Mais uma vez me subestimaram

Autor Mensagem
Lord fafe
Veterano
# out/09


Ontem um colega meu disse que havia aparecido um trabalho em um estúdio aqui da cidade, mais ele disse que não iria por que não sabia ler partitura. Então eu fui lá no estúdio ver...aí um cara olhou pra mim e disse: Qual sua idade? aí eu disse:15, então ele disse: A vc é muito novo pra o que agente quer...Depois de falar isso me despensou sem ao menos me ouvir...Mais que merda...oq vcs fariam no meu lugar'???

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Mais que merda...oq vcs fariam no meu lugar'???

Esperaria completar os 18 anos para poder agir como adulto. Vai estudar! Deixa o trabalho pra seus pais.

FlaSt
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Volte lá com um bigode e barba falsos e diga que tem 30 anos.

Walter Girao
Veterano
# out/09
· votar


Não sei exatamente qual foi a situação, mas posso te adiantar logo... A idade pode fazer toda a diferença para algumas coisas.

Quando você tiver mais idade, vai entender... e concordar.


(e nem vai demorar tanto pra perceber ;)

WhiteMan
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Puts, o comentário da galera ai ta tão preconceituoso quanto do cara que te dispensou. Pior que nem sei o que faria nessa situação. Mas pode ser que o cara está procurando alguem para assinar carteira de trabalho e tudo e com 15 anos talvez complica isso. Tem que ver o motivo dele não ter aceitado sua idade.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
WhiteMan
Puts, o comentário da galera ai ta tão preconceituoso quanto do cara que te dispensou. Pior que nem sei o que faria nessa situação. Mas pode ser que o cara está procurando alguem para assinar carteira de trabalho e tudo e com 15 anos talvez complica isso. Tem que ver o motivo dele não ter aceitado sua idade.

Vamos por partes...

Com 15 anos você não pode ser contratado pra nada, a menos na condição de aprendiz (o que não é o caso).

A idade mínima para trabalho é 16 anos e ainda assim limitada a jornada de trabalho de 20h semanais (4h por dia), antes disso trabalho só na condição de aprendiz, o que exige que vc esteja efetivamente aprendendo algo e não apenas prestando os serviços de musico.

Se o cara te contratasse e batesse uma fiscalização do Ministério do Trabalho ele facilmente pegaria um processo por exploração de mão de obra infanto-juvenil o que é crime.

Outra, se você for trabalhar de musico de estúdio, fica muito difícil sem ler partitura, pois você vai tocar a musica dos outros, o que se presume, seja feito de forma igual ao que eles esperam, embora isso possa ser feito de ouvido, não há provas de que você vai conseguir ou conseguir sempre. Já na partitura você já prova que pode segui-la, e pode avaliar se a musica está ou não dentro das suas capacidades técnicas.

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


Não é nada disso galera, era trabalho de free lancer...
Jonathas Lacerda
E de onde eu vou tirar o dinheiro'??...
Outra, se você for trabalhar de musico de estúdio, fica muito difícil sem ler partitura
Eu sei ler partitura carinha'...
Puts, o comentário da galera ai ta tão preconceituoso quanto do cara que te dispensou.
É sempre assim cara, no palco, na igreja, no teatro...E o pior que já teve músico muito fulero que disse pra mim que um dia eu iria chegar no nivel dele'...

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Tu não pode nem ir pra Motel... putz... =/

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


ThyagoAmaral
Vc é a prova viva que idade não é documento...23 anos e tamanha imaturiade'...kkkkkkkkkkkkkkk'...

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Lord fafe
Eu sei ler partitura carinha'...

Ok! da forma que você escreveu, deu a entender que você não sabia ler partitura, e não que seu amigo não sabia ler partitura.

De qualquer forma, mesmo como free lancer, vc só pode trabalhar com autorização do juizado de menores, mesmo como aprendiz essa autorização vai ser necessária (normalmente é providenciada pelo empregador).

Enfim, "carinha", espera mais 1 ano, aí você vai poder tirar tanto a carteira de trabalho, quanto vai poder contribuir para a previdência, ainda assim seu trabalho estará vinculado à autorização dos seus pais, (pois ainda será menor de idade e precisará deles para dar o recibo ou tirar nota fiscal avulsa de trabalho autonomo na prefeitura), outra limitação também são as 20h semanais limitadas à 4h diárias.

Enfim existe todo um tramite legal para a contratação de free lancers, outro ainda mais complicado pra contratação de menores de idade, e via de regra a maioria das empresas não quer ter os dois tipos de dor de cabeça ao mesmo tempo, por melhor que você seja.

No caso de autorizações para realização de shows é ainda mais foda, pq via de regra o juizado de menores só deixa o menor tocar até 10 da noite, no máximo. Lembro duma vez que a Sandy e o Junior vieram tocar aqui quando eram crianças, e o show estava marcado para as 21h, e o juiz não deu a autorização para os dois trabalharem a menos que o show começasse às 19h porque começando as 21 iria terminar em horario de trabalho noturno (após as 22), condição de trabalho proibida para menores de idade. Essas autorizações do juizado de menores são validas apenas para uma apresentação, portanto toda vez que vc for tocar em lugar público precisa de uma, independente do horario da apresentação, se não me engano a unica excessão é dentro de escola ou de igreja em eventos escolares ou congregacionais.

Enfim, realmente não há muito o que fazer além de esperar 1 ano, tirar a CTPS e ter autorização dos seus pais para trabalhar.

ThyagoAmaral
Tu não pode nem ir pra Motel... putz... =/

Não sei aí, mas aqui tu vê até de 14 indo pra motel sem ser barrado... hehehehehehe

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Sei cara, mais eu tenho certeza que foi subestimação mesmo...a lei aqui em camaçari nem funciona'...
ão há muito o que fazer além de esperar 1 ano, tirar a CTPS e ter autorização dos seus pais para trabalhar.

Desses aí só falta esperar um ano'... mais eu acho que não adiantaria muitoH'...

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Sei cara, mais eu tenho certeza que foi subestimação mesmo...a lei aqui em camaçari nem funciona'...

Eu só posso falar de como as coisas são onde a lei funciona ou como deveriam funcionar... do velho oeste que é a maior parte do Brasil, especialmente aqui na nossa região, não tem como se falar muito, já que se a regra não é clara, ela não pode ser entendida.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
· votar


Lord fafe
A vc é muito novo pra o que agente quer...Depois de falar isso me despensou sem ao menos me ouvir...Mais que merda...oq vcs fariam no meu lugar'???

Cara, duvido muito que tenha sido um simples: "subestimou meu talento", quem trabalha com música tá cansado de saber que existem uma cambada de adolescentes bons de música por aí, eu mesmo conheço uns dois guitarristas feras e um baixista igualmente bom, porém, continuam sendo adolescentes, e trabalho é para adultos. Nem vale a pena para o contratador arriscar a passar por tudo que o nichendrix já falou.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr

Enfim, contratar menor é uma dor de cabeça enorme, até menor-aprendiz, que é uma condição legal, que o empregador tem direito 1001 vantagens, a maioria das empresas não contrata, em geral só as maiores, justamente pq é uma dor de cabeça pra poder fazer tudo dentro da legalidade e qualquer vacilo no processo de legalização vc tá com a confusão armada com juizado de menores e ministério do trabalho ao mesmo tempo.

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


porém, continuam sendo adolescentes
Oque tem a ver uma coisa com a outra'... No final o que importa é o produto...O cara me subestimou sim... me ouviu...eu achei uma falta de respeito...nem explicou direito nem nada...só disse que eu era muito novo...

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
No final o que importa é o produto

Sinceramente isso é a maior inverdade no mundo administrativo. Pra chegar no ponto onde só o produto importa, uma série de outros requisitos em geral tem que ser prenchidos, no marketing chamam os 5Ps do Marketing, enfim, essa afirmação até representa uma realidade ideal, mas está muito longe da vida como ela é.

O cara me subestimou sim... me ouviu...eu achei uma falta de respeito...nem explicou direito nem nada...só disse que eu era muito novo...

Rapaz, se acostume, porque quem contrata nunca te dá explicação sobre porque tu não está sendo contratado, quando dá é algo do tipo, não atende o perfil e tu que te contente com isso. Encare a coisa de outra forma, no perfil que ele procurava, não cabia um garoto de 15 anos, mesmo que nos outros requisitos você atendesse as necessidades dele, ainda acho melhor ouvir que sou muito novo (um parametro objetivo que eu posso resolver de alguma forma), do que ouvir que não me encaixo no perfil, sem especificar porque, assim nem vou saber no que tenho que melhorar.

Enfim, fatos da vida como ela é, as pessoas nem sempre estão interessadas em saber se você é realmente bom, apenas se vc atende à pre-requisitos que elas criaram na cabeça delas, sejam eles válidos ou não.

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


Eu acho que a menor idade tinha de ser diminuida para 16 anos, quantos adolescentes fazem crimes com 16 anos e não vai preso?
mas o trabalhador de 16 anos leva prejuizo?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


teclado_mania
Eu acho que a menor idade tinha de ser diminuida para 16 anos, quantos adolescentes fazem crimes com 16 anos e não vai preso?
mas o trabalhador de 16 anos leva prejuizo?


Cara... Não entendi seu post.

Com 16 anos qqr um pode trabalhar (com autorização), com menos de 16 só se for aprendiz.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Oque tem a ver uma coisa com a outra'... No final o que importa é o produto...O cara me subestimou sim... me ouviu...eu achei uma falta de respeito...nem explicou direito nem nada...só disse que eu era muito novo...

O nichendrix já respondeu...

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


Cara... Não entendi seu post.

Com 16 anos qqr um pode trabalhar (com autorização), com menos de 16 só se for aprendiz.


Eu disse trabalhar 10 horas por dia ou 6 horas.

Só falei que a lei poderia mudar para maior de idade ser a partir de 16 anos.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


teclado_mania

Então só esclarecendo, adolescentes com menos de 18 que comentem crimes, sim, são presos, só que separado dos maiores de 18.

E a lógica do menor de 18 não poder trabalhar as 40 horas, é pra que nesse tempo livre ele possa estudar, fazer cursos e se desenvolver.

Walter Girao
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe

Cara... acredite. O motivo para você achar tudo isso tão absurdo é que você ainda é muito novo. Bote na cabeça que talvez não seja o mundo que esteja errado... talvez seja você que ainda não conseguiu entender alguma coisa.


Tirando a parte legal que já comentaram... Vamos pensar em um exemplo. David Gilmour, guitarrista e vocalista da banda Pink Floyd, após a morte de seu companheiro de banda Richard Wright (teclados e voz), está procurando um novo tecladista para compor um novo trabalho.

Você acha que existe a remota possibilidade de um garoto de 15 anos ser ideal para o trabalho? a resposta é NÃO.


Veja bem... não estou dizendo que você deve desistir de tudo só por causa da idade. Pessoas mais velhas podem ser inadequadas para algumas coisas do mesmo jeito que você é inadequado para outras. ;)

teclado_mania
Veterano
# out/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Eu aproveitaria esse tempo até 18 seu para estudar algum curso de informática ou engenharia porque musica não da lá aquelas coisas, também para evoluir e divulgar mais seu trabalho.

Pow cara tu ainda tá no 1º grau.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe

No fim cara, a sua reação à esse fato mostra que talvez o cara do estúdio esteja certo (seja por experiência anterior ou não). Você não levou bem uma decisão dele que foi à sua revelia, a de não lhe contratar, como você reagiria à criticas? Ao produtor dizendo que seu trabalho não está bom ou não atende à proposta ou que ele não gostou, ou não quer que seja daquele jeito e que vc tem que tocar é o que ele quer e não o que você acha q tem que ser??

Essas são situações que ocorrem muito em estúdio, tu é pago pra fazer o que os outros mandam, mesmo quando aquilo não é o que tu faria normalmente, as vezes pode ser muito frustrante, e via de regra adolescente não se dá bem com esse tipo de pressão.

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


Eu procuraria um estagio , já conhece o ciee?

lgr2k9
Veterano
# out/09
· votar


eu tenho 14 e toco teclado e violão!

naum existe idade pra musika

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


lgr2k9
naum existe idade pra musika

Pra musica não, mas pro trabalho, mesmo que como musico, segundo a lei, existe sim.

Walter Girao
Veterano
# out/09
· votar


lgr2k9

Não para a música em geral. mas para certos subgrupos, existe sim.

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Eu acho que seria mais justo ele dizer, vc toka mal, ou seu trabalho não táH legal, do que ele simplismente dizer vc é muito novo'... eu não vejo lógica nisso...E o que me deixa mais nervoso é que esses idiotas fazem negócio com gente totalmente leiga musicalmente...

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Lord fafe
Eu não disse que você não sabia ler partitura. Mandei estudar em geral, terminar ensino médio, fazer faculdade. Você tá novo pra ficar pensando em trabalho.

Você pode ser um geniozinho no piano, mas eu também não o contrataria para trabalhar em um estúdio.

Talvez você não seja irresponsável, mas estatísticas indicam que adultos são mais responsáveis com o trabalho. Eu não assumiria o risco.

Você não subestimado. Apenas não foi contratado. E é bom ir se acostumando pois isso acontece muito no mercado de trabalho, e na música não seria diferente. Você que subestimou o mercado de trabalho achando que ia ser contratado porque se julga um bom músico. Existe uma coisa chamada perfil para o trabalho: Ou você tem ou não tem.

O que eu queria dizer já foi dito pela maioria da galera. Fiz aquele comentário meio "polêmico" para gerar discussão saudável sobre tal assunto. Acredito que meu objetivo foi alcançado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais uma vez me subestimaram