Hammond não é tudo - Em defesa dos transistorizados

Autor Mensagem
Cleber Vaz
Veterano
# abr/10
· votar


_BLACKMORE_
"todo mundo pensa que eu tenho vários órgãos, mas na verdade tenho apenas 2 hammonds, enquanto uso 1 o outro está de backup"...


Eu também pensava que ele tinha varios hehe

_Rattu_
o Jon Lord usou um transistorizado pra gravar Highway Star

Essa é nova pra mim!
Foi só transistorizado ou tinha Hammond também?

_Rattu_
Veterano
# abr/10
· votar


Cleber Vaz

Cara, se ele disse que só tinha 3 órgãos, devem ser um B3, um X-2 ( http://homepages.tesco.net/~david.barraclough/hammond/hamx5c.jpg) (transistorizado da Hammond, pra quem não conhece) ou algo similiar tipo esse desconhecido aqui que parece muito com o do clipe:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.auctiva.com/imgda ta/6/1/4/1/0/1/webimg/215383310_tp.jpg&imgrefurl=http://www.tenm.com/2 009/11/custom-chopped-portable-hammond-cv-c-v-organ-3-b/&usg=__xOizz0H -OBn5JJzjTQQROMNQh6Q=&h=272&w=400&sz=40&hl=pt-BR&start=16&um=1&itbs=1& tbnid=DyBZXvBGnBQ7LM:&tbnh=84&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dportable%2Bh ammond%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1

Fora o B3, os outros dois são "combo organ", transistorizados e produzidos pela própria Hammond, assim como a Gibson tem guitarras SG, Les Paul e Semi-acústicas. Daria tudo pra testar um Hammond desses!

Cleber Vaz
Veterano
# abr/10
· votar


_Rattu_

Vivendo e aprendendo rsrs

Muito interessantes esses "Combo Organ" Hammond, daria até pra atualizar o título do tópico "Hammond Tone Wheel não é tudo..."

Fiquei curioso agora com a faixa de preços dos Hammonds transistorizados em relação aos Tone Wheel...

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/10
· votar


bom ... eu nao sabia que era transistor ... mas gosto do som dele ... sem contar com as preciosidades a venda pelo mundo afora ...

http://www.hammond-organ.com/sales/X5_for_sale.htm



_Rattu_
Veterano
# abr/10
· votar


_BLACKMORE_

Sonzeira do caralho! Dá pra sentir que é combo/transistorizado, o som é menos gultural e menos sujo que um tonewheel, mas é interessante como conseguiram "modelar" com osciladores e filtro e leslie (a leslie é 90% do som, sabemos) um som tão parecido com um Tonewheel, ainda mais pra aquela época! Dá pau em muito teclado hoje!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_Rattu_

Eu possuo um orgão SPARK aposentado cujo filtro é feito a base de amplificadores operacionais, um para cada harmônico, mas tenho aqui uma revista com o esquema de um filtro transistorizado que parece bem interessante também. Como é o filtro do seu Arbon? Ele filtra senoides ou quadradas?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


_Rattu_

Dá pra sentir que é combo/transistorizado, o som é menos gultural e menos sujo que um tonewheel
bixo ... me desculpe .. mas não entedi nada do que tu disse.. :(

Cleber Vaz

tenho aqui uma revista com o esquema de um filtro transistorizado
revista? revista? onde? qual o nome?
eu tenho uma coleção das boas ... qqer coisa me passa um mail ou add no msn ... stomp_handmade no hotmail ponto com.

abrax!

pomtwo
Veterano
# mai/10
· votar


poxa legal esse combo .. na verdade o tokai tem os mesmos timbres .. porem nao possui esses botoes que na verdade sao as keys click do hammond b3 ... mas muito otimo o timbre desse hammond .. se nao me engano tinha um hammond desses barato pra vender no mercado free ..

curti pra caramba .. e sexta feira vi um orgao maravilhoso .. so que nao sei a marca .. vi na tv no som brasil , na banda do arnaldo antunes .. poxa um orgao maravilhoso .. se nao me engano era um vox .,. mas nao tenho certeza .. quem puder conferir no youtube e me falar eu ficaria grato

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Fiquei curioso agora com a faixa de preços dos Hammonds transistorizados em relação aos Tone Wheel...

não tinha visto ... mas para vc ter uma idéia ... lá fora .. um A100 completao com pedaleira e leslie ... na faixa de 6000 obama ... um B3 completo com pedaleira e leslie na faixa de 10000 obama ... um X-5 ... é um pouco difícil de achar ... mas o que encontrei era por 3500 obama ... mas completaço ... o que eu postei anteriormente ... 3500obama ...
ajudô?

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

revista? revista? onde? qual o nome?
eu tenho uma coleção das boas ...


Eletrônica "Não sei o quê" depois vejo e te passo certinho, o projeto principal é um orgão monofônico de 3 oitavas +ou- mas o que me chamou a atenção mesmo foi o filtro pois recebe ondas quadradas vindo de saidas isoladas de um 4024 e teóricamente transforma-as em dente-de-serra, é basicamente transistores e o resto são passivos pra lá de comuns e embora tenha switches para ligar/desligar o 2', 4', 8' e 16' acredito que faders poderiam ser adaptados... se ainda te interessa eu posso escanear/fotografar e te passo sem problemas.

o que eu postei anteriormente ... 3500obama ...
ajudô?


Sim, já clareou bastante!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Cleber Vaz

clareou bastante
tem tb uns bagaço no ML por 3500 lula ...

depois vc me mostra o circuito .. fiquei curioso.

abrax!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

Achei a revista, é uma ELETRÔNICA de março de 1980 e trás na capa o projetinho do orgão monofônico, depois eu te mando por email a materia com os circuitos...

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Cara, eu sou bem leigo em fuçar a parte física da coisa, mas de ouvido eu digo que ele, ao invés de quadradas ou senóides, o Arbon deve filtrar ondas dentes-de-serra, por que fiz no Roland D-20 e ficou igualzinho, apesar da magreza dos filtros digitais!


Mal lhe pergunte, uma coisa eu não entedi direito. Se você filtrar harmônicos de uma senóide sobra o que? O_o . Ce tem algum exemplo de órgão com senóide filtrada?

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_Rattu_


o Arbon deve filtrar ondas dentes-de-serra,

Curioso, pois se lembro do que você andou postando sobre esse seu esquema de sawtooth no D-20 para simular orgãos transisitorizados você não mencionou filtagem e no caso dos orgãos eletrônicos geralmente são dos filtros que resultam as ondas dente-de-serra pois as filtradas normalmente são quadradas...

Se você filtrar harmônicos de uma senóide sobra o que?

Boa pergunta pois eu lembro de filtar senoides com um VFC clonado do KORG MS20 e o resultado não é dramático, parece que as senoides não sofrem muitas mudanças com um filtro passa baixas não oscilante, pelo menos, ao contrário da onda quadrada e dente-de-serra que mudam drasticamente.

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Cara, vou tentar 4 quadradas hoje ainda pra ver o resultado!


Na teoria que li, em síntese subtrativa você pode conseguir todas as outras ondas simples com uma Quadrada e um VCF. Quanto mais você corta os harmônicos, mais uma onda vai ser arredondada até o ponto que ela vira uma senóide, passou da senóide ela começa a desaparecer, como uma madeira que está sendo esculpida e que de tão lapidada desaparece. Testei no meu Microkorg e de fato isso acontece!

Ai o que ficou claro na minha cabeça é que o VCF serve pra "senoidar" uma onda. Se ela já é senóide, ela vira tipo uma "presença subgrave" se é que isso existe.

por isso fique me perguntando como se filtra uma senóide. Você já viu algum órgão que parte de uma senóide? Deve ser uma varíavel bem "pontudinha", meio metida a dente-de-serra, não?

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_Rattu_

Testei no meu Microkorg e de fato isso acontece!

O filtro do Microkorg é passa baixas?

Se ela já é senóide, ela vira tipo uma "presença subgrave" se é que isso existe.

Te entendo, parece que a senoide vai "se escondendo", realmente é por aí pelo menos com um passa baixas analógico mas não desaparece totalmente a menos que o cutoff esteja no mínimo mas dessa forma todas as ondas desaparecem no filtro analógico.

Você já viu algum órgão que parte de uma senóide? Deve ser uma varíavel bem "pontudinha", meio metida a dente-de-serra, não?

Nunca ví, só citei senoides na minha pergunta para abranger mais hipóteses pois, fora o DX7, não tenho conhecimento de orgãos cujo som parta de uma senoide, mas agora me ocorreu que nunca ví o gráfico de uma onda proveniente de um orgão de tubos...

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

O filtro do Microkorg é passa baixas?
O Microkorg tem passa-altas, passa-baixas, and passa-banda, você escolhe, e ainda tem um LFO dedicado pro VCF (na verdade é DCF, mas soa muito análogo) que pode ser roteável pra velocidade, pitch, mod e pros knobs que ficam em cima do painel. Se me permite dizer, o Microkorg é um sintetizador ultra subestimado, mas tem um puta dum som, com filtros ressonantes, todas as ondas da linha Korg DW, 80% dos recursos da linha MS, mas talvez por causa das teclinhas e e do vocoder fica parecendo que é brinquedo de criança, ledo engano! É bem barato perto de outros sints, mas consegue cobrir perfeitamente o espaço que um MS20 ou um Minimoog teria no seu set! Tenho um, não me desfaço nem a pau e recomendo!


nunca ví o gráfico de uma onda proveniente de um orgão de tubos...

Dia desses tava conversando com um professor de Tecnologias Midiáticas do meu curso e ele estava falando sobre física do som. Falava da onda senóide e ai eu perguntei sobre as ondas quadradas, dente-de-serra, pulso etc. e ele foi bem rápido na resposta, parece que estava querendo que alguém perguntasse isso. Disse que essas ondas não existem na natureza, que foi na concepção do sintetizador que esses conceitos passaram a existir. Então com certeza um órgão de tubos é senóide, embora soe como uma quadrada.

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_Rattu_

Nunca experimentei o Microkorg, não tinha idéia dos recursos (nem do preço) dele, muito interessante...

Disse que essas ondas não existem na natureza,

Ele tem razão se considerarmos uma onda quadrada ideal (bem quadradinha) mas um som de violão quando bem cheio de harmônicos fica parecendo uma quadrada meio feiosa, imperfeita.
Já uma dente-de-serra levemente filtrada fica parecendo um som de trumpete ou similar...

Então com certeza um órgão de tubos é senóide, embora soe como uma quadrada.

Não me parece som de onda quadrada o som dos orgãos de tubo, pelo menos não quadradas limpas...

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Testei criar um órgão partindo de ondas quadradas.



cara, ficou ainda mais parecido com o Arbon! Que loucura! Valeu pela dica, eu tinha lido que órgãos transistorizados eram dente-de-serra, mas a sua dica se provou efetiva!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


_Rattu_

eu tinha lido que órgãos transistorizados eram dente-de-serra

E são dente-de-serra, mas depois de filtradas pois no início são quadrada mesmo mas eu ainda tenho dúvidas quanto a natureza da filtragem pois nunca levantei o esquema do meu SPARK e o filtro transistorizado da minha revista é também chamado de "circuito formador do dente-de-serra" e daí isso segue no ar para mim...
Que filtragem você aplicou nas quadradas? Passa-baixas, altas ou bandas?

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

A filtro do D-20 é um passa-baixa digital (bem magro). Tentarei fazer a mesma coisa no MicroKorg, ele tem uma emulação de VCFs bem mais realística, gordona, acho que pode ficar ainda melhor.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Eu também achava que Hammond era tudo. Continuo achando-o o melhor, mas conheci outros órgãos que me agradaram muito também, como o Vox Continental, usado a profusão nos anos 60, principalmente pelo The Doors. Outra grande participação dele é na música House of The Rising Sun, do The Animals, que na minha opinião é uma das melhores músicas já feitas com a presença do órgão eletrônico :




JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


O QUE UMA CAIXA LESLIE NÃO FAZ !!!!!!!! Com uma dessas, qualquer órgão vira o Batman, o Superman, o Lobisomem !!!! Com certeza, no vídeo anterior o cara usou uma Leslie, para que o Vox tivesse o peso que teve na música.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


eu vi este anuncio (click) no ebay, e fiquei curioso.
Como eu não conheço de teclados e afins, eu gostaria de saber como que eu trabalho com os samples ... eu possuo um TX-5 e agora quero outros sons, mas não disponho de grana para outros teclados.
Alguém pode me dar uma dica sobre como fazer isso funcionar?

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

Simples. Compre um sampler (tem no ML um Ensoniq superior ao meu, com efeitos embutidos (tem até Leslie, por R$850) ou um notebook que possa carregar esses samples, ou então um módulo sampler, tem vários AKAI no ML a bons preços.


Esses arquivos devem ser .WAV

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

Se você escolher o notebook não terá problemas de espaço em disco e midias de armazenamento.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

é ... vou estudar mais o assunto .. estou boiando mais que não sei o que nágua ... mas o fato é que note, cabo MIDI eu já possuo, falta soft e teclado para tal.

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

Software tudo bem, depende mesmo do som que você quer, mas quanto ao teclado controlador, você não quer usar o TX-5 para controlar o note?
Se você pretende usar o TX-5 de forma independente do note, realmente vai ter que entrar teclado na área mas eu já usei um PSR230 como controlador MIDI e para algumas tarefas é até mais prático que o UMX61 graças ao teclado numérico do PSR, sem falar nesses cabos MIDI/USB made in china, podes resolver teu problema sem gastar muito.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

eu tenho cabo MIDI<>USB de otima qualidade ... tenho um note que resolve meus problemas... já fiz uma pááá de experimentos MIDI .... mas ficar pra lá e pra cá com tudo é um saco ... ainda mais se eu entrar em alguma banda ... dae fudeu tudo.
estou pensando seriamente em emburacar um MM6 em um lower para o tx .. assim eu teria (com algumas alterações basicas) um hammond, wulitzer, rhodes, pianos e até um VOX em 1 órgão !! :)

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


_BLACKMORE_

estou pensando seriamente em emburacar um MM6 em um lower para o tx ..

É uma ótima solução, assim é só operar o MM6 para escolher entre o trabalho de lower do TX-5 ou de pianos mas ainda dá pra fazer exatamente isso e ainda ligar o MIDI out do TX-5 no notebook, assim os dois teclados estariam controlando o notebook e dá pra fazer muitas combinações de canais para explorar as possibilidades todas mas concordo que carregar tudo isso pra lá e pra cá não é muito animador rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hammond não é tudo - Em defesa dos transistorizados