PSR 295 yamaha - transpose?

    Autor Mensagem
    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/10


    Pessoal, eu tenho um yamaha PSR 295 e queria saber se esse teclado tem a função de transpose... Porque estou trabalhando com instrumentos transpositores, tipo sax e fica dificil eu pegar uma partitura /cifra na hora e transpor tudo. Isso facilitaria bastante.. Se tiver como eu uso ? MUITO OBRIGADO.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    No PSR-E323 tem transpose... O PSR-295 não é o antecessor do PSR-E403? É praticamente certo que tem transpose, pois o PSR-E303 que está em um nível abaixo tem.

    Abraço,

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ramon_cp2

    aperta o botão function e vai andando pelas setas ao lado do dial << e >> (vire a cabeça em 90º)

    e aparece lá a função: "transpos"

    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/port/dgx205_pt.pdf

    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muito obrigado..!
    Consegui o que eu queria.. Valeu gente!

    Parreira
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramon Já agora eu aconselho-te: Não uses transpose...
    cria vício em tocar nas tonalidades mais fáceis (normalmente Do maior ou sua relativa menor Lám) e depois, harmonicamente sabe-se muito pouco das outras tonalidades, faça o transpose manualmente... compensa e é muito mais "músico" tocar assim!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Parreira

    Mas no caso dele, acho que não vicia, já que ele está usando apenas pelo fato de encontrar partituras para instrumentos transpositores, por exemplo, na partitura se vê uma escala em Dó maior, qdo na verdade será executada em Sib ou Mib, como nos Sax e Trompetes.

    Mas no caso de partituras de piano, concordo com você! Melhor executar na tonalidade correta do que usar transpose.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tipo sax e fica dificil eu pegar uma partitura /cifra na hora e transpor tudo


    as vezes eu tenho que acompanhar algum sax em MIb então leio a linha melodica dele como se fosse clave de fá e a harmonia vai de orelhada

    faço muito disso também no carnaval, quando ainda tem repertório de marchinha pego a pasta do sax em Mib e dobro com a metaleira

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PSR 295 yamaha - transpose?