DX7 - tô com um \o/

Autor Mensagem
JeanCarlo
Veterano
# set/09
· votar


f76
Ei, posta o nome do disco cara !!!!!!!! :-)

fernando tecladista
Cara, que legal!! toca bastante piano elétrico pra mim! Não precisa nem falar que eu também queria ter um, apesar de não ser da minha época!

Eu queria comprar esse teclado, mas acabei não pegando porque analisei e vi que não ia servir pra mim, pois seria de dificil transporte... Mas agora vou experimentar o FM8 e usar a imaginação!

= = = = = = = = = = = = = =

Assim que você tiver tempo, você poderia postar algumas demos tuas com teu brinquedo novo!

fernando tecladista
Veterano
# set/09
· votar


JeanCarlo
agora só estou esperando o teclado voltar do conserto

Assim que você tiver tempo, você poderia postar algumas demos tuas com teu brinquedo novo!

estou devendo isso, alias estou devendo muita coisa, esse ano foi um achado de tralha pra lá e pra cá: foi cz-3000, groovebox DJXII, dx7, orgão gambitt, além de ressusitar mer d-20 já pela 10ª vez

vou ver se gravo alguma coisa com toda a velharia junta
se gravar isolado, vai cair igual muita coisa que já tem por ai, fazer um audio pra mostrar um piano FM é chover no molhado

haniel cedraz
Veterano
# set/09
· votar


DX7 me lembra o tempo de escola. aprendi a tocar teclado num DX7. :P

zeto
Veterano
# out/09
· votar


E aí Fernando...o DX7 já voltou do conserto? Abraços

fernando tecladista
Veterano
# out/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


zeto
E aí Fernando...o DX7 já voltou do conserto? Abraços

chegou terça, agora estou matando a vontade e começando entender o trem

falando em "trem" o teclado voltou com os timbres originais e o "31 train" é o primeiro que vai rodar pra gravar algo novo
tem outros lá do tipo marimba, koto, vibrafone.... que são outros que vou apagar quando editar um interessante, já que estes não tem nada em especial e tenho em outros teclados
http://www.synthmania.com/dx7.htm

--------------------------
sobre a sintese é diferente de qualquer coisa que eu já usei, você acustuma com essa coisa dos synths atuais com trocentas ondas já gravadas na memoria e depois vai modificando com os filtros lá o conceito é outro

em parte a forma de sintese que o meu D-20 trabalha ajuda um pouco, no d-20 da pra ter bem a ideia das partes de um timbre e isso vai acabar me ajudando na hora de pensar qual algoritimo é o mais pratico pra usar pra um timbre novo
tem esse tópico também que me ajudou a atender algo
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/74248/

então se eu penso em criar algo como um piano+strings, talvez seja mais pratico escolher os algoritmos 1 ou 2, onde os operadores 1 e 2 tento criar um strings e com os operadores de 4 a 6 tento um piano
ou pensar nos algoritmos 7 ou 8 onde tento criar o atack do piano dos operadores 1 e 2, a continuação do piano no op, 3 e 4 e o strings no 5 e 6...

http://tamw.atari-users.net/dxed.gif

mas fiquei só dois dias nisso vendo como funciona e ainda estou, nos biz, bizzzzz, rrrrrr, crrrrrrr, ooooo, uuuuuu

nas faz "uuuoooiiiii" porque não tem filtro
:)
---------------------

mas de inicio já vi que da pra criar timbres de orgão incriveis
o tal algoritmo 32




http://www.soundonsound.com/sos/may00/images/synth.fig11.l.gif

os operadores são em paralelo
cada operador é uma senoide, cada operador dá pra acertar oitavas, 5ªs.... então posso jogar lá 6 "drawbars" pra começar a montar um timbre de orgão
ou como no timbre de orgão que tem nele são ultimo opedador está como percussivo
não se tem a praticidade de puxar por intuição o drawbar como no hammond, mas entrando na primeira tela de edição já tenho um "on/off" de cada operador
é muito mais pratico e proximo de pensar em timbre de hammond do que é pra criar do que nos teclados de hoje onde você tem que filtrar uma amostra de orgão
e claro que soa meio digital, já que não tem toda aquela sujeira do timbre original

zeto
Veterano
# out/09
· votar


Eu, infelismente não possuo o conhecimento que vc tem dos teclados mais modernos. Quando eu tocava profissionalmente na decada de 70, eu usava um Yamaha YC 45 D que foi o primeiro teclado portatil que a Yamaha lançou. Ele era um orgão mais precisamente. Depois disso fiquei até 2002 totalmente parado e acabei por não acompanhar o desenvolvimento que esses brinquedos maravilhosos tiveram. Em 2002 comprei um XP 10 e levei o maior susto com as possibilidades dele, mas não chegou a me agradar totalmente. Hoje uso um Piano Digital Privia PX 310 que tem teclas de piano muito boas e o DX 7s, que ainda não me atrevi a mexer nos timbres originais. Só uso mesmo o 1, 6, 24, 25 31, 32, 35, 42. Acabei de comprar um Notebook só para incrementar os sons do Privia. Vou instalar na proxima semana o B4 nele. Vc conhece. Pode me dar alguma dica.
Abraços

fernando tecladista
Veterano
# nov/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


atualizando:

estou mexendo com o teclado criei um timbre basico de orgão como comentei acima e acabei colocando outros 2 que encontrei na net, mas no modo antigão, imprimindo a tabela dos dados do timbre e impostando item por item naquela tela de 2x16, isso pra aprender como se anda pelas opções de edição e pra ouvir o que acontece com cada parametro

é interessante como o conceito de sintese subtrativa é algo que ficou na minha cabeça, tinha um timbre lá que achei um pouco apagado, em sintese subtrativa é só dar um tapinha do filtro que aumenta alguns harmonicos e beleza, nesse fui dar um tapinha no modulador e você já sai ouvindo algo parecido com o o R2-D2
alias muito timbre bizarro que ouvi da decada de 80 foi de coisa errada feita em dx7, só de trocar um algoritmo o timbre as vezes vira algo surreal

-----------------------

já que foi falado aqui do FM-7 (vst)

a grosso modo qualquer lugar que se leia sobre o FM-7 se fala que é o synth virtual do DX-7 o que não é
a diferença basica, o dx7 trabalha com senoides, uma senoide em certa frequencia modula outra fundamental e você pode colocar outra modulando o resultado destas duas e nisto você vai criando os timbres, enquanto o Fm-7 você tem a opção de trabalhar com outras formas de ondas, (dente de serra, quadrada...) alem de mais dois operadores: X e Z (noise e filtro)

o que são 32 algoritmos prontos no Dx7 no Fm7 é substituido por uma matrix onde você faz todo o caminho do timbre ligando cada operador a vontade com outro: liga o A no C passa pelo Z volta pelo B... junta com o D.... o que passa a ideia de um synth modular

sem contar outras firulas como delay que no dx7 não tem





trocando uma ideia com o pratick, conhecido do orkut por ter outras velharias o fm7 está mais para um sy-77

pra quem já mexeu com o Fm-7 e pensa que vai comprar um DX-7 e ter todos aqueles timbres do FM-7 não vai ter, eu como já conhecia o dx-7 de longa data já sabia disto
-------------------------------

outro fato
esse é o primeiro caso onde tenho em caso um virtual e um real então fui comparar:
liquei o pc e o Dx7 na mesa, dei um flat em tudo, carreguei o banco original do DX7 no FM7 liguei o 01/w via midi no PC, "as teclas do 01/w tem a mesma mecanica do dx7" ( informação do tecnico que me conserta eles)

e.....

"""NÃO É A MESMA COISA"""

tem uma coisinha ou outra que se sente que tá diferente, nem sei se tem termos tecnicos pra dizer, algum timbre fica aquela coisa de:
tem uma sujeirinha a mais
uma pitada de um harmonico a mais ali ou aqui, em um ou no outro
um timbre está igualzinho outro já você sente a equalização levemente diferente

mas é aquela coisa de que ao vivo não faz diferença, tem um timbre que até achei mais vivo no fm7

ouvindo sem ver acho que nem dá pra dizer quando é um ou quando é outro, mas identico (101%) como muita gente comenta não é

www.soundonsound.com/sos/feb02/images/sonarhalionfm7.l.gif

http://www.beatmode.com/fm7/art/fm-matrix.gif

imagem-3

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original