano
# jul/10
· votar


silvg8

Em que loja foi? A Carneiro? Sou de Cachoeiro de Itapemirim, me add no msn pra gente trocar umas idéias se possível.

samuelpeixoto1arrobahotmail.com

Valeu!

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Faquir
Tá adicionado! Mas pra adiantar, não foi com a Carneiro (aliás, péssimo atendimento tem aquela loja hein?!).
Aconselho a você que quando for comprar (se for com a Carneiro daí de Cachoeiro) peça pelo preço de R$1999,00 porque é esse o preço sugerido de venda pela Roland. A Carneiro costuma meter a faca, além de nunca ter equipamentos como o Gaia (geralmente só por encomenda, por não vender muito como os PSR).

Valeu!

Faquir
Veterano
# jul/10
· votar


silvg8
Comprei o bichinho, deve chegar na semana que vem. Estou muito empolgado e louco pra "brincar" um pouco com ele, rsrsrsr...

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Faquir
Po, parabéns!! Eu vou fazer um review dele daqui a não muito tempo. To tentando ver pelo menos grande parte das coisas possíveis com ele pra depois falar alguma coisa.
Tenho me divertido muito com ele!! Só pra ter uma idéia, faz tempo que não ligo meu Fantom-G8!
Só lembra que ele é puramente um synth, então nada de timbre de piano e etc. então não descasca o bichinho por causa disso não porque a intenção é esse mesmo.
Ah! Gostei muito das teclas dele... a ação é muito boa.

Valeu!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


silvG8
Pô que loucura, só dei atenção para esse tópico hoje rsrs
Muito interessante esse synth, fiquei muito curioso quanto a praticidade de controle dos 9 EG, por exemplo, visto que os faders e knobs servem para mais de uma função, você achou fácil controlar tantos parâmetros com tão poucos controles?
Eu ví que tem 3 botões; TONE 1, 2 e 3, é só escolher entre 1, 2 e 3 e cada fader e knob se auto direciona?

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
Cara, eu achei bem tranquilo de fazer coisas com ele. É sim bastante prático! Algumas coisas precisam de uma lidinha no manual, mas o manual é tão pequeno que é mais uma questão de deixar do lado a página que te interessa (por exemplo, parâmetros dos efeitos). Um LCD não faz a menor falta.

Eu ví que tem 3 botões; TONE 1, 2 e 3, é só escolher entre 1, 2 e 3 e cada fader e knob se auto direciona?
Exatamente! É simples assim mesmo. E você pode selecionar 1, 2 ou até mesmo os 3 Tones ao mesmo tempo. Então te permite uma edição fácil e rápida de basicamente tudo que você precisa. Alguns poucos parâmetros são um pouco mais escondidos (por exemplo o PAN de cada tone... e sim, você pode usar PAN diferente em cada um dos tones, coisa que não tinha em outros synths) mas não é nada que o manual não resolva.
Estou adorando ele cada dia mais!! Essa semana eu estive/estou meio sem tempo para brincar, mas mesmo assim a diversão com o Gaia é garantida para quem gosta de síntese.
Qualquer outra dúvida que os videos na internet não sanarem é só postar aqui.
E mais, eu ainda não vi nenhuma demo que mostra o potencial real de som do Gaia. Tem muita coisa na internet mas nada ainda que mostre todo o potencial.

Valeu!

Cleber Vaz
Veterano
# jul/10
· votar


silvG8
E você pode selecionar 1, 2 ou até mesmo os 3 Tones ao mesmo tempo. Então te permite uma edição fácil e rápida de basicamente tudo que você precisa.

Então se escolher simultaneamente Tone 1, 2 e 3 é como se fosse um minimoog "Super FAT" e se escolher separado vira uma loucura total com 3 filtros regulados diferentes? É isso?
Quem sabe você faz um video pro pessoal aqui do FCC?

Abrax

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Cleber Vaz
É isso. Ele funciona como se fosse 3 synths separados que podem também ser utilizados juntos. Resumindo é isso que você falou mesmo.
São 3 OSC, cada um com seus próprios parâmetros, independentes um do outro, podendo existir ainda entre esses OSC o sync ou ring.

Eu não acho que precisa de fazer um video sobre isso... já tem vários na internet, inclusive no próprio site da RolandUS ( http://www.rolandus.com ) tem uns 6 eu acho.

Esse video mostra umas loucuras possíveis com o Gaia:
http://www.youtube.com/watch?v=Qu0oU0VRX1c&feature=related

Faquir
Veterano
# jul/10
· votar


Silvg8
Meu brinquedinho chegou hoje! Depois posto minhas primeiras impressões, mas de cara já posso dizer que só pelo teste na loja eu vou gostar muito.

silvG8
Veterano
# jul/10
· votar


Faquir
Parabéns ai pela compra!
Muito divertido não?!?!? Eu ultimamente como não tenho muito tempo pra fazer nada mais elaborado no Fantom-G acabo usando mais ele (Gaia), por ser portátil, para ficar brincando de inventar novos sons. Consegui uns resultados bem legais.

Valeu!

DuduXP
Veterano
# ago/10
· votar


Voces que ja tem o GAIA, façam o review, eu estou querendo comprar um, vendi um de meus teclados, só que onde moro não tem pra testar, vou ter que comprar pela net, ajudem aí.
Abrass!

DuduXP
Veterano
# ago/10 · Editado por: DuduXP
· votar


Sendo mais específico em relação ao SH01, queria saber, se possivel, dos proprietários, como é realmente o som? Se realmente é satisfatório? Se é "Fat" (gordo) mesmo? A construção dele? E se como mostram os video na net, se ele funciona mesmo como controlador? Se da pra controlar DAWN´s e Soft Synths com ele através da USB? Pois estou entre ele e o Alesis Micron, então peço a opinião de voces que ja o tem. Obrigado!
Abrass.

silvG8
Veterano
# ago/10 · Editado por: silvG8
· votar


DuduXP
Vamos lá... falando um pouquinho do Gaia.
Pra começar eu gostaria de falar que gostei muito. É realmente o que eu procurava. Consegui sons muito legais com ele que não conseguiria com o SH-201 por exemplo. O que percebi foi que o Gaia é uma maquininha muito interessante para simulação (e não reprodução) de sons analógicos.

Suas perguntas
Se é "Fat" (gordo) mesmo?
R: Cara, a presença dos 3 OSC realmente faz diferença, principalmente quando o objetivo é reforçar o som como em um "stack". Fica bem preenchido! E além dos 3 OSC tem um dos efeitos que pode ser usado com a mesma finalidade (reforçar o som), o Pitch Shifter que eu não tinha dado muita bola é realmente uma ferramenta interessante por poder simular também um Chorus bem legal, dando uma preenchida bem legal, dando esse "Fat" que você está perguntando.
Lembrando que som é subjetivo e que eu só uso ele em fones... na caixa eu não tenho idéia!

A construção dele?
R: A construção foi pensada pra tornar o negócio prático. Resumindo: as teclas são boas, até fiquei surpreso, esperava menos; a carcaça é bem feita, não parece ser frágil nem nada, está tudo no lugar onde deveria estar, realmente muito bem pensado, facilitando muito a construção dos sons, sem falar na facilidade que é edita-los ou até mesmo mudar filtros em tempo real, pela quantidade de controles ali na cara. Quanto à construção dos sons realmente, são 3 OSC completamente independentes (lembrando que via midi eles formam apenas um canal o que é uma baixa... seria melhor se fossem enviados como três pistas independentes) no sentido de que cada um possui seus próprios filtros, envelopes e LFO. Uma segunda "falha" é que os efeitos afetam todos os OSC, funcionando como MFX na linguagem Roland, não tendo como desligar efeitos para um OSC específico. Existem ainda as modulações de Sync e Ring que funcionam muito bem e abrem possibilidades bem interessantes.

E se como mostram os video na net, se ele funciona mesmo como controlador?
Se da pra controlar DAWN´s e Soft Synths com ele através da USB?
R:
Isso eu não vou te responder por experiência própria pois ainda não tentei. O meu pc está uma jaca então tá complicado. Mas sei da experiencia de alguns colegas no RolandClan dizendo que funciona normalmente, basta instalar o drive e conectar o bichinho que ele está pronto pra funcionar. Provavelmente pra controlar DAWN's vai precisar de editar os parâmetros direitinho, embora eu acredite que já esteja meio que pré-programado.

Não vou poder te dizer qual dos dois escolher, até porque eu mesmo escolhi o Gaia. Acho que é uma questão de procurar mesmo alguns videos, sons e etc, e escolher entre eles.

Alguns pontos negativos devem ser citados pra não achar que eu to falando maravilhas e que o troço é perfeito... as atuais principais reclamações (não somente minhas) são:
- Falta de um Editor e Library para os patches (tanto para troca de patches, como para ver os parâmetros dos patches já que o Gaia não tem visor)
- Dividir os OSC em canais midi diferentes para poder gravar coisas diferentes com cada um dos OSC
- Sons PCM que funcionam no próprio Gaia são meio inúteis na maioria: Pipe Organ - Strings - Brass - Cello - Trumpet - Sax - TuTa - Choir / Poderiam ter colocado um piano e um hammond pelo menos (por mais simples que fosse!)

Qualquer coisa pergunta ae!
Valeu!!

DuduXP
Veterano
# ago/10 · Editado por: DuduXP
· votar


Obrigado silvG8
Minha duvida entre os dois não é sobre qual é melhor, mas qual vai ser mais útil pra mim no momento, pois pelo que estou vendo os dois são um pouco, ou talvez bem diferentes, os dois são VA synths, porém um com sintese FM e o outro com Sintese subtrativa, com LFO´s, VCO´s e etc, eu acho rsrs, não sei se disse alguma besteira, mas o principio de sintese entre os dois parece ser diferente. E como estou dando uma mudada no setup, incluí também nessa lista o ION, no lugar do micron talvez, achei dois ION no mercado livre 800 reais mais caros que o Micron, e querendo ou não o ION parece ser muito mais divertido, com todos os controles na mão em tempo real, assim como o GAIA.
Abrass!

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


Faquir
Vc comprou aonde esta maquina, e quanto pagou por ela?
Tbm estou interessado mas nao encontrei ainda.



Teclacenter já está vendendo...


Roland Gaia na teclacenter

silvG8
Veterano
# ago/10
· votar


dgsoul
Ele também já comprou aqui no ES mesmo, antes da TeclaCenter vender... o preço da teclacenter pra pagamento a vista está bom, mas a prazo........... tá um pouco mais caro do que eu paguei (provavelmente muito caro para os padrões de São Paulo).
Valeu!

dgsoul
Veterano
# ago/10 · Editado por: dgsoul
· votar


silvG8


ô cara foi mau, rsrsrsrs!!!


Cara juro pra vc que eu tinha clicado na 2 pagina e o site me mandou pra primeira, por isso que eu não vi a 2ª pagina, que vacilo!!! :P


Na verdade eu estava viajando no som desse brinquedo!!!!

[EDIT]

Eu não o tenho ainda, mas estava vendo umas demos...

Very Very Deep!!!

dgsoul
Veterano
# set/10 · Editado por: dgsoul
· votar


Pra galera que queria saber um pouco mais sobre este bichinho e tbm pra quem tava chateado porque num tem mais revista de teclado (de verdade) nas bancas, A Sound on Sound Brasil (segundo o slogan: "A melhor Revista de Audio e Produção Musical do Mundo!"), edição de Agosto traz uma matéria exclusiva sobre o Roland Gaia SH01 (capa da revista) com o título: "O Melhor Sintetizador de Modelagem Analógica desde o JP8000"?"

Tbm fala muito de Plugins, VSTi's, Korg Monotron (uhhhh , um sintetizador analógico que cabe "literalmente" no seu bolso, uhhh!!!), Nord Piano 88 (a Ferrari sobre Teclas) e um monte de coisas legais, vale apena!!!!


Aproveitem tbm que o Preço Promocional pra assinante (12 edições) é de 120 moedas de um Real.


Pra todos os outros existe Master Card!!!

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul
...é de 120 moedas de um Real.

rsrsrs
boa !!!

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


Ressuscitando o tópico, fiz finalmente duas demonstrações do Gaia SH-01 em áudio... basicamente mostro alguns timbres bem básicos sem a utilização de efeitos internos ou externos.

Todos os timbres estão usando as mesmas configurações de filtro, funcionando como se fosse apenas um único filtro LPF de 24dB. Espero que seja interessante de alguma forma pro pessoal do fórum.

http://soundcloud.com/silvgt/gaia-sh-01-lead
http://soundcloud.com/silvgt/gaia-sh-01-bass

silvG8
Veterano
# abr/12
· votar


Voltando aqui depopis de algum tempo para divulgar que estou compartilhando os timbres que fiz no Gaia através do meu blog, Synthway.

São 64 timbres baseados em sintetizadores clássicos, sem utilizar efeitos (exceto no último banco), e que ajudam muito a entender um pouco sobre a síntese subtrativa.

http://synthway.wordpress.com

Está na página inicial por enquanto..... :)

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


Olá galera, alguém saberia me dizer se há no Gaia os mesmos presets que há no SH-201? Ou são apenas parecidos?

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


Alguém???

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Morsmordre-Di
Os presets do Gaia são diferentes... na verdade esse tipo de equipamento é feito pro usuário criar seus próprios timbres. Do ponto de vista de preset, acho o SH-201 melhor. Em termos de teclado prefiro o SH-01.

Qualquer outra dúvida coloca aqui que respondo quando puder. :)

Morsmordre-Di
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8

Valeu cara!
É que eu pretendo comprar um Gaia futuramente, principalmente pelo fato de ele ser de fácil e boa edição (tenho um Juno-Di, mas creio que o Gaia é melhor para aprender a sintetizar, sou iniciante nesse assunto), mas ao procurar as demos do Gaia encontrei mais leads e bass, não tem muitas demos com pads parecidos com esses aqui http://www.youtube.com/watch?v=edzTL007Qjs, por isso a dúvida. É claro que pelo poder de edição e por ''valer'' por três synths eu escolheria o Gaia.

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Morsmordre-Di
Dê uma olhada no review que fiz do Gaia no meu blog. http://synthway.wordpress.com

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Gaia SH-01