Kurzweil PC3x / PC3 / PC361 - Tópico oficial

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brunoamaral
Veterano
# set/09


Pessoal, resolvi criar este tópico pois percebi que há grande desinformação sobre estes modelos aqui no fórum. Ontem um usuário criticou a linha por "ser feita de plástico" e possuir "telinha de led" (acredito que se ele tivesse ao menos visto fotos dos modelos não teria dito estes absurdos). Então, para evitar que (des)informações como esta propaguem por aqui e que alguns mitos sejam tomados como verdades, passarei a fazer uma análise a partir da minha experiência (possuo um PC3x), agregando informações retiradas de reviews especializados.

Seria muito interessante que usuários que possuam um destes modelos, ou que PELO MENOS TENHAM TESTADO UM, participem fornecendo suas impressões, para que este tópico se transforme em real fonte de consulta, principalmente para aqueles que estão em dúvida sobre os prós e contras da linha em relação aos concorrentes (Fantom G, M3 e Motif XS). Para aqueles que não tiveram a oportunidade de testar, as perguntas serão bem vindas, só peço que não tragam afirmações que não sejam resultado de experiência própria ou de fontes confiáveis.

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
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brunoamaral
Pow primo ficou magoado heim com o fator Plástico... na verdade acho que nunca vi um kurzweil de Plástico, enfim... totalmente desinformado...

Cara eu gostei muito do PC361... pelo site... to afim de vê um pessoalmente... =] e ter noção de preços... enfim... a velha G.A.S. e to surtando pra vender o JunoG e o TR76 pra pegar um TOP... mas vender de "graça" eu não tô afim não... ahahahuahua prefiro deixar como tá!!!

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Primeiras Considerações - Os timbres

Já percebi que se está criando no fórum o mito de que o forte da linha PC3 seriam pianos e órgãos. Realmente, os modelos possuem pianos excelentes e (na minha opinião) a melhor simulação de hammond entre os concorrentes diretos. Mas não para por aí. Ninguém vem citando o fato de ele possuir um simulador de synth analógico completo (que não perde em nada para simuladores dedicados, a não ser na praticidade - ele não possui dezenas de knobs dedicados como um Nord Lead, por exemplo). Ou que ele possui um banco novo de Strings (inédito na Kurzweil) que os especialistas vêm apontando como tão realistas como VSTi's. Abaixo coloco links para 2 reviews (Keyboard Magazine e EM - Electronic Musician), e colo aqui alguns trechos que ilustram o que disse acima (aos que querem se aprofundar, sugiro que leiam os reviews na íntegra).

http://www.keyboardmag.com/article/kurzweil-pc3-ultimate/dec-08/90823

http://emusician.com/elecinstruments/review-kurzweil-music-systems-pcx /

- Electronic Musician:

This is one of those rare keyboards that make me want to sit and play for hours. Every preset is extremely musical and sits very well in a mix. As a serious gigging musician, I'd buy the unit for its pianos alone. The acoustic pianos are more natural sounding and timbrally balanced than those in any other keyboard I've played. Intelligent programming in V.A.S.T. results in synthesized string resonance (when the damper pedal is depressed) and sustain and key-off sample triggering comparable to top software pianos. Though the samples are small and looped, they're still the best I've found in a hardware synth. The sounds respond to the keyboard beautifully thanks to sample/zone mapping and Velocity scaling in the samples that are much better than in previous Kurzweil instruments.

You'll find every shape and form of electric piano, and Kurzweil includes tons of hybrid programs with synth layers and alternate states that you can activate by pressing the programmable switch located above the mod wheel. The Classic Keys bank is a highlight, with some of the strongest renditions of mellotrons, RMIs, Farfisas, and Clavs you'll find. Of course, you also get the expected guitars, basses, drums, and other meat-and-potatoes sounds.

Orchestral sounds are by far the PC3's strong suit. Over 300 presets provide breathtaking solo and section strings, ranging from intimate chamber ensembles to lush symphonic and movie pits, lively horns, flute and woodwinds, choirs, and a bevy of brilliant orchestral percussion programs. No other keyboard synth can touch these orchestral sounds. For an in-depth look at the presets, check out the online bonus material "The Factory Tour."

The VA-1 engine is a monster. Because it's completely integrated within V.A.S.T., you can pass its signals through any of the standard DSP filter or modulation blocks, and you can daisy-chain VA-1 layers with the conventional V.A.S.T. layers in Cascade mode. This is incredibly powerful. The oscillators are truly gorgeous, especially the fluid new Supersaw and Hard Sync Saw algorithms from the latest OS update.

Another spectacular feature is the enhanced KB3 mode. Rather than using layers or algorithms, a bank of 96 oscillators (2 per voice) is dedicated to tonewheel emulation. Having all nine drawbars and the mod wheel is pure luxury compared with the PC2. Buttons above each slider control effects such as Leslie, vibrato, chorus, and percussion. I like how Kurzweil tweaked the Leslie ramp-up times and added some cool tricks with gain staging and distortion. The sound designers even took into account the way older organs start to sound different as their capacitors begin to leak, including a parameter that lets you vary the amount of grunge.

- Keyboard Magazine

Pianos. These use the same raw materials as the PC2's triple-strike grands, but the programming is all new. Some go 14 layers deep (a single Program can have up to 32 layers) and since each layer is effectively its own synthesizer, the PC3 achieved a range of harmonic and dynamic response to my touch that far surpassed what I'd expect from any keyboard with a total of 256MB of waveform ROM. If you told me "Standard Grand" or "Grand Evans" was from a piano plug-in that took up half a hard drive, and I didn't know better, I might even believe you. "Horowitz Grand" is another fave — it cuts through a band but is still full-bodied. On top of this, a broad selection of "character pianos" comes off like actual scholarship went into it, which is a refreshing change from "Let's detune it and call it a honky-tonk."

Vintage Keys. If you've gigged much on workstations or digital stage pianos, you probably have one or two each of Rhodes, Wurly, and Clav sounds that you actually use, and maybe a CP electric grand patch for '80s covers. The PC3 serves up a couple dozen or more variations on each, and I promise you'll find happy homes in your set list for most of them. Don't even get me started on the sheer amount of dead-on Mellotron, Pianet, and RMI Programs. There's an unprecedented effort here to recreate the "sonic memories" of how these keyboards were processed and recorded in the tunes that made them famous. It's not all about drenching them in effects, either — the PC3's KDFX are put to great use, but bypass them, and you'll still hear plenty of, well . . . balls. In particular, the Rhodes patches' detail rivals any modeling plug-in I've tried.

Organs. The PC3 improves on Kurzweil's KB3 organ mode in several ways. It's the best-sounding incarnation yet, you get a fader for every drawbar, and the mod wheel usually brings in some tubey overdrive. Because KB3 uses a lot of processing power, it can still "speak" on only one MIDI channel at a time — organ splits in Setup mode need a non-KB3 organ sound for one part or the other — but since the PC3 has more DSP muscle than K series synths, you can have a lot more "regular" sounds going on at the same time as KB3 without hitting the polyphony wall. The sound doesn't quite kill a current dedicated clonewheel (e.g. Hammond XK-3c), but it's more than good enough to make you think twice about carrying one to the same gig as you would a PC3.

Synths. You know those jokes where a musician goes to heaven and it's a big jam session? The PC3 would be set up on the synth fanatics' cloud. I found stuff that perfectly evoked P-Funk, A Clockwork Orange, Depeche Mode, Peter Gabriel, Tangerine Dream, Thomas Dolby, Vangelis, Weather Report, Pete Townshend's keyboard work with the Who, and a Neptunesesque approach to urban pop — and that was just in the ten minutes after powering on for the first time.

Though the PC3 bases some excellent analog synth sounds on sampled waveforms, the big news is that it also does modeling: "KVA waveforms" are straight outta the VA-1, an incredible-sounding virtual analog synth that Kurzweil's former parent company punted. For authenticity, the PC3 will stand next to any dedicated virtual analog synth without flinching. To see just how analog that was, I even compared it with a Minimoog Voyager Old School. Yes, the Moog was creamier, but the difference was less than I expected. Programs can use KVA and sampled layers in any combination, fostering cool hybrid sounds. I can think of no other do-it-all stage keyboard or workstation where this level of virtual analog synthesis is integrated this fully. Okay, the Korg OASYS, but it costs thousands more.

Strings. The Strings bank (different from the Strings category in the Base banks) is all new, and though software libraries have raised our expectations of sampled strings to new heights, it's surprising just how far these 128 patches rise to meet them. Will they kick Vienna off your hard drive if you're a pro film composer? No. If that hard drive crashes, do you get enough articulations and rosined realism to keep four out of five directors smiling? Yes. Is this as good as strings get in a keyboard? By miles.

If there's a relatively weak spot in the PC3, it's the acoustic and electric guitars. They're not bad, and shred-ready Programs like "Burning Tubes" are even lots of fun. They just don't quite have the face-grabbing realism everything else in the PC3 does.

brunoamaral
Veterano
# set/09
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ThyagoAmaral

Pois é primo, tenho evitado postar muito aqui, tem faltado assunto interessante. Mas fiquei de cara como alguns usuários simplesmente tiram informações do c... sem a mínima noção do que seja o teclado. Aí resolvi criar este tópico para afastar estes "mitos" que estão se criando em torno do teclado, mesmo porque sei que pouquíssimas pessoas conhecem ele ainda.

Outra coisa: cara, eu estou com todas aquelas peças lá em casa. Só não comprei ainda a parte "PC": placa mãe, processador, memória, hd etc. Estou querendo retomar aquele projeto, tá pra entrar uma grana pra mim. Posso contar com você ainda? Valeu, abração.

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Sobre a utilização do teclado em palco (performance), um pequeno trecho de cada review mostra a aptidão da linha:

- Electronic Musician:

All You Need

I cannot think of a more thorough and better-implemented performance keyboard than the PC3x. The sounds are rich, expressive, and natural. Learning to become an expert V.A.S.T. programmer is difficult, but maneuvering around the instrument for typical live tasks couldn't be simpler. Quick Access mode puts you one button away from whatever sound or preprogrammed setup of splits/layers you need, and there are numerous other shortcuts and button combinations. The user definability of every real-time control is beyond that of any other hardware synth.

Best of all, the PC3x is an honest-to-goodness synthesizer at heart. The VA-1 marriage with V.A.S.T. is brilliant, and you get an overwhelming number of usable preset sounds. Whether your interests are classical, pop, rock, jazz, or urban, the PC3x will become the centerpiece of your composition duties and the star of your stage performance. It's a beautifully crafted instrument that's a pure joy to play.

- Keyboard Magazine

The Kurzweil PC3 is truly the ultimate gig machine. For versatility and realism, its sounds slam the balls out of the park and into the next county. It takes work to find a Program that won't plaster an ear-to-ear grin across your face as you begin to remember the chords to "that" song. Compare it to any do-every-sound keyboard anywhere near its price — whether that keyboard has a cutting-edge sequencer with color graphics or no sequencer at all — and you won't find the PC3's tonewheel organ and analog modeling on top of the usual sample-playback synthesis. Sound designers will love the fact that any layer in a Program can feed its output into any other layer's signal chain, which is something else you don't see on just any workstation. All this adds up to real musical instrument that, while not exactly cheap, is a world-beating value — and an obvious Key Buy winner.

KeysMan
Veterano
# set/09
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brunoamaral

Fala, Bruno!

Ótima iniciativa essa sua, que aliás, já tinha passado da hora!
Os usuários do FCC não tinham - até agora - um tópico exclusivo para esse teclado que, infelizmente, não é tão propagado no meio dos tecladistas brasileiros, o que é uma pena.

Eu ouço falar muito bem sobre ele, e, mesmo sem possuir um ou ter testado, tenho certeza de que é um teclado top.

Espero que outros usuários desse teclado enriqueçam este tópico, e condense todas as informações possíveis sobre ele num único lugar, nos poupando de sair "caçando" as informações em tópicos dedicados até mesmo aos teclados concorrentes.

Estou lendo agora as reviews e depois comento o que achei do foi falado nelas.

Abraços!

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
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brunoamaral
Sobre a falta de assunto interessante isso 98% é novatos criando tópicos repetidos ou fazendo Cremancia... Sobre o projeto pode contar comigo sim, inclusive uma modelagem em 3D para simulhar realmente como ele vai ficar estéticamente!!!

KeysMan
Um novato inteligente!!! =]

Galera não vamos desistir por tentar manter isso organizado e limpo com um nivel elevado de debates... Pelo amor de Deus!!!

Parabéns Brunão!!!

Artref
Veterano
# set/09
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Aproveita e bota um reviewzão pra enriquecer o tópico então! =)

PS: Acho o PC3 lindo demais e gostaria muito de conhecer o mecanismo semi-pesado que eles divulgam.

fábio_soul
Veterano
# set/09
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Será que não rola umas demos do PC3, não (que não sejam as do site)?

brunoamaral
Veterano
# set/09
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ThyagoAmaral

Vou ressuscitar aquele tópico pra gente não misturar nesse aqui. Valeu!

pomtwo
Veterano
# set/09
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kurzweil pc3 tambem possui timbres da parte orquestral ja que vem com a placa embutida .. e tambem os mellotrons que dizer ser fantatiscos e totalmente realista ....

vi uma demo do sweetwater no youtube do pc 3 .. e fiquei fascinado com a sua reproduçao de timbres .. lembro-me de um rmi piano que ouvi na demo .. puts igualzinho ao timbre que escutei no dvd do ed motta ..

em materia de timbres , todos sao bons .. todos sao usaveis .. o piano tem uma pressao sonora fora do comum .. os eletricos nem se fala (show) .. se tiverem as mesmas teclas do pc1se .. nossa completamente extraordinario , e mais o acabamento eh de primeira .. tudo no seu devido lugar , bem facilitado o acesso , e a parte de visor que foi criticado .. eu acho um absrdo , mais tambem eh facil de resolver trocando os leds de fundo por outras cores e ele fica bem mais claro (mais visivel)

o kurzweil pc3 eh por fim meu sonho de consumo hj .. pra quem tinha o motif xs como o melhor , com certeza hj mudei meus planos .. e assim que puder o pc3 vai ser meu hehehehe

Artref
Veterano
# set/09 · Editado por: Artref
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e tiverem as mesmas teclas do pc1se .. nossa completamente extraordinario

Aí eu já penso diferente. Eu tinha esperanças com esse PC1se, fui na loja, vi ele exposto e pedi pro vendedor ligar. Enquanto o vendedor foi pegar a fonte e etc, comecei a tocar no teclado desligado. Jesuis. Fiquei super decepcionado. Pra mim as teclas não são muito boas. Não têm aquela qualidade que eu esperava, algo como um mecanismo BH ou GH da Yamaha ou de um mecanismo do RD700GX e do FantomG da Roland, na minha opinião. Quando o vendedor chegou eu já dispensei, nem quis que ligasse o teclado. Mesmo porque o som eu já sabia que ia ser aquele triple strike piano, que a Kurzweil bota em praticamente todo modelo. No PC3, parece que o piano principal não é esse, ainda bem. O amigo dono do teclado poderia me confirmar?

Então, se o PC3 tiver exatamente as mesmas teclas do PC1se, o que acho improvável pois as do PC3 são semi-pesadas e as do PC1 são pesadas (segundo os sites), sei não. Mas na boa, impossível usarem o mesmo mecanismo num top de linha e em um básico...

dtplayer
Veterano
# set/09
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Qualquer se humano que fale mal dessa maravilha da tecnologia não merece viver. Muito mais a telinha LEDdo PC3 com aqueles timbres magnâmicos do que a TV do Fantom G com o que tem dentro dele (não querendo desmerecer o Fantom, que é um teclado igualmente top, mas os tops da Kurzweil pra mim são a perfeição)

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Artref

Aproveita e bota um reviewzão pra enriquecer o tópico então! =)


Cara, eu estava evitando colocar muitas opiniões pessoais porque já vi que aqui o povo tende a exaltar muito o que tem. Mas vou falar um pouco do que eu uso, mesmo porque tenho consciência que exploro poucos % do potencial da máquina.

- Timbres:

Piano: estão entre os melhores que já usei, coloco lado a lado com 2 outros que já tive: Yamaha S90es e Kawai MP9000. Considero bem reais, com uma dinâmica que casa bem com as teclas. Não editei nenhum timbre de piano, os presets me satisfazem plenamente.

El. Piano: pra mim não perdem nem pra VSTi's. São riquíssimos, e editando você consegue tirar o som que quiser. Os presets já são excelentes, as poucas edições que fiz foram pra "simular" timbres de alguma música que eu precisava (se fosse usar em uma gravação própria, usaria os presets tranquilamente)

Hammond: já tive VK8, VR760 e Nord Electro II... O Nord me agrada mais, mas não sinto saudade dos Rolands. Acho que é como um dos reviews que eu postei fala: o KB3 não chega a ser um XK3-c, mas se você tiver um PC3 no set, vai ter que pensar bastante se vale a pena carregar um simulador dedicado.

Synth analógico: a única comparação que posso fazer é com o Nord Lead 2x, único que eu tive nesse estilo. O Nord é infinitamente mais fácil de utilizar (os knobs todos na mão, é muito mais intuitivo). Mas o resultado final é o mesmo nos dois: o VA1 tem peso, aquele som "gordo" que procuramos. E interage com a síntese VAST, o que te propicia criar timbres inimagináveis em um simulador de analógico dedicado. Em suma: tendo ele, também não vejo porque investir em um simulador destes.

Strings e Orchestral: realmente muito reais, um único sample dá origem a diversos presets com pequenas variações de nuances (isso de fábrica, fora o que cada usuário pode extrair editando).

Metais: gostei bastante, mas estes tive que editar para chegar a resultados realmente satisfatórios, em especial para criar naipes. Para instrumentos solos, os presets são bem satisfatórios.

Outros timbres: sobre violões, guitarras etc. prefiro não opinar porque não uso. Não tenho nem parâmetros de comparação.

- Uso em performance: comprei este teclado pra uso em palco, e até hoje não achei um melhor pra este fim. Foi feito pra isso. Atalhos, controles em tempo real, peso do som no meio da banda (a velha "guerra de freqüências")... Em tudo isso ele foi o melhor que já tive.

- Sequencer: uso muito pouco, mas não achei intuitivo. Demanda alguma prática pra se familiarizar. Mas funciona bem. Na minha opinião, sua maior utilidade é para a criação de riffs (um dos reviews que eu citei acima trata disso). Em um setup você pode criar até 16 riffs para serem disparados por uma tecla. É um recurso muito interessante dependendo do uso que o tecladista faz.

- Edição: não é simples, porém muito poderosa. São páginas e páginas de parâmetros. Não houve nada até hoje que eu precisasse criar dentro dele que eu não tenha conseguido. Mas demanda prática.

fábio_soul
Será que não rola umas demos do PC3, não (que não sejam as do site)?

Nunca postei demos aqui, mas vou ver se tiro um tempo pra preparar alguma coisa.

pomtwo
o kurzweil pc3 eh por fim meu sonho de consumo hj .. pra quem tinha o motif xs como o melhor , com certeza hj mudei meus planos ..

Eu passei pelo mesmo caminho que você, estava decidido a pegar um Motif quando testei o PC3... Mas não acho que um seja melhor que o outro, cada um tem seus pontos fortes. Para o que eu preciso, o PC3 é melhor, mas para as necessidades de outro, o Motif pode ser melhor.

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Artref
se o PC3 tiver exatamente as mesmas teclas do PC1se, o que acho improvável pois as do PC3 são semi-pesadas e as do PC1 são pesadas (segundo os sites)

Cara, eu tenho o PC3x, que tem as teclas pesadas. Não são as mesmas do PC1se, trata-se de um novo mecanismo da Fatar, me adaptei muito bem a elas (mas isso é gosto pessoal). Quanto ao PC3, já toquei em um, as teclas são realmente semipesadas (estilo SP76 ou SP2, só que também com mecanismo novo - aliás, não sei se é o mesmo mecanismo usado no SP2, pode ser que sim, pois eles são "contemporâneos". O certo é que já são diferentes do SP76).

Artref
Veterano
# set/09
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Cara, eu estava evitando colocar muitas opiniões pessoais porque já vi que aqui o povo tende a exaltar muito o que tem.

Natural, tem gente que não consegue ser imparcial. E tem também a empolgação inicial da compra. Tanto que alguns sites, como sonicstate e harmonycentral colocam em letras garrafais: "não faça review nas primeiras semanas". Vai ver é insegurança, o cara gastou o dinheiro e quer convencer a ele e a todo mundo que o dinheiro foi bem gasto, que ele pegou a melhor opção, que o teclado dele é bem melhor que o dos outros e que todos são idiotas por escolher diferente, etc. Tenho um amigo psicólogo e já conversamos isso várias vezes, é bem interessante e daria uma tese boa. =)

Cara, gostei do seu review, principalmente porque você já teve muita coisa boa pra comparar. O PC3 é um teclado que me interessa muito; se fosse pra colocar uma uma lista de favoritos, o Pc3 estaria lá em cima.

O que você me diz da capacidade de criar layes e splits? Tem bastante recursos e espaço para isso? São até 16 partes? E quantos "slots" eu tenho pra montar e salvar minhas performances. E quanto aos efeitos, como é a qualidade deles? Principalmente do reverb, do compressor e do simulador de rotary.

Interessante também o seu uso de timbres, é praticamente o meu. Não uso guitarras e violões, o que foi um dos motivos de vender o MotifXS. Não dá pro cara ter um teclado que tem um ponto forte que ele não usa.

Enfim, man, fale mais...more...more...rs

Artref
Veterano
# set/09
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Cara, eu tenho o PC3x, que tem as teclas pesadas. Não são as mesmas do PC1se, trata-se de um novo mecanismo da Fatar, me adaptei muito bem a elas (mas isso é gosto pessoal). Quanto ao PC3, já toquei em um, as teclas são realmente semipesadas (estilo SP76 ou SP2, só que também com mecanismo novo - aliás, não sei se é o mesmo mecanismo usado no SP2, pode ser que sim, pois eles são "contemporâneos". O certo é que já são diferentes do SP76).


Ah, ufa, porque achei as do PC1se bem ruins. No caso das semipesadas eu arrisco dizer que o Pc3 tem teclas beeeem melhores que a série SP, deve ser um ótimo mecanismo. A Kurzweil não ia colocar aquele mecanismo no top de linha.

KeysMan
Veterano
# set/09 · Editado por: KeysMan
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Bom, eu me senti na obrigação da falar umas coisas aqui:

No outro tópico, um pequeno comentário meu sobre o visor acabou inclinando o tópico para uma vertente desnecessária...

Aí está uma coisa q eu não entendo... Pq a kurzweil teima em deixar aquele visor??

Com isso eu não quis desmerecer o visor, tão pouco o teclado...
O visor do meu TR (que é quase do mesmo tamanho que o do PC3) me concede uma ótima visão do que eu quero fazer e do que ele pode me oferecer...
Eu só acho que para o top atual, a Kurzweil poderia inovar aumentando um pouco o tamanho do visor (não é preciso ser colorido ou touch...)
Mas eu não pensei que aquela minha pergunta, quase retórica, iria gerar tanta conversa a respeito...
Só quero deixar claro que visor nunca me atrapalhou em nada e acho meio pretexto quem disser que faz MUITA diferença tocando ao vivo... talvez programando, sim...
Mas como não sou produtor, e tenho tempo suficiente para me dedicar às minhas programações, tela não me influencia em nada...
(OBS.: não quero abrir outra discussão aqui sobre visor, apenas deixar claro a minha opinião... hehehe)

E vale lembrar também do desktop editor, que pode ser muito útil para quem sente a necessidade de ver um visor maior na hora de programar... Pelo que na review da Keyboard Magazine, ele é totalmente editável em tempo real...
We also heard changes we made onscreen reflected in real time on the PC3, diz o artigo...


Atalhos, controles em tempo real, peso do som no meio da banda

Cara, que bom que é assim... Sempre edito meus timbres no meu TR e fica show, mas qd junto com a banda, parece que fica faltando aquele peso a mais pra sobressair... A cada postagem sobre o PC3 eu me convenço que ele é o teclado feito pra mim! hahahaha

Abraços!

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Artref
O que você me diz da capacidade de criar layes e splits? Tem bastante recursos e espaço para isso? São até 16 partes? E quantos "slots" eu tenho pra montar e salvar minhas performances. E quanto aos efeitos, como é a qualidade deles? Principalmente do reverb, do compressor e do simulador de rotary.

Cada program pode ter até 32 layers, cada uma editável separadamente (síntese, efeitos... - em um dos reviews o cara comenta que é como se cada layer fosse, isoladamente, um sintetizador). Você ainda pode mesclar a síntese VAST à VA1 (simulador de analógico), alcançando resultados impressionantes.

Cada setup pode ter até 16 zones (em split ou layer). Isso quer dizer que você também não está limitado àquelas 32 layers iniciais, vez que uma zone do setup pode ser formada por programs que juntos superam este limite. Você direciona cada zone para a extensão do teclado que pretende usar. Se as zonas forem coincidentes em algum ponto, neste ponto ficarão em layer. Cada zone pode ter seu efeito, entre inúmeros outros parâmetros editáveis (são algumas páginas de edição para cada zone), além dos parâmetros "globais" do setup (master effect, por exemplo).

O espaço para armazenamento é compartilhado entre programs, setups e acho que com os songs também. São 2.048 "slots" livres para o usuário. Você ainda pode armazenar em cartões XD (útil para não encher sua memória: deixa seus back-ups todos ali, em determinado show vc puxa pra dentro o que vai utilizar). Mas 2.048, ainda que compartilhado, é um número significativo.

A Kurzweil exalta demais os efeitos deste teclado, e realmente gostei bastante. São algumas centenas, você fica até meio perdido, pois eles não estão necessariamente agrupados por categoria (reverbs, delays etc.). Tem inúmeros reverbs, compressores e simuladores de rotary, acho difícil que você não encontre um que te agrade, sobretudo porque os efeitos também são, isoladamente, editáveis. Realmente é muito difícil você não conseguir o resultado pretendido.

Artref
Veterano
# set/09
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brunoamaral, pô, man, tá me deixando com água na boca aqui, hahahaha.

Onde você mora? De repente poderíamos marcar uma hora pra trocar figurinha. Eu levaria meu M3, você ficaria brincando nele e eu brincando no seu PC3, o que acha? Sou doido pra conhecer melhor o seu teclado, e acho que seria bacana você fuçar no m3. Por acaso mora perto de Americana - SP? Abração.

brunoamaral
Veterano
# set/09
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Artref

Pô cara, acho que estamos bem longe... Eu sou de Juiz de Fora/MG... Estamos a uns 600km de distância... Eu também ia adorar fuçar no M3, dos tops foi o que menos tive contato. Mas se você for passar aqui por perto algum dia (aqui fica a 150km do Rio e 250km de BH), com certeza podemos combinar. Abraço!

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
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Ta pintando um Clima... isso é coisa de gente grande!!! :P

Tô fora... =/

Artref
Veterano
# set/09
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Vish Maria, ferrou. Nem se o brunoamaral fosse loira, linda, com um corpo perfeito, uma pele de pêssego e atendesse por "Samantha" eu iria viajar 600km só pra amolar o cara, hahaha. Mas se um dia eu estiver perto eu entro em contato sim, hehe.

ThyagoAmaral, seu bibão, o dia que quiser vir até minha casa fuçar no M3 é só aparecer. Será um prazer recebê-lo; aproveite e traga seus brinquedos também pra gente trocar umas dicas!

brunoamaral
Veterano
# set/09
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ThyagoAmaral

Pô primo, denegrindo o nome da família? kkkkk

Eu desconfio mais daqueles que não sabem o que é amizade, vão logo confundindo tudo, de repente é aquele lado que está guardado dentro do armário que está querendo aflorar e enxerga tudo sob esta ótica... vish... compliquei demais

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
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brunoamaral
ai ai ai ui ui... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu desconfio mais daqueles que não sabem o que é amizade, vão logo confundindo tudo, de repente é aquele lado que está guardado dentro do armário que está querendo aflorar e enxerga tudo sob esta ótica...

Pow pode nem brincar... =/

brunoamaral
Veterano
# set/09
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ThyagoAmaral

Claro que pode... Aliás a resposta também foi uma brincadeira... Mas além de brincar vc podia postar no outro tópico que eu ressuscitei (do "open labs"). Prometo que se você me ajudar mesmo, vai ter Amaral no nome do teclado, e vai ser em sua homenagem... rsrsrs

fábio_soul
Veterano
# set/09
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Tópico divertido... hahahahaha

brunoamaral

No seu review, você "exaltou" bastante o piano do PC3, o colocando, em termos de qualidade, junto com o S90 ES e com o Kawai. Mas tenho uma dúvida: o piano ao qual você se refere é o mesmo das demos de piano do site, ou existem pianos diferentes, com waves diferentes?

http://www.kurzweilmusicsystems.com/Product.php?product=196

Digo isto porque já ouvi o piano na demo do site (e acabei de ouvir denovo), e para mim, o timbre lembra bastante o timbre dos próprios SP's mais antigos. Não estou dizendo que é igual (também, não sou tão mal assim... hahahaha), mas a característica do timbre das demos do PC3 é a mesma, inclusive com uma região em que o timbre soa mais estralado (região média). Particularmente, não gosto dos timbres de piano das demos do site.

Abraços.

pomtwo
Veterano
# set/09
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sera que fiz mal em citar as teclas do pc1se ? eh que pra mim eram teclas semi-pesadas de boa qualidade .. diferente do site que diz que sao pesadas ..

mas enfim como ahei interessante as teclas do pc1se se tivesse pra mim ja tava bom .. lembrando que o pc3 eh o de 76 teclas semipesadas, diferente do pc3x que tem teclas pesadas e 88 no total

em relaçao aos pianos , dizem ter melhorado mais o triple strike ..
mas vendo em videos no youtube senti um baita de um peso .. isso ouvindo no foninho .. sei la , mas acho que nao foge daquilo nao ..

eu acho que uns bons videos sao os da sweetwater , eles mechem bem nos teclados .. procurem no youtube , la tem bastante coisa em relaçao ao pc3

fábio_soul
Veterano
# set/09
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pomtwo

em relaçao aos pianos , dizem ter melhorado mais o triple strike ..
mas vendo em videos no youtube senti um baita de um peso .. isso ouvindo no foninho .. sei la , mas acho que nao foge daquilo nao ..


Se for falar em "peso" de timbres, nunca vi um timbre mais "pesado" do que os da Kurzweil para piano acústico tocado com ou sem banda. A minha queixa, a princípio, dos pianos da Kurzweil é o timbre mesmo, que aparenta ter a mesma característica há anos (essa foi a impressão que deu ouvindo as demos do site). Aliás, creio que uma parte do "peso" dos pianos da Kurzweil se deve ao médio do timbre, que, para o meu gosto, é um pouco exagerado, mas acaba fazendo a diferença na hora de "misturar as frequências" na banda.

Lembrando mais uma vez que estas observações foram feitas com base nas demos de pianos acústicos do PC3 existentes no site da Kurzweil.

zolhof
Veterano
# set/09 · Editado por: zolhof
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Ótimo topico! Estava precisando de um teclado menos espalhafatoso que o Oasys para tocar por aí (questão de segurança, basicamente) e tava quase pegando um K2661.. e aí surgiu uma oportunidade unica de pegar o PC3x num preço camarada. Não pensei duas vezes!

O teclado tem 24kg, isso para mim já é uma grande vantagem pois estava acostumado a carregar 32kg do O hehehe absurdo! É ótimo ter um teclado desse porte nessa faixa de peso, pois não queria abrir mão das 88 teclas.

Praticidade: ele é bem intuitivo, praticamente todos os botões são programaveis, então você pode fazer quase tudo em qualquer lugar do teclado! Faltou knob pra cutoff, resonance, etc? Manda pros faders! Dá para programar coisas completamente loucas, esse exemplo dos knobs é ridiculo perto do q o Geoffrey Gee ensina nos tutoriais

Som: Dynamic VAST + VA-1 + KB3 ...... surreal! Destaque absoluto para os sons de orquestra e classicos (EPs, clavs, wurlitzer, rhodes, etc).

O piano eu demorei alguns dias para acostumar, pois meu ouvido estava habituado ao Korg. Não digo que seja melhor (pior não é) prefiro encarar como um piano diferente para aplicações diferentes. Agora, sem ser imparcial, é o melhor piano q já ouvi fora do VST :P

Os sons de baixo tb são muito fodas! No geral é um teclado com sons PRONTOS para o trampo. Eu usaria fácil boa parte dos timbres sem ter que mexer muito. A unica coisa que não gostei foram as guitarras e violões.. mas isso pode ser solucionado na proxima expansão.

Visor: O LCD realmente é pequeno, mas para isso existe o PC3 Editor!!! Pluga seu PC3 num computador com monitor de 42" e pronto, não tem nem pro Oasys hehehehe

É um teclado dificil de mexer? Para quem nunca teve um Kurzweil (meu caso) é meio complicado.. são telas e mais telas num LCD minusculo. Mas para isso existe o PC3 Editor que é uma mão na roda.

E além de tudo no site da Kurz tem uma penca de videos do Geoffree Gee ensinando não só o basico, mas muita coisa legal a respeito do PC3. E se não for o suficiente, ainda tem os tutuorias do K2600 (feitos pelo Jordan) que compartilha vários principios q a gente encontrar no PC3.

Sinto falta as vezes de sampling (pelo menos o playback). Mas não é nada q um laptopzinho não resolva. E se tivesse sampling, o PC3 poderia ser o novo K2700/3000 (palavras da Kurz)

Pra fechar, vou postar uma demo (mix só do teclado, sem a banda) de quando estava com o PC3 há menos de 2 semanas (ou seja, completamente perdido hehe). Consegui fazer splits, layers, tweakar presets e até mesmo criar os meus timbres relativamente facil:



Abraços!!

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