Meu Korg TR 76 queimou a main board snif

Autor Mensagem
joelinacio
Veterano
# dez/09 · Editado por: joelinacio


Pessoal...que coisa estranha...eu tava tocando e de repente o teclado desligou. Testei a fonte e tava ok (11,5VAC). Abri a tampa do bicho(fora de garantia...quanto parafuso...) e o fusivel tava aberto. Pela forma que estava o fusivel de 2A(uma pequena abertura no centro) tudo indica que foi transiente na rede, muito comum por aqui...Troquei o fusivel por um de 1A de ação rapida pra testar e o bicho voltou a funcionar...por 2 minutinhos somente...ai o display ficou todo estranho...com todos os pixels acesos...ja era...Fiquei muito surpreso ao perceber o quanto o controle da fonte e muito fragil...O fet que faz a regulação do 5V(alimentação do processador principal, memorias, etc) simplesmente entrou em curto, colocando cerca de 10Vdc direto no sistema...Fiquei estarrecido, pois nem em sistemas baratinhos que eu desenvolvo tenho coragem de fazer isso...Agora tenho que trocar essa placa carissima. Mas vou alterar essa fonte e adicionar novas proteções...(varistores por exemplo) pq parece que o troço foi feito pra queimar.

rodolfo1982
Veterano
# dez/09
· votar


Bah !
Tens certeza de que a fonte é tão frágil assim ?
Digo isto pois concordo com você, tem muitos aparelhos por aí, especialmente domésticos, que não possuem quase nenhuma proteção nas fontes, como as que você citou, ou filtros de linha, varistores / tranzorbs, etc.

Agora, imaginei que num equipamento deste porte, com o preço que custa, eles colocariam as proteções internamente. Pergunta: na fonte externa original tem alguma proteção ? Será que eles não colocam proteções na fonte interna, justamente para "forçar" os usuários a só utilizarem as fontes originais, e depois se der algum problema por não estar usando a fonte original, usar isto como desculpa ?

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


joelinacio

Você não é o primeiro e nem vai ser o ultimo a ter problemas com a maionboard dos Korg, em especial a dos Triton Le/TR. Qualquer coisinha o bixo queima... :(

Techmuch g7
Veterano
# dez/09
· votar


Ixi...o que já vi de gente reclamando da mesma coisa aqui no Forum...já tive o TR, telcadão! Pena ter essa fragilidade toda..

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


Foda mais um... eu já espero o meu dia também... é foda!!!

joelinacio
Se tu mexer na fonte vamo combinar pra eu mandar a minha pra tu fazer isso também...

fábio_soul
Veterano
# dez/09
· votar


ThyagoAmaral

eu já espero o meu dia também... é foda!!!

Cara, você que pretende ficar bastante tempo com o TR, dá um jeito nessa fonte aí, manda para alguém que entenda e manda mexer na fonte, para não ter perigo... Não corre risco, brother!!! Com R$2.000,00 de uma placa mãe você pode pegar um Extreme, ao invés de ter prejuízo para consertar o TR...

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


fábio_soul
Pois é... não sei cara... mas quem toca em Banda tipo a minha que já tem os timbres "marcados" pra mudar é um saco... huahauha

Mas vamo vê 2010 eu troco tudo... só não pelo oq ainda!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


fábio_soul
Se tu tiver um Extreme por 2000 pra vender, eu compro

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Eu ja mexi...troquei o fet pois ele tem uma Id de 3A...Sem as memorias a corrente fica entre 0,8 a 1,2A mas quando eu uso as memorias vai pra uns 1,8A. Coloquei um de 6A...pelo menos entrar em curto fica mais dificil...Quanto a fonte externa é uma piada...um transformador e um fusivel...(pelo menos colocaram o fusivel, mas que somente serve pro teclado nao queimar o trafo, sacaram?

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Vou fazer uma fonte externa profissional...chaveada e com todas as proteções...vou testar antes pois acho que pode dar ruido...e fazer uma puramente senoidal é um saco...

fábio_soul
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda

R$2.000,00 + o valor do TR, né??????

Quando queima a placa o cara não paga R$2.000,00 para arrumar o TR? Não compensa mais se precaver enquanto tiver o TR (gastar uns R$100,00 por uma fonte confiável) para investir os R$2.000,00 junto com o valor do TR para pegar um EXTREME quando quiser???

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Eu adoro o meu TR...vai entender...não vou gastar 2000,00 pois vou fazer o serviço...ja encomendei as memorias e o master reset...

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


fábio_soul
Ah tá. :D

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


tem como postar fotos aqui?

zolhof
Veterano
# dez/09
· votar


o Furman é o nosso maior aliado contra essas anomalias de rede elétrica, vale a pena investir

http://www.furmansound.com/product.php?div=01&id=PL-PLUSC

marphy
Veterano
# dez/09
· votar


Oloko... nem sabia dessas coisas sobre a linha triton... sera que um estabilizador nao ia ajudar nao ?

rodolfo1982
Veterano
# dez/09
· votar


Mas aproveitando que estamos falando de fragilidades elétricas de teclados, é conhecida alguma outra marca/família de teclados que tenham fragilidades elétricas e queimem facilmente ?

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Do jeito que o sistema é qualquer coisa ajuda. Me arrependo de não ter usado o estabilizador. Com certeza teria amortecido a sobretensão...Mas independente disso, não gostei de como é produzida a principal tensão (5Vdd) do teclado. Ela alimenta a cpu e as memorias...por ex: se a gente espetar uma memoria (Deus me livre) em curto, o fet entra em curto tb e joga uma tensão bem mais alta no sistema. Agora, o processador de sinais fica protegido, pq usa um exelente regulador de 3,3v...

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


joelinacio
Tá conseguindo progressos no conserto da mainboard de seu TR? Boa Sorte ein?

vi que você conhece bastante coisa em eletrônica. Tenho uma dúvida em relação a estabilizadores e nobreaks. Muitos dizem que estabilizadores não servem pra nada e nobreaks não passam de estabilizadores com bateria interna.

Pelo que sei, nobreaks são dispositivos com processador risc e protege os equipamentos de forma mais rápida e eficiente que os estabilizadores. Logo, é vantagem usar um nobreak só pela proteção que ele dá? Ou seria melhor um filtro de linha tipo Surge Protector (Protetor contra surtos), como os que a APC fabrica?

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


Eu tenho um TR, e ando com um estabilizador da microsol (SOL1000) com entrada bivolt altomática onde eu acho uma tomada boto ele e pronto antes de ligar o TR, e ainda ligo o TR em uma régua com fusível (Filtro de Linha) e ainda não tive bronca... acho sim que o estabilizador ajuda... mas também vejo muita gente dizer que ele atrapalha mais que ajuda... Se eu não tivesse o Estab no meu Pedal Board teria um Rack com algum Furman no topo...

Mas enfim...

Que entrem ação os "Caçadores de Mitos"...

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Um nobreak comum geralmente tem a forma de onda diferente da senoidal da rede. Não sei se isso causaria algum ruido no som do equipamento. A proteção contra surtos em um nobreak on-line (carissimo) é bem melhor pois teoricamente o sistema fica isolado da rede eletrica. Não totalmente pq tem uma linha carregando a bateria. Eu nunca tive problemas com equipamentos ligados em nobreak. Agora em estabilizadores ja tive problemas, principamente em tempos de chuva. (decargas atmosfericas)
No caso do TR, a potencia é muito baixa. Não necessita de nobreak. É só tem um tranformador melhor protegido ou uma fonte chaveada (AC-DC-AC) para isolar o equipamento da rede. Se o meu estivesse ligado num filtro de linha desses, com certeza os varistores teriam ceifado o surto e eu estaria aqui tocando uma linda canção ao inves de ficar escrevendo...

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


e eu estaria aqui tocando uma linda canção ao inves de ficar escrevendo...
Que Gay coleguinha!

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Quanto ao progresso:
as duas memorias de 16Mb usadas pelo processador estao queimadas. Ao ligar parecia um ferro de passar.
o master reset tb...ja encomendei essas peças...como a cpu não esta aquecendo, pelo menos não parece estar em curto. Só vai dar pra saber depois que trocar essas peças. Se o sistema não iniciar, ai só trocando a placa...ou de teclado...Motif, será que vc tem uma fonte melhor?

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


joelinacio
Obrigado pelos esclarecimentos!

Motif, será que vc tem uma fonte melhor?
Até agora, não vi ninguém daqui do fórum com motifs queimados. Aliás, nunca vi um Yamaha queimar assim com facilidade. Os Rolands antigamente tinham uma reputação de placas mães que davam pane do nada, mas acho q hoje em dia também não tem muito esse problema.

Os Kurzweil sim, esses são tanques de guerra.

expedifer
Veterano
# dez/09
· votar


tudo indica que foi transiente na rede, muito comum por aqui.

Putz, sabia disso e não usou estabilizador?

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Que Gay coleguinha!
Vc tambem é?rs

joelinacio
Veterano
# dez/09
· votar


Putz, sabia disso e não usou estabilizador?

Pois é...deve ser por isso que fizeram uma porcaria de proteção para uma teclado tão bom...já que todo mundo vai usar estabilizador...Eu sempre tive Roland, nunca usei estabilizador, nunca queimou assim, no maximo queimava a fonte e não a main board...um exemplo é o XP80 que tem o trafo interno com varias proteções tanto na entrada quanto na saida da fonte...
Então galera, usem um bom estabilizador com proteção de surto, pq aquela caixinha preta somente tem um trafo de quinta e um fusivel de 5A na saida (se o teclado queimar o trafo fica protegido...)

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


joelinacio
ahuahauhuahu relaxa man!!! kkkkk

Mas se tu resolver o teu TR eu mando o meu pra tu criar um despositivo de segurança nele!

joelinacio
Veterano
# fev/10
· votar


Oi pessoal...enfim chegou a placa nova do meu teclado. Imediatamente tratei de inserir proteções pra não ter esse prejuizo novamente.

1- instalei um diodo Zener na alimentação de 5V. Usei um diodo 1n5339. Ele é de 5,6V e com 5 V drena somente 7 mA. (medido). Caso o maldito fetinho entre em curto ele protejerá o circuito não deixando subir até 10 V como aconteceu.

2-instalei no soquete do fusivel um monitor de linha. Uma pequena plaquinha com um circuito supervisório que monitora sobre e sub tensoes, vai-e-vem de tensao por mau contato de tomadas, plug ou da propria chave.
Quando aciono o botão, ele mede a entrada e aguarda 5 segundos para liberar a saida. Caso haja mau contato ele desliga a saida e aguarda 10 segundos para acionar novamente. Se a rede subir e a tensão for superior a 12Vac ele desliga e aciona um buzzer. Se a rede cair e a tensao for inferior a 7,5 Vac ele desliga. Um buzzer alerta para a atuação dessas proteções.

3-troquei a fonte por uma com um trafo de 127Vac/9Vac e instalei nela varistores e fusiveis.

4-sim...to usando estabilizador.

Fiqui satisfeito com os resultados. Já testei e tudo funcionou perfeitamente. Fiz isso porque ainda não encontrei um inversor de 50W true-sine. Encontrei somente de 200W pra cima e a um preço absurdo. Além de ser muito grande.

Gostaria de postar algumas fotos pro pessoal ver como ficou. Aqui tem como?

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


joelinacio
Poste os Links... que a gente acessa as fotos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu Korg TR 76 queimou a main board snif