O que é melhor: cubo de retorno ou fone de ouvido

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# set/16
· votar


Wertys

Já toquei em igreja tão grande que, mesmo o guitarrista usando uma Stack da Marshall, baixo com uma geladeira da Gallien e batera com um Side individual, era necessário o uso de retornos. Neste caso havia a as duas possibilidades: Fones e retornos de chão.
Catedral? Isso é um imenso desafio para os técnicos de som. O teto extremamente alto e curvado, o enorme espaço interno... Haja reverberação... O retorno aí tem que ser realmente muito bom, caso contrário fica aquele som embolado e indefinido.
Toque uma nota com timbre de piano dentro de uma catedral. Fica sem ataque.

Os retornos, tanto no opção de fone quanto na opção de caixas, estavam bem arrumados. O cara da mesa de retornos (sim, eram duas: uma para PA e outra para retorno) era profissional e atencioso, além do mais era musical: ele entendia a necessidade de cada músico.
Aí foi um ponto muito positivo: saber ajustar o som dentro de um ambiente tão cheio de reverberação, como o de uma catedral.

Agora, o que vejo na maioria das igrejas é que os operadores são voluntários sem compromisso técnico. Pouquíssimos voluntários se preocupam em adquirir conhecimento e empatia com os músicos ou com a própria música.
Foi o caso do show que mencionei na minha mensagrm acima. O cara tinha uma mesa de som digital Yamaha de 48 canais na frente dele e achava que, apenas por isso, era O técnico, e deu no que deu. Vi como ele fazia naquela mesa: apertava tudo quanto era botão, girava tudo quanto era knob, deslizava tudo quanto era fader, sem nem olhar o que eram. E jurava que fazia um bom trabalho...
Nem gosto de lembrar dessa noite na qual quase perdi minha audição. E olha só: era uma casa super conceituada, não qualquer botequinho por aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é melhor: cubo de retorno ou fone de ouvido