Dúvidas sobre professores

    Autor Mensagem
    warbucetation
    Veterano
    # fev/10


    Quais as características que um professor sério deve ter? Ou seja, o que alguém que deseje seguir essa carreira ou que já a exerça, deve ter no mínimo de conhecimento (teórico-prático) e como essa pessoa deve ser para tornar-se um bom profissional

    Nikko Holopainen - O Retorno
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O que a pessoa deve ser: esforçada, dedicada, paciente (principalmente isso, porque é vital pra formação de um músico)

    O que a pessoa deve ter: tempo, muito tempo, dinheiro (pra facilitar com cursos, aulas, conservatórios, intrumentos) ou não, eu não tenho dinheiro. kkk

    Conhecimento: É relativo, quanto a música no geral eu acho que o mínimo é que ele saiba ler partitura e saiba ensinar isso. Já tecladista, também é preciso conhecer a parte programável/editável "sintetizável" para passar pro aluno.

    E é claro um professor sério, como é óbvio deve ter seriedade e comprometimento com o aluno, não é simplesmente: "Hoje vamos estudar isso, na próxima aula aquilo" e não se adaptar as necessidades do aluno.


    Meu texto tá bem simples, se tiver mais gente pra ajudar ae...



    Flw

    rodolfo1982
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Além de conhecimento, tem que ter didática... um ótimo tecladista pode ser um péssimo professor.

    Além de estudar música, tem que estudar didática musical.

    Estou lendo agora um livro do Kaplan, "Teoria da Aprendizagem Pianística"....

    expedifer
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    EDITADO: apaguei tudo

    (só agora percebi o "mixo" login desse usuário pra essa "seriedade" que quer)

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    warbucetation
    Putz:onde vc arrumou esse "nome"?
    E quer ainda "seriedade"?

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer
    Assino embaixo.

    Eu, particularmente, só estudaria com professor formado em universidade. Pelo menos assim posso ter certeza de que o cara tem um bom conhecimento.

    warbucetation
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O que está em questão aqui não é o nick, tá legal, recolha-se a sua insignificância

    rodolfo1982
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    warbucetation

    Cara, qual o motivo da tua pergunta ? Tu quer se tornar professor ?

    Pois lembro que foi tu mesmo que reclamou num outro tópico que o professor estava exigindo solfejo musical de ti... então imagino que tu não quer se tornar professor...

    warbucetation
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    É apenas para auto-conhecimento, eu faço aulas de música já há uns bons 2 anos e já tive aulas com alguns professores, sim fiz um tópico falando sobre solfejo, não tenho nada contra aprender solfejo se fosse assim não estaria estudando ele tb, é só para poder avaliar melhor as coisas relaxa, mas tem um pessoalzinho intragável aqui no fórum viw

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer
    Poxa, teu post tava muito bom. Não devia ter apagado. =\

    warbucetation
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tô pouco me importando, vim aqui falar de um assunto que é coisa séria, não tem só você aqui não meu querido, tenha certeza que apacerá gente melhor pra responder, quanto á sua opinião á meu respeito, pega ela e enfia naquele lugar

    Artref
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    CheshireCat
    Eu reveria os conceitos...faço faculdade de música e o que tem de gente que você não entende como entrou, não tá escrito.

    Eu acho que o bom professor é aquele que tem bastante experiência, conhecimento e didática, é aquele que não enrola e que está genuinamente comprometido com o desenvolvimento do seu aluno, sem tentar enrolar ou sem ficar com invejinha porque o aluno é talentoso.

    Também acho que o cara tem que ter equipamento pra dar aula, vejo muitos professores por aí dando aula com PSR meia-boca. Sinto muito quem tem, mas o cara que usa um equipamento desse pra dar aula na minha opinião não pode ser considerado um profissional sério. Se for pra usar PSR, que seja pelo menos um TOP de linha, hahahaa.

    Lembrei-me de outras qualidades que acho fundamentais: sensibilidade - odeio professor estúpido que deixa o aluno chateado- paciência e educação. O cara tem que saber (mesmo que intuitivamente) um pouco de psicologia pra ser bom.

    Nikko Holopainen - O Retorno
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    warbucetation
    Tô pouco me importando, vim aqui falar de um assunto que é coisa séria, não tem só você aqui não meu querido, tenha certeza que apacerá gente melhor pra responder, quanto á sua opinião á meu respeito, pega ela e enfia naquele lugar


    Eu sei que você tá falando com e expedifer mas será que eu o que eu disse foi não nulo assim?

    tenha certeza que apacerá gente melhor pra responder

    E já não apareceu?

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Artref
    Eu reveria os conceitos...faço faculdade de música e o que tem de gente que você não entende como entrou, não tá escrito.

    Eu acho que o bom professor é aquele que tem bastante experiência, conhecimento e didática, é aquele que não enrola e que está genuinamente comprometido com o desenvolvimento do seu aluno, sem tentar enrolar ou sem ficar com invejinha porque o aluno é talentoso.

    Algo assim estava escrito no post do expedifer. Eu concordei com o que ele tinha dito e acrescentei minha opinião sobre faculdade. (pra não acharem que eu quis dizer que SÓ a formação do professor importa)

    É claro que o professor tem que ter jeito pra ensinar. Eu mesma desisti das aulas de canto lírico porque o professor olhava pra mim com cara de "Putz, por que essa menina não para de perder tempo?" e não me dava nenhum incentivo.

    Mas você só descobre essas características do professor depois de começar as aulas. (ou se tiver referência) Então, eu ainda prefiro estudar com professores formados. Só passar pela prova de aptidão de uma universidade já é uma grande coisa.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    CheshireCat

    Acho q a sua opinião inclui a opinião de muitos aqui. Discordo de dois pontos do que vc falou.

    Primeiro qdo vc disse q fulano te olhou assim e vc desisitiu da aula. Se vc desistiu talvez ele estivesse certo... apenas talvez. Concordo q a didática do professor influencia na paixão do aluno e pode até gerar um "relacionamento sério" do aluno com a matéria. Mas o aluno tb faz a aula, principalmente na graduação. Quantas aulas foram péssimas por causa dos alunos q detestavam a matéria e privavam o professor de entrar em determindas discussões ou assuntos... E mais, cada aluno tem uma didática q se adequa à sua forma de aprender. O problema é q aluno geralmente coloca a culpa no professor sem procurar ter uma visão mais ampla da coisa... E falo isso como aluno.

    Mas você só descobre essas características do professor depois de começar as aulas. (ou se tiver referência)
    Isso eu concordo. eu mesmo só monto meus horários baseado em todas as referências possíveis. Professores formados realmente fazem diferença, mas eu concordo com o Artref.
    Principalmente pq nem todo muito q sabe muito sabe ensinar. Passar na universidade é sinal de q o cara entende do assunto. Haja vista, os próprios professores das universidades q fazem um concurso surreal, são pesquisadores do assunto e as vezes nem dão aula, mesmo sendo obrigados a isso...

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre professores