Outros instrumentistas tocando teclado - o que vocês acham?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/10


Vou invadir o espaço das teclas aqui no FCC pra perguntar o que vocês de caras que atacam de tecladistas mesmo não sendo do ramo. De cabeça lembro dos seguintes caras:







O que vocês acham? Acham que é um recurso válido usar um guitarrista/baixista ou qualquer outro instrumentista para preencher os arranjos com teclados? E neste caso, como vocês acham que seria interessante a organização de quando tocar o quê (teclado ou instrumento principal)?

expedifer
Veterano
# mar/10
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é um recurso válido usar um guitarrista/baixista ou qualquer outro instrumentista para preencher os arranjos com teclados?

Isso não existe.

1-Qual instrumento do teclado quer esse guitarrista preencher? Um bom teclado toca milhares de timbres, inclusive guitarras e baixos.

2-Quer preencher campos de um metal? Além de não poder, não estará simulando nenhum teclado, ao pé da letra.

3-Teclados são os únicos instrumentos que simulam outros reais instrumentos (cordas, pianos, metais, etc), ou seja, tradicionais, além de digitalizados e de efeitos e próprios.

Por isso fica muito VAGA tua colocação. Ficaria melhor:
"o que acha de um guitarrista tentar preencher arranjos de um pistão, "piano", flauta (mesmo que estranho e impossível), leds, etc, mas sem pôr a palavra teclado (muito genêrica), pois na verdade estará preenchendo o lugar de UM ÚNICO TIMBRE. Qual?

Dai a ter resposta (e qual será), ai é outra estória.

erico.ascencao
Veterano
# mar/10 · Editado por: erico.ascencao
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expedifer

Reformulando:

é um recurso válido usar um guitarrista/baixista ou qualquer outro instrumentista para preencher os arranjos com os timbres disponíveis num teclado?

expedifer
Veterano
# mar/10
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Sim, perfeitamente.

Timbres de guitarra, timbres de baixo, etc.

Muito viável.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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expedifer
3-Teclados são os únicos instrumentos que simulam outros reais instrumentos (cordas, pianos, metais, etc), ou seja, tradicionais, além de digitalizados e de efeitos e próprios.

Já ouviu falar de guitarras midi?

nichendrix
Veterano
# mar/10
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expedifer
1-Qual instrumento do teclado quer esse guitarrista preencher? Um bom teclado toca milhares de timbres, inclusive guitarras e baixos.

2-Quer preencher campos de um metal? Além de não poder, não estará simulando nenhum teclado, ao pé da letra.

3-Teclados são os únicos instrumentos que simulam outros reais instrumentos (cordas, pianos, metais, etc), ou seja, tradicionais, além de digitalizados e de efeitos e próprios.


Cara, quanta falta de informação. Existem sintetizadores para guitarra e até para instrumentos de sopro, que assim como um teclado oferecem toda a gama de timbres que eles oferecem.

Uma coisa interessante para sintetizadores de instrumentos de cordas é a possibilidade de atribuir um instrumento para cada corda, ou para um par ou trio de cordas, vc escolhe, da mesma forma que vc pode dividir as oitavas do teclado em instrumentos.

Sem contar que se as partes forem dobradas ainda dá para usar o sinal original da guitarra e sua cadeia até o amplificar normalmente junto com o sinal sintetizado.

E sobre simplesmente um guitarrista usar um teclado e tocar eu não vejo problema, não existe lei que diga que guitarrista tem que tocar só guitarra, conheço alguns que tocam mais de 10 instrumentos diferentes, embora o principal seja a guitarra.

No fim, se o grupo não precisa de teclados e sintetizadores em toda as musicas ou pelo menos na grande maioria delas, é mais fácil botar um dos instrumentistas pra tocar esse instrumento do que botar mais um membro que ficará sub-utilizado no minimo até se fazer novos arranjos para todas as musicas, o que por vezes é um pé no saco ou até indesejado em caso de bandas muito conhecidas.

expedifer
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil

Vou te lembrar o que ele escreveu/perguntou:

...de quando tocar o quê...

expedifer
Veterano
# mar/10
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nichendrix


REPETINDO (pra bom leitor):

2-Quer preencher campos de um metal? Além de não poder, não estará simulando nenhum teclado[/], [u]ao pé da letra. (repetindo: AO PÉ DA LETRA)

3-Teclados são os únicos instrumentos que simulam outros reais instrumentos (cordas, pianos, metais, etc), ou seja, tradicionais, além de digitalizados e de efeitos e próprios.
.....REPETINDO: TRADICIONAIS E REAIS.

para um bom entendedor e LEITOR.

expedifer
Veterano
# mar/10
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nichendrix

e por último, fui bem claro:

Dai a ter resposta (e qual será), ai é outra estória.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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expedifer
Teclados são os únicos instrumentos que simulam outros reais instrumentos (cordas, pianos, metais, etc), ou seja, tradicionais, além de digitalizados e de efeitos e próprios......REPETINDO: TRADICIONAIS E REAIS.

Quem simula isso não é o teclado moço, é o sintetizador embutido nele, para controlar um sintetizador você pode usar uma guitarra com interface própria, um violão, um instrumento de sopro e N outras formas, as teclas são apenas uma das maneiras.

Por isso falei que é falta de informação achar que só um sintetizador em teclado pode simular tais instrumentos TRADICIONAIS e REAIS.

mazza
Veterano
# mar/10
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ah, eu acho legal. Ou não, sei lá.

expedifer
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Não vou me esticar muito nesse assunto, apenas na palavra SIMULAÇÃO: apesar de haver a parte eletrônica que não vou me estender nisso, deixo a outros a expliquem, há a parte MECÂNICA, performance, desempenho, habilidade, etc. Não vou também me estender nisso (será que a palavra "teclas" ajudaria?) Boa sorte na tua compreensão.

ogaitnas
Veterano
# mar/10
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juro que imaginei um cara batendo com a guitarra nas teclas para tocar hauahuaahauahau

expedifer
Veterano
# mar/10
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juro que imaginei um cara batendo com a guitarra nas teclas para tocar hauahuaahauahau

também pensei nisso.........

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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expedifer

Cara, acho que o erro é achar que as teclas simulam bem a dinâmica de instrumentos que não sejam de teclas, você acha mesmo que as teclas simulam melhor que um instrumento de corda a dinâmica de um instrumento de corda ou simula melhor que um instrumento de sopro a dinâmica de um instrumento de sopro, ou simula melhor que um instrumento de percursão um instrumento de percursão.

Eu toco instrumento de cordas, de sopro e tenho pelo menos 2 anos de estudos em instrumentos de teclas (embora esses ultimos tenha estudado apenas como parte do estudo para arranjos e harmonia), e nunca vi um teclado sozinho simular nenhum dos dois tipos de instrumentos adequadamente sozinho. Já vi quando vc usa um controler de sopro para sintetizador ligado a um teclado, aí a dinãmica das simulações de sopro ficam mais realistas, mesmo que não tenha um desempenho adequado.

Um sintetizador de guitarra só tem dificuldade para simular instrumentos de teclas, as simulações de instrumento de cordas, seja cordas plectradas ou de arco, são muito mais fieis, aliás uma vez que são instrumentos de cordas em geral eles oferecem muito mais opções de edição de timbres para instrumentos de cordas do que 90% dos teclados.

Mesmo as simulações de sopro tem uma dinâmica um pouco melhor que a maioria dos teclados, salvo alguns modelos tops que fazem isso ou um teclado ligado a um controlador de sopro, mas esses mesmos controladores de sopro podem ser ligados a um sintetizador de guitarra.

Agora uma coisa eu acho que sintetizador em teclado é superior aos outros, que é quando você precisa sintetizar muitos instrumentos ao mesmo tempo. Em geral outros sintetizadores nessas situações tem um desempenho levemente inferior.

Mas aí também entra aquela história, um não foi feito para substituir o outro, embora possuam muitos recursos em comum. Todos são ferramentas úteis nas mãos de um musico.

Eu não estou aqui atrás de briga, eu só comentei que sua afirmação demonstrava falta de conhecimento a respeito do funcionamento dos sintetizadores para outros instrumentos.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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ogaitnas
juro que imaginei um cara batendo com a guitarra nas teclas para tocar hauahuaahauahau

Eu não tinha pensado nisso, mas depois que ler me veio a cabeça de um Jerry Lee Lewis com uma guitarra em punho hehehehehehe.

erico.ascencao
Veterano
# mar/10 · Editado por: erico.ascencao
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Pessoal, parece que ninguém entendeu o propósito do tópico. A idéia é discutir a validade de um guitarrista/baixista tocar teclado (leia-se aqui qualquer instrumento de tecla) numa banda, quais as vantagens e desvantagens tanto para a performance ao vivo quanto em estúdio, etc.

A idéia não é o instrumentista usar timbres de guitarra/baixo existentes no teclado, e sim o cara usar um sintetizador, um piano, strings, um órgão, etc. Parece que a discussão descanbou para a simulação de instrumentos reais por parte do teclado, o que não é o objetivo deste tópico - pelo menos não era quando eu o criei, e creio que fui bem claro quanto a isso.

Acho que um dos grandes expoentes de "cordista"/tecladista é o Geddy Lee. Devido à formação power trio do Rush, numa determinada época ele passou a adotar os teclados como recurso para preencher os arranjos. O aparato foi crescendo e ele foi tendo que aprender a lidar com todas aquelas tranqueiras tanto no estúdio quanto no palco. E no palco o bixo pegava, já que ele controlava uns quatro sintetizadores e mais duas pedaleiras (os famosos pedais Taurus) para disparar samplers ou para tocar sons de teclado com os pés enquanto tocava baixo. É interessante observar o repertório da banda nos anos 80, cujos arranjos das performances ao vivo eram calculados para que o baixista/tecladista (e vocalista) dividisse as atenções entre o baixo e o teclado.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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erico.ascencao

Cara, o John Paul Jones é um exemplo de Tecladista/Baixista/Violonista nos tempos de Led Zeppelin. O Lennon e o McCartney por muito tempo dividiram piano (acústico e elétrico) e orgãos nos Beatles, enquanto o Harrison no finalzinho usava os Sintetizadores. Nos Stones quem fazia isso era o Brian Jones.

Na prática eu não vejo qual quesito vc usa para analisar essa validade, já que não vejo problemas em um multi-instrumentistas tocar seus vários instrumentos durante um show, desde que toque minimamente bem, chega a ser uma vantagem. Especialmente em um repertório onde os Teclados não estejam presentes em todas ou na maioria das musicas e nem necessite ser tocado ao mesmo tempo que o instrumento principal do instrumentista.

Um exemplo disso eu posso dar com os Rolling Stones, quando o Brian Jones estava nas guitarras, ele também tocava, teclas, saxofone, sitara, bandolin, e mais alguns instrumentos. Todavia esses instrumentos apareciam em 2 ou 3 musicas das 12 musicas de um disco.

Quando o trabalho precisava que o Jones tocasse algum instrumento e ainda assim tivesse piano ou organ na musica o Ian Stewart (que era o Roadie da banda) assumia as teclas (da mesma forma em geral ele ficava com as teclas em gravações).

Depois quando o Jones Morreu, o Ian Stewart assumiu de vez as teclas nas apresentações ao vivo, e mais na frente o Chuck Leavell (que tocava no Allman Brothers), assumiu os Organs junto com o Stu, e quando o Stuart Morreu o Chuck ficou como único tecladista da banda.

Uma coisa é interessante de ser ver que ao ter que contratar um tecladista e um naipe de metais full time pra banda, esta mudou os arranjos para que esses instrumentos pudessem aparecer em todas as musicas. É só comparar os arranjos da maioria das musicas antes e depois da morte do Brian Jones e vc vê uma diferença enorme de complexidade.

Acho que o mesmo vale pra qualquer banda, se vc tem um membro que toca mais de um instrumento com o minimo de adequação e aquele instrumento não faz parte do repertório regular da banda ou esta não deseja mudar os arranjos de suas musicas, é mais que válido um ou dois dos instrumentistas assumir tais instrumentos. Todavia se eles tem um uso regular dentro da banda, seria melhor contratar alguém para assumir apenas aquele instrumento.

brunoamaral
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Ótima colocação, melhor resposta do tópico, valeu um voto. Concordo inteiramente. Se o guitarrista/baixista tem condições de fazer um teclado (ainda que nada muito elaborado, mesmo porque o teclado tem condições de acrescentar muito à música mesmo que apenas com simples tríades de um pad, por exemplo), por que não? Se o teclado não é parte essencial do som que eles fazem, mas tem como acrescentar em algumas músicas, e alguém tem condições de fazê-lo, que faça. E aí, como o amigo colocou, deixará de ser simplesmente baixista/guitarrista para ser multi-instrumentista.

Tenho vários amigos das cordas que, ao estudar harmonia, valeram-se muito do piano. Como alguns dizem, o piano (e também o teclado, que se valeu da mesma idéia das teclas) oferece uma visão "aérea" dos graus. Você olha o teclado (as teclas, não o instrumento) e enxerga muito facilmente as notas, o que não ocorre nos demais instrumentos. Por isso é maior a facilidade de quem já domina a teoria musical tirar som nas teclas (já o pianista/tecladista não terá a mesma facilidade ao pegar um instrumento de cordas, por exemplo). Ou seja, tocar o básico no piano ou teclado é muito mais fácil do que em qualquer outro instrumento. Agora, tocar em alto nível é algo que exige muito estudo e dedicação, e isso talvez torne os instrumentos de teclas uns dos mais difíceis de se executar em alto nível (lembremos que o piano é um instrumento que permite uma execução completa: ritmo, harmonia e melodia em um só instrumento).

Enfim, acho totalmente válido outros instrumentistas se aventurarem no teclado. Agora se a idéia é fazer do teclado parte essencial do som (o que, sou suspeito pra dizer, mas só acrescenta), o ideal é ter um especialista.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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brunoamaral
Tenho vários amigos das cordas que, ao estudar harmonia, valeram-se muito do piano.

Esse é meu caso, não posso dizer que sou tecladista ou pianista, mas depois do estudo no instrumento, dá pra brincar com o feijão com arroz.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10 · Editado por: ThiagoMafra
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nichendrix

Cara, o expedifer é esquentadinho, eu sei. Basta ler meia dúzia de tópicos onde ele posta... Mas embora nem sempre ele saiba ser simpático as vezes ele tem razão.

Basta ir no site do Miguel Ratton e ele explica pq q a maioria dos simuladores e sintetizadores são em teclas e pq q nem os próprios guitarristas são muito fãs de guitarra midi... Realmente pra simular instrumentos q permitem afinação não-temperada a guitarra tem suas vantagens. Mas um bom tecladista, com um bom teclado quebra muito bem esse galho. Agora, tenta quebrar um galho de piano com uma guitarra midi... isso sem usar inversões!!! Pq se entrarem as inversões, não é q fica difícil, é pq é impossível, a não q seja uma guitarra de dez cordas e pedal sustain...E não estou nem botando no pário aqui tops de linha como V-synth, Vst's miraculosos, q fazem um cara desatento duvidar se foi gravado com acústico ou não... Moral da história: existem vários outros tipos de controladores midi (até clarinetes), mas o melhor para controlar vários tipos e mecanismos é as teclas. Não tem pra ninguém!!!! rsrsrsrsrsrs

Qto a usar tecladista full time pra banda, a gente gasta$$$$$$ o q tem pra gastar, de acordo com as nossas prioridades e ponto. E aí eu volto pro tópico e respondo a pergunta do erico.ascencao. Em bandas onde os instrumentistas são top como as bandas q vc citou,
os caras muitas vezes são tão bons q qdo eles passam de um instrumento pra outro a queda de qualidade é muito menor. Em alguns aspectos. Ex: na minha banda tem um baixista q é muito mais músico q eu ( o tecladista). Qdo ele vai pro teclado ele toca e faz algumas coisas ( no q se refere a harmonia, melodia e teoria em geral) muito superiores a mim. Pra quem é leigo o teclado continuou tão bom ou melhor do q antes... Mesmo assim a pegada dele é diferente pra mim, não adianta: ele não pensa como um tecladista!!! E não vai pensar. Pq a paixão dele é o baixo. O cara q sai do seu instrumento e começa a se dedicar a outro deixa de ser o q ele é pra se tornar instrumentista em outro. Ou seja, ele mudou de instrumento. Pra mim é o q acontece qdo não se contrata um tecladista e o teclado se torna regular. Ou o cara vai se dedicar ao teclado ou a qualidade dos arranjos de teclado vai cair. Ou vcs acham q esses caras q vcs citaram simplesmente viraram e disseram "vou tocar teclado" e já saíram tocando com independência de mãos (pq sem isso dois teclados é coisa inútil)e tudo mais? Quebrar galho é uma coisa, (pq independência de mãos não é coisa de inciante não!!!) tocar mesmo é outra. Qtos instrumentistas quebram galho no violão? Esse mesmo baixista toca violão melhor do q ele toca teclado, aí outro dia a gente tava comparando ele com um guitarrista q o cara come guitarra e violão. É óbvio q a pegada do guitarrista é melhor!!! Aí ele disse: "mas é pq eu não me dedico ao violão." Aí eu disse: é claro pq a tua paixão é o baixo.

Então eu acho q quebrar o galho dá, agora tocar mesmo, só mudando de instrumento...

Fabio L.
Veterano
# mar/10
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Eu sou baixista originalmente, e toco teclado também. Acho muito válido, e no caso de uma das minhas bandas, é NECESSÁRIO. Mas eu me limito a fazer introduções das musicas, ou arranjos onde não há o baixo presente, para eu poder me dedicar ao teclado. Em alguns casos raros, eu toco os 2 ao mesmo tempo, com tapping no baixo utilizando a mão esquerda.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil
Já e ninguém usa isso!!!

Midi ficou pra Tecladista!!!

nichendrix
Veterano
# mar/10
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ThiagoMafra

Cara, como eu disse, hoje em dia os sintetizadores para outros instrumentos estão tão avançados quanto os de teclado, no caso da Rolland são virtualmente os mesmos, se você pegar a linha top de sintetizadores você verá que são basicamente os mesmos processadores e programações.

Cada controlador vai ter suas vantagens e desvantagens. Controlando por teclas tem uma vantagem que nenhum outro tem que é poder ter uma referência visual do que se toca, outra vantagem é a facilidade de dividir o teclado em regiões e assim poder sintetizar istrumentos simultaneos sem grandes implicações na hora da execução.

Como eu disse, hoje em dia os únicos instrumento que os outros tipos de controladores não simulam bem são os de teclas, em alguns casos como no caso de controladores de sopro, vc só consegue emular as melodias das teclas e quase sempre o resultado não é bom. Nos de violão/guitarra é até possível fazer a contento, mas exige um instrumentista de alto nível com muito conhecimento tanto do instrumento quanto da interface. Já num sintetizador de teclas até macaco consegue fazer algum som.

Todavia eu vejo que para simular instrumentos de cordas e de sopro, o sintetizador de guitarra se sai melhor, por ter uma dinâmica mais próxima dos mesmos. Inclusive eles em geral tem muito mais opções de parametros para simulação que os teclados, justamente por serem capazes de ter um comportamento muito próximo com o que está sendo sintetizado. Quando simulando instrumentos de sopro, também acho que para execução num instrumento de cordas é mais fácil pegar as nuances na hora de tocar com sintetizadores, exigindo menos do instrumentista. Obvio um bom tecladista também consegue fazer tudo isso muito bem, mas pela minha experiência com os dois tipos de sintetizadores, e pelo fato de tocar os 3 tipos de instrumentos (sopro, cordas e teclas), eu acho mais fácil algumas simulações quando se usa controlador de cordas.

Isso invalida as qualidades dos sintetizadores de teclas?

Claro que não, pelo contrário, eu acho que isso dá ainda mais alternativas para quem toca com sintetizadores. Existem inclusive caras como o David Sancious, que usam 3 tipos de controladores quando toca, um de cordas (ligado em uma Fender Stratocaster), alguns de teclas e um modulo controlador de sopro, justamente para tirar o melhor de cada um deles, especialmente porque quando vc pega e liga tudo em midi e também num computador vc pode controlar todos os modulos e qualquer vst com qualquer um dos controladores. Porque se limitar só a um?

Sobre o porque guitarristas não gostam de midi, eu acho que 90% da explicação é que o midi só se tornou uma opção viável para instrumentos de cordas de 15 anos pra cá, outro lance é que até bem recentemente (por volta de 5 ou 6 anos), ainda era bem problemático trabalhar com sintetizadores para cordas porque sempre tinha um lag consideravel entre as interfaces, algo que só se resolveu de uns poucos anos pra cá.

Outro fator é que em geral a configuração em geral é bem mais complexa que a dos teclados que são quase que plug and play. Todavia isso vem mudando, os sintetizadores mais recentes de guitarra deram um grande salto nesse quesito, embora ainda não sejam propriamente plug and play.

No fim eu acho que todos os 3 tipos de controladores são opções interessantes para quem vai tocar com sintetizadores, pois cada um tem vantagens e desvantagens, porque não usar as vantagens de cada um quando mais apropriado????

PS: Não encontrei o site do Miguel Ratton.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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ThyagoAmaral
Já e ninguém usa isso!!!

Midi ficou pra Tecladista!!!


Como eu falava no ultimo post isso tem mudado muito, o grande problema de midi nos outros instrumentos é que sempre foi difícil implantar e configurar neles. No teclado é só plug and play, mas isso vem mudando e muito rapidamente por sinal, embora em geral se use midi nos outros instrumentos de forma um pouco diferente do que se usa nos teclados.

Gonzalez_keyboard
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Cara eu li tudo que você falou e intendi seu ponto de vista sim,

mais fiquei com uma duvida,

veja oque quero dizer, espero ser bem interpretado.

eu acho que deva ser mais facil simular um instrumento de corda em um de teclas, que um de teclas em um de cordas, pelo fato de os instrumentos com teclas terem uma dinamica de toque muito variada, e tb por exemplo, pra tocar piano as vezes é usado os 10 dedos, e como fazer isso em um instrumento de 6 cordas apenas?

é só uma duvida, nao pensa que estou discordando do seu ponto de vista, pois pra mim discordar eu teria que utilizar este controle por cordas, coisa que eu nunca fiz,

abraço

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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Gonzalez_keyboard

Cara, como você mesmo disse, é mais fácil simular um instrumento de cordas em um de teclas do que um de teclas em um de cordas.

Não é impossível simular instrumento de teclas com um de cordas, mas exige bastante do musico, se for simular só acordes ou só linhas melódicas nem é problemático, mas simular os dois ao mesmo tempo só se o instrumentistas dominar walking bass, ou for um Marcinho Eiras, Stanley Jordam ou um A.F. Galvão da vida que tocam só com tapping, o Marcinho Eiras inclusive chega a usar 2 ou 3 guitarras ao mesmo tempo. Ou seja o instrumentista tem que ser muito bom.

O que eu vejo é o seguinte, nos teclados é muito mais fácil e rápido obter resultado satisfatórios para quebrar galho, é algo acessível para a maioria das pessoas. Todavia se você quer um resultado daqueles que você se pergunte se é sintetizador ou o instrumento mesmo, precisará de um musico que de alto nível.

Então eu diria que no fim se você procura um resultado realmente realista, o nível dos instrumentistas nos dois tipos de sintetizadores seria mais ou menos o mesmo. Mas o nível para ter os resultados iniciais é bem menor nos sintetizadores controlados por teclas.

Agora se eu não me engano, tem como usar várias interfaces de controle. Por exemplo o David Sancious mesmo usa vários controladores, mas os sintetizadores principais são do teclado e dos VSTs, e ele controla tanto com guitarra quanto com modulo controlador de sopro. Assim ele consegue tirar o melhor de todos os controladores.

De qualquer forma, um sintetizador para guitarra ou violão, é bem interessante quando o instrumentista de cordas tem que usar timbres de teclas, mas não pode parar pra usar o teclado. Por exemplo uma linha onde vários instrumentos dobrams suas partes? Ou então se o cara for fera em Chord-Melody e Walking Bass, ele faz pra ticamente uma banda inteira, programando as cordas graves para sintetizarem o baixo, as do meio para algum outro instrumento, e as agudas para um instrumento de sopro ou um violino, por exemplo.

Pena que tanto o instrumentista pra fazer isso tem que ser um animal, quanto o sintetizador e a interface midi plugada na guitarra tem que ser top de linha.

EDIT:

Caso você não entenda como funciona o tapping da forma que falei, aqui vai um video de um amigo meu tocando com tapping, não tem synth aí, é só ele e um delay.



Aqui vai um video do Marcinhos Eiras brincando com 2 guitarras, tanto com e sem synth.



Dá pra acreditar que hoje esse cara toca na banda do Faustão????

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Vc acha melhor usar o de cordas, pq vc é guitarrista e sente muito mais confortável com as cordas q com um teclado. E não, guitarra midi usa quem precisa ou quem faz coisas do tipo vanguarda, por isso não é predominate e não é a melhor solução pra emulacão de vários instrumentos. Poderiam ser resolvido esses detalhes? poderiam, mas os teclado dominaram pq no início eram mais práticos e estão bem a frente das guitarras nisso...

Ah e qdo vc fala de sintetizadores da roland, deve estar falando dos sistemas de geração de som e não dos controles. pq a linha V, por exemplo tem os seus sistemas e controles focados nas especialidades, V-drums em controlar batera e por ai vai, só não sei se é o caso do v-synth q controla e gera sons bem além das teclas...

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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ThiagoMafra

Na verdade eu não falo por estar mais acostumado a tocar synth em guitarra, embora tenha alguma experiência com eles, eu não tenho paciência para configurar eles. Prefiro ver quem sabe usar isso direito do que eu mesmo usar.

E u nunca disse que é melhor usar cordas, eu só refutei a afirmativa que só o teclado pode sintetizar outros instrumentos de forma eficaz ou ser útil pra isso. Pois existem sintetizadores para outros instrumentos, que podem ser usados dessa maneira, um exemplo, sintetizadores para guitarra como a linha GR da Roland.

A própria Roland tem a linha GK de captadores hexafonicos para guitarra e violão, elas são usadas para conectar a guitarra com qualquer interface MIDI compatível, seja os modeladores V-Guitar, as interfaces da linha GI ou os sintetizadores da linha GR, eles também podem ser usados para controlar um numero enorme de outros produtos que não são da Roland desde que estejam ligados a uma interface MIDI compatível com tais produtos.

Como eu mesmo disse várias vezes, o teclado sempre foi mais prático por ser plug and play, ter uma curva de aprendizado muito menor e exige virtualmente nenhuma adaptação na técnica do instrumentista para obter os primeiros resultados satisfatórios.

Eu nunca disse que Sintetizadores de guitarra são melhores ou vão tirar o lugar dos teclados, pelo contrário repeti que cada um tem seu uso, suas vantagens e desvantagens. Eu por exemplo acho que a dinâmica do instrumento de corda permite ele sintetizar de uma maneira mais natural um instrumento de sopro do que um teclado.

Já vi tecladista gravar sax e trumpete que eu mesmo fiquei na duvida, mas é mais fácil obter esse resultado com uma guitarra. Da mesma forma acho que eles sintetizam melhor instrumentos de corda, pelo motivo obvio, é um instrumento de cordas, logo tem uma dinâmica parecida com a dos outros.

Isso faz ele melhor que um teclado?

Com certeza não, ele tem vantagens e desvantagens, assim como o teclado tem vantagens e desvantagens. Pra mim continuam sendo alternativas úteis, para quem se dispõe a usá-las.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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Gonzalez_keyboard

Aqui vai um video de dois teste do GR-20, o sintetizador mais simples da linha de sintetizadores para guitarra da Roland.





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