Inverter Polarização do LCD em Teclados!

    Autor Mensagem
    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09


    Galera,

    Falando um pouco sobre fuçar tecnicamente o equipamento, principalmente para aqueles que têm curiosidade!

    Equipamentos como o S30, S80, JV-1000, JV-1080, PC1se, entre outros tem aquele display LCD onde a polarização deste acende os caracteres e mantém apagado a área do display! Acontece que a polarização dos displays são realizadas por uma pelicula que está situada em cima do display. Ela que é faz a reflexão do cristal líquido para o meio visível. Esta película tem dois polos. Em um dos lados ela reflete os caractéres mantendo o display apagado (como é o caso do S80 e demais), no outro lado ele reflete o display e mantém os caracteres apagados, caso do MOTIF ES, XP-80 etc.

    Alguém aqui já pensou, fez, ou viu alguém que inverteu a polaridade do display do teclado? Gostaria de compartilhar experiência, curiosidades, resultados conhecidos, para quem sabe fazer algo do tipo no meu teclado também...rs...

    EXEMPLOS:

    Display Apagado - Caractéres Acesos!

    Display Aceso - Caracteres Apagados!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Eu tentei fazer isso num relógio de pulso uma vez... Nunca mais funcionou! XD
    Assim que arrumar coragem tento em outra vítima rsrs...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Então cara!!! Eu fiz isto no painel LCD do Celta e em um multímetro e funcionou... heheheheheh!!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Mas vc desmontou SÓ o display, né? rsrs... Eu dissequei o relógio todo...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Faz no Teclado que eu mando meu TR depois pra tu fazer :P

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Povo doido... Lembrei de um cara que tava doido para trocar a cor das teclas, queria porque queria. Vai entender hehhehe

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mauro Lacerda
    Povo doido... Lembrei de um cara que tava doido para trocar a cor das teclas, queria porque queria. Vai entender hehhehe

    EHehehehhe... Aí o cara queria sair dos padrões!!!

    Eu não! Só queria deixar a cara do S80 um pouco mais moderna... hehehehehhehe..

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes


    Eu vi um cara que pegou (acho que era um XP80) o teclado e pôs leds, por dentro do teclado, para que o visor ficasse mais iluminado. Ele pôs nos 4 cantos do visor, por dentro e sem dar para ver os leds, de forma que quando você ligava o teclado automaticamente os leds acendiam e o visor ficava iluminadão hehee


    Meio off topic: tem um cara no orkut, Cesar Nova da comunidade de tecladistas, que o cara fez uma personalização no teclado dele que achei fantástica: ele pegou um Alesis QS não sei o que dele e pintou a carcaça inteira de preto cromado, nossa, ficou lindão. Já vi umas personalizações horríveis, cheias de frescuras e tal, mas ele fez um lance de muito bom gosto. Se eu soubesse fazer isso faria no meu D-50 (que é um teclado que provavelmente ficarei com ele para o resto da vida).

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    links para as fotos:

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=4062454932400379205&pi d=1226578561369&aid=1202316867$pid=1226578561369


    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=4062454932400379205&pi d=1226578563724&aid=1202316867$pid=1226578563724

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Eu não! Só queria deixar a cara do S80 um pouco mais moderna... hehehehehhehe..

    Ah, na boa... Eu acho os displays antigos mais bonitos justamente por causa desse detalhe das letras acenderem e o fndo ficar apagado... Tá certo que fica menos legível, mas é tão simpático o teclado sem um treco verde ou amarelo aceso no meio do painel... :)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Ah, na boa... Eu acho os displays antigos mais bonitos justamente por causa desse detalhe das letras acenderem e o fndo ficar apagado... Tá certo que fica menos legível, mas é tão simpático o teclado sem um treco verde ou amarelo aceso no meio do painel... :)

    HEhehehhee... A gente nunca tem dimensão da modernidade... No painel do meu carro eu fiz o contrário... Acendia o fundo, eu troquei pra acender as letras, mas como ele não tem blacklight (usa iluminação do painel quando se acende a lanterna), eu acabei voltando ao normal... Mas não estou decidido não! Não antes de verificar quanto custa um LCD destes novos e se é fácil de achar um.... Aí sim eu poderia ousar fazer algo... Caso contrário, nem pensar...

    Mauro Lacerda

    Meio off topic: tem um cara no orkut, Cesar Nova da comunidade de tecladistas, que o cara fez uma personalização no teclado dele que achei fantástica: ele pegou um Alesis QS não sei o que dele e pintou a carcaça inteira de preto cromado, nossa, ficou lindão. Já vi umas personalizações horríveis, cheias de frescuras e tal, mas ele fez um lance de muito bom gosto. Se eu soubesse fazer isso faria no meu D-50 (que é um teclado que provavelmente ficarei com ele para o resto da vida).


    Então cara... Eu comprei um Painel novo para o meu S80 visto que o meu teclado é do fim de 2002 e já tem algumas manchas, ricos e marcas de ferrugem... A Yamaha está me enrolando um pouco, mas eu entendo que foi ecomendada a fabricação na Yamaha do Japão e o processo acaba sendo lento mesmo... Quando chegar esta carcaça nova eu pretendo fazer algo do tipo... Primeiro mandar para a gráfica para fazerem toda a serigrafia dele por meio de adesivos...Depois realizar uma pintura na carcaça, não tecart, mas algo do tipo Black Piano, ou do tipo pintura automotiva, e aplicar toda a serigrafia original em cima... Como já tenho habilidade com a montagem e desmontagem do S80, ficaria com uma roupinha exclusiva para usar de vez enquando!!!rs

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Depois realizar uma pintura na carcaça, não tecart, mas algo do tipo Black Piano, ou do tipo pintura automotiv
    Faz vermelho Nord! =D

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    dá série:

    era uma vez...
    um display

    Saullito Batera
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jeferson
    Uma perguntinha básica.
    Qual seria o ganho fazendo essa troca ?
    Abraço.
    É uma pergunta mesmo assim, não estou fazendo qualquer critica, pois também gosto de mecher com essas coisas.

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Jefferson ainda nao chegou a carcaça do seu teclado?
    e os botoes q vc tinha comprado?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    vmanzoni

    Cara... Ainda não chegou... Fiz uma reclamação da Yamaha, eles explicaram que foi um encomenda atípica, e por isso a logistica falhou... Mas que estão agilizando meu caso! Vamos esperar, por enquanto estou com paciência...

    Saullito Batera

    A cara... ganho meramente estético dependendo do gosto de cada um... Ganho técnico não há nenhum.... Mexer com display é tranquilo demais... O único problema é não conseguir resultados com o polarizador original, pois a maioria dos polarizadores trabalham com faces (o que trará resultados) e todos trabalham em angulo também: VERTICAL um modo, horizontal outro modo! O problema é que as vezes alguns polarizadores só reconhecem este modo H/V, e a área não seria suficiente para refletir o cristal liquido. No caso seria necessário um outro polarizador, que pode ser comprado em casas de eletrônica especializadas em LCD, ou retirada de peças de sucatas!!!

    Mas por enquanto é apenas uma curiosidade... Fiz este tópico na intensão de aparecer pessoas dizendo! Olha eu fiz isto, vejam o resultado! Olha eu fiz aquilo, não deu certo... Isto já deu certo, não só no que tange a displays, mas como apareceu o lance dos gabnetes grafitados...

    Bom!!! É isso aí galeraa... O fato é que eu não vou jogar um painel gigante do S80 no lixo, então o meu usado vai virar algo interessante, que vou estudar com muito carinho, e fazer com muita cautela para ser utilizável.... O mais difícil vai ser trabalhar a serigráfia, mas não abro mão disto....rs


    Abraços...

    Tiago Zunino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Isso é muito bom, agora ja tentou trocar a lâmpada do próprio display? teclados como M1, n364 etc.. tem o display apenas na cor preta, onde fica horrível a leitura em meio a um show.

    As autorizadas geralmente cobram R$350,00 por este serviço

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tiago Zunino
    Na verdade o Display do N364 tem iluminação constante, mas ele apaga com o tempo, ficando escuro como a maioria dos displays destes teclados hoje.

    Como se trata de um LED SMD interno ao display o conserto realmente é trocar o display... No entanto, aqui no fórum mesmo tem relatos de uma galera que instalou LEDs de auto brilho para iluminação direta do display do N364 gastando algo perto de 50,00... Creio que até menos, pois um um LED de alto brilho branco com 18.000MCD está custando em média R$1,70 em Santo Andre por exemplo (www.eletrotel.com.br). Que não seja branco que ilumina mais, podendo ser um verde de 15.000MCD, é muito fácil resolver este problema. Eu utilizaria 2 leds destes + 2 resitores de 470ohms (R$ 0,05 cada), ligando os restistores em série com o positivo do LED (terminal maior do led), para que o LED funcione à 9~12V uma vez que o LED originalmente funciona de 1.3~4.7V em um ponto de 12VDC pós do N364 e apontando os para o display, ou simplesmente colocando os atrás do display se lá tiver espaço. Problema resolvido! É só caprichar no trabalho pra Ficar de confiança sem fios sobrando, sem nada encostando... É possível fazer um bom trabalhalho e resolver este problema com menos de R$ 10,00... Qualquer técnico eletrônico pode fazer isto para você também. Desmontar o N364 é fácil demais.

    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inverter Polarização do LCD em Teclados!