Campo harmonico escala menor

    Autor Mensagem
    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10


    Uma vez conversei com um cara que fez faculdade de musica e ele me passou o campo harmonico da escala maior dessa maneira:

    os graus

    I, III e IV grau são tonica ou estaveis.
    II e IV são subdominantes ou semi-instaveis.
    V e VII são dominantes ou instaveis.

    Essas são as funções que cada grau desempenha. Sendo que um grau pode ser substituido por outro de mesma função dependendo do caso.

    Também disse que notas pode se usar em cada grau:

    Imaj7, 9, 6
    IIm7, 9, 6, 11
    IIIm7, 11
    IVmaj7, 9, 6, #11
    V7, 9, 13
    VIm7, 9, 11
    VIIº, 11

    E isso se mostrou muito util. E se mostra a cada dia mais util.
    Mas tenho algumas questões que peço que alguém me ajude:

    No caso de um acorde de função dominante eu sempre tenho que usar as notas do tritono? (pois é isso que me parece)

    No caso de um acorde de função subdominante eu não devo usar as notas do tritono ao mesmo tempo? (Pois me parece que as usando o acorde passa a parecer um dominante)

    E no caso da escala menor? O que dessas relações mudam e o que se mantem? Por exemplo: O grau Im7, o IIImaj7 e o VImaj7 tem função estavel? (Pois não me parece, mas eu não sei como ficaria)

    Também queria perguntar se as escalas menor harmonica e menor melodica são escalas que só são usadas na função de tensão da escala menor. É isso? A menor melodica tem dois maiores com setima menor, posso usar os dois no lugar do V7 da escala menor? E substituir eles pelo V7 da escala maior? (espero que essa pergunta tenha a capacidade de produzir sentido)

    E também gostaria de saber, caso alguém saiba me responder, como se analisa harmonicamente o blues maior? Seria um acorde dominante modulando uma 5a e depois uma 4a, uma 5a depois uma 4a sem jamais usar as outras funções? Assim como o blues menor faz o mesmo com uma subdominante?

    Se puderem responder eu agradeço muito!

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    rm_marcello

    Vou responder o que eu tenho mais certeza. As outras perguntas eu espero que o pessoal venha contribuir aí (e tem uns caras que entendem muito de harmonia por aqui).

    No caso de um acorde de função dominante eu sempre tenho que usar as notas do tritono? (pois é isso que me parece)

    Teoricamente sim, pois é o trítono que caracteriza a tensão do acorde dominante.

    ENTRETANTO, isto pode mudar dependendo do tipo de música que você toca. Em músicas mais "populares", essas que se ouve nas rádios (eu não ouço, mas imagino o que se toca, embora o nível esteja caindo a cada dia), e, no meu caso, o que eu ouço/toco na música (e música religiosa em geral), o emprego do trítono por si próprio é um pouco restrito, pois acaba criando uma tensão muito forte na música. Muitas vezes, nem se cria o trítono no acorde dominante neste tipo de música (é isto o que eu tenho ouvido em todos os lugares, e também o que tenho tocado). Geralmente, utiliza-se o sus4 antes do dominante, justamente para "amenizar" o impacto da tensão do dominante, ainda que sem o trítono. Eu, particularmente, só uso o trítono quando acompanhado de, pelo menos, mais duas dissonâncias (b9 e 13 é uma das várias combinações com o trítono que deixam o dominante lindo).

    Mas deve-se lembrar que em músicas mais bem "elaboradas", não há "frescura" para colocar trítono no dominante. Entenda-se por músicas mais bem elaboradas: jazz, alguns artistas como Ed Motta, Djavan, etc...

    No caso de um acorde de função subdominante eu não devo usar as notas do tritono ao mesmo tempo? (Pois me parece que as usando o acorde passa a parecer um dominante)

    O único lugar da harmonia que tem o trítono é no dominante. Consequentemente, em qualquer lugar que você utilizar o trítono, vai criar aquela tensão característica de um dominante. Se a idéia não for esta, não use o trítono com o subdominante (mas há casos onde se faz isto sim... tem música e harmonia de tudo que é jeito. Já vi gente que gosta de cada dissonância...).

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Agradeço encarecidamente a sua ajuda fabio soul!

    E encarecidamente peço que os caras que entendem muito de harmonia por aqui se manifestem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo harmonico escala menor