MIDI E.Grand dos XP's Seria tão bom assim?

Autor Mensagem
Marcos Martini
Veterano
# fev/10


Estava Pensando neste timbre vejo muita gente com Juno D/DLe/Di/G/Stage, RS-5/9/50/70 até Fantom's "tentando imitar" este timbre.
Mesmo em gravações atuais vejo no mesmo cd o Ultimat dos fantons (timbre bem atual) e o MIDI E.Grand dos XP's. (antigo).

Não estamos falando dos timbres dos XP, JV e XV de forma geral, pois para isso já tem um tópico.

Qual é a sua opinião sobre o MIDI E.Grand?

Artref
Veterano
# fev/10
· votar


Timbre lindo, depois que foi inventado praticamente todo teclado tem um no estilo, foi realmente uma inovação da Roland, ditou tendências e criou algo obrigatório nos teclados seguintes. O programador desse timbre deveria se orgulhar e se o mundo é justo ele está muito bem empregado e ganhando um bom dinheiro.

Masssss, hoje em dia já me enjoou. E na minha opinião, os timbres do mesmo estilo - as "cópias" - de alguns teclados mais recentes já superaram o original.

Marcos Martini
Veterano
# fev/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Artref
Masssss, hoje em dia já me enjoou. E na minha opinião, os timbres do mesmo estilo - as "cópias" - de alguns teclados mais recentes já superaram o original.

Pois eu tbm penso isso acho que os Juno G Stage e fantom's tem timbre melhores mas o curioso é que vejo muita gente editando para chegar ao resultado do MIDI E.Grand dos XP's outro exemplo deste fascino pelo MIDI E.Grand dos XP's são a busca pelas placas de expansão que tem este timbre.
Certa vez ví num tópico do Eraques Neto onde ele editou para ter um timbre como o MIDI E.Grand.
Aew eu fiko pensando com certeza o RD dele tem timbres melhores o MIDI E.Grand mas msm assim ele de certa forma preferiu este timbre.

Aqui o Tópico quem falei a cima

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Marcos Martini

O timbre MIDIed Grand é um clássico. Sempre vai ser apreciado....

Marcos Martini
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto
O timbre MIDIed Grand é um clássico. Sempre vai ser apreciado....

Estou me convencendo disto !!!

tiko_y
Veterano
# fev/10 · Editado por: tiko_y
· votar


Igual ao clássico timbre de piano elétrico do DX7. Tanto é q está até nos padrões General MIDI (o clássico E. Piano 2).

Na verdade o MIDIed Grand é um "blend" de piano acústico com o piano DX, certo ?

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


Na verdade o MIDIed Grand é um "blend" de piano acústico com o piano DX, certo ?

Sim... Pelo menos sempre achei que fosse...

DuduXP
Veterano
# fev/10 · Editado por: DuduXP
· votar


tiko_y
Jonathas Lacerda
É isso mesmo, acústico com elétrico, ta aqui no meu XP80, mas existem outros menos famosos no XP, inclusive um que se chama Blend Piano, falando nisso, eu nunca quiz me desfazer do XP, porém depois que comecei a participar do Forum a "GAS" aumentou bastante, e eu estava pensando em vende-lo e comprar ou um Juno Stage, ou um GW8, ou até mesmo um Fantom XA, sem desvirtuar o tópico, mas ja desvirtuando, eu acho que o Forum cifra club está comtribuindo para o aumento da minha "GAS", pois cada vez que entro no forum essa vontade fica mais dificil de controlar, e observando isso mais atentamente, antes, quando eu participava menos do forum, o qual fiquei um tempo sem nem acessar, eu não tinha esse problema. Um Abraço a todos!

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


DuduXP
Sempre contribuiu pra GAS... essa porra!!!

DuduXP
Veterano
# fev/10
· votar


ThyagoAmaral
kkkkkkkkkk

Marcos Martini
Veterano
# mar/10
· votar


tiko_y
Igual ao clássico timbre de piano elétrico do DX7. Tanto é q está até nos padrões General MIDI (o clássico E. Piano 2).

falando Em DX7 quando tenho que tokar algum cover onde foi usado um Piano tipo DX7 sempre um patch que é muito parecido com MIDI E.Grand . Acho o DX7 mais vintage mais acho q o MIDI E.Grand é mais bonito sei lá.

DuduXP
...eu nunca quiz me desfazer do XP, porém depois que comecei a participar do Forum a "GAS" aumentou bastante, e eu estava pensando em vende-lo e comprar ou um Juno Stage, ou um GW8, ou até mesmo um Fantom XA...

Kara vender seu Xp-80 para comprar um JS ou JG ou XA é uima ótima idéia até pq vc pode usar em um deles a SRX-96 que os timbre mais populares do linha XP.
Neste caso :a GAS poderá ser "Bendita".

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10
· votar


Minha opinião ? Sei q vão querer me crucificar, mas eu não gosto desse timbre do XP. Nem dele nem dos pianos "acústicos" de DX7. Adoro o Rhodes e os sons dos pianos elétricos em geral mas sons como esse Midied Grand não me agradam. Até entendo quem gosta e reconheço q tem qualidade, mas não gosto, acho um timbre estridente, sei lá. Não sei explicar pq eu não gosto. As vezes até uso, pra dar uns efeitos e tal, mas de repente é o q falaram acima, não são os primeiros q vejo falar terem enjoado da linha XP...

R Santiago
Veterano
# mar/10 · Editado por: R Santiago
· votar


Eu usei muito esse timbre quando tinha um JV-90. Ele é mão na roda para quem toca coisas tipo Axé, romantico, anos 80, etc... Como to ensaiando tb com uma banda de Axé pop para fazer formaturas e coisas parecidas surgiu a necessidade de "resgatar esse timbre".
Eu to com um Juno Stage e ele tem muitos timbres parecidos com o MIDedGrand do JV. To tentando editar um aos pouco e ta chegando perto :)) No sábado já consegui fazer um bem parecido porém não ficou com o mesmo peso. Na verdade eu tenho que dar uma olhada no manual doJV-90 p ver se tem as waves que eles usaram...
O X5D tem um preset de MIDed Grand que é muito bom tb! Tem muito peso.

rodolfo1982
Veterano
# mar/10
· votar


Alguém poderia colocar uma demo que tenha este timbre ?

E tb o "Film Octaves" que tanto falam no fóum ?

JV-90
Veterano
# mar/10
· votar


É... este som realmente é um marco, MIDI E.Grand é um Patch que cabe em quase qualquer musica, para mim ele é essencial assim como o WestCoast o MIDI E.Grand é uma mistura de piano eletrico com o piano acustico, mas, o WestCoast tem ainda um adicional que é o String, e o Piano acustico é mais evidente, enquanto no MIDI E.Grand o piano eletrico é mais evidente, mesmo ele sendo um pouco estridente, é um dos patch's que mais uso.

Marcos Martini
Veterano
# mar/10
· votar


rodolfo1982
Neste vídeo a intro é tocada com o MIDI E.Grand do XP-80



Marcos Martini
Veterano
# mar/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


ThiagoMafra
Sei q vão querer me crucificar, mas eu não gosto desse timbre do XP...

Normal !!!
Se q vão te crucificar eu acho que vou para cruz tbm pq "Não gosto dos timbres de Brass da korg e nem dos pianos acústicos dos motif nem msm dos xs.

GOSTO É GOSTO FAZER O Q?

R Santiago
MIDedGrand do JV. To tentando editar um aos pouco e ta chegando perto :)) No sábado já consegui fazer um bem parecido porém não ficou com o mesmo peso.

Na comunidade do juno D (orkut) tem patchs q chegam muito perto para vc q tem um stage com certeza vai tyer o resultado q quer.

JV-90
É... este som realmente é um marco, MIDI E.Grand é um Patch que cabe em quase qualquer musica...

É realmente em quase tudo q se vê daria para usa-lo.

rodolfo1982

Depois vou postar uma Demo com o meu Patch.

Marcos Martini
Veterano
# mar/10
· votar


rodolfo1982
Aqui uma demo com o patch no meu teclado (RS-50)

MIDI E.Grand RS-50

rodolfo1982
Veterano
# mar/10
· votar


Marcos Martini
Valeu pela demo !
Depois em casa olho o video do Youtube também.

já tinha ouvido sim este timbre, mas não conhecia pelo nome, pois nunca tive nem toquei num XP...

R Santiago
Veterano
# mar/10
· votar


Marcos Martini
Opa! Blz!

Quando chegar em casa dou uma olhada lá no orkut ;)

JV-90
Veterano
# mar/10
· votar


Pessoal como sou boa pessoa! rsrss E arrumei um tempinho agora a noite, resolvi postar para vocês em primeira mão o patch MIDIed Grand todo original do JV-90 é claro!
Bom eu prefiro ele do que o do JV-1010 podem dizer que é a mesma coisa, mas para mim a pegada é diferente! Ele é tão bom que não fiz edição nenhuma é o original do JV.

Diferente do WestCoast que eu o achei muito magro e dentre outras faltava um Than! Esse sim eu editei e cheguei em uma conclusão perfeito! Tanto que gostaria de copiar do JV-90 para o JV-1010, mas até hoje o JV-1010 tá ganhando de 27 a 0 de mim neste quesito. Quem interessar depois posta aê que quando tiver outro tempim eu coloco as edições que fiz.

Sem mais delongas segue o Original e Amado:
MIDIed Grand
Partes que há edições
TONES 1_*2*_3_4 *TONE 2 Desligado

**LEVEL**
VA V-Crv T1: 2-*3*-2-2
TVA Velo Sense: +15_*+30*_+20_+20
TVA Level: 127_*97*_95_95
TVA Key Follow: +10_*0*_0_0

**CUTOFF**
TVF-Env Velo Sense: +27_*+50*_+31_+24
TVF Envelope: +23_*+63*_+38_+37
Cutoff: 15_*0*_12_12
Filter Type: Todos *LPF*
Cutoff Key Follow: +10_*0*_0_0

**PAN*Efeitos**
Reverb Send: 100_*127*_21_22
Chorus Send: 0_-127*_95_95
Dry Level: Todos *127*
Pan: 0_*0*_L64_RND
Pan Ke Follow: +30_*0*_0_0

**TUNE**
Fine Tune 0_*0*_-4_+6
Pitch Key Follow: Todos *+100*

**ATTACK**
TVF-Env Key Follow: +20_*0*_0_+30
TVF Envelope T4: 116_*56*_50_50
TVF Envelope T2: 54_*66*_1_38
TVA Envelope T2: 78_*29*_28_30
TVA Envelope T4: 40_*20*_20_20
TVA-Env Key Follow: +20_*0*_+10_+10

E AGORA O FUNDAMENTAL
**WAVE**
Onda do Tone 1
Nº1 (Ac Piano)

Onda do Tone 2
Nº3 (SA Rhodes 2)

Onda do Tone 3
Nº5 (E.Piano 2)

Onda do Tone 4
Nº4 (E.Piano 1)

PATCH EFFECTS
Chorate 0 Depth 53
Rev-Lev 127 Time 49

PATCH CHORUS
Type CHO1 Lev 127 Rat 0 Dep 53 Fbk 0 Out MIX
PATCH REVERB
Type Hall1 Level 127 Time 49 F-Back 33

Espero que gostem!

Marcos Martini
Veterano
# mar/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


JV-90
Espero que gostem!

Gostei esta informação vale "Ouro" para quem quer editar um Midi E grand.

Aproveitando sua boa vontade posta tbm sobre o NicePiano ;)
Vlw !!!

mauropsouza
Veterano
# mar/10
· votar


talvez alguem queira me crucificar tb. mas os melhores pianos dessa época da Roland eram sampleados do Yamaha Cp-70, que ná época era um "must"...era considerado um dos melhores pianos "acústicos" para se samplear na época, ele tem uma resposta bem rápida ao toque, isso explica porque os timbres da linha xp ficavam com uma ótima pegada, para pop principamente....dai umas receitas do grande sucesso, além dos efeitos....por isso que é dificil de emular nos synths mais novos, se voce não colocar no piano acústico uma wave de cp-70, esuqeça.

R Santiago
Veterano
# mar/10 · Editado por: R Santiago
· votar


mauropsouza

É mesmo... os timbres de Rhodes do JV80/90 são configurados com waves de CP70. Na verdade eles denominaram elas como SARhodes 1 e SARhodes 2, mas são amostras de CP70 com o cutoff lá em baixo. Eu lembro que eu criei timbres fantásticos de CP com essas waves e só fiz aumentar o cutoff.

R Santiago
Veterano
# mar/10 · Editado por: R Santiago
· votar


JV-90
É... o JV-90 é um clássico... Eu tive um de 1994 até 2000 eusei e absei dele,rsss depois tive um JV-880 e me arrependo de ter vendido...

Blz!
Vou tentar fazer lá no Stage. Pelo menos ele tem o SA RHODES não é o mesmo do JV mas derrepente fica parecido...

Marcos Martini
Veterano
# mar/10
· votar


mauropsouza
...os melhores pianos dessa época da Roland eram sampleados do Yamaha Cp-70, que ná época era um "must"...era considerado um dos melhores pianos "acústicos" para se samplear na época...

Krédu !!! \o/ Sempre achei q era sampleados de algum piano acústico porem menos da Yamaha uma concorrente direta.

R Santiago
É... o JV-90 é um clássico... Eu tive um de 1994 até 2000 eusei e absei dele,rsss depois tive um JV-880 e me arrependo de ter vendido...


Ouvi dizer tem diferença de peso no som do Jv-90 para o JV-80/880.
Dizem q o jv-80 tem mais peso q o Jv-90 e até msm q o Xp-30.
Sabe me dizer alguma koisa sobre isso?
Vlw !!!

R Santiago
Veterano
# mar/10
· votar


Marcos Martini

Não sei... Sei que o JV-90 tinha um gain bem legal em como o 880. No nível do X5D.

JV-90
Veterano
# mar/10
· votar


Marcos Martini
R Santiago

Bom, já toquei em um JV-80 e o punch dele é praticamente o mesmo do JV-90, a diferença de um para o outro é que atualizaram o JV-80 principamente em quesito de Patch's o que elevou o nivel do JV-90. Ou seja em quesito som realmente o JV-90 é melhor do que o JV-80, quanto ao moludo JV-880 não sei informar.

Além de controlar o volume no Slider, no sistema do JV eu deixo o ganho em 50, e olha que o som fica muito alto, já faço isso caso eu for em algum lugar e o amigo sonoplasta não quiser colocar um pouco de ganho caso eu necessite, já controlo pelo sistema colocando em 80 ele aparece rapidim...

Para mim o XP-30 tem um excelente Punch! Porém em alguns Patch's o JV-90 ganha em disparado, exemplo do MIDIed Grand, WestCoast, e o Piano 4 além também do NicePiano, este ultimo para mim tem mais presença no JV do que no XP. Já tive o prazer de tocar em um XP-30 por um pouco de tempo, antes de o adquirirem por meio improprio!

Infelizmente a Roland ao lançar equipamentos novos, não muda as formas de onda, sempre repetem nos equipamentos seguintes.
Ex: XP tem as mesmas formas de onda do JV
O XV tem as mesmas formas de onda do XP com o adicional das formas de ondas de piano da placa session que montam o 128VoicePiano, ou seja quem tem JV, XP e XV podem ter os mesmos patch's!

No caso do Fantom X já mudou as formas de onda, porem repetindo em todos os equipamentos posteriores, somente no Fantom G que houve uma significativa mudança nas formas de onda para a construção dos timbres.

O JV-1010 também possui esta falha, o punch dele é um pouco fraco, tem presença, mas falta a pancada que precisamos, mesmo assim é um equipamento de suma importancia, ainda mais para mim, por mais que as ondas de piano acustico e eletrico sejam as mesmas, ele tem 40 tipos de efeitos que quando eu conseguir utiliza-las será de grande ajuda, além da placa session que já vem nele.

Há sim, se eu conseguir, hoje eu posto o NicePiano. Original!

JV-90
Veterano
# mar/10
· votar


Há, outra coisa esqueci de reforçar que no Tone 2 mesmo havendo o (SA Rhodes 2), a formação principal é a do TONE 1-3-4 o Tone 2 é desligado, ainda não me lembro de ter ligado o Tone 2 para ver como fica o som!

Artref
Veterano
# mar/10
· votar


No caso do Fantom X já mudou as formas de onda, porem repetindo em todos os equipamentos posteriores, somente no Fantom G que houve uma significativa mudança nas formas de onda para a construção dos timbres.


Lembro-me que pensei isso quando vi o Fantom X, porque 80% dele é igual ao Fantom S, que por sua vez é 80% igual ao Fantom FA76, que por sua vez é 80% igual ao XV88, que por sua vez...

O Fantom G também não tem muita novidade em termos de ondas não...

Mas acho que todas empresas fazem isso, o M3 tem algumas do Extreme, que tem algumas do Classic, etc.

Essa aí do JV90 soar melhor que o XP-30 eu precisaria ver na prática, porque tive os dois e pra mim que o XP soava melhor...só que tive o JV e muito tempo depois peguei o XP, então não deu pra comparar diretamente..

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a MIDI E.Grand dos XP's Seria tão bom assim?