Inversão de preços entre os tops: Brasil x EUA

Autor Mensagem
brunoamaral
Veterano
# out/09


Galera, sei que essa comparação já foi feita em outros tópicos, mas acho que não de forma tão completa. Vejam só como há uma imensa diferença entre quais são mais caros aqui e nos EUA (com base no musiciansfriend e na Teclacenter, onde todos os modelos são oferecidos):

Brasil EUA
Korg M3 88 R$14.999,00 (1) $2.699,00 (4)
Roland Fantom G8 R$10.800,00 (2) $3.495,00 (2)
Kurzweil PC3x R$10.500,00 (3) $2.995,00 (3)
Yamaha Motif XS8 R$9.297,00 (4) $3.599,99 (1)

Primeira observação: Korg M3, que aqui custa praticamente 50% a mais que os concorrentes, lá é o mais barato. Todos já sabemos que a culpa é da Pride. Mas acho interessante notar que, em virtude do valor, parece que aqui no Brasil criou-se um mito de que ele seria "superior" aos demais, "um nível acima". Acho que o preço dele nos EUA desmente isso. Na verdade, lá ele é o mais barato, ou seja, não me parece haver motivos para colocá-lo um degrau sequer acima dos outros. Como cada um, tem suas vantagens e desvantagens. (Obs: quanto ao preço do M3 61 na Gang, citado em outro tópico, lembremos que a Gang agora importa instrumentos, ou seja, ela traz direto de lá - não sei se de forma legal, mas sei que não passa pela Pride)

Segunda observação: Motif XS realmente é o melhor custo-benefício do nosso mercado. Embora tenha optado pelo PC3x, reconheço que, pelo que vale lá fora, aqui o Yamaha é vendido por um preço realmente justo. Talvez o único digno deste elogio entre todos. Se ele fosse inferior ao M3, por exemplo, veríamos as bandas americanas usando Korg, e não Yamaha (que, convenhamos, vem predominando).

Quanto a PC3x e Fantom G8, pela comparação dos preços o Roland está com um custo benefício melhor. Mas pela diferença de preços acho que já dá pra deixar a emoção superar a razão. De qualquer forma, tanto aqui quanto lá eles ocupam a 2ª (Fantom) e 3ª (PC3) colocações nos preços, o que mostra certa coerência.

Curiosa é a total inversão de papéis entre Motif XS e M3. O mais caro aqui é o mais barato lá, e vice-versa. Mesmo para aqueles que "precisam" do M3, parece-me que seria bem mais barato importar um legalmente (pagando todos os impostos) que comprá-lo no Brasil. E não há, mas não há mesmo, motivo nenhum para acharmos que o M3 deva valer mais que qualquer outro, que está uma geração adiante... Se assim fosse, ele seria sucesso de vendas lá, estaria à frente do Motif, e ocorre justamente o contrário. O Motif vende mais que ele lá, mesmo sendo mais caro (e não é pouco, quase US$1000). Então, apenas a título de reflexão, para quem está pensando em pegar um M3: vale à pena? Será que a estratégia da Pride de colocar o preço tão alto realmente funcionou a ponto de criar entre nós um mito de superioridade? Gostaria muito de ter um M3, mas só terei se trouxer de lá.

Claro que cada um tem suas necessidades, e para muitos o M3 pode ser o que mais "encaixa". Mas eu estudaria muito a possibilidade de pegar um Motif XS (ou outro dos citados) e gastar mais uns R$5.500 em um segundo teclado que suprisse a eventual "deficiência" do escolhido. Por exemplo: com o preço do M3 88, você compra um XS8 + um M50 61 (que aliás, também é caro aqui). Ou um Fantom G8 + um simulador de hammonds (dá pra um TX5 classic e ainda sobra grana, e acaba com o problema dos órgãos). Sei lá, cada um tem sua opinião, mas eu não compraria um M3 aqui.

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09
· votar


brunoamaral

Hey man, eu estava justamente meditando acerca desse tema durante essa semana... Sinceramente, é triste ver como um produto consegue chegar aqui no Brasil pelo dobro do valor original, no mínimo :/

Á propósito, gostaria de deixar aqui uma dúvida, principalmente pelo fato de vocês serem experientes no assunto e talz:

Tenho parentes que moram no exterior. Hipotéticamente, será que sairia mais barato pedir para comprarem um teclado diretamente lá, e mandarem pra mim? Ou, em caso deles virem visitar o Brasil, eles mesmos trazerem. Seria uma solução, ou dá na mesma de importar?

Bem, é só isso mesmo... Desculpe a ignorância, mas é que eu realmente não entendo lhufas com relação a isso. ^^''

Boa tarde, e abraços ;)

Vitalij_Kuprij
Veterano
# out/09
· votar


Boa pergunta......
Esta semana eu entrei em um site chamado SAMEDAYMUSIC e ví que o PC1se sai por U$1.000 apenas!!! no brasil R$5.000,00 em média.... achei um absurdo... mas enfim....

brunoamaral
Veterano
# out/09 · Editado por: brunoamaral
· votar


Rhamon Oliveira

Cara, seria mais negócio eles trazerem pra vc sim. Sobretudo porque o frete de um teclado destes pra cá seria altíssimo. Se eles trouxerem, por exemplo, um M3 88 pra vc, declarando na alfândega, vc vai pagar uns R$9.000 no máximo (impostos inclusos). E, aí sim, ele vira um custo-benefício fantástico.

[Edit]

Por outro lado, em relação ao Motif, sai mais barato comprar aqui do que trazer legalmente de lá.

brunoamaral
Veterano
# out/09
· votar


Só pra não desvirtuar muito o tópico: que aqui os instrumentos saem muito mais caros que lá, isso é fato. O que eu quis chamar a atenção é o fato da inversão de valores: o mais caro aqui é o mais barato lá.

apaixonados por teclado
Veterano
# out/09
· votar


mas por exemplo se o FANTOM G8 no EUA custa $3.495,00
quanto será que sai da fabrica?

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09 · Editado por: Rhamon Oliveira
· votar


brunoamaral

Ah sim... Bem pagar 9'000 por algo que vale em torno de 15'000 é realmente uma jogada e tanto :)

Porém, ainda assim dá pra notar que os impostos são bizarros... Não sei exatamente quanto está o valor do dólar em relação ao real, mas se baseando em: 2 R$ = 1 Dólar, o M3 88 sairia por R$ 5398, levando em consideração o preço que você postou ali em cima...

Porém, no final das contas com os impostos e tudo mais legalizado, o valor engordou uns 4'000 Reais... xD

Mas, fazer o que né? É a dura realidade :/

Aliás, brigadão por responder ;]

brunoamaral
Veterano
# out/09
· votar


apaixonados por teclado

Não sei, mas com certeza sai mais caro que o M3... Pelo menos pelos preços de lá... Ou seja, de qualquer forma, há uma distorção irreal nos valores praticados aqui.

Techmuch g7
Veterano
# out/09
· votar


Muito boa a colocação de vocês....eu fiquei encantado com o M3 na Expomusic, mas jamais pagaria o que estão pedindo!!!! Apesar de ser um puta teclado, acho que os concorrentes o superam em vários quesitos, inclusive no preço! Fica claro a estratégia de marketing....

f76
Veterano
# out/09 · Editado por: f76
· votar


Ou um Fantom G8 + um simulador de hammonds (dá pra um TX5 classic e ainda sobra grana, e acaba com o problema dos órgãos)

Eu ainda sonho com uma ARX "classic organs" lotada de hammonds animais... será que estou sonhando alto demais? Acho que não, pois a Roland lançou expansões deste tipo para os XP (SRJV80-08) e também para os Fantom X (SRX-07). Pelo que se comenta, o fraco do Fantom G (em relação aos outros tops) são os órgãos e os EPs, então seria só espetar a ARX-02 e esta ARX "classic organs" e teríamos um excelente top completinho.

expedifer
Veterano
# out/09
· votar


Não concordo em praticamente NADA na pretenção desse tópico (reclamar de preços).

ANTES de se postar, já que "pesquisou" preços no exterior, também recomendaria pesquisar a situação politico-financeira do pais quevive (Br). talvez ai teria sozinho tido a resposta que pede aqui:

1-O Br pratica a maior caraga tributária do mundo (impostos), tanto para importação, IPI, ICMS, ISS, etc. Só por isso não haveria (e nem poderia) preços baixos de qualquer produto importado sem ser contra-bando.

2-Um teclado Korg por exemplo que seja vendido a U$ 3000, deve no máximo ter tido preço de custo de U$ 2300. Os americano pagam a "bagatela" de imposto de 8% (só) para venda ao consumidor e há produtos que não há imposto de importação como instrumentos musicais (desenvolve a musica americana visando exportação dos resultados - venda de CDs, DVDs, etc- que diga hollywood e Madona). Ou seja, paga-se 8% de impostos e mais 20% de lucros/despesas/transportes (só?). E SÓ isso mesmo.

3-No Br o empresário paga impostos de 18% sobre importação (no mínimo dependendo do produto), mais 25% de ICMS (venda ao varejo) onde só isto quando importado esse teclado a U$=2,0, já dá U$ 3400 ou R$ 6800 com impostos. Mas aqui ainda há o lucro do intermediário (distribuidor como Yamaha-Br, Roland-Br, Pride, etc) que está na faixa de 30 a 50% onde inclui transporte, seguro e principalmente a garantia em que paga as assistências técnicas). Ai vai pra R$ 9mil R$10.200. E por ultimo vem o lucro do varejista que vai de 40% a 50% também mais ai inclui desde o lucro liquido a impostos (outra vez?) a cargas trabalhistas (as mais altas do mundo - FGTS, 13º, ferias, multas, etcc, onde em USA praticamente não existe: é contrato e só). Os impostos do comerciante são os do dono (Impossto de Renda, PIS, Cofins, etc)
Ai vai finalmente para o valor ao consumidor de R$12mil a R$14mil por baixo.

4-Em USA não existe como aqui isso de Pride, Yamaha-Br, Roland-Br, etc pois essas marcas são representadas diretamente pelas marcas japonesas (sem intermediários) e portanto sem custo de intermediários (e só lá há isso, onde as multinacionais estão elas mesmo lá instaladas, por motivos óbvios: maior mercado do mundo). Portanto já barateia muito, sem falar que o custo de transporte é baixissimo (distancia, quantidades, alto movimento maritimo, etc).

5-Portanto cara, vc não quer que o Br IGUALE com tudo isso os preços americanos, não? Nem na Espanha, Inglaterra, Alemanha, Italia, etcf, há isso. lá os preços são bem mais caros que USA (mas menores que aqui). Junte a isso os absurdos impostos que este governo nos presenteia (deve ser para pagar salários de politicos, apadrinhados e amigos).

6-Resumo: não gostou dos preços Br? Não culpe as importadoras e loja. Faça melhor: VOTE BEM nas próximas eleiçõe (entendeu que é o culpado?). Obs: sobre marcas serem maiores ou menores aqui ou lá, vai da importadora, quantidade de importação, transportes, estoques, "barganhas" no japão, peças, etc). Mas isso não impede os impostos os multplicarem/aumentarem.

expedifer
Veterano
# out/09 · Editado por: expedifer
· votar


Sobre Korg ser superior ou inferior a outro: puro engano, vc entendeu errado os tópicos a respeito (nenhum diz isso e mostre qual). Dizem sim (e muuuito) que em alguns timbres a Korg domina (é absolutamente a melhor) como metais entre outros. Mas também é detonada em TODOS os tópicos, sobre pianos. Ai todo mundo elogia Rolands, Kurzweil, etc. Portanto eu não ví nenhum tópico apontar algum Korg (ou Yamaha ou Roland) como o "supremo" em TUDO ou em todos os timbres. Vc se enganou redondamente.

Mas também ví muitissimos "amadores" (maioria novatos) que se alguém perguntar "qual teclado compro", responde de imediato "compre o M3", ou "compre o G8", etc, sem absolutamente explicar do porque ou sobre timbres, funções, etc. É puro "axismo' e "chuterismo" sem mais e nem menos (expôs seu desejo ou sonho). É isso que me revolta por aqui: forum de gostos e não informações e "fundamentos" (explicações técnicas do porque), tornando inútis muitos tópicos e perguntas (imagine eu comprar um teclado porque o João gosta, realizando o desejo dele e não o meu!)

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


O "brazil" eh um lixo, não sei como chegamos aqui (ser o 9 país mais rico do mundo), isso aqui eh uma zona, o país não incentiva as empresas (a não ser multi-nacionais de outro país), mas coloca os impostos de importação (não só eles) lá em cima.

tirando a petrobras

não temos fabricas nacionais automotivas em larga escala (a Troller e Lobini são necionais, mas nunca vi um destes na rua)

Agora o país investe milhoes a Ceitec (fabrica de microcontroladores) em quanto a India investe BILHOES na "Chip-India" (Digamos que seja um avanço)

O governo iveste Bilhoes no Pré-Sal, sendo que a tendencia eh rumar para o Alcool e carros eletricos/hibridos.

O problema eh que o Brasil, o gosta de se aparecer (de bom), mas fazer tendecias (e tem grande potencial) ...nada.

Desculpem, mas esse eh uma visão desabafada.

Fabio L.
Veterano
# out/09
· votar


Não concordo em praticamente NADA na pretenção desse tópico (reclamar de preços).

Velho, acho que vc não entendeu o propósito do tópico..

No meu entendimento, o que o criador do tópico quis mostrar é a incoerência na prática de alguns preços comparados.

Como pode, 2 produtos, A e B, terem um mesmo valor numa moeda X, mas quando convertidos em moeda Y o produto A é 50% mais caro que o B. O país é o mesmo, a carga tributária é a mesma..

A resposta, a meu ver é: Ganância dos intermediários.

Alguém (leia-se pride) aí tá lucrando mais do que deveria...

lusojunior
Veterano
# out/09
· votar


Realmente o que se vê por aqui é que as lojas negociam de acordo com a demanda. Se um produto sai mais, normalmente cobram mais caro. É o que explica o SP2X mais caro que o CP33 em algumas lojas.

Por enquanto, sabendo pesquisar a gente encontra preços atraentes por aqui mesmo.

A meu ver, com a cotação caindo um pouco mais, já seria vantajoso importar novamente. Cada centavo a menos na cotação do dolar, temos uma economia de R$ 10,00, considerando-se um equipamento de US$ 1,000.00.

Meu Juno-G eu importei. Na época, com a cotação mais favorável, foi uma economia de pelo menos R$ 600,00, que eu gastei com acessórios.

Hoje a situação ainda está assim (preços com frete e impostos):

CP33
Loja no Rio: R$ 3.247,20 (12 dias úteis)
apenas o piano

Importado: R$ 3.400,00 (até 90 dias)
pacote: http://www.kraftmusic.com/catalog/keyboards/88keykeyboards/index.asp?p roduct=5828

Por enquanto, na minha opinião, vale mais pesquisar por aqui mesmo em lojas menos mercenárias.

brunoamaral
Veterano
# out/09
· votar


expedifer

Cara, se você não concordou com "praticamente nada", eu não concordo nada mesmo com seu primeiro comentário. Acho que você não leu o tópico. O Fábio L. já havia percebido isso:

Velho, acho que vc não entendeu o propósito do tópico..

No meu entendimento, o que o criador do tópico quis mostrar é a incoerência na prática de alguns preços comparados.

Como pode, 2 produtos, A e B, terem um mesmo valor numa moeda X, mas quando convertidos em moeda Y o produto A é 50% mais caro que o B. O país é o mesmo, a carga tributária é a mesma..


Criticar sem ler é meio foda né velho... E não venha me falar sobre carga tributária etc., pois além de tecladista sou advogado tributarista, publico livros e artigos sobre isso cotidianamente. Nem de longe essa foi minha intenção com o tópico. Só quis mostrar como Motif e M3 têm seus papéis invertidos nos EUA e Brasil, embora, mesmo onde ele (M3) é o mais barato, venda menos que o Motif.

Sobre o "mito" de ele ser superior aos demais, eu acho que não preciso te indicar nada, quem frequenta esse fórum provavelmente já teve essa impressão também. Eu adoraria ter um M3 (entre Fantom, Motif e M3, o M3 seria minha opção para fazer dupla com o PC3x, se ele custasse um preço decente aqui). Sobre ele ter alguns timbres superiores, também concordo em número, gênero e grau com você, como cada uma das outras marcas tem suas "especialidades". Se você nunca teve essa impressão (de que se criou uma aura de" superior" em torno do M3), que bom, é um indicativo de que você concorda comigo e não aceitaria pagar R$5.000 a mais por ele.

Artref
Veterano
# out/09
· votar


Sim, o M3 geralmente é o mais barato lá fora, mas o autor do tópico não sabe que a Korg recentemente baixou o valor dele em dólar em uma tentativa de aumentar as vendas. Se não me engano o valor foi de 300 dólares a menos no modelo de 61 e proporcional nos outros.

Outro fator a se considerar é que para a "pesquisa" ter mais crédito, deveria haver uma amostragem muito maior de preços. Não dá para se basear em uma ou outra e assumir que isso vale para todo o país. Eu já vi o M3 mais caro que os outros, mesmo depois do decréscimo do valor de fábrica. Sei lá, umas 30 lojas, por exemplo.

Quanto ao mito de ele ser superior aos outros, bem, é mito. E olha que tenho um. Os 3 tops são equivalentes em qualidade, respeitando as vantagens e desvantagens de cada. Particularmente acho que MotifXS e M3 estão no mesmo patamar e o Fantom G um pouco abaixo, mas aí você vê o lance da tela, live mode e etc e vê que no fundo os 3 são equivalentes.

E expedifer, sempre vejo você com seu jeito revoltado reclamar do fórum, das opiniões e dos membros. Cara, se não gosta, o que ainda tá fazendo por aqui?

brunoamaral
Veterano
# out/09
· votar


Artref
Sim, o M3 geralmente é o mais barato lá fora, mas o autor do tópico não sabe que a Korg recentemente baixou o valor dele em dólar em uma tentativa de aumentar as vendas. Se não me engano o valor foi de 300 dólares a menos no modelo de 61 e proporcional nos outros.

Valeu, realmente eu não sabia. Fiz o tópico quando vi os preços ontem, e se antes era diferente eu realmente não sabia. Agora, seria legal esses preços caíssem aqui também né? Como disse, não tenho nada contra o M3, pelo contrário: se eu tivesse condições de comprar um segundo teclado, e todos estivessem a um preço justo, o M3 seria minha escolha pra formar dupla com o PC3x. Mas, pelos preços atuais, não teria coragem de comprar aqui.

Bedin
Veterano
# out/09
· votar


Faço minhas as palavras do Artref.

Acho que quando um membro não tem algo de bom para escrever, pense melhor e não escreva.

É por este tipo de pessoa, que eu deixei por muito tempo de participar aqui...

Boas palavras Artref.

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Artref
E expedifer, sempre vejo você com seu jeito revoltado reclamar do fórum, das opiniões e dos membros. (2)

Eu ia comentar algo sobre isso também... Engraçado que eu tava lendo o tópico "Manual do Novato" lá no OT e tinha um estereótipo de membro do FFC denominado "Revoltado" ou algo assim...

Sem ofensas, expedifer... Mas acho que você poderia relaxar um pouco brother... Esse sua resposta ao tópico foi muito agressiva o_o''

Abração ae galera... Vamos acalmar os ânimos ;D

tmurback
Veterano
# out/09
· votar


brunoamaral
Eu também já havia observado essa distorção nos preços dos produtos Korg no Brasil comparados com o mercado americano, e também a ótima relação do Motif XS. Acho que o único fator que explica essa distorção é a relação oferta/demanda - se as lojas estão vendendo por esse preço, por que elas iriam abaixá-lo? Observei também que a Gang, que agora é uma importadora (?), que os produtos Korg estão com preços excelentes se comparados com as lojas convencionais.

Rhamon Oliveira
Tenho parentes que moram no exterior. Hipotéticamente, será que sairia mais barato pedir para comprarem um teclado diretamente lá, e mandarem pra mim? Ou, em caso deles virem visitar o Brasil, eles mesmos trazerem. Seria uma solução, ou dá na mesma de importar?
(Bruno, corrija-me se eu estiver errado.)
Se você entrar no site da Receita Federal, verá que incide imposto de importação de 50% sobre os produtos que você trouxer que excederem a cota de US$500,00 (transporte aéreo ou naval) ou US$300,00 (transporte terrestre).

Assim, se você trouxer dos Estados Unidos, por transporte aéreo...
1x Korg M3-88 - U$2.700,00 (preço real)
1x Pedal de Sustain - US$50,00 (preço hipotético)
-------------------------------
Sub-Total: US$2.750,00
Imposto: (2750-500) x 50% = US$1.125,00
-------------------------------
TOTAL: US$3.875,00
TOTAL: US$3.875,00 x 1,80 = R$6.975,00

Assim, como se vê, o M3 vale muito a pena, principalmente se alguém trazê-lo pra você... No entanto, faça essas contas com o Motif XS e verá que não vale a pena. Ah, e é importante frisar que o M3 vem a título de "bagagem acompanhada", ou seja, não dá pra trazer 3x M3 que já caracteriza intuito comercial e daí o buraco é mais embaixo...

tmurback
Veterano
# out/09
· votar


Artref
Outro fator a se considerar é que para a "pesquisa" ter mais crédito, deveria haver uma amostragem muito maior de preços. Não dá para se basear em uma ou outra e assumir que isso vale para todo o país. Eu já vi o M3 mais caro que os outros, mesmo depois do decréscimo do valor de fábrica. Sei lá, umas 30 lojas, por exemplo.
Cara, tudo bem que o tamanho da amostra é importante, mas, pelo que observei, não vi nenhuma loja do Brasil - exceto a Gang, que é um ponto fora da curva por suas peculiaridades - em que o M3 fosse mais barato que o Motif, e também não vi em nenhuma loja do Estados Unidos o Motif XS mais barato que o M3. Assim, se vc encontrar uma loja no Brasil (exceto a Gang) em que o M3 seja mais barato que o Motif XS eu mudo minha opinião.

Assim, na minha opinião, a pesquisa do colega brunoamaral reflete a pura realidade, sem distorções significativas. Ou seja, a Pride tá chutando o pau da barraca, mas, se tem gente comprando, ela tá é certa de fazer isso - eu no lugar deles faria o mesmo. E se tivesse grana e gostasse do M3, compraria caro e f***-se... hehehe

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


para pessoa física, o imposto é de 60% em cima de qualquer mercadoria acima de 50 dolares.

Artref
Veterano
# out/09
· votar


mas, pelo que observei, não vi nenhuma loja do Brasil
Falei de lojas nos states ;)

tmurback
Veterano
# out/09
· votar


Jonathas Lacerda
para pessoa física, o imposto é de 60% em cima de qualquer mercadoria acima de 50 dolares.
Isso é para compras no exterior feitas pela internet.
Mais informações: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/rts.htm

Como o colega Rhamon Oliveira disse que tem parentes que moram no exterior e que estes poderiam trazer o teclado pra ele, aí o teclado pode entrar no conceito de "Bagagem Acompanhada" a que me referi no post, e pagaria imposto de importação à alíquota de 50% sobre o que exceder a cota de US$500,00, conforme o exemplo.
Mais informações:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/BagagemAcompanhada. htm

Artref
Ah... tranquilo... então fechou!!!

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09 · Editado por: Rhamon Oliveira
· votar


tmurback

Ah sim... Bem, vlws mesmo pela informação adicional, e todo o tempo gasto com a pesquisa e tudo mais... Fico muito grato ;]

Já dá pra ter uma idéia... ^^

O único problema é que eu não sei quanto o iene está valendo em relação ao real... É que meus primos moram no Japão xD~

De qualquer maneira, foi só uma hípótese... Teria de depender deles virem aqui visitar o Brasil e tudo mais.

Brigadão mesmo povo. Abraços :)

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


tmurback
então tá :D

tecladistapvh
Veterano
# out/09
· votar


O único problema é que eu não sei quanto o iene está valendo em relação ao real.

http://www.xe.com/ucc/

Esse site da pra converter pra qualquer moeda.

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09
· votar


tecladistapvh
Hauauehaueau... brigadão, man ;]

O pessoal daqui é realmente prestativo :D

Paz ae, galera!

Techmuch g7
Veterano
# out/09
· votar


expedifer
Tenho que concordar com você quando expoõe sobre a carga tributária, embora seja muito mais burocrático, um pouco mais detalhado do que foi exposto...
Mas também ví muitissimos "amadores" (maioria novatos) que se alguém perguntar "qual teclado compro", responde de imediato "compre o M3", ou "compre o G8", etc, sem absolutamente explicar do porque ou sobre timbres, funções, etc. É puro "axismo' e "chuterismo" sem mais e nem menos (expôs seu desejo ou sonho). É isso que me revolta por aqui: forum de gostos e não informações e "fundamentos" (explicações técnicas do porque), tornando inútis muitos tópicos e perguntas (imagine eu comprar um teclado porque o João gosta, realizando o desejo dele e não o meu!)
Concordo com vc neste ponto também. Eu vejo muitos usuários deste forum, que não tem acesso a determinados instrumentos musicais, principalmente aos mais TOP's, vir aqui escreverem sobre instrumentos que não conhecem, ou mesmo tiveram pouquíssimo contato, dando opinião com ponto de vista formado apenas pelo que leem!

Artref

Particularmente acho que MotifXS e M3 estão no mesmo patamar e o Fantom G um pouco abaixo, mas aí você vê o lance da tela, live mode e etc e vê que no fundo os 3 são equivalentes. falou, falou, e depois desfalou o q disse em relação aos TOP's...rsrsr... tenho que respeitar sua opnião, mas não concordo que apenas isso seja o ponto o ponto forte do teclado. O fantom, assim como o motif, possui linldos timbres de piano acústico, assim como o M3 possui EPS e orgãos superiores...daí vai do seu gosto..tenho um G7, e estou louco para comprar um M3 ano que vem, devido aos arpejos maneiros dele! Mas não pago mesmo a grana que pedem...acho um absurdo,e realmente não vale!

E expedifer, sempre vejo você com seu jeito revoltado reclamar do fórum, das opiniões e dos membros. Cara, se não gosta, o que ainda tá fazendo por aqui?
Nota 10 para o seu comentário...eu vejo sempre a mesma coisa também!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inversão de preços entre os tops: Brasil x EUA