Quem toca com metaleira real ?

    Autor Mensagem
    elektrodisco
    Veterano
    # dez/09


    Pessoal, em uma das bandas que toco, temos metais de verdade, acionada por seres humanos e formada com trombone, trumpete e, às vezes, sax.
    Gostaria de saber de voces (se bem que acho que o forum talvez seja outro mas voces devem passar pela mesma experiência) se eles ja levam todo o arranjo montado e ensaiado, somente passando junto com os demais, ou se eles ficam tirando os metais e montando no próprio ensaio ? Nesta banda, eles estão montando os metais ali no ato e o ensaio, no meu entendimento, fica improdutivo e um verdadeiro inferno !
    Gostaria da experiência de voces e saber alguma dica.
    Abraços

    _Rattu_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    elektrodisco

    O bom seria gravar um ensaio sem eles e depois eles ouvirem em casa e tirar, ou criar os arranjos. Ou então fazer uma partitura mesmo.
    Minha experiência em meus anos de músico autoral é que é extremamente pouco produtivo tirar/criar música em ensaio em que haja outras músicas pra ensaiar: você atrapalha as outras músicas, não dá a devida atenção ao que tem que ser desenvolvido e nem tem o tempo necessário para pensar com calma. Resumindo, fica um zorra e a impressão que fica é a de que você perdeu um ensaio. Uma dica? Faça uma jam de uma ou duas horas com duas ou três músicas que isso já dá uma arejada pros caras já irem pensando no arranjo no caminho de casa, além de ser divertido pra caramba. Tipo, prolongue aquele trecho que ce não tem idéia do que vai ter de arranjo por uns 10 minutos pra todo mundo solar um pouco e viajar, garanto que ajuda muito. Mas criar mesmo é em casa.



    Esse é um sonho que ainda quero realizar, cara! Metais numa banda tornam o troço uma coisa gigantesca, dão uma nova vida pra banda. E a propósito, dividimos alguns gostos parecidos pelo seu nome ai. Já ouviu a gravação que deixei num post chamado "A Revolta dos Excluídos"?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ensaio com naipe de metais é idêntico ao de backing vocals: Tem que ser feito separado primeiro. No ensaio, se considera o naipe como um instrumento só.

    keyboardjones
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cara, já toquei em uma banda de blues com metais... Tinha dois sax e um trumpete, se não me engano. Por vezes, eles já chegavam ensaiados e era só tocar... Mas na grande maioria das vezes, ia meio ensaio pra afinar, ensaiar as partes juntos e definir quem ia solar se fosse o caso... Fora quando alguém não tirava as músicas e aí perdia mais tempo, pois os outros tinham que passar a música pro preguiçoso.

    Fora isso, é uma experiência muito legal e deveria funcionar exatamente como o Jonathas Lacerda falou.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    elektrodisco

    Normalmente quando rola trabalhar com metais, não sou fã de metaleira no improviso. Independente de ensaio separado ou não, gosto de escrever os ataques dos naipes e se houver sets de improviso, escrevo só a cifra mesmo. Esse negócio de rolar na hora é um saco, pq pode ser um dia de inspiração lá em cima dos caras mas e se não for? Merda na certa.

    Não custa nada gastar um tempinho e botar na partitura o que vai ser executado já praticamente todo músico de sopro lê partitura. Não defina os desenhos dos atques no ensaio, aproveite o mesmo para definir questões de dinâmica, timbragem, posicionamento, coreografia(é, isso mesmo) e pegada de cada naipe de instrumentos.

    Shadad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Tenho uma banda baile com 4 metais (trombone, sax tenor, sax alto e trumpete). Geralmente sou eu quem escreve os arranjos (copiando igual a música original, adaptando ou criando outras coisas mesmo).

    Ensaio com naipe de metais é idêntico ao de backing vocals: Tem que ser feito separado primeiro. No ensaio, se considera o naipe como um instrumento só.

    O Jonatas Lacerda disse tudo. A música deve ser tirada em casa e não no ensaio, e quando eles chegarem pra montar a música com a base já deve estar tudo bonitinho. Se não for assim o trabalho de todo mundo vai atrazar e o ensaio será muito estressante.

    Na minha banda os metais fazem ensaios separados periodicamente, mesmo se a musica já estiver montada com a base. Eles nunca deixam de passar a música separados da base. Quando necessário eu faço playbacks para eles.
    Aqui o ensaio dos metais começa uma hora antes do ensaio geral.

    Na minha opinião, para eles ficarem "casadinhos", deve-se ter alguém para dirigi-los. Alguém que não toque no naipe. Assim fica mais fácil perceber as diferenças nas execuções.

    Se não for assim, pelo menos aqui, o negócio não rende.

    elektrodisco
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pessoal, brigadão pela ajuda. Eu estava indo neste sentido mas o pessoal da metaleira não entende assim. Queria tirar a minha duvida.
    Mais uma vez, obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem toca com metaleira real ?