Hammond ou Rhodes?

    Autor Mensagem
    MusicMe
    Veterano
    # fev/10


    Qual desses dois fizeram mais sucesso no mundo das teclas?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    ...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    AC :)

    ... (2)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    nenhum. Aliás, o Rhodes é um teclado muito ruim que tenta imitar o piano acústico e tem o som de taquara rachada. O hammond nem parece órgão de verdade. Esses teclados são umas porcarias. Vintage de verdade é o CA-110 da CASIO.

    Delvst
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ...(3)


    o Rhodes é um teclado muito ruim que tenta imitar o piano acústico


    O hammond nem parece órgão de verdade. Esses teclados são umas porcarias.

    Jonathas Lacerda

    Disse Tudo.

    Marcos Martini
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    este sim é bom!!!
    melhor que Rhodes , hammond e moog
    Melhor até msm q o tal de CA-110 da CASIO.

    click para ver a Foto

    TrebleH
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O que eu mais gosto nesse teclado é a sua expressão...!!!

    (teclas sem sensibilidade)

    e suas possibilidades de timbres altamente limitadas... kkkkkkkkkk

    Agora... mudando de assunto...

    pq o tom de ironia???

    MusicMe
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    o Rhodes é um teclado muito ruim que tenta imitar o piano acústico

    O Rhodes não tem nada de piano acústico. Ele foi um dos primeiros (senão o primeiro) piano elétrico, ele foi o precursor de todos os pianos elétricos que conhecemos hoje.

    O hammond nem parece órgão de verdade

    E também vale ressaltar que os órgãos hammond é o pai de todos os orgãos eletronicos, foi um "marco" na história dos orgãos.

    TrebleH
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MusicMe

    Acho q tem gente aki te zoando kra....!!!!

    eles sabem melhor do q eu de loooonge o q são rhodes e hammond.. (aliás eu nem sabia o que eram... aprendi no forum e depois fui ler a respeito).....

    eu acredito q esta comparação é dificil... pois orgão x pno elétrico são áreas totalmente diferentes...!!!!

    Vlw

    MusicMe
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MusicMe
    · votar


    TrebleH

    Sei que tão me zuando XD. Ninguem em seu perfeito juizo falaria isso sobre esses maravilhosos instrumentos :P
    Estou falando sobre a importância deles na evolução dos instrumentos de teclas.

    Até mais.

    TrebleH
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    hummm.....

    brother.... eu ficaria com rhodes...

    pianos eletronicos são mto doidos!!!!...

    e eu acredito q ajudaram mais no desenvolvimento de outros sons hj tão usados

    vlw

    MusicMe
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    TrebleH

    Dá uma olhadinha neste video feito com um Rhodes

    Até Mais.

    Marcos Martini
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MusicMe

    Depois das brincadeiras agora "falando sério":

    Qual desses dois fizeram mais sucesso no mundo das teclas?

    Como são duas coisas tão diferentes acho eu que ambos fizeram o mesmo sucesso até pq um completa o outro.

    falando em Rhodes e Hammond juntos lembre da korg q sempre fez teclados os quais tem bons timbres tanto de Rhodes como Hammond.
    Korg é Vintage korg é Rock de verdade ;)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Falando sério agora...

    Instrumentos como o Rhodes e o Hammond cairam no esquecimento por um bom tempo. O próprio Hammond, que foi criado para ser uma alternativa barata aos órgãos de tubos não chamou muita atenção no início.

    Segundo a wikipedia:
    O Hammond é um órgão eletro-mecânico desenvolvido e construído por Laurens Hammond em torno de 1934. Enquanto originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos, acabou sendo usado para o jazz e o blues, e então para uma extensão do rock and roll (nas décadas de 1960 e 1970) e música gospel.

    Se prestar atenção nas datas, o hammond no início passou por um esquecimento de quase 30 anos. Depois do seu auge nas décadas de 60 e 70, segundo as palavras do Daniel Latorre, "na década de 80, começaram a surgir sintetizadores como o DX-7, que por serem super portáteis, eram muito mais práticos do que o Hammond... ...Na época, o piano e o órgão foram meio abandonados... ... mas no meio dos anos 90, artistas perceberam que faltavam expressividade, inovação. E ai começou a redescoberta do Hammond, graças, também, à volta de grandes bandas como o Deep Purple e o Pink Floyd."

    Só ai foram mais 15 anos de esquecimento.

    Fora que no Hammond, não existe uma "escola" pré-definida. Continuando as palavras do Latorre, "No piano por exemplo, existem as escolas alemã, francesa e russa. São todas as três diferentes, mas são boas e ensinam a tocar. No hammond isso não existe...

    Tenho uma entrevista dele que foi publicada na revista teclado e audio #125, de 2007.

    Bom, a partir desta entrevista, abri meus olhos para algumas coisas sobre o Hammond. Recomendo que qualquer tecladista leia. Se não tiver acesso, posso postar depois pra quem quiser ler (basta criar coragem pra digitar ^^)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    MusicMe
    Estou falando sobre a importância deles na evolução dos instrumentos de teclas.

    Se você tivesse escrito o tópico dessa forma, a gente teria te levado mais a sério.

    Bem diferente dizer "qual fez mais sucesso" com "falar sobre a importância deles na evolução dos instrumentos", não acha?

    pomtwo
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    olha eu nao diria sucesso , mais com certeza o rhodes eh bem mais usado do que o hammond ... assim em termos de comparacao isso nao existe .. porem tem musicas que nao da pra encaixar hammond e da pra encaixar rhodes .. o rhodes eh como um piano acustico , cabe em qualquer tipo de musica .. jazz , blues , country , pop .. nao que o hammond nao se adapte .. mas eh nescessario tirar alguns glissandos algumas tecnicas .. e usar ele mais simples .. o que nao seria tao impolgante .. somente a base ...

    mais a importancia dos dois sao tao iguais que nao diria que o rhodes eh mais importante que o hammond ..

    agora com certeza o hammond eh bem mais complicado de tocar do que o rhodes

    Delvst
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Acho q tem gente aki te zoando kra....!!!!

    hahahahahahaha.... Rhodes é um lixo!!kkkk

    MusicMe
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Se você tivesse escrito o tópico dessa forma, a gente teria te levado mais a sério.

    Pois é, confundi um pouco na hora da pergunta.

    pomtwo

    Tem músicas que um Rhodes encaixa perfeitamente, outras que pedem um som de orgão como o hammond, isso tambem depende da música.

    TrebleH
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MusicMe

    Vlw pelo vídeo... !!! show de bola....
    realmente os rhodes são mto finos!!!....

    ow... as teclas dele são diferentes no mecanismo???? (pq parece ser mole ... tipo.. bem diferente do piano... ) ou sera impressão minha?


    Vlw.. boa semana procs!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Vê se a entrevista está completa:
    http://www.hammond.com.br/latorre/entrevista/ta125.html

    e te outras:
    http://www.hammond.com.br/latorre/artent.htm

    Abraços.

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Delvst
    hahahahahahaha.... Rhodes é um lixo!!kkkk

    Olhe o respeito, rapá! hehehe

    pomtwo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MusicMe ...
    Tem músicas que um Rhodes encaixa perfeitamente, outras que pedem um som de orgão como o hammond, isso tambem depende da música.

    isso sim amigo , o que eu quiz dizer eh que o rhodes se encaixa em todos os estilos o hammond nao .. nao pelos estilos , e sim pela forma de tocar .. isso pelas caracteristicas de cada instrumento .. eh mais ou menos como o violao e o piano .. se encaixa em quase todos se nao todos os estilos de musica .. pela forma de tocar ... e como o rhodes eh como um piano na parte de execuçao , ele se assimila mais aos estilos ..

    os hammonds foram criados pra serem usados nas igrejas , com o passar dos anos teve uma introduçao muito marcante , desse instrumento em variados estilos de musica , como o rock , o country e ate mesmo o blues e jazz.. o rhodes um pouco mais novo , ja criado pra tentar uma imitaçao de piano , se encaixou rapido em estilos como o blues , o jazz , o gospel , soul, funk, pop e os mais variados estilos musicais ..

    tiago scott
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    TrebleH

    ow... as teclas dele são diferentes no mecanismo???? (pq parece ser mole ... tipo.. bem diferente do piano... ) ou sera impressão minha?

    Não é impressão sua não amigo, o mecanisno do piano Rhodes é diferente do piano acústico. O mecanismo do Rhodes senão me engano é o Waterful, as teclas são mais moles até por que o mecanismo é bem diferente do A.C Piano por ser elétrico, enquanto o AC usa martelos e cordas o Rhodes (Eletric Piano) Usa Tines (Martelos de aço) que vibram e reproduzem ondas, isso explicando a grosso modo. Com certeza aqui no fórum tem bons professores para explicar as funcionalidades e mecanismos de ambos, embora pra mim o Rhodes é o melhor timbre ja produzido na história e com certeza o que mais utilizo em minhas músicas.


    MusicMe
    Cara na verdade acho que o Hammond e o Rhodes não só influenciaram a história, mas eles são a própria história. Por que? Por que grande parte dos timbres que temos hoje de E.P Exemplo (DX7) foram oriundos do Rhodes, assim como o Hammond que com suas diversas probabilidades influencia até hoje em diversos meios. É como falar de futebol sem Pelé ou falar de Fórmula 1 sem Schumacher.

    MusicMe
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: MusicMe
    · votar


    TrebleH

    ow... as teclas dele são diferentes no mecanismo???? (pq parece ser mole ... tipo.. bem diferente do piano... ) ou sera impressão minha?

    As teclas são moles mesmo,(tambem tive essa impressão). Os martelos são diferentes dos pianos comuns, eles são cobertos com borracha em vez de feltro. E os martelos, em vez de baterem em cordas, eles batem em um tipo de diapasão. Por isso as teclas são um pouco mais moles.

    pomtwo

    Concordo com você

    tiago scott

    Uma coisa tambem que deixou o Hammond mais popular ainda foi quando o tecladista do Deep Purple, Jon Lord, modificou o som do seu Hammond e fez o maior sucesso.

    Veja a entrevista com Jon Lord, e uma demonstração Aqui

    TrebleH
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MusicMe e tiago scott

    Obrigado pela resposta...

    Vlw!

    cmarcondes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Acho que se me dessem os 2 pra tocar de fim de semana acho que quebraria um galhinho...hehe... :-)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Essa mesma! Valew!

    JEFF_SAN
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pra conciliar os dois, só mesmo Ray Manzarek, do The Doors, que tocava em um Vox Continental (em raríssimas ocasiões, chegou a tocar com Hammond Também) fazendo a melodia e fazia o baixo em um piano Rhodes. Mas se for pra escolher mesmo, Hammond, de longe!

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    http://en.wikipedia.org/wiki/Hammond_organ

    Curiosidade: O Hammond usa para a geração de som mecanismos (engine) semelhantes ao Telharmonium, o bisa-bisavô dos sintetizadores modernos :) Muito interessante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hammond ou Rhodes?